Paraguai negocia com EUA a participação de forças americanas na luta contra o Exército do Povo Paraguaio (EPP)

cooperacao-estrategico-militar-eua-paraguai

“O governo paraguaio poderia ter dado uma desculpa melhor do que essa do EPP.

Se era pra trazer os EUA para dentro da tríplice fronteira de novo, seria mais correto assumir que prefere união com eles do que com a América do Sul.

E quero ver agora alguém dizer que aquela pista lá no meio do Paraguai não existe.”

Roberto CR (comentário feito no Blog Defesa Aérea & Naval (DAN) em 04/10/2013 às 18:21 horas

 Paraguai negocia com EUA a participação de forças americanas na luta contra o EPP

Tomás Velázquez, Defensa.com

O governo do Paraguai está negociando com os Estados Unidos para que militares deste país apoiem no terreno a luta contra o grupo terrorista Exército do Povo Paraguaio (EPP), na zona norte, segundo confirmou o Ministro do Interior Francisco de Vargas, que se recusou a dar maiores detalhes, dizendo que o assunto estava sendo tratado no mais alto nível entre as autoridades do executivo. Na manhã de ontem, um contingente militar deixou a sede do Alto Comando liderado por uma equipe das Forças Armadas dos EUA, que discretamente abordou o veículo. Oficialmente ninguém quis dar detalhes, mas tudo indica que compõe parte das tarefas conjuntas no norte do país.

De Vargas se reuniu ontem com o presidente, Horacio Cartes, e com o Ministro da Defesa, Bernardino Soto, na sede do ministério, onde apresentaram um relatório dos trabalhos que estão sendo realizados na zona norte do país. Os Secretários de Estado informaram que os trabalhos estão se desenvolvendo como planejado e que em algumas semanas poderiam haver novidades sobre o tema. Por outro lado, indicaram que nos próximos meses será necessário pedir mais recursos para manter as forças conjuntas na zona norte.

O Presidente do Paraguai se reuniu também com o Conselho de Defesa, na que foi oficialmente apenas uma reunião informativa. No entanto, de acordo com fontes militares, na reunião o Chefe de Estado pediu para que fossem tomadas todas as medidas necessárias para a obtenção de resultados na luta contra o grupo que se autodenomina Exército do Povo Paraguaio.

Fonte: Defensa.com via Defesa Aérea & Naval (DAN)

76 Comentários

  1. Olha ai o que dá o brasil ser o “grandão bobão” diplomatico da America do Sul, vamos ter que engolir uma base yanke na divisa com o Paraná, cade os defensores da “Unasul” agora ? que seguem conselho do putanheiro do Chico Buarque, Sejam duros com os EUA, e suaves com Bolivia, Paraguay….

    E sabem do que mais, E UM DIREITO SOBERANO DELES, e de certa forma estão certos, de não quererem se alinhar com porcaria bolivariana populista socialista barata. E os EUA estão defendendo os interesses deles, sabe-se que na tripice fronteira se lava dinheiro de drogas, contrabando, e ate do terrorismo., debaixo dos olhos do grandão bobão e seu discurso ” vamu ser legal com todo mundo, que eles nos deixam quietos”
    Deus nos ajude na Copa e jogos olimpicos, tenho calafrios só de pensar,

    Durma em berço explendido com um barulho destes

    • RSRSRSRSRSRSRSR… eu falei, eu falei, que os PETRALHAS idiotas iriam jogar o Paraguai no colo dos yankes… rsrsrrsrsrsrsrs… o Itamaraty hoje não se compara nem de longe com os primeiros tempos do saudoso Barão do Rio Branco… os altivos e festivos tão comendo bronha por embarcarem nas fábulas do marco aurélio top top… rsrsrsrsrsrs… PETRALHAS…PUTZ !!!… o Paraguai vai ter que ter a soberania respeitada pelo Brasil e vai colocar um estado yanke bem no meio do furingo da américa latrina bolivariana… graças a Deus… assim talvez a turba bolivariana não tome conta do continente e nos leve para a bancarrota total… e o Paraguai corre o risco de se tornar um tigre exportador nos moldes de uma Coreia do Sul… aguardemos…

      • Blue Eyes me perdoe mas como comparar o Paraguay com a corea do sul se os paises em volta não permitirem o aceso o paraguay estara isolado e nem os Americanos poderam ajudalos não mexemos com eles mas tambem se não permitirmos que passem com seus produtos por nosso teritório o que faram.

      • Segundo preceitos normativos das ONU, um país sem saída para o mar não pode ser isolado pelos seus vizinhos… forçosamente terão que abrir espaço para as importações e exportações paraguaias… simples assim… sob pena de sofrer sanções advindas da ONU, ainda mais um “parceiro” dos EUA… 🙂

      • Agressão gratuita detectada: Desculpem os amigos, mas:
        O Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, DIREITALHAS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas e agressivos).

      • Amigão, o pessoal do partidão não devem ter te colocado a par das novas tendências dos PETRALHAS… os tucanos agora são amiguinhos… rsrsrsrsrsrs… não faça fogo amigo contra seus novos colegas… até a “grobo” tá do seu lado agora… rsrsrsrsrs… vc tá desinformado… e ladrão é sobrenome de petista, assim como safado… então se atualize… ou peça nova orientações ao comitê petralha…

  2. Culpa de Pedro II ou do proprio Duque de Caxia, ou Visconde do Rio Branco. Falta de visao deles ou a Metropolis da epoca Gran Bretanha, nao os permitiram. Perderam a chance de eliminar o Paraguai do mapa. Deveria ter sido incorporado ao Brasil, talves dividid entre Brasil e Argentina. Agora temos de aguernta, esse centro de espionagem e de traficantes no centro da America do Sul.

    • Salve JOJO.
      .
      Confesso…, tive o mesmo pensamento seu.
      .
      Lição de meu pai: “Quando der início a uma tarefa, nunca, mas nunca mesmo, deixe por terminar, começou, então termina, custe o que custar”.
      .
      Quanto mais o tempo passa, fica mais evidente, o desfecho dado lá em abril de 1870, não arrematou a questão, — ‘ficou mal acabado’.
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Moral muda-se com a epoca. No seculo XIX era pratica considerada normal, um pais que atacou outro, e acabar derrotado perder a independencia. As v ezes nem era preciso ter sido o agressor. Politicos norte americanos com visao, nao hesitram em conquistar a metade do territorio mexicano e te-los incorporados no territorio norte americano.

  3. Resposta Paraguaia aos Bolivarianos de plantão!
    Quando eu digo que nenhum país que nos rodeia é confiável e só querem nos ver pelas costas.. ninguém acredita.
    Abraços,

    • Neste caso especifico, amigo, os paraguaios estão corretos… eles não querem ser arrastados pela malta bolivariana para o fundo do brejo e se tornar uma cuba, pobre e desnutrida… to com eles… o Paraguai está começando a me interessar… quem sabe mudo para lá…

      • Isso seria positivo para nós… contaminaria o Brasil positivamente… foi assim com os tigres asiáticos… primeiro Japão, depois Coreia do Sul, Tailândia, Taiwan e por fim China… não sei porque o desencanto com essa possibilidade ótima que nos aparece… quem sabe temos um upgrade em nossas exportações e cultura capitalista… a realidade é capitalista, queiram os esquerdistas tolos ou não… e o pt caminha para a esquerda mas flerta com os tucanos… rsrsrsrsrsrs… é a incógnita marina verdolenga… rsrsrsrsrssrs…

      • Amigo, vc está deveras equivocado… sua visão está bitolada pelo seu fervor idealista… procure se informar… saudações…

      • Blue Eyes taiwan é uma ilha aceso ilimitado para suas esportações,o paraguai apesar de ser maior perde neste quesito pois mesmo que os paises em volta permitão aceso as esportações paraguais por preção da ONU estes paises podem e vão cobrar taxas e digamos que liberem um unico caminho ao mar e que este caminho seja via fluvial pelo rio paraguai os custos teriam que ser agregados aos produtos que acabariam ficando em desvantagem aos outros paises,se os paises envolta quiserem eles quebram o Paraguai comercialmente com ou sem ajuda americana.AGORA ME RESPONDA TEMOS QUE DAR ACESO PARA AS ESPORTAÇÕES PARAGUAIS AGORA ONDE ESTA ESCRITO QUE TEMOS QUE CEDER O CAMINHO MAIS FAVORAVEL PARA ELES outra coisa esta briga pode durar anos e ate la o paraguai estaria quebrado.

  4. Paraguai foi o unico que nao queria a corja Bolivariana no Mercosul. Foi degradado pelos Esquerdopatas de plantao incluindo o rasputin Brasileiro Marco Aurelio Garcia, um comunista sem nenhuma vergonha na cara de dizer que nao. Na epoca ja se sabia que o Praguai iria usar a maior carta no baralho deles; os EUA no meios dos bolsoes podres da esquerda; Brasil, Bolivia e Argentina no Sul da America do Sul e infiar uma daga no orgao podre da Unasul. Faz bem o embaixador Americano dizer na entrevista que o Brasil e amigo etc etc, mas nao e confiavel..esta corroido por dentro. Abracam a Venezuela e Cuba e ao mesmo tempo dizem que o golpe contra o ladrao Paraguaio, Lugo, foi uma afronta a democracia; que hipocrisia…e toma la onde nao bate sol..Da-le Paraguai..
    A Base de Mariscal Estigarribia esta pronta. Depois do alarde da Dilma nas Nacoes Unidas nao seria surpresa os EUA jogar uma pedrinha no terreiro Bolivariano Brasileiro…e, please, facam bom uso da base.. O Brasil se borra de me–da diante do cocalero mas os EUA passa por cima.

  5. se o Paraguai quer uma base no norte do pais deles para perder sua soberania para os estados unidos ,o problema é dele ,e do povo dele na colombia tem bases americans e ate hoje as farcs dominam 40 por cento do território colombiano
    na verdade isso de ter bases americanas significa que os políticos paraguaios estão alugando seu pais para forças estrangeiras
    na colombia eles ganham dinheiro para deixar os gringos por la ,mesmo sendo provado que a guerrilha continua e que pode virar um partido politico mesmo assim continuara pois terão políticos que ganham dinheiro com isso
    se a russia ou china oferecer dinheiro também terão bases no Paraguai ,até o PCC e o comando vermelho tem bases no Paraguai
    os políticos paraguaios são vendidos ao quadrado ,e essa atitude significa que eles irão apenas fortalecer o próprio movimento que eles querem destruir pois do outro lado a bolivia chile argentina podem até ajudar outro lado pois isso significa de certa forma fazer um equilíbrio,pois ninguém nem mesmo os políticos paraguaios acreditam em yankes fazem pelo dinheiro e por serem vendidos a qualquer um que pague mais

    • Isto e verdade, politicos e militares paraguayos são verdadeiras putas, se ‘deitam com qualquer um que pague” Contrabandistas, yankes, traficantes, marxistas, guerrilheiros, terroristas etc..

      Quem não se lembra do caso da lancha da marinha paraguaya que fazia escolta para contrabandistas e traficantes no rio paraná ?


      mas isto de as Farcs se tornarem partido politico e tão absurdo quanto aqui no brasil o PCC ou o comando vermelho se tornassem partidos e o Beira mar fosse candidato a presidência da republica, ridiculo.

      Se bem que temos uma president@ que roubava bancos :/

      • O FARC e um grupo politico que faz uso da luta armada. Se amanha a FARC abandonar a luta armada e se transformar num partido comum, isto nao novidade. O ex primeiro ministro de Israel, lider da LIKUD, foi um terrorista, com order de ser preso se pusesse os pes na Inglaterra, porque era lider de um grupo terrorista israelita que explodiu uma bomba num hotel em Cairo, Egito, onde concentrava um numero de oficiais ingleses. Entretanto foi eleito primeiro ministro e recebeu do Rei da Dinamite um premio NOBEL da paz. Quanto ao PCC e o Comando Vermelho se tornasse partidos, voce se esqueceu como surgiu a Mafia, a Camorra na Italia e como eles infiltraram no meio politico, social, cultural e de negocio. comercial,. industrial e financeiro dos Estados Unidos? Tudo e possivel!

      • As FARCs são um grupo criminoso nojento que saqueia vilas, sequestra seres humanos por anos,pratica terrorismo, e cultiva e trafica drogas.

        A são bandidos, e qualquer outra definição e relativismo moral puro, como achar que o que o PCC e O Comando vermelho fazem, não e nada mais que bandidismo vagabundo asqueroso.

      • capa preta o próprio governo colombiano esta negociando das farcs virarem partido politico
        para a colombia é melhor ter um partido do que um grupo guerrilheiro mais velho das américas
        a colombia seria um pais extremamente forte politica e financeiramente se conseguir isso
        e sobre o Paraguai é um balaio de gato ,mas cada povo merece os políticos que tem ,
        nos aqui no brasil fazemos campanha contra os estados unidos lançarem foguetes da base de alcantara ,imagina em tempo de paz o politico brasileiro deixar os gringos fazerem uma base militar em nosso território

      • Realmente o traidor do povo colombiano fez esse acordo traiçoeiro… o povo colombiano tinha que tirar ele do poder e enforcar em praça pública por traição e lesa-pátria…

      • As FARCs só continuam existindo pois possuem guarida através das fronteiras da Venezuela e Equador … e nada me tira da cabeça que o Brasil faz muita vista grossa pra eles também! Aí fica difícil da Colômbia dar cabo definitivo destes bandidos!
        Abraços,

  6. Senhores,

    oque me alegra diante de uma noticia dessa, é saber que estamos fincando nossa presença bem nas barbas dos gringos(como o mundo dá voltas, ainda que não me simpatize com o atual quadro politico, precisou termos um governo de esquerda para isso acontecer…).

    Chumbo trocado não dói meus conterrâneos: “Uma parceria entre Brasil e Cuba pretende transformar o Porto de Mariel, a 40 km de Havana, em um dos maiores da América Latina.” Noticia do Site da BBC Brasil de 31 de janeiro, 2012.

    E na Folha no dia 24/09/2013: “Cuba cria zona para atrair investimento estrangeiro a porto financiado pelo Brasil.” Isso é uma delicia, se é que me entendem…rs

    A partir daí meus caros, vem toda uma gama de possibilidades…

    Grato.

    • correto praefectus ,eu já havia falado isso de cuba e o tema do texto era o Paraguai também ,
      apesar que ,o Paraguai ter bases americanas vai apenas fazer aumentar a oposição ao governo Paraguai em seus próprios conterranios , e também dos Hermanos ,e isso para o Paraguai é muito perigoso
      sobre o mercosul , eles mereceram serem espirrados por um tempo ,agora o governo Paraguai depois de se reeleger vem ao brasil o primeiro pais de visita
      se o Paraguai fosse tao pro estados unidos iriadireto ver o Obama ,isso é claro se o Obama tivesse um lugar na agenda
      coitado de quem acha que o Paraguai vai sair do MERCOSUL ,pois o mercosul continua o maior mercado sulamericano
      já falei e volto a repetir quem torce contra o brasil sempre perde !!!!!!

    • PRAEFECTUS

      Nossa que noticia boa, finalmente o Brasil está agindo como um país rico e poderoso com interesses esternos.

      Muito bom!

      • Vou achar boa noticia quando eles nos pagarem, mas duvido, a divida será perdoada e outra obra sera feita com o nosso dinheiro.

      • rsrsrsrsrsrs… é a famosa boa vontade entre ESQUERDALHAS… mas com dinheiro e suor dos outros…

      • Totalmente absurda sua suspeita (ou seria tossida). Seja por medo de perder o Brasil como amigo ou por honestidade, de maneira alguma vão deixar de pagar.
        As consequências para a ilha seriam terríveis, perder o Brasil como paceiro e ainda se taxado de caloteiro somado ao embargo… quero ver eles não pagarem.

      • Informe-se melhor sobre o historico de Cuba, quanto a dever e pagar, e ai vc vem me dizer sobre tossida 😀 😀

        Essa grana já era!!!!1

      • Se eu fosse vc, carl, não esperaria pelo pagamento e sim pelo calote… procure se informar sobre as dividas do estado cubano… depois não venham com a desculpinha de que não pagaram porque estão sob embargo… rsrsrsrsr… desculpa típica de caloteiros… não pago porque não me deixam… rsrsrsrsrs…

  7. Em caso dos EUA tentarem nos invadir através desse vassalo, amarro a Vadea e coloco na frente de batalha, só pra ver o quanto os EUA demoram pra fuzilar e o quanto gostam de seus lacaios.

    • Em caso de invasão externa patriotas de araque, de boutique como você sãos os primeiros a colaborar com o inimigo…

    • Mas é o que eu tenho sempre dito constantemente aqui Sr.Empalador; e não me canso de dizer que:
      .
      “político safado e americanófilo,são tudo farinha do mesmo saco” ! …Hahhaahh

      • O “helvercio” da moeda também é verdadeiro… petralhas e esquerdalhas é que governam esse país atualmente e tem mostrado de fato o qnto são SAFADOS… estão limpando os cofres da nação e tem idiotas que os apoiam… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

      • Agressão gratuita detectada: Desculpem os amigos, mas:
        O Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, DIREITALHAS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas e agressivos).

  8. Bem feito ,feito , bem feito … diz uma tradução do Grande Livro.
    Nesta fui profético, o Paraguai simplesmente obedeceu sua legislação ao chutar Lugo, o Padre Comedor, do poder , foi o que eu disse, a legislação paraguaia foi obedecida e os comunas encabeçados pela múmia do chaves entraram em crise .
    Resultado , abortaram o Paraguai do Mercosul e entrujaram a Venezuela no mesmo, tudo ilegal e imoral .
    Agora ficam lá babando o ovo do novo presidente para voltar, … tomara que não volte ainda que rastejem… o mercosul é uma instituição desmoralizada tocada ideologicamente, e o Paraguai é um GIGANTE de enfrentar todos sozinho… rastejem e temam, porque isso é resultado de INCOPETÊNCIA.
    Bem feito, bem feito, bem feito.

    • Salve stadeu.
      .
      Sei não…, “Paraguai é um GIGANTE de enfrentar todos sozinho…”, — a ultima vez que deu uma de gigante, se tornou um pais de mulheres e velhos.
      .
      Melhor ter cuidado!
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Mas agora e´diferente esquerdopata, os mestres das guerras estao ao lado deles e ja ja a argentina se livra da coroa com boca deliciosa e cai nos braços do imperio novamente !

    • Com certeza… a PETRALHICE do governo atual botou tudo a perder… foram avisados… eu mesmo avisei… mas a ideologia bolivariana falou mais alto e cagaram e sentaram em cima desse assunto… toscos… também pudera… que é o orientador mor para assuntos estratégicos da presidencia ???. marco aurélio top top… rsrsrsrsrsrsrs… eles merecem uma figura cômica como essa orientando-os… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Agressão gratuita detectada: Desculpem os amigos, mas:
        O Brasil estaria bem melhor sem os TUCANALHAS, DEMONÍACOS, REDALHAS, TRENSALHEIROS, LADRÕES, CORRUPTOS, PRIVATEIROS, DIREITALHAS, SAFADOS…. kkkkk (resposta padrão para comentários idiotas e agressivos).

  9. Ótima notícia… mas bota ótima nisso!!!!!!!!!!!!!!
    Tomara que seja construida uma super-mega-hiper base americana em solo paraguaio…
    Dessa forma o Paraguai ganha um dinheirinho por arrendamento, além de aperfeiçoar sua própria defesa……………….e……………

    ………………E aqui no Brasil, quem sabe os abestados brasileiros que dão força para nossas defesas de xirico, caiam da rede de dormir e se acordem para nosso verdadeiro reequipamento e fortalecimento militar brazuca. Pois essa de 36 caças podendo serem expandidos para 100 e pouquinhos mais, para defender um subcontinente, não dá para aceitar. Mas….. e cadê nossa FAB? A Força Ausente Brasileira (as asas que protegem o Brasil, só se for de pombos).


    Que sejam bem vindos os marines as terras paraguaias. usauhasuashuasaususah!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. WikiLeaks: EUA treinaram policiais e militares paraguaios

    “O treinamento de membros das forças de segurança paraguaias é um dos principais elementos da política dos Estados Unidos para o país. Durante os anos do governo Lugo, deposto num impeachment-relâmpago em junho de 2012, a agência de assistência do Departamento de Estado, a USAID – investiu US$ 9 milhões em treinamento policial só nos anos de 2009 e 2010.

    Natalia Viana e Jessica Mota, Agência Pública / Vermelho

    Mas além da USAID, milhões de dólares vindos de outras fontes foram aplicados no Paraguai.

    Por exemplo, o Global Peace Operations Initiative, programa do Departamento de Estado, em 2009 destinou US$ 4 milhões aos paraguaios que fazem parte das forças de paz no Haiti; o treinamento do Batalhão Conjunto de Forças Especiais do Exército recebeu US$ 5,7 milhões em assistência militar; e o programa anti-narcóticos do Departamento de Estado (INL) alocou US$ 753 mil no país em 2009 e 2010, segundo relatório da embaixada em Assunção.

    Entre 2005 e 2010, foram quase mil militares e policiais paraguaios treinados pelos EUA. Os cursos abordavam de direitos da propriedade intelectual a treinamento de contra-insurgência e combate ao terrorismo, entre outros temas, e se realizaram em diversos locais, dentro e fora do Paraguai. Promotores, juízes, fiscais alfandegários (Aduanas, em espanhol) e diplomatas também receberam treinamento dos americanos.

    Não se tratava apenas de treinar as forças militares, mas de investir na formação de oficiais que ocupariam cargos de comando. Como os dois altos oficiais da Armada (Marinha) que seriam retirados por Lugo em 2009, em meio a rumores de planos para um golpe militar no país.

    Outros oficiais treinados se tornariam peças-chave no governo de Federico Franco. O novo chefe do Estado Maior das Forças Militares, o general Pedro Aristides Baez Cantero, por exemplo, participou de um curso em outubro de 2005 no Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa em Washington. O novo Chefe de Estado Maior da Armada, também foi convidado a viajar aos EUA para participar de um curso de Gerenciamento de Crises em Washington em maio de 2009.

    Em setembro do mesmo ano, os EUA financiaram a viagem de outros futuros membros do sistema de Defesa de Franco à base militar de Fort McNair, em Washington, para um treinamento sobre “Carreiras civis para Defesa”. Um deles era o vicealmirante Pablo Ricardo Luis Osorio Fleitas, nomeado comandante da Armada cinco dias depois da posse de Franco, em substituição ao Almirante Benitez Frommer. Frommer foi compulsoriamente passado para a reserva por ter desmentido a versão de que o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, teria tentado insuflar um golpe militar em defesa de Lugo.

    Angel Damian Sabino Chamorro Ortiz, que se tornaria secretário geral do Ministerio da Defesa de Franco, participou não só do treinamento em Fort McNair, mas também de um curso no Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa em Washington, em 2008, sobre “Coordenação Inter-Agências para o Combate ao Terrorismo”.

  11. Como diria a grande filósofa Tetê Espíndola: “Estava escrito nas estrelas”. Após ter sofrido o golpe baixo dos seus “parceiros” de MERDO, ops! MERCOSUL, sendo suspenso para que a Venefavela do caudilho bolivariano fosse empurrada para dentro do bloco (uma conspiração com o selo Foro de SP de qualidade) nada mais natural que os paraguaios buscassem uma saída para a situação que se apresentou. E nada mais natural que os EUA, preocupados com o trânsito de terroristas e de recursos para os mesmos na tríplice fronteira, se apresentassem como tal.

    Com tal movimento, os EUA instalam-se de forma decisiva no interior do continente sul americano podendo monitorar de perto o que acontece na tríplice fronteira evidenciando ainda mais o fracasso da diplomacia dos atabaques atualmente praticada no Brasil que, em nome das nefandas posições ideológicas do Foro de SP, continua dando seguidos tiros no pé e enfraquecendo a posição do Brasil no mundo. Algo que comentaristas como eu,o Vader e o Blue Eyes já vínhamos alertando sobre isso há muito tempo. E os pastéis de vento remunerados pelo Tio Rui se recusavam a enxergar embora estivesse bem na cara deles.

  12. A Colômbia divide com o Paraguai a lista de maiores preocupações dos nossos generais.
    Não é a toa que a brigada de operações especiais foi transferida pra lá.
    E como sempre, os chupa rola dos EUA, malditos traidores da pátria, ficam infectando o Brasil, vermes.

    • Quem infecta o Brasil são parasitas como você, pseudopatriotas cujo único ofício na vida é patrulhar a internet no intuito de combater aqueles que realmente falam a verdade e não o mundo farsesco de fantasias que os seus patrocinadores querem empurrar goela abaixo!

    • A sede da Bda Op Esp é em Goiânia, e suas unidades ficam todas no Planalto Central, com exceção da 3a Cia Op Esp, que fica na Amazônia.

      Mais uma vez o senhor mostra que não sabe patavinas do que fala.

  13. E qual é o problema nós, o que isso muda?:)
    Tanto faz como tanto fez para a America do Sul… Agora para o Paraguay a coisa pode ficar mais complicada, uma vez que esse ficará totalmente isolado, pelos seus vizinhos, a qualquer momento.
    E mesmo para os norte-americanos os ganhos com isso são medíocres, apenas vão conquistar mais desconfiança na região.
    Parabéns…

  14. por LUCENA.
    .
    .
    .

    O Paraguai com uma base americana,qual é o grande mal para o Brasil,se há tantas na Colômbia,outra no Chila,provavelmente haverá no Paru e dai?
    .
    O Paraguai depende muito mais do Brasil e da Argentina do que dos EUA com sua base e provavelmente será mais um ingrediente para o imenso barril de pólvoras que é a problemática social paraguaia.
    .
    A nação indígena paraguaia nunca fora representada pela elite branca europeia que é governada por um contraventor pelas leis do Brasil.
    .
    Para acalmar o mega contrabandista paraguaio,basta o governo brasileiro apertar ou afrouxar o contrabando de cigarros que são produzido pela industria do ilustre canastrão paraguaio.
    .
    O Grande perigo para o Brasil é com relação a força indígena que se esconde dentro do Paraguai e que o governo americano maquiavélico com é,pode aproveitar para uma futura ação “humanitária” no Brasil..Rsrrsr
    .
    Colaborador para servir de testemunha para a ONU e as mídias do sistema satânico,eles já tem; basta vê o quê os 5° colunas,os agentes anti-Brasil;fazem para agradar a sua vaca-sagrada !
    .
    .
    “Político safado e americanófilos são tudo farinha do mesmo saco! ”

  15. é como eu falo sempre os eleitores do psdb agora tem que viver torcendo para o paraguai , nem o psb quiz ser vice do tucanalha do aecio never viraram torcedor do cavalo paraguai .acham os acefalos que o paraguai ira sair dooutro erro acharam que o paraguai vai ser agora na lingua dos ridiculos um estado de direita na verdade o paraguai esta virando um boi de piranha apenas isso pois é facil dos gringos entrarem mas para sair é demorado , os gringos vao dividir o paraguai como fizeram na alemanha , na coreia , e no vietna em que tomaram ferro no rabo para deixar de ser otario quem torce contra o brasil sempre sai derrotado tucanalhas

  16. Bastava que o governo PETRALHA se oferecesse antes que os yankes para exterminar o EPP… mas ai não podem, pois seria ideologicamente inaceitável para a malta esquerdalha que habita Brasília… então fiquemos a ver como as coisas se darão no futuro geopolítico da AL… e os yankes agradecem os esquerdalhas brasileiros… vai ser a mesma coisa na Colômbia… deixe só os republicanos voltarem ao poder… se omitir não é a melhor política regional a se seguir pelo Brasil… pipocarão inúmeras guerrilhas na AL daqui para frente, por culpa única e exclusiva dos bolivarianos de fora e de dentro do Brasil…

  17. A tempos venho falando bases na colombia, agora no paraguay estamos cendo cercados querem ver um grande bate boca dos americanos é só o Brasil junto com os paises do grupo BRICS criarem um base no teritório brasileiro ja pensaram nisto.

  18. Realmente não vejo nada de preocupante com a notícia…
    Há décadas os EUA já vêm firmando presença na Colombia… e se quisessem uma presença ainda mais acentuada já teriam conseguido, mas estão muito mais ocupados com o Oriente Mérdio para se preocuparem tanto com a América Latrina… a posição do governo americano parece estar mais focado nas ações pontuais em território latino americano com incursão das forças especiais… o que faz total sentido… jihadista (certo ou errado) age por ideologia e mesmo com uma pedra na mão parte pro ‘vamo vê’… na américa latrina tem muito pilantra pra corromper financeira e ideologicamente… não precisa de muitos recursos para tal…

    Também acho complicado criticar nossos vizinhos em alguns pontos….

    1. O crescimento paraguaio é muito mais acentuado que o brasileiro:

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,paraguai-deve-crescer-cinco-vezes-mais-que-o-brasil-em-2013-diz-cepal,160027,0.htm

    2. Chile caminha para ser o primeiro país “rico” da região… em partes pela continuidade das políticas adotadas durante a ditadura (diga-se de passagem muito mais violenta do que a instaurada no Brasil):

    http://veja.abril.com.br/170908/p_124.shtml

    E especificamente sobre a Guerra do Paraguai:

    Como todos sabemos o Paraguai foi dizimado… mas pensem comigo: Brasil + Argentina + Uruguai para derrotar o Paraguai? E mesmo assim foram 5 anos de guerra… imaginem o preparo que o Paraguai teve para o conflito? Enquanto tínhamos 35 negros e mulatos para cada branco no nosso exército imperial, o
    Paraguai já havia extinguido o analfabetismo… Como sabemos um soldado patriota e motivado vale muito mais que diversos mercenários…
    E o pior é que o Brasil havia acabado de modernizar seus equipamentos mas (pasmem) as tropas brasileiras não estavam devidamente treinadas para o uso das mesmas… em muito a Guerra do Paraguai foi uma das últimas em que se usou baioneta em larga escala…

    A situação só mudou quando assumiu o Conde D’Eu, esse com experiência militar Espanhola conseguiu dar um upgrade no treinamento das tropas brasileiras… e desconheço qualquer batalhão brasileiro que o homenageie com seu nome…

    Recomendo para leitura os dois artigos abaixo sobre a Guerra do Paraguai… as fontes são idôneas!

    http://www.uff.br/comunicacao/holocausto/05-11.htm

    http://bndigital.bn.br/guerradoparaguai/artigos/Adler%20Armamento%20da%20Guerra%20do%20Paraguai.pdf

    • MANGANO era outro tempo meu caro.
      Para começar o Brasil nem exercito tinha,somente fortificações nas cidades importantes e milicias enquanto o Paraguai se preparou e treinou anos para nos atacarem mantidos por baixo dos panos pela Inglaterra e ajudados pelos EUA.
      O soldado Brasileiro usava bacarmarte e pistolas de um tiro so enquanto os Paraguaios usavam rifles de repetição recem inventados nos EUA.
      No começo foi duro pra nós pelo poderio deles e por conhecerem a região.
      A tropa que saia daqui quando la chegava estava dezimada por doença e fome.
      Quando a guerra mudou a nosso favor e nesse periodo a maioria das forças eram Brasileiras fomos duros sim e morreram todos os homens com mais de 6 anos e uma jovem paraguaia so encontrava para casar um menino de 6 anos.Ate hoje a população deles a maioria é mulheres.
      Não foram vitimas não e pagaram o preço da ousadia.

      • COMPLREMENTANDO…Poderiamos termos integrado as mulheres deles conosco e hoje serem um Estado nosso mas constituimos um governo deles e os deixamos livres.
        Deveriamos era termos extinguido mesmo aquela merda la.

  19. Então quer dizer que tem bostérico que acha que um pais deve forçosamente permitir acesso a outro né,isso estra na ONU né !
    Que ONU merda nenhuma nada esta acima da constituição Brasileira.
    Quer acesso pague por ele.
    O que aquela merda la o Paraguai seria na vida se não fosse as benesis do Brasil ?
    Não gastaram um conto em Itaipu,entraram com pequena mão de obra enquanto o contribuinte Brasileiro foi descontado por decadas em contas de luz para pagar aquela merda la.
    Assinaram um acordo que não respeitaram e nosso governo babaca abriu as pernas pra eles.
    Recebe cota de eletricidade acima de suas necessidades ou seja ganham encima da gente de todos os lados e ainda nos são hostis pois abarrotam de entorpecentes,drogas e todos os tipos de ilicitos nosso territorio.
    E tem filho da puta Bolivarianinho de merda que ainda acha que deveriamos sermos mais bonzinhos com eles.
    Pra mim Paraguai e Bolivia ja deveriam terem sido anexados pelo Brasil e lhes garanto que grande parte do povo deles iam adorarem.
    Ja tem algum tempo que eles se venderam pros EUA ja cansei de citar isso em muitas materias antigas aqui mesmo.
    Veremos qual sera o posicionamento dessa Quadrilha dos Irmãos Petralhas que de tão safados que são apesar das espionagens estão esperando passarem as eleições para entregarem Alcantara a Yankees.

    • maluquinho você alguma vez nesses anos viu ele acertar alguma coisa é apenas um torcedor uma tilider dos estados unidos apenas isso ,
      Paraguai apenas vira um boi de piranha e pronto o resto é apenas kaozada da suposta direita ,mas esta mais para um bando de sionista ridiculo

    • “Que ONU merda nenhuma nada esta acima da constituição Brasileira.”… os PETRALHAS cagam em cima da CF diariamente e não vejo vc se descabelar por isso… não tente me enganar com essa choradeira… rsrsrsrsrs…
      Chora bananeira, chora… rsrsrsrsrsrs…

      Só para seu conhecimento, mané:

      “A nova guarda pretoriana de Dilma Rousseff

      Alteração do decreto de criação da Força Nacional é inconstitucional e quebra pacto federativo, na medida em que confere ao Poder Executivo força policial própria.”

      http://reporterbrasil.org.br/2013/04/a-nova-guarda-pretoriana-de-dilma-rousseff/

      Isso, sim, que é desrespeito a CF… e ninguém fala nada…

  20. Se Americanos acham que o contrabandista Cartes vai lhe ceder espaço tão desejado a tempos como ficaria a cara dos Americanos se fora Chile,Paraguai e Colombia o resto da America do Sul não apenas se enchesse de armantos mas tambem de bases Chinesas e Russas.
    Jamais os EUA conseguirão se apoderarem na marra da America do Sul,os tempos mudaram e os atores são outros.
    Embreve terão ate Russos e Chineses cheirando seus cangotes no Mexico.

Comentários não permitidos.