Em uma declaração alarmante o comandante em Chefe do Exército da Suíço, André Blattmann, disse que as forças armadas do seu país estão efetivamente “falidas”, sem dinheiro para os programas atuais e até mesmo para os do futuro. Segundo ele não há dinheiro nem mesmo para manutenção e material de apoio e combustível, a declação teria sido feita ao suíço Tages Anzeiger, e a matéria foi traduzida e divulgada pelo CAVOK (clique aqui para ler).
Segundo a nota a falta de verbas estaria comprometendo até mesmo os programas de modernização dos caças F-18 e a substituição dos caças F-5, sendo que o segundo é mais opreocupante.
Fontes na Suíça sugerem que a decisão do programa TTE planejada para o final desse ano poderá ser postergada para 2015, a qual naquele ponto poderá se tornar uma decisão de substituir os caças F-5 e F-18 ao mesmo tempo, ao invés de apenas os caças Tiger a partir de 2020.
Rumores indicam que a Força Aérea da Áustria estaria interessada em arrendar caças F-5 da Suíça mais uma vez, devido a sua frota de aeronaves Saab 105 estar precisando desesperadamente ser subistituída; isso poderia fazer com que a frota de F-5 da Suíça fosse encolhida ainda mais.
Texto Plano Brasil adaptação do original Cavok.
5 Comments