Brasil eleva tom por espionagem “econômica” dos EUA e seus parceiros

O governo brasileiro elevou o tom nesta segunda-feira ao exigir aos Estados Unidos e a seus aliados que encerrem suas operações de espionagem ao país sul-americano, que, na opinião da presidente Dilma Rousseff, têm “motivos econômicos” e se centraram em setores estratégicos como o mineiro e petroleiro.

As principais queixas do Executivo presidido por Dilma Rousseff se dirigiram ao Canadá, por sua participação direta na espionagem ao Ministério de Minas e Energia, o que foi revelado pela “TV Globo” com base em documentos do ex-analista da CIA Edward Snowden.

O chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, convocou com urgência o embaixador canadense, Jamal Khokhar, e manifestou seu repúdio a essa “grave e inaceitável violação da soberania nacional e dos direitos de pessoas e de empresas” do país, segundo um comunicado.

O Canadá é um dos maiores investidores em mineração no Brasil, onde foram instaladas 55 empresas brasileiras país dedicadas à exploração, 45 de equipamentos e 20 de serviços relacionados com o setor, segundo dados oficiais do país americano.

O Brasil é o maior produtor mundial de niobio, o segundo de ferro, manganês, tantalita, e o terceiro de bauxita, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Além disso, é um importante produtor de ouro, níquel, magnésio, caulim e estanho, entre outros minerais, setor cuja regulação e cujas concessões dependem do Ministério de Minas e Energia.

A reportagem informou que os serviços de inteligência canadenses, em colaboração com a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, elaboraram um detalhado mapa das comunicações que teve o Ministério com organismos e empresas de outros países e, além disso, reuniram dados de telefones e e-mails.

Para Dilma, o novo caso “confirma as razões econômicas e estratégicas por trás” dessas operações de espionagem supostamente lideradas pelos Estados Unidos, país que justifica as operações da NSA por sua luta contra o terrorismo.

As primeiras suspeitas sobre uma possível espionagem industrial surgiram no mês passado, quando os documentos de Snowden revelaram que a NSA capturou dados das comunicações da Petrobras.

A chefe de Estado considerou essas denúncias mais graves inclusive que a espionagem feita pela NSA à própria Dilma e a seus assessores pessoais, também revelada pela imprensa brasileira a partir dos documentos secretos em poder de Snowden.

Segundo Dilma, “tudo indica” que os dados secretos espionados do Brasil foram postos à disposição dos governos de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia e a “milhares de empresas” desses cinco países, o que considerou “inadmissível” entre países que pretendem ser parceiros.

“É urgente que os Estados Unidos e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas”, disse a governante em sua conta no Twitter.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que ordenou a pedido da presidente um reforço rigoroso dos sistemas de segurança de suas comunicações e uma análise dos documentos que tenham podido ser espionados.

Devido a esses casos de espionagem, Dilma levou seu protesto até a Assembleia Geral da ONU, que considerou “uma violação” da soberania de seu país, “uma afronta” e “uma falta de respeito” que não pode se justificar na luta contra o terrorismo.

Ontem a presidente anunciou que seu governo enviará nos próximos dias ao Congresso uma nova legislação sobre internet, que servirá de base para elaborar uma proposta de regulação internacional do setor que será apresentada à ONU.

Devido à suspeita de espionagem e por entender que o governo de Barack Obama não deu explicações suficientes, Dilma decidiu adiar a visita de Estado que faria a Washington no dia 23.

EFE

 

Fonte: Terra

Dilma diz que Estados Unidos espionaram Brasil por razões “econômicas”

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira no Twitter que as novas denúncias de espionagem supostamente realizada pelos Estados Unidos “confirmam” as razões “econômicas e estratégicas”.

As novas denúncias, divulgadas no domingo pela rede “Globo”, indicam que os Estados Unidos colaboraram com o Canadá para espionar as comunicações do Ministério de Minas e Energia do Brasil.

A reportagem se baseia em documentos do ex-analista da CIA Edward Snowden, fugitivo da Justiça americana, entregues ao jornalista americano Glenn Greenwald, colunista do jornal britânico “The Guardian” e que reside no Rio de Janeiro.

Segundo os documentos, a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA colaboraram com o Centro de Segurança das Telecomunicações do Canadá para obter dados das ligações telefônicas e do fluxo de e-mails do Ministério de Minas e Energia.

Essa pasta regula as concessões petrolíferas de jazidas minerais, os obras das grandes hidrelétricas e da tramitação de todo o sistema elétrico do país.

Anteriormente, com base em documentos de Snowden, foi revelado que os Estados Unidos também espionaram a Petrobras e as comunicações eletrônicas da presidente Dilma Rousseff.

Por esses casos, Dilma protestou na Assembleia geral da ONU, considerando “uma violação” da soberania de seu país, “uma afronta” e “uma falta de respeito” que não pode ser justificada na luta contra o terrorismo.

Devido à suspeita de espionagem e por entender que o Governo de Barack Obama não deu suficientes explicações, a governante brasileira decidiu adiar a visita de Estado que faria a Washington em 23 de outubro.

EFE

 

Fonte: Terra

48 Comentários

  1. Chora na cama que e´lugar quente,enquanto isso a caravana passa , os politicos prosseguem na roubalheira, a esquerda da sequencia na alienaçao da escoria da classe C e D, a China da seguencia na compra de terras a preços de banana e tudo virar passado apos o Natal, paiseco governado por vagabundos e cheiradores so pode ser tratado como uma putinha maluquinha noiada ,VIDA LONGA AO IMPERIO, chuuuupa gigante retardado !

    • Amigo, o que esperar de um governo que não consegue defender nem nossas fronteiras virtuais ???… que ele, governo, consiga defender nossas fronteiras de FATO ???!!!… rsrsrsrsrsrsrrs… faz-me rir… é a INCOMPETÊNCIA na sua mais pura demonstração…

  2. por LUCENA.
    .
    .
    .

    Este país é sempre pisoteado pelos agentes anti-brasil,vejam só;o país é atacado nas suas rede pela vaca-sagrada e ainda é criminalizado pelos bando de 5° colunas…é incrível ! 😀
    .
    E ao ladrão,é só elogios e aplausos por estes ratos traíras !
    .
    O governo se manifesta contra as americanalhices e é criticado por não ser pragmático e se não faz nada,é criticado também pelos 5° colunas,vai entender tais crápulas… 😉
    .
    É …..como eu sempre digo: político safado e americanófilo,são tudo farinha do mesmo saco ,e quem paga com isso, é a nação brasileira pelas cachorradas destes vermes! 😀

    • “Este país é sempre pisoteado pelos agentes anti-brasil,vejam só;o país é atacado nas suas rede pela vaca-sagrada e ainda é criminalizado pelos bando de 5° colunas…é incrível ”

      Porque esse governo vendido deixou, simples assim, se o pessoal ta comemorando? é pq a mascara desse governo ridículo esta caindo……Cadê o governo ativo e altivo mesmo??? Até o Canadá faz o que quer aqui.

      “E ao ladrão,é só elogios e aplausos por estes ratos traíras !”

      Trairás são vcs que aplaudem esse governo vendido, que gasta dinheiro na infra estrutura cubana mas não investe em defesa, reclama de espionagem mas reduz em 20 milhões o orçamento p/ defesa cibernética.

      Agora até o Canadá espiona o Brasil, ô governo fraco e corrupto esse viu, e ainda tem que aplaude esse discursinho de ofendido……Invistam mais em defesa e menos hipocrisia por favor.

      Podiam mudar logo a capital p/ Havana já que é de lá que saem as decisões desse governo.

      • “Em tempo, o governo ficou sabendo td pelo Fantastico, piada isso, muita incompetencia.”

        Puts, não tinha prensado nisto, mitou cara.

        Governo corno manso, o ultimo a saber, se fosse um governo com politica de estado, e não partidário eleitoreiro de butiquin, isto não acontecia.

        Vergonha alheia total.

      • Realmente, a indignação da Dilma tá enchendo o saco, dinheiro para o bolsa família tem, mas pra tirar o Brasil dessa situação vexatória, não tem.

    • AQUILO QUE ELES NÃO QUEREM QUE NINGUÉM SAIBA .

      .
      .

      ***************************************************
      .
      Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

      CHINA É ACUSADA DE INVADIR REDE NO PENTÁGONO
      .
      Segundo funcionários, ação de hackers levou ao fechamento de sistema que servia secretário da Defesa
      .
      DEMETRI SEVASTOPULO
      RICHARD McGREGOR
      DO “FINANCIAL TIMES”, EM WASHINGTON E PEQUIM

      .
      .
      Autoridades americanas informaram que, em junho, militares chineses invadiram uma rede informatizada do Pentágono, no mais bem-sucedido ataque cibernético já desferido contra o Departamento de Defesa dos EUA.
      .
      O Pentágono admitiu ter fechado parte de um sistema de computadores a serviço do gabinete do secretário da Defesa, Robert Gates, mas se negou a informar de quem acredita que foi a responsabilidade pelo ataque. Funcionários atuais e anteriores do departamento disseram ao “Financial Times” que uma investigação revelou que a incursão partiu do Exército de Libertação Popular.
      .
      Um alto funcionário dos EUA disse que o Pentágono identificou a origem exata do ataque. Outra pessoa familiarizada com o acontecimento disse que “existe um grau muito alto de confiança (…) tendendo à certeza total” de que a responsabilidade é do ELP. O ministro da Defesa de Pequim negou-se a comentar o assunto.
      .
      A chanceler (premiê) alemã, Angela Merkel, comentou relatos sobre uma infiltração chinesa de computadores do governo alemão com o premiê chinês, Wen Jiabao, em visita a Pequim na semana passada. Em resposta, a Chancelaria chinesa declarou que o governo se opõe e proíbe “quaisquer atos criminosos que enfraqueçam sistemas computadorizados, incluindo o hacking”.
      .
      O Exército de Libertação Popular invade redes militares dos EUA regularmente-e presume-se que o Pentágono faça o mesmo com redes chinesas-, mas autoridades americanas disseram que a penetração ocorrida em junho elevou os temores a um nível novo, pois a China teria demonstrado que seria capaz de perturbar o funcionamento de sistemas em momentos críticos.
      .
      “O ELP demonstrou possuir a capacidade de desferir ataques que tornem nosso sistema inoperante (…) e a capacidade de causar perturbações em grande escala”, disse um ex-funcionário americano.
      .
      .
      Tradução de CLARA ALLAIN
      .
      .
      ******************
      (*)FONTE: [ http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0409200704.htm ]
      .
      .
      O grande mal de todos americanófilos é isso mesmo,a hipocrisia os torna cegos e ignorantes,isso se deve a paixão canina que estes sente pela vaca-sagrada..Hahahahh..está no DNA desses mamíferos a hipocrisia…Hahahahh…..e não é a toa que eu sempre digo: ” político safado e americanófilo,são tudo farinha do mesmo saco “ 😀 😀 😀 😀
      .

    • por LUCENA.
      .
      .
      AQUILO QUE A HIPOCRISIA DELES NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA continuação.
      .
      .
      .

      RELATÓRIO CHINÊS
      .
      As observações por parte do chefe de aquisições vieram um mês depois do Pentágono informar em seu relatório anual da China que Pequim estava usando espionagem cibernética para adquirir tecnologias avançadas para abastecer seu programa de modernização militar em ritmo acelerado.
      .
      O relatório, pela primeira vez cobrou que as intrusões cibernéticas em sistemas de computadores do governo dos EUA pareciam estar diretamente atribuídos ao governo e militares chineses, acrescentando que o principal objetivo era beneficiar suas indústrias de defesa.
      .
      O secretário de Defesa Chuck Hagel levantou essas preocupações neste mês, no Encontro Shangri-La em Cingapura, um evento multinacional de segurança na Ásia que incluiu uma delegação militar chinesa de alto nível.
      .
      O presidente dos EUA, Barack Obama discutiu a questão com o presidente chinês, Xi Jinping no seu encontro na Califórnia alguns dias depois, avisando que, se as invasões não foram abordadas elas se tornariam um grande problema nas relações econômicas bilaterais.
      .
      A China realizou um teste de voo de seu caça furtivo J-20 em janeiro de 2011, poucas horas antes do então secretário de Defesa, Robert Gates, se reunir com o então presidente Hu Jintao durante uma visita a Pequim. O teste foi visto como uma demonstração de força por parte dos militares chineses.
      .
      O segundo caça furtivo chinês, o J-31, fez seu vôo inaugural no ano passado. Um analista de segurança disse que a produção de um segundo projeto furtivo chinês em tantos anos sugeriu um “nível impressionante de desenvolvimento técnico”.
      .
      Oficiais do Pentágono minimizaram os avanços nas aeronaves chinesas, dizendo que Pequim ainda estava anos de distância de ser capaz de colocar em campo uma aeronave furtiva, apesar dos protótipos.
      .
      A China é suspeita de estar por trás de supostas invasões cibernético em 2009, que resultaram no roubo de uma enorme quantidade de dados de projeto e eletrônica do F-35. O Pentágono e a Lockheed Martin disseram que nenhuma informação confidencial foi roubada.
      .
      ************************************************
      (*) Fonte: Reuters – Tradução: Cavok
      .
      .
      Pois é….como eu sempre digo: político safado e americanófilo,são tudo farinha do mesmo saco ,e quem paga com isso, é a nação brasileira pelas cachorradas destes vermes. 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀

      • por LUCENA.
        .
        .

        .
        ERRATA.
        .
        “(…)AQUILO QUE A HIPOCRISIA DELES NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA (…)”
        .
        .
        ler:
        .
        “(…)AQUILO QUE A HIPOCRISIA DELES, NÃO QUER QUE VOCÊ SAIBA(…)”

  3. E complicado ne …vergonhoso com mais esse caso …… ja era n existe solução a curto nem médio prazo e preciso investir desde ja ……tenso

  4. Esse é o governo de alardes, a poucos dias foi noticiado que o Brasil havia reduzido em 20 milhões o orçamento para defesa cibernética. Toda essa história de espionagem está sendo usada de maneira eleitoreira, estamos nos mostrando perplexo com algo que tem ocorrido desde os primórdios do mundo.
    O pior é que alguns caíram em toda esse conversa do governo e olham todas essas denuncias de espionagem estadunidense e de seus aliados como algo extraordinário, como se não fossem praticadas por todos.
    Está na hora de nós brasileiros assumimos nossas incompetências e pararmos de colocar a culpa em A ou B por nossas incapacidades. Ou vocês acham mesmo que todos os países que chegaram ao primeiro escalão não sofreram pressão pelos que lá já estavam?
    É ser muito ingênuo.
    Voltando ao governo, está na hora de fazer menos alardes (propagandas) e começar a colocar a mão na massa.

  5. Já encheu o saco esse papo furado de reclamar, temos que fazer o que Irã, China, Rússia, e Coréia do Norte fazem, isolar o inimigo, e a partir desse ponto, contra-atacar.

    • PETRALHA revoltado ???… cuidado que vc pode ser “justiçado”, assim como CELSO DANIEL e o TONINHO DO PT… rsrsrsrsrsrs…

  6. É interessante cada vez mais as relações com os EUA vão ficando frágeis com nova revelação.Me pergunto por qual motivo a Globo está mordendo a mão que lhe alimentou por tanto tempo,será que tem um novo patrão??????
    Me incomoda sair do fogo para cair na frigideira.É igualmente curioso porque o jornalista Glenn Greenwald está centrando as acusações aqui no Brasil e não está fazendo o mesmo em outros países.
    Isso é muito curioso.
    Quanto a espionagem em si mostra que nosso sistema de contra-espionagem é a casa da mãe Joana, daqui a pouco até a Bolívia logrará êxito em nos espionar.

    • Brazuk:

      Bolívia, Venezuela e demais bolivarianos não precisam espionar! Basta perguntar para os “Cúmpanhêro” que eles entregam tudo de bandeja…

  7. Concordo com alguns colegas em que o Brasil deva chorar menos a agir mais!
    Ficar alardeando aos quatro ventos e exigindo explicações e desculpas dos americanos não surtirá efeito algum, eles tem a doutrina em prática e não irão mudar.. ponto!
    Porque não pegam o exemplo da China e aplicam aqui….. cacarejar menos e trabalhar mais, investir em ciência e tecnologia, contraespionagem, infraestrutura e DEFESA (em todos os seus aspectos) para depois (ai sim) cantar de galo.
    O Brasil é grande, importante, país riquíssimo em tudo (não quebra com tanta corrupção porque é realmente rico) mas não é levado a sério por conta da ausência de políticas austeras e sólidas de consolidação de uma estado realmente independente e soberano… se Bolívia, Paraguai e até Equador cantam de galo contra o Brasil … vcs acham mesmo que EUA, Inglaterra etc.. vão se intimidar conosco? Se bobear com o congresso que temos eles oferecem meia dúzia de “goiabas” e os nossos políticos são capazes até de internacionalizar (oficialmente) a Amazônia.
    Abraços,

  8. O Brasil não pode descobrir que está sendo roubado e ficar calado… tem que protestar mesmo.

    O segundo passo é melhorar as medidas de segurança, se bem que mesmo com um sistema de segurança eficiente o governo não tem como proteger as empresas privadas. Aí já não tem como criticar o Brasil!!

    O terceiro passo é fazer o que eles fazem; espionar suas empresas na cara dura mesmo.

  9. A é e são os “esquerdas, petralhas, bolivarianos” que estão espionando as nossas empresas, como deixa bem claro o texto, por isso alguns colegas estão criticando a esquerda…

    Vira-latas!

    • “A é e são os “esquerdas, petralhas, bolivarianos” que estão espionando as nossas empresas, como deixa bem claro o texto, por isso alguns colegas estão criticando a esquerda… ”

      Não, o correto é são os “esquerdas, petralhas, bolivarianos” que por incompetencia, não permitem que o Brasil possua um serviço de inteligencia digno e precisa saber das coisas pelo Fantastico.

  10. descobriram em boa hora que o mundo esta de “olho no nosso varal” não ?!!
    Que conveniente, protestos e greves pra todo lado, escandalos de corrupção, perdão da divida bilhionaria da rede Bobo, corruptos saindo do supremo pela porta da frente…dai surge um perigo externo no colo da gerentona, e ela muda o foco, aprendeu direitinho com o finado Huguito.

    Mas nada muda o fato de o setor de defesa cibernetica ter tido um corte de 20 milhões este ano.

  11. Isso estourou agora, mas é claro que há muita coisa escondida, isso é a ponta do iceberg, mas o que faremos? nem somos dotados de capacidades patriotas, ao invés disso, temos uma corja de vagabundos e ladrões que nem ao menos entendem a necessidade de fortalecer as defesas do país.Só podemos falar, porque agir é burrice, o que faríamos contra o EUA, Inglaterra, Canadá e os demais fofoqueiros? a resposta certa é…nada.

  12. INTERESSANTE…A simpatica Rede Globo de Televisão não notificou no Jornal Nacional e nem no jornal da notide que durante os disturbios populares hoje 08/10/2013 no centro do Rio de Janeiro manifestantes atiraram coqueteis Molotov no Consulado Americano.
    Lembrem-se da minha profecia…2014 chegara 2014 não passara.

  13. Libertem Ana Paula é o cacete.
    tem gente que acha que liberdade é poder fazer o que bem entender onde quiser.
    Uma plataforma de petroleo é territorio soberano e inviolavel de um pais e invadi-la é ato terrorista.
    Xupa essa inhãma que sai coalhada Aninha,talvez desta vez as pessoas parem para pensarem que seus direitos terminam onde começam os dos outros e vice versa.
    Se fosse aqui no Brasil o governo babaca ficaria sujestionado frente a turba esquizofrenica reivindicante de tudo na vida.
    Para se ter direitos deve-se ter regras e metas,senão nada prospera e o verdadeiro direito sempre é a favor da maioria e não a favor de classes,grupos,elites,minorias,tribos e bandos.
    Bordunada neles todos Cobrada.

    • por mim pode apodrecer la ,ficou ainda dando risadinha achando que estava doce ,
      na época que a empresa americana ficou soltando óleo no golfo do mexico por quase dois anos
      não vi ninguém dessas ongs malditas fazendo o que faz no brasil e no rsto do mundo
      e não entendi porque não teve essa matéria no plano brasil

      • Os caras estavam achando que lá na Rússia é igual ao Brasil que se pode invadir instalações do governo, quebrar, depredar e saquear bancos, lojas e estabelecimentos durante passeatas… que vai pra delegacia preenche uma ficha e é liberado… e se não for o Supremo manda um habeas corpus às 2h da manhã pra soltar !!!?
        Lá segurança nacional ou pública são levados a sério e de forma duríssima quando se atenta contra o estado…
        Só lamento para a referida ativista!!
        Se fosse aqui já teria virado celebridade e por mais feia que fosse iria posar para a Playboy..
        Abraços,

  14. Lembram do caso Sivan ?
    Onde a empresa norte-americana Raytheon puxou o tapete da francesa Thomson ?
    pois e, sabe como eles fizeram na época, espionaram ato figurões da empresa francesa, e descobriram que ela molhava mão de gente no governo brasileiro, e parlamentares também. e varios outros podres de nossos “honrados puliticus ” também.
    dai ameaçou jogar tudo no ventilador midiatico, e a Raytheon levou a parada.

    Pois e, agora parece que as vesperas de ser anunciado o F18 como vencedor do FX-2, depois de muita articulação de bastidores, inclusive espionagem que indicava que o antes favorito Rafale quase levou pro ter molhado a mão da petralhada( que ja tinham levado uma bolada nos subs e helis), e os estadunidenses descobriram e ameaçaram de novo jogar no ventilador.

    Só não contavam que os franceses, auxiliados por russos, aprenderam a lição no Sivam, e usaram o mesmo artificio, caguetaram atreves Snowden,” ôôô impostor” a bisbilhitice estadunidense em terras tupiniquins, visando contratos de defesa e petroleo.

    Como o partidão não queria comprar nada mesmo, juntou a fome com a vontade de comer, cancelou de vez o FX-2, e arrumou o bode expiatório perfeito para tirar o seu da reta ( a la Hugo Chaves) na baderna anarco-politica que virou o país desde as manifestações de Junho…Hááá´…estão nos espionando Euclides.

  15. Ta vindo uma revelação que será a pior de todas, um programa governamental de assassinatos
    Ai eu quero ver o que os americanofilos dirão.

  16. primeiramente ,a rede esgoto de televisao esta dando enfase para a espionagem ,pois os vermes sionistas querem impedir o leilao da libra ,eles a imprensa sionista nao esta interessada em divulgar o que nao interessa para ela sobre o governo esta fazendo a parte dele chamou o embaixador canadence e se mostrou indignado e nas relações diplomaticas vale a reciprocidade e o mundo todo esta na mesma situacao do brasil o que tem uma melhor segurança sao os gringos ,mas toma ferro direto dos chinas mas os viralatas que diziam que isso nao existia agora que passou na rede esgoto de televisao acreditam e ainda puxa saco de yanke vai ser capacho só lá em holiwooooddddddd.

  17. Esta condição de espionado não é nova.
    Novidade é a reação, que me parece ser o mínimo a se fazer. E esta convocação do embaixador canadense é algo grave e importante dentro do sistema de relações internacionais, perdendo só para declarações dos chefes de Estado/Governo. Se é suficiente é outra história. O fato é que nunca foi tomada esta atitude antes por aqui.

    Curiosamente, enquanto digito este comentário, está passando na tv uma notícia sobre apreensão da PF de material fóssil que seria contrabandeado para museus e coleções particulares europeias. E um diretor (alemão) de um desses museus foi preso. Isso me fez lembrar do caso de um pesquisador francês, que pagava garotos em um estado nordestino durante a década de 1980 para procurarem fósseis para ele em uma mineradora. Ele mandava esse material, que retirava sem autorização, para institutos de pesquisa de seu país. Aliás, por conta desta “pesquisa”, ele encontrou o maior fóssil de Pterodáctilo já descoberto até aquele momento. Na época (não lembro precisamente o ano), saiu a informação na imprensa. Qual foi a reação governamental? Zero, nada.

    Quando o programa nuclear brasileiro foi criado sofreu espionagem intensa, principalmente por parte de Israel. Qual a reação do governo militar da época? Nada. Somente algumas poucas notas saíram na imprensa da época. E o resultado foram a aquisição daquelas belezas de centrífugas da Westinghouse que mal e porcamente funcionavam. Foi pura sabotagem. E sabotagem governamental e não industrial.

    Como escrevi antes, a novidade está na reação, que nunca foi prática rotineira de nenhum governo brasileiro para casos de espionagem de qualquer espécie. Na reportagem do Fantástico até achei interessante o fato do Min da Minas e Energia possuir uma central bem legal de processamento. Furada, mas legal tecnicamente. O problema é ouvir o Edson Lobão falar, pois não sai nada já que ele não tem vida própria pois é da cota do Sarney.

    Então acredito que o desafio aqui não é ficar choramingando sobre as ações de um governo que alguns não simpatizam, mas saber como a coisa toda vai andar à partir de agora. Até pouco tempo atrás o passaporte brasileiro era uma piada internacional por não possuir dispositivos de segurança modernos. Mudou um pouco, mas foi o suficiente? Instalar um servidor no Brasil muda alguma coisa nessa estrutura virtual? A comunicação, via cabo marinho, entre os BRICS vai ajudar em que? Software livre é mais indicado para ser adotado em nossos sistemas? Lembrando que os EUA investem uma grana preta para mexer e fuçar em sistemas opensource e na rede Tor(deepweb), por não serem proprietários e, consequentemente, possuírem características distintas segundo o desenvolvedor (apesar do núcleo ser geralmente comum), o que “pode” dificultar o acesso mas não elimina o risco.

    Acho que o debate sobre o tema deve ser mais produtivo. O que tenho visto nos blogs sobre defesa que acompanho é um discurso meio burro, associando “este” governo a incapacidade de proteger dados no país quando, de fato, isso ocorre a décadas mas ninguém falava disso. As pessoas me parecem que estão sendo incapazes de separar a sua crítica ao governo, das exigências que devem ser feitas ao chefe do executivo independentemente do partido da hora. É só oba-oba, principalmente entre aqueles que se acham mais patriotas do que a maioria, numa atitude bem caolha e que mostra também incapacidade para discutir o assunto. O governo retirou 20 milhões com que motivo? Quanto é gasto nisso? Como funciona nosso sistema de espionagem e contra-espionagem? Porque só a poucos anos começaram a criar um sistema de proteção cibernética, administrado pelo Exército? A proposta é adequada as nossas necessidades? Quando estará totalmente operacional? O que envolve? Aliás, uma das características dos posts sobre o tema apresentados nos blogs é o vazio nos comentários, pois ninguém fala disso. Talvez por não se interessar sobre o assunto ou, como eu acredito, não ter nada a dizer por não dominar o tema. Mas jogar pedra na Geni é nossa especialidade. É muito mais fácil do que discutir uma solução.

    Abs

  18. Kkkkkkk, que ridículo, até o Canadá andou nos espionando, rsrsrsrs… enquanto isso o governo PeTralha dormindo em berço esplêndido há DOZE anos, hehehehe…

    Este governo babaca e incomPeTente deveria é calar a boca e fingir que não acontece nada, em vez de ficar fazendo estardalhaço midiático. Está começando a pegar é mal internacionalmente: daqui a pouco, percebendo a baba-de-moça que é espionar o Brasil, até a Federação de Cucamonga estará nos espionando, hehehe…

    Já falei aqui: “inteligentsia” pra essa corja bolivariano-“trabalhista” (mas que adora mesmo é dar dinheiro para bancos e grandes empreiteiras) que nos governa é espionar aliados políticos e montar dossiês falsos contra opositores. Inteligência pra essa caterva é usar a rede esgoto e os trolls de bunker´s financiados pelas estatais para destruir reputações. Isso é o máximo de inteligência que se pode esperar dessa malta.

    Eles estão há milhões de anos de descobrir para que serve de verdade uma inteligência NACIONAL. São simplesmente AMADORES no quesito. Por isso que o Brasil toma espiada até do Canadá.

    Do Canadá, Santo Deus! Um país “secundário” no grande jogo de nações! Isso porque é o que o tal Snowden/Greenwald teve acesso! Imaginem o quanto não nos espiona uma China Vermelha (talvez os maiores “craques” mundiais em espionagem)! Uma Rússia! Inglaterra e França!

    A ABIN foi mais uma boa idéia do governo FHC que foi aparelhada pela PeTralhada, e hoje serve para exatamente nada. É só um cabidão de empregos pra arapongagem a soldo do PT. Tinha que ser fechada.

  19. Quando da situação do senador boliviano o Patriota caiu, é engraçado que com tantas denuncias de espionagem o presidente da ABIN não tenha caído, decerto o governo assumiu sua responsabilidade.

  20. Os E.U.A se diz uma democracia exemplar para o mundo mas age de um fascismo tão sofisticado que daria inveja nos ditadores…Nisso os partidos se entendem…Esses sim são os maiores terroristas do mundo!!!…Quando George Orwell escreveu 1984 idealizou o Big Brother acontecendo em um país sob um regime ditatorial ! Ora pois e não é q o Big Brother acabou acontecendo em um país “democrático” !!!..rs…..A primavera Árabe já demonstrou os perigos da Internet ferramenta utilizada muito bem pelos países do Ocidente para desestabilizar governos e a soberania dos Estados visando seus próprios interesses econômicos sem se importar com o bem comum da população após seu intento…O Ocidente paga mercenários/terroristas e posteriormente engana a população local com falsas propagandas de resistência popular insuflando as massas para pegar em armas destruindo o sistema político vigente e a soberania do estado com promessas de que o sucesso é fundamental para o bem comum na obtenção de melhores condições de vida e tudo mais…Esta prática perversa já obteve seus efeitos no Egito, na Líbia, no Iraque e Afeganistão, onde a população ainda convive com a guerra civil tendo a piores condições de vida que outrora….Esta prática deve ser considerada por todos os países como uma questão de segurança nacional devendo ser seguida por muitos países daqui para frente se não quiserem ver seu estado e povo destruídos!….Essas tropas rebeldes que lutam contra o governo de Bashar al-Assad são treinadas pela Al Qaeda e financiadas indiretamente pelo ocidente/EUA….Estes grupos terroristas fundamentalistas islamicos que atuam na africa por ex não passam de “teleguiados” do ocidente para estabelecer dominio na região…já que a mesma é rica em terras ferteis e recursos naturais como minerios,petroleo e pedras/metais preciosos…Ataques como os que acontecem/aconteceram na nigeria são um exato ex disso….ataques como a universidades agricolas são claras formas de sabotar/impedir/coibir qualquer forma/ameaça de desenvolvimento,progresso e independencia do pais….é o mesmo que fazem/acontece aqui…..

    “Falsos profetas, falsos moralistas!”

    “Tudo o que pinta de novo pinta no rabo do povo!“

    Eu sou louco ?

    http://www.youtube.com/watch?v=TpAu95MjO0I

  21. O nosso governo é incompetente por se espionado não é????
    E o governo americano é o que quando até dados do F-35 são roubados???

    Uma coisa é criticar a outra é usar qualquer coisa para essa propaganda eleitoral fora de hora que alguns aqui ainda insistem em fazer.

  22. Você viu alguma choradeira na ONU por causa disso? Os chineses tentaram até roubar um sonar rebocado na cara dura, os ingleses conseguiram roubar um sonar dos soviéticos na cara dura, esse é o jogo das nações, não sabe brincar não desça p/ o playground.

    Quem esta usando isso como propaganda política é justamente o governo incomPeTente, que não liga a mínima para o fato, pois se ligasse não reduziria em 20 milhões o orçamento p/ defesa cibernética e nem toma medida alguma para evitar isso futuramente, como não tomou o FH nem outros antes dele, mas fica com chororô , se fazendo de vitima, para desviar a atenção.

    Quanto ao governo americano, eles que prestem contas ao eleitorado dele, que com certeza cabeças rolaram no episódio

    • Amigo, teorias da conspiração, a essa hora da noite não dá, né… vc é mais preparado do que isso que postou… brinde-nos com algo mais substancial, como de costume… saudações…

  23. Snowden pode ter sido colocado no palco global de propósito(sem que ele mesmo saiba) pelos EUA afim de criar tensão suficiente para iniciar uma corrida armamentista….E começar uma nova guerra mundial…Uma guerra mundial não começa da noite para o dia são necessários eventos e mais eventos no mundo….A crise econômica por exemplo acredito que os EUA estão pondo instabilidade propositalmente visto que não conseguem parar o crescimento Chinês….

    • Ocidente equipa serviços de espionagem de países que condena

      “As potências que no interior do Conselho de Segurança da ONU promovem resoluções em defesa dos Direitos Humanos ou para condenar o regime sírio, egípcio, líbio ou iraniano são as mesmas que venderam a esses regimes o material tecnológico necessário para vigiar e reprimir a oposição. A hipocrisia é uma regra de ouro: a comunidade internacional invoca os valores por um lado e, pelo outro, entrega os instrumentos tecnológicos usados para violar esses valores. O artigo é de Eduardo Febbro.

      Eduardo Febbro, Carta Maior

      As democracias ocidentais têm grandes dificuldades para esconder o rabo do diabo. As potências que no interior do Conselho de Segurança da ONU promovem resoluções em defesa dos Direitos Humanos ou para condenar o regime sírio, egípcio, líbio ou iraniano são as mesmas que venderam a esses regimes – e a outros – o material tecnológico necessário para vigiar e reprimir a oposição. A hipocrisia é uma regra de ouro: a comunidade internacional invoca os valores por um lado e, pelo outro, entrega com chaves nas mãos os instrumentos tecnológicos usados para submeter os povos.

      Narus – uma filial da Boeing – no Egito, Nokia-Siemens no Irã e Bahrein, a francesa Bull, a chinesa ZTE Corp e a sul-africana VASTech na Líbia, as norte-americanas Cisco e Nortel na China, a lista e a relação das multinacionais tecnológicas com os governos que infringem as liberdades ou condenados pela ONU é extensa. E como nunca falta uma nova oportunidade de fazer suculentos negócios, a essa lista se agrega agora a Síria.

      A comunidade internacional adotou um pacote de medidas contra Damasco onde figura a proibição da venda de armas, mas esse pacote exclui as tecnologias de ponta que permitem, entre outras violações, controlar a Internet ou vigiar os telefones móveis. A empresa italiana Area SPA vendeu à Síria um conjunto de programas de origem norte-americana, francesa e alemã para realizar um scanner, tanto das atividades dos usuários da Internet como de suas comunicações telefônicas. O contrato, por um montante de 13 milhões de euros, contou com a participação da empresa Californiana NetApp, a alemã Ultimaco Safeware AG e, segundo o portal de investigações econômicas Bloomberg, até a Hewlett-Packard entrou na entrega de componentes. O quarto participante nesta estrutura é Qosmos, uma empresa com sede em Paris e cuja tecnologia permite analisar as comunicações através das redes móveis por meio da inspeção de pacotes (DPI, Deep Packet Inspection). Trata-se do mesmo dispositivo que a empresa norte-americana Narus havia vendido ao derrubado Hosny Mubarak, no Egito.”

      WikiLeaks começa a publicar 2 milhões de e-mails de políticos sírios

      Correio do Brasil

      “O WikiLeaks anunciou nesta quinta-feira que está começando a publicar mais de 2 milhões de e-mails que seriam de políticos da Síria e de outras fontes. ”O WikiLeaks começou a publicar os arquivos da Síria, mais de 2 milhões de correios eletrônicos de figuras políticas sírias, ministérios e companhias associadas que datam de agosto de 2006 a março de 2012″, disse a porta-voz do site de vazamentos de documentos, Sarah Harrison.
      A porta-voz se recusou a apresentar detalhes sobre o conteúdo das mensagens “até que sejam publicadas” e deu a entender que, por sua amplitude, o processo pode demorar algum tempo.

      O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, afirma em um comunicado divulgado da embaixada do Equador, onde está refugiado desde 19 de junho à espera de uma resposta de Quito sobre o pedido de asilo, que o novo material é “embaraçoso”.

      O novo vazamento de documentos do Wikileaks sugeriu envolvimento de empresa italiana no fornecimento de equipamentos utilizados na repressão na Síria.

      “Este material é constrangedor para a Síria, mas também para os opositores sírios”, disse o fundador da organização, o australiano Julian Assange. “Ele nos ajuda a não somente criticar um grupo ou outro, mas a entender seus interesses, suas ações e seus pensamentos”, completou.

      O “Arquivo Síria” abarca correspondências provenientes de 680 entidades sírias enviados durante o período de agosto de 2006 até março deste ano, incluindo e-mails pessoais de políticos do alto escalão do partido Baath, de Bashar al Assad, e registros de transferências financeiras da Síria a outros países.

      Ao longo dos próximos meses, reportagens com base nestes documentos serão publicadas por diversos meios de comunicação, como o jornal libanês Al Akhbar, o egípcio Al Masry Al Youm, a agência norte-americana Associated Press, a revista italiana L’Espresso e o jornal espanhol Publico.es.
      Segundo o Wikileaks, as correspondências, que estão em mais de uma língua, “revelam como o Ocidente e as empresas ocidentais falam uma coisa e fazem outra”.

      É o que evidencia uma série de documentos divulgados nesta quinta (05/07) pela organização que demonstram o importante papel da empresa italiana Selex na repressão na Síria. Filial do complexo militar industrial italiano Finmeccanica, a Selex e a multinacional Intracom Telecom, de capital russo e grego, assinaram contrato de 40 milhões de euros com o governo de Assad no início de 2008 para implementar o sistema de comunicações sem fio Terrestrial Trunked Radio (TETRA) no país.

      O presidente sírio Bashar al Assad enfrenta desde março 2011 uma revolta popular cada vez mais parecida com uma guerra civil e que provocou 16.500 mortes, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma ONG com sede em Londres.

      Um dos direitos humanos mais fundamentais – da presunção de inocência – foi violado repetidas vezes no caso Assange. Não condenado por crime algum, ele tem sido vítima de assassinato de reputação — pérfida e desumana — e de difamação política, da qual há fartas evidências. Eis o que o advogado britânico mais destacado e experiente em direitos humanos, Gareth Peirce, escreveu: “Dada a extensão da discussão publica, muitas vezes embasada em pressupostos totalmente falsos (…) é muito difícil preservar para [Assange] qualquer presunção de inocência. Paira sobre ele não apenas uma, mas duas espada de Dâmocles de extradição, que podem entregá-lo a duas jurisdições diferentes. Por dois crimes supostos, nenhum dos quais é crime em seu próprio país. [E] sua segurança pessoal tornou-se um risco, nas circunstâncias em que é acusado.”

      Militantes islamistas sírios destroem monumentos

      Os combatentes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, ligado à Al-Qaeda, destruíram um monumento ao célebre califa e iluminista árabe Harun al-Rashid, erguido na cidade síria de Raqqah.
      De acordo com testemunhas, o ato de vandalismo provocou a ira na população local, e várias centenas de pessoas saíram ontem às ruas protestando contra a barbárie. Em resposta, os extremistas abriram fogo sobre a multidão.
      Antes, os islamistas tinham vandalizado em Raqqah duas igrejas cristãs, derrubando as cruzes.

      • Intelectuais Advertem: Ideia de Europa está morrendo

        “Manifesto de intelectuais europeus divulgado neste final de semana adverte: a Europa está afundando. “A Europa não está em crise, está morrendo. Não a Europa como território, naturalmente, mas sim a Europa como Ideia. A Europa como sonho e como projeto”. Documento é assinado por grupo de filósofos, escritores, psicanalistas e jornalistas, entre os quais se encontram personalidades como Umberto Eco, Salman Rushdie, Fernando Savater, Bernard-Henri Levy, Claudio Magris e Julia Kristeva. O artigo é de Eduardo Febbro.
        Eduardo Febbro, Carta Maior
        “A unidade da Europa era o sonho de uns poucos. Tornou-se uma esperança para muitos. Hoje é uma necessidade para todos nós”. A frase do ex-chanceler alemão Konrad Adenauer tem um lugar na história. Foi pronunciada dez anos antes de a França e a Alemanha firmarem em 22 de janeiro de 1963 o tratado de cooperação franco-alemão conhecido como “Tratado do Eliseu”. Esse texto marca um passo definitivo para a reconciliação entre Paris e Berlim e reforçou a construção europeia.

        Transcorreram exatamente 50 anos e esse “sonho” e essa “necessidade” estão hoje em pleno marasmo. A Europa está indo a pique. Isso é precisamente o que constata um grupo importante de intelectuais europeus que publicaram um manifesto cujos três primeiros parágrafos dão conta da orfandade que ameaça o Velho Continente: “A Europa não está em crise, está morrendo. Não a Europa como território, naturalmente, mas sim a Europa como Ideia. A Europa como sonho e como projeto”.

        Este grupo de filósofos, escritores, psicanalistas e jornalistas, entre os quais se encontram personalidades como Umberto Eco, Salman Rushdie, Fernando Savater, Bernard-Henri Levy, Claudio Magris e Julia Kristeva apela à consciência dos dirigentes para que não se apague o sonho da unidade europeia surgido logo depois da Segunda Guerra Mundial. Neste sentido, os intelectuais assinalam que “esta Europa como vontade e representação, como quimera e como obra, essa Europa que nossos pais colocaram em pé, essa Europa que soube se tornar uma ideia nova, que foi capaz de aportar aos povos que acabavam de sair da Segunda Guerra Mundial uma paz, uma prosperidade e uma difusão da democracia inéditas, mas que, ante nossos próprios olhos, está se desfazendo uma vez mais”.

        Em termos de Produto Interno Bruto (PIB), a Europa é, sem dúvida, a maior potência econômica que existe. Mas isso não basta porque, para os autores do manifesto, essa potência econômica tragou a ideia de Europa e o Velho Continente sonhado por seus pais fundadores está “se desfazendo em Atenas, uma de suas cunhas, em meio à indiferença e ao cinismo de suas nações irmãs”.

        Modelo de integração e de paz para muitas democracias do mundo, a Europa vai morrendo por várias veias, começando por um de seus pilares, a Grécia: “dá a impressão de que os herdeiros daqueles grandes europeus, enquanto os gregos travam uma nova batalha contra outra forma de decadência e sujeição, não tem nada melhor a fazer que castigá-los, estigmatizá-los, pisoteá-los e, a partir dos planos de rigor e de austeridade, despojá-los do princípio de soberania que, há tanto tempo, eles próprios inventaram”.

        Esse diagnóstico é válido também para a Itália, país onde se inventou a “distinção entre a lei e o direito, entre o homem e o cidadão”, país que está na “origem do modelo democrático que tanto contribuiu” e, hoje, “está enfermo de um berlusconismo que não tem fim”. Enfermidade crucial que envolve também o ideal europeu e que faz da Itália o “doente do continente. Que miséria! Que ridículo!”. O chamado destes intelectuais do Velho mundo é tão dramático como lúcido. Em sua breve e apaixonada demonstração, o texto mergulha na grande miséria europeia contemporânea: miséria moral, ética, miséria da solidariedade, miséria dos ideais que os europeus impulsionaram pelo mundo.

        Daí que o manifesto insista em que a Europa faz água por todos os lados: “de leste a oeste, de norte a sul, com a ascensão dos populismos, dos chauvinismos, das ideologias de exclusão e ódio que a Europa tinha precisamente como missão marginalizar, esfriar, e que voltam vergonhosamente a levantar a cabeça. Quão longe está a época na qual, pelas ruas da França, em solidariedade com um estudante insultado pelo responsável de um partido de memória tão escassa como suas ideias, se cantava “todos somos judeus alemães!”. Que longe parecem hoje os movimentos solidários, em Londres, Berlim, Roma, Paris, com os dissidentes daquela outra Europa que Milan Kundera chamava a Europa cativa e que parecia o coração do continente! E quanto à pequena internacional de espíritos livres que lutavam, há 20 anos, por essa alma europeia que Sarajevo encarnava, sob as bombas e presa de uma impiedosa “limpeza étnica”, onde está, por que já não é mais ouvida?”.

        Sonho e realidade dos quais, de pronto, milhões de indivíduos despertam sacudidos pela crise do euro, “essa moeda única abstrata, flutuante porque não está ancorada na economia, nos recursos, em um sistema fiscal convergente”. O horizonte desenhado pelos signatários do manifesto para voltar a dar corpo ao sonho europeu é a união política do Velho Continente, sem a qual não haverá vida possível: “O teorema é implacável. Sem federação, não há moeda que se sustente. Sem unidade política, a moeda dura algumas décadas e depois, aproveitando uma guerra ou uma crise, será dissolvida”.

        O chamado divulgado neste fim de semana apresenta um paradigma curioso: “antes se dizia: socialismo ou barbárie; hoje é preciso dizer: união política ou barbárie. Melhor dizendo: federalismo ou explosão e, na loucura da explosão, regressão social, precariedade, desemprego galopante, miséria. Melhor dizendo: ou a Europa dá um passo decisivo a frente, na direção da integração política, ou sai da História e desaparece no caso. Já não resta outra opção: unidade política ou a morte”.

        A corrida vertiginosa para esse fim da Europa já começou, dizem os autores, e se não forem tomadas as medidas adequadas e não simples maquiagens nada a deterá: “a Europa sairá da História. De uma forma ou de outra, se não for feito algo ela desaparecerá. Isso deixou de ser uma hipótese, um vago temor, um trapo vermelho que se agita ante os europeus recalcitrantes. É uma certeza. Um horizonte insuperável e fatal. Todo o resto – truques de mágica de alguns, pequenos acordos de outros, fundos de solidariedade por aqui, bancos de estabilização por ali – só serve para adiar o fim e distrair o moribundo com a ilusão de uma sobrevida”.

        Serão escutados estes herdeiros do pensamento crítico que ainda parece conservar essa dimensão tão europeia que consiste em nunca perder a capacidade crítica frente ao comportamento dos Estados? Apostar nisso seria outro sonho: entre socialdemocratas que desenham políticas liberais, socialistas de joelhos diante de grandes corporações e capazes de voltar a servir o prato da “guerra contra o terrorismo islâmico” para justificar intervenções militares em outros países – Mali – enquanto as pessoas morrem como moscas na Síria, entre governos liberais sacudidos por níveis de corrupção e fatos dignos de comédias, não se vê por onde possa aparecer alguém capaz de encarnar o grande sonho europeu. Ao menos que aqueles que o fomentaram se levantem de suas tumbas.”

        Desemprego de jovens custa mais de R$ 400 bilhões por ano à União Europeia

        Desocupação de jovens pode levar a aumento de tensões e à alienação política. “Mais de 14 milhões de europeus com 15 a 29 anos também não estudam, diz pesquisa.

        Opera Mundi

        O desemprego de 14 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos causa um prejuízo de R$ 404,6 bilhões (153 bilhões de euros) por ano à União Europeia. A informação é da Eurofound, agência de pesquisas do bloco.

        Além do falta de emprego, o estudo concluiu que esses europeus também não estudam, o que representa o risco de serem parte de uma “geração perdida”.

        Bulgária, Itália, Irlanda e Espanha são os países que apresentam a maior parcela de jovens nessa situação, com índices acima de 21%. A taxa mais baia é encontrada na Holanda, onde apenas 5,5% das pessoas entre 15 e 29 anos não estudam e estão desempregadas.
        O relatório com os dados do estudo alerta que os riscos de uma geração perdida não são apenas econômicos, pois pode levar também à alienação política.

        Em entrevista ao Guardian, o chefe da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para a análise de políticas de emprego, Stefano Scarpetta, afirmou que “a Europa está falhando em seu contrato de bem-estar social”.

        “Não estamos dando opção nem oportunidade para quem investiu em seu capital humano. Se isso não mudar, as tensões políticas e sociais devem crescer em breve”, disse Scarpetta.

Comentários não permitidos.