WikiLeaks revela EUA decadentes

tiosam

Claudia Antunes

Álvaro García Linera, vice-presidente boliviano, diz que despachos diplomáticos são “comentário de sobremesa”. Ele diz que presidente Evo Morales poderá disputar um terceiro mandato, caso haja apoio de movimentos.

Os telegramas da diplomacia dos EUA vazados pelo site WikiLeaks mostram uma “espionagem decadente”, baseada em rumores e “comentários de sobremesa”, afirmou, em entrevista à Folha, o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera.

“Surpreende que uma potência elabore políticas de Estado a partir desse tipo de informação tão imprecisa. Chama atenção que os informes sejam marcados pelos preconceitos”, disse ele, que colocou na página oficial da Vice-Presidência os despachos sobre seu país.

Ele foi sutil ao comentar o teor de um despacho que relata conversa em que o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, menciona à embaixada americana um suposto tumor no nariz do presidente Evo Morales – doença negada pelo governo vizinho.

“O que posso dizer do que disse o ministro? É anedótico. Mas o problema não é dele, é do informe do embaixador, que converte um comentário superficial em tema central de sua política de Estado”, afirmou.

Matemático e sociólogo, García Linera deu entrevista na última segunda, enquanto almoçava pão e queijos num hotel de Copacabana, no meio de ponte-aérea de dez horas (ida e volta) entre La Paz e o Rio, onde lançou seu livro “A Potência Plebeia” (editora Boitempo).

TERCEIRO MANDATO

Ele admitiu que Morales poderá disputar um terceiro mandato em 2014, o segundo sob a nova Carta, que permite uma reeleição – voltando atrás em promessa feita à oposição em 2009, antes do referendo que aprovou o texto constitucional.

“O presidente Evo tem que acatar, como sempre fez, o que os movimentos sociais disserem. Se esses setores voltarem a tomar a decisão de que deve continuar sendo o líder, o candidato, a Constituição permitiria.”

García Linera afirmou que seu governo quer colaborar com o Brasil e a “comunidade internacional” em ação “implacável” contra o narcotráfico – a entrada de cocaína boliviana, inclusive para produzir crack, foi atacada na campanha eleitoral daqui pelo tucano José Serra.

Disse que La Paz está renovando sua frota aérea de vigilância, aumentou as penas dos traficantes e fez acordos com o governo brasileiro para receber informações de inteligência para o controle da fronteira.

Mas não permitirá, afirmou, que a DEA (agência antidrogas americana) volte a atuar no país, de onde foi expulsa em 2008.

“A DEA lutava contra o narcotráfico quando lhe convinha, e quando lhe convinha fomentava o narcotráfico. Foi um mecanismo de controle político no país, e isso não podemos aceitar.”

O vice elogiou a atuação das Forças Armadas em obras de infraestrutura e na proteção dos recursos naturais bolivianos.

VENEZUELA

No livro, ele ressalta a importância da fidelidade dos militares ao governo no conflito em que governadores oposicionistas chegaram a impedir o pouso do avião presidencial, em 2008.

García Linera negou que essa lealdade tenha sido “comprada” por ajuda financeira da Venezuela, como avaliaram os EUA.

“O governo do presidente Evo reivindicou como nenhum outro o conceito de soberania do Estado, tema que é a alma das Forças Armadas. Antes, havia norte-americanos que andavam armados no Chapare [região produtora de coca] e mandavam mais do que a tropa militar e policial.”

Nota do Editor

Para mim, se confrimadas as informações baseadas em “conversas de sobremesa” não seriam despreparo ou decadência e sim, algo muito praticado e comum no meio diplomático e de espionagem, chama-se contra informação e tem como alvo encontrar os furos e rachaduras, por onde vazam informações e segredos, além de despitar os adversários.

E.M.Pinto

Fonte: Folha de S. Paulo via NOTIMP

14 Comentários

  1. Realmente KLM, a charge está ótima, fala mt e de maneira gritante .A potencia da x e a China, + uns 20 anos é será a sra. absoluta do planeta, tendo como contra ponto a india, onde estão se ligando a mesma a Rússia e os ianks . Onde estará o BRASIL nessa nova geoipolitica? Quem viver verá.

  2. García Linera negou que essa lealdade tenha sido “comprada” por ajuda financeira da Venezuela, como avaliaram os EUA.
    ————————————————–
    Depois de voce confirma uma nota sobre 3ºmandato originada de uma “espionagem decadente”, baseada em rumores e “comentários de sobremesa”.
    ————————————————-
    Fico com os decadentes espiões, voces compraram os militares com os petrodolares venezuelanos.

    Abs

  3. Isso que dá deixar sionistas tomarem conta da economia/meios de informação/cultura… Eles sugam até exaurir todos recursos, então migram para outras paragens, como nuvens de gafanhotos.

  4. “Ricardo disse:
    16/12/2010 às 16:37

    Desde adolescente eu vejo alguém falando EUA decadente, capitalismo decadente, e até agora nada! Bobagem pura!”

    WTF?! Você mora na caverna? Ou acha que um império do tamanho dos EUA está bonitão na fita e acorda pobre e no terceiro mundo?

    Essas coisas são lentas e gradativas…

  5. Ta ae um bom exemplo que era seguido pelo mundo como uma das melhores política é economia do mundo, agora vemos que são os fantoches, marionetes é burocrátas é traidores da humanidade só pensa neles mesmos, destinados a ser um país discriminado pelos que o apoiavam, agora se mostrou sua verdadeira natureza, hipocríta, não devemos confiar em ninguém, é ainda circulam algumas terras no brasil é diz esses minérios é para nossa vital segurança, Gen. Heleno da umas Bordunadas neles.

  6. Amigo Carlos Argus:

    A confirmar-se a sua previsão o Brasil estará sendo chupado de canudinho pela China e ainda vai estar achando bonito.

    Quanto à matéria resta a pergunta: que credenciais o vice-presidente da Bolívia tem para tecer qualquer opinião, seja acerca dos EUA ou de qualquer nação. Um país que é governado por um índio cocaleiro, fantoche de um ditador histriônico(Idi Amin Chávez), imprevisível e ignorante. E falando de Idi Amin Chávez, ele apenas obteve mais projeção na Al graças a conivência do Brasil e à inoperância da diplomacia americana.

    THIAGO:
    Lamentável seu antissemitismo. Talvez seu grande referencial no mundo atual seja Adolfinejad e a teocracia fascista medieval iraniana.

  7. Tudo um dia cai,todos os impérios um dia cairam, foi assim com os romanos, não seria agora que seria diferente, infelizmente, esse “senhor” ainda vai dar muito tabalho.

  8. P. LA M.!!! Mesmo o E.M.Pinto comentando, esses antiamericanos de m. soltam suas pototas, vejam a diferença :

    “Wikileaks revela Estados Unidos decadentes.”

    Os telegramas da diplomacia dos EUA vazados pelo site WikiLeaks mostram uma “espionagem decadente”…

    Deu pra ver a diferença ou tem que desanhar pras bonecas entenderem?

  9. Vc está até certo em ter medo do canudinho dos Sinos, + cabe a nós, usar a mesma plítica deles contra eles, fogo contra fogo, + pf, olhe a sua volta , no mundo em vivemos, e diga-me : Qual país está puxando as outras econômias? Essa uma das > prova da decadência dos ianks…quem pode provar-me ao contrario? Eu aguardo. Sds.

Comentários não permitidos.