Mais de 2,1 mil soldados dos EUA morreram no Afeganistão em 13 anos de guerra

O Departamento de Defesa dos EUA afirmou nesta segunda-feira que 13 anos após o lançamento da “Operação Liberdade Perdurável” e da invasão no Afeganistão como resposta aos ataques terroristas de setembro de 2001, morreram no país 2.143 soldados norte-americanos e mais de 54 mil militares ainda permanecem no local.

De acordo com o Pentágono, na guerra mais longa da história dos EUA morreram 2.143 soldados e 19.334 ficaram feridos.

Diversos cálculos apontam que o conflito custou ao país cerca de US$ 6 bilhões.

A campanha começou com o envio de pequenos contingentes de forças especiais que se aliaram com as facções anti-talibãs no norte do Afeganistão e logo derrubaram o regime que era amparado por Osama bin Laden e a rede Al Qaeda.

A ação militar aberta começou em 7 de outubro de 2001 com ataques aéreos e de mísseis e a chegada gradual de uma força de aproximadamente 20 mil soldados dos Estados Unidos e seus aliados.

O presidente dos EUA, Barack Obama, que em 2009 ordenou uma escalada com o envio de mais 30 mil soldados, prometeu que no final de 2014 já não haverá tropas de combate no Afeganistão.

Embora o Pentágono tenha indicado que reduzirá suas forças em cerca de 34 mil soldados no mês de fevereiro, o contingente que permanece à espera das ordens de retirada é o maior que houve no país asiático nos sete primeiros anos da guerra.

Os Estados Unidos e seus aliados, que em algum momento desta longa guerra em terras distantes tiveram até 800 bases militares, operam agora apenas com cem, e o impacto da intervenção internacional segue em dúvida enquanto os talibãs se preparam para um futuro sem estrangeiros.

EFE

 

Fonte: Terra

12 Comentários

    • sabe stadeu ,o que eles nao falam ,é quantos mercenarios morreram e quandos apoiadores do prorpio pais morreram ,pois tanto os locais que morreram defendendo os yankes e os mercenarios eram linha de frente o exercito americano vive na zona verde a da gozolandia mesmo assim nao escaparam de tomar ferro poque eles nao divulgam o numero de baixas total pois iria fazer esses puxa saco de gringo entreguistas separatistas malditos do mundo inteiro perceber que lutar do lado do invasor do seu pais é quase que uma sentença de morte os vira lata de gringo daqui querem ter o mesmo fim dos colaboradores america nos no afeganistao

  1. O segundo grande ponto é a quantidade de feridos e mutilados que necessitam e necessitarão apoio permanente do estado além das sequelas psicológicas.
    Agora, o grande “?” é … milhares americanos de mortos e feridos lutando contra o Talibã e Al-Qaeda no Afeganistão e seu próprio governo financiando os mesmos inimigos contra o regime do Assad na Síria!
    Imagino como não deve ficar a cabeça da tropa vendo um absurdo desses…
    Abraços,

    • exatamente Henrique, vários soldados americanos se manifestaram contra uma “ofensiva” na síria, eu estou com os russos nessa sempre disse isso.(a politica americana esta e faz tempo ja dando um tiro apos o outro no pé, e os políticos que digo são democratas e republicanos ou seja todos).

  2. Esse dado é comprovadamente falso, porque eles escondem algumas mortes através de truques estatísticos, e não contabilizam as mortes dos soldados terceirizados que são milhares lutando por empresas privadas.

    • Com certeza eles aprenderam a fazer truques estatísticos com a turma do pt… os PETRALHAS são craques nisso…

  3. sabe stadeu ,o que eles nao falam ,é quantos mercenarios morreram e quandos apoiadores do prorpio pais morreram ,pois tanto os locais que morreram defendendo os yankes e os mercenarios eram linha de frente o exercito americano vive na zona verde a da gozolandia mesmo assim nao escaparam de tomar ferro poque eles nao divulgam o numero de baixas total pois iria fazer esses puxa saco de gringo entreguistas separatistas malditos do mundo inteiro perceber que lutar do lado do invasor do seu pais é quase que uma sentença de morte os vira lata de gringo daqui querem ter o mesmo fim dos colaboradores america nos no afeganistao

  4. Uma vida já seria muito… principalmente por tratarem-se de jovens. Mas se efetivamente for verdade é um número baixo. Em nove anos foram 52 mil soldados ‘soviéticos’ mortos ou feridos no Afeganistão… só não sei precisar a quantidade exata de cada.

Comentários não permitidos.