JF-17 Thunder armado com o MAR-1

JF-17 Thunder Pakistan Air Force PAF C-802A Anti-ship Missile SD-10A BVRAAM PL-5E II WVRAAM  500 kg LS-6 Satellite Inertially Guided Bomb LT-3 LT-2LS-500J Laser  HAFER H-4PGM RAAD MAR-1 (3)

O MAR-1 é um míssil tático fabricado pela MECTRON Organização Odebrecht Defesa e Tecnologia do tipo ar-superfície, anti-radiação com guiamento passivo por radar com múltipla opção de banda para ataque a sistemas de defesa antiaérea baseadas em terra ou em plataformas marítimas.mar-1-b1

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

#    Tático

#    Última geração

#    Autodiretor passivo

#    Guiagem multimodal

#    Alcance maximizado

#   Flexibilidade e agilidade no planejamento e determinação de missões

#   Alta precisão e seletividade

#   Contra-contra medidas

MAR-1_Missile_7

 

35 Comentários

    • Caramba!!…. Os srs. tem alguma informação que preferem não dizer? A Presidente com raiva dos americanos encomendando uns thunder?? Seria MORTE pra a FAB… que logistica… doutrina… material… TUDO é baseado em tecnologia americana.

      • Salve amigo X-Tudo.
        .
        O Paquistão adquiriu em 2008 um lote de 100 mísseis anti-radiação MAR-1, e estes foram integrado a suas aeronaves de caça JF-17, é só isso…
        .
        Saudações,
        .
        konner

      • Meu caro, os Paquistaneses empregam o MAR-1 como o seu míssil antirradiação. Dai na primeira imagem ele estar num caça chines, já que os paquistaneses usam muitos aviões chineses. Na imagem de baixo, é um AMX.

      • O X-tudo

        Não sei se você tá de zoeira, mas o Konner se referiu ao JF-17 do Paquistão (1ª foto) que adquiriu estes mísseis a alguns anos. A Índia não gostou muito não.
        E a foto debaixo é de um AMX mesmo.

        Espero não ter dado uma de sabe-tudo. 😉
        Abs

      • X-tudo, acho que o Koner se referiu a primeira foto. Na segunda, o avião já é da FAB. Infelizmente, há muitos e muitos anos… rsssssss…
        Buááááááááá… Chuiffff…. Chuiffff….

      • X-tudo, acho que o Konner se referiu a primeira foto. Na segunda, o avião já é da FAB. Infelizmente, há muitos e muitos anos… rsssssss…
        Buááááááááá… Chuiffff…. Chuiffff….

      • Amigo X-tudo lembrando que nem sempre pudemos conta com os Americanos e seus equipamentos e doutrinas, esse míssil é um exemplo quando em seu desenvolvimento recorremos a eles para nós fornecer a cabeça de busca e ouvimos um não pois eles não queriam que fosse introduzida uma nova arma na America do Sul, ai tivemos que construir tudo da cabeça do míssil ao seu motor e ficou tão bom que até vendemos para um de seus maiores aliados no oriente o Paquistão

      • Como disse o Konner, note a bandeira do Paquistão na aeronave. O Paquistão é o operador principal dessa aeronave, inclusive a China não o utiliza.
        O JF-17 Thunder é muito interessante para países com orçamento militar reduzido, pois além de ser barato aceita uma gama enorme de armamentos. P/ o Brasil acredito que está fora de questão.

      • Penso que a parte logística do JF-17 não é um problema muito grande. Apesar de ser chinês o cliente pode “montar-lo” da forma que achar mais interessante. Por exemplo, poderia usar o radar, computador de bordo, aviônicos em geral e todas as armas do F-5 facilitando muito sua integração a FAB. Mas acho improvável sua compra por parte do Brasil, nosso governo (políticos em geral e até grande parte dos oficiais) não se importam com nossa defesa, é que assim sobra mais para roubar.

      • Vlw! Srs!!

        Quanto a segunda foto ja tinha me ligado que era o A-1!

        Então a integração não é um bicho-de-sete-cabeças! Como desenham!

    • X-tudo,

      O Paquistão fez uma compra do míssil em 2008. Ele foi integrado ao Thunder…

      O Brasil também é usuário do míssil ( embora não saiba em que status ele se encontra na FAB )…

  1. X-tudo, creio que você não percebeu, no infográfico o JF-17 Thunder que aparece é o utilizado pela Força aérea paquistanesa, a mesma que a alguns anos adquiriu quase uma centena de MAR 1 da Mectron.

    Grato.

  2. O Paquistão já integrou o MAR-1, brasileiro, aos seus JF-17.

    E no Brasil ? O Mar-1 já está funcional nos F-5M e A-1 da FAB?
    Certamente os A-1M também operarão com este míssil, más será que já sairão da Embraer com esta capacidade ou ainda terá que ser feito todo o processo de integração?

  3. Se eu não me engano, há algum tempo esse míssil foi negociado com o governo do Paquistão e de certa forma esse caça apesar de ter origem Chinesa, houve participação no desenvolvido juntamente com o Paquistão.

  4. Taí um avião que a FAB poderia operar! Acredito que não haveria maiores problemas com logística ou operação, desde que fosse tudo bem acordado.

    Sds.

  5. Aos poucos vamos reconquistando nosso antigo e relevante espaço no mercado de armamentos mundial. Que continuemos assim, pois são mais empregos em nossas terras.
    Nosso Itamaraty tinha que se especializar em comércio e marketing. Pois no fundo isso que é importante.
    Esse produto sendo utilizado por uma grande força aérea estrangeira é uma tremenda duma propaganda, que muitas outras encomendas externas sejam feitas.

    Minha sugestão de capitalização para… marinha… seria tornar a sua nova fábrica de submarinos de Itaguaí fabricante de submarinos convencionais para exportação também… Uma nova classe de submarinos médios, rápidos (novo tipo de propulsor e desenho), e mortíferos, para ações locais, podendo ser facilmente rebocados quando muito longe da área de atuação. Numa eficaz e inovadora doutrina de uso… suas navegadas autônomas são apenas em missões. Ou seja, submarino de 5º geração, da mesma forma como esse míssel avançado que conseguimos com sucesso produzir.

    Temos condições!!!

    Quanto a FAB (Fraqueza Assumida Brasileira) ela só será Força Aérea de verdade quando assumir uma doutrina de mais de 300 caças operativos, menos que isso para nosso país continente (com inimigo potencial sabido) é força de mentira… engana q eu góstchiu!!!!!

  6. excelente tampão…melhor do que sucata caindo aos pedaços de deserto…é novo…zerinho,baratinho aquisição/operação,melhor que o F-5 e leve..e ainda por cima compatível com o míssil ai…se não se tem verba pra fazer e manter subnuc como tanto lobbyzam por ai então não tem que se ter verba pra F-X….

  7. Esse míssil tinha sido vendido ao Paquistão

    De qualquer maneira, é mais um tabefe na testa de quem vive falando da Mectron..

    Parabens

  8. A historia do fantástico MAR-1, e uma história de superação da industria nacional de defesa, que mesmo contra os embargos impostos ( e devidos, ninguém e obrigado a gastar recursos e tempo em pesquisa, para dar de mão beijada a terceiros) nossos engenheiros militares, juntamente com a iniciativa privada ( MECTRON) foram al uta e desenvolveram um equipamento de alto valor agregado, e poder dissuassorio, muito bom 🙂

  9. A integração do nosso míssil( pusta orgulho 🙂 ) ao caça JF-17 Thunder, foi um tiro certeiro no mercado internacional bélico, este caça vai vender que nem pão quente, pois quase uma centena de forças aereas mundo afora, estão com seus vetores em final de vida util critico ( MIG 21,MIG 23 Mirrage III , fanthon, F5, A4 etc.) e este caça chino cai como uma luva para paises com orçamentos mais modestos de defesa.
    Sendo assim nosso missil, 100 % nacional ( 🙂 ) tem muito mercado pela frente.

    • Alias eu acho que o JF-17 Thunder, seria uma boa opção para o Brasil, vamos supor que uma luz divina ilumine nosso proximo presidente ( no governo da revanchista, eu aposto minha coleção de comandos em ação que não sai nada) bata o martelo No EFI- X, o projeto original, e de ate 126 aeronaves, mas se esta dificil sair o inicial de 36, duvido que chegue a 126.

      Portanto seria uma boa que ficasemos com os 36 caças de superioridade aerea ( F18, RAFALE, GRIPHEN), e para substituir os F5,como segunda linha de defesa, os JF-17 Thunder, com avionica EBIT / Aeroletronica, e misseis A-DARTER, R-DARTER, E MAR-1, nos daria um poder aereo adequado para nossa realidade.

  10. Aviãozinho bem interessante para falar a verdade, pode não ser um F-16 ou Mirage-2000 mas com certeza é melhor que os F-5, A-1, A-4.

    FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO (segundo o Campo de Batalha Aéreo)
    Velocidade de cruzeiro: mach 0.90
    Velocidade máxima: mach 1.6
    Razão de subida: 14000m/min
    Potência: 0.94
    Taxa de giro: 21º/s
    Limite G: +8,5 e -3,5
    Razão de rolamento: 240º/s
    Raio de ação: 1352 km/ 3480 km
    Alcance do radar: NRIET KLJ-7 com 75 km de alcance.
    Empuxo: 1 motor RD-93 com 8440kgf de empuxo com pos combustor.
    DIMENSÕES
    Comprimento: 14,97m
    Envergadura: 9,46m
    Altura: 4,77m
    Peso: 6411kg

    Quem sabe o Su-30 ou Rafale + esse caça que é relativamente muito barato.

  11. Calma……calma….não vamos entrar em panico…..calma….vamos primeiro deixar o avião cair primeiro para só depois,contar os mortos e o prejuízo….Heheheheh

  12. Xing Ling miguinho investidor do Brazilino e o Paquistão fiel cliente de brinquedinhos do Brazilino.
    Pode dar samba ?
    Sim pode !

  13. Não se esqueçam que a prioridade do governo Petralha desde o inicio é de uma aproximação estratégica com China e India.
    Como Chineses e Indianos não se bicam e o Brasil é fornecedor de armamentos do Paquistão e o JF é de propriedade intelectual de Chineses e Paquistaneses.E a Odebrecht atira pro lado que lhe renda bons contratos pode se desenhar ate um interesse do Brasil pelo JF como tampão.
    Sera !
    Uma coisa é certa,se isso vier a ocorrer a India vai ficar magoadinha como sempre ficou a cada carregamento ate secreto de armas Brazileiras para o Paquistão.
    Seria simples os Indianos resolverem este incomodo já que eles nos amam.Basta que eles comprem toda nossa produção kkkk

  14. X-tudo, o que o amigo Koner quiz informar, é que se trata do JF-17 Thunder do Paquistão, que comprou algumas centenas do MAR-1. Aos amigos de longa data, informo que estou retornando ao debate, depois de longa ausência.

    ABS,

  15. Gostaria de saber como anda a integração deste missíl aos vetores brasileiros. Na foto é um AMX, naturalmente o antigo. Com a nova suíte deu tudo certo? Será que temos um estoque adequado desta arma?

  16. O que um adequado estoque resolveria que não fosse apenas uma satisfação visionaria !
    Temos capacidade de faze-lo assim como o Exocet,o A-Darter e vem ainda uma nova geração Avibras e ate mesmo Mectron.
    A um tempo atraz foi feito uma simulação de conversão de nosso parque industrial e o resultado foi surpreendente e hoje ainda mais.
    Nossa maior deficiencia defesa aerea começa a sair do papel.
    Motores-foguetes e proprio propelente e tintas stealths tambem temos.
    Nossa fragilidade esta em aviação de caça e motores turbina.
    Se o Brasil for invadido ate mesmo por um superior invasor apesar de nossas grandes perdas eles passariam um dobrado conosco e entre invadir e ocupar tem trocentos anos luz de distancia.
    Surpresinhas tambem temos inclusive secretas e essenciais como por exemplo,sistema independente de orientação que ate 3 anos atraz estava em adiantado estado.
    O pouco que temos de cyberwar é fundamentado encima de servidores de plataforma Linux.
    Ate hackers Brasileiros que estão entre os melhores do mundo ficam bolados quando a ABIN neutraliza a plataforma de privacidade Tor.
    Então capacidade temos pois tirando caças e motores-turbinas dominamos por completo todas as outras.
    Pessoas com capacidade tambem temos.
    Então o que falta ao Brasil ? Falta politicos deixarem de serem ladrões e babacas e que uma parcela de nossa sociedade acorde desssa ilusão de folhinhas verdes e maconha livre e entenda que o Brasil é o maior alvo de cobiça externa hoje no mundo.
    Lembram que a algum tempo eu tinha dito que ummmotor turbina em teste havia derretido o veiculo.Hoje ele esta perfeitamente ajustado e pode ser usado para outras coisas e aguenta mais potencia e super-aquecimento.
    Convencionalmente não estamos mal de tudo mas por nosso tamanho e importancia deveriamos estarmos bem melhores.

    • Valeu 1amiguinho.
      Gostei muito de seu comentário. Ressaltou muito bem as coisas boas e fez um ” axame de togue” no que é ruim.
      Parabéns e um abraço.

Comentários não permitidos.