Rússia não aceita desdobramento de defesa antimíssil americana na Europa

Oleg Nekhai

No sul da Romênia, começou o desdobramento do complexo de defesa antimíssil (DAM) europeu, desenvolvido pelos EUA e a OTAN. Na antiga base aérea em Deveselu, será implantado para 2015 um complexo multiuso de mísseis norte-americano Aegis, equipado com foguetes de intercessão Standard 3. O complexo pode intercetar foguetes balísticos de médio e pequeno alcance.

A Rússia, em princípio, não aceita o desdobramento de elementos de DAM americana na Europa, em particular na Romênia e na Polônia. Estes planos ameaçam as forças nucleares estratégicas do país, tanto as Tropas de Misseis Estratégicas (RVSN), como as tropas nucleares navais, ressalta Mikhail Khodarenok, membro do Conselho Social junto da Comissão Militar Industrial do Governo da Federação Russa:

“A instalação de sistemas antimíssilna proximidade imediata de regiões posicionas das RVSN e zonas de serviço combativo dos nossos submarinos estratégicos pode enfraquecer consideravelmente o golpe de resposta contra o eventual inimigo. Portanto, a posição da Rússia é inalterável nesse sentido: estes planos podem prejudicar-nos substancialmente”.

A posição de peritos russos nesta questão muito importante para a segurança nacional é unânime: a instalação de elementos de DAM na Europa pode frustrar o potencial nuclear estratégico da Rússia. Por isso a posição russa continuará a ser inalterável, diz o diretor do Centro de Conjuntura Estratégica, Ivan Konovalov:

“No último ano, a situação tornou-se um pouco menos crítica, porque a retórica belicosa nos anos anteriores atingiu o cúmulo. A parte russa foi disposta a empreender medidas extremas, mas, com a ajuda das conversações, foi alcançado um certo consenso. Mas, infelizmente, as partes não chegaram a um acordo concreto. Por isso a Rússia continua a defender suas posições”.

Os americanos se recusam garantir juridicamente que o sistema de DAM americano não seja orientado contra a Rússia, limitando-se apenas a asseverações verbais. O problema não consiste em que o desdobramento do sistema global se tornou para os EUA uma ideia fixa, aponta Ivan Konovalov:

“Trata-se de vontade dos Estados Unidos de criar uma cortina de ferro em torno do país contra eventuais ataques de mísseis do exterior. Por isso eles estão dispostos a empreender quaisquer medidas para alcançá-lo. Quanto a garantias da não-orientação do sistema de DAM contra a Rússia (uma forte potência nuclear), os americanos, sem dúvida, não querem concedê-las, porque tal destruirá sua conceção de construir um escudo antimíssil nomeadamente em torno dos Estados Unidos. Quando os americanos falam da proteção da Europa, este já um segundo elemento de sua conceção. A principal tarefa dos Estados Unidos e do Pentágono é desdobrar um sistema de DAM em torno deles”.

As possíveis medidas concretas por parte da Rússia em resposta à instalação de elementos de DAM já foram anunciadas reiteradas vezes, destaca o perito. São o desdobramento de complexos de mísseis Iskander na região de Kaliningrado e certas ações das RVSN, desde que sejam dadas, naturalmente, as respectivas disposições da direção do país.

Ao mesmo tempo, o reinício da confrontação política entre a Rússia e os Estados Unidos não é vantajosa para nenhuma das partes. Atualmente, pelo contrário, ambos os países devem atuar em conjunto, resolvendo, por exemplo, os problemas da luta contra o terrorismo internacional.

 

Fonte: Voz da Rússia

10 Comentários

  1. Estranho.
    Não dizem que os novos ICBMs russos podem penetrar em qualquer sistema de defesa anti-míssil com seus veículos de reentrada manobráveis?

    Acho que os americanos tem todo o direito de construir seu escudo anti-míssil em qualquer país da OTAN. No fundo a Rússia esperneia porque sabe que não poderia vencer uma nova corrida armamentista contra os EUA, mesmo com toda a crise.

    • Boa pergunta, amigo… e ótima constatação… isso não seria bom para nós, mas na atual situação política, pode vir a ser uma ajuda e tanto para o povo brasileiro num futuro próximo… quem tem ouvidos para ouvir que ouça…

    • Os ICBM são “lentos” na subida, quando podem ser mais facilmente destruídos. Essa é a preocupação dos russos com um sistema de defesa colocado alí ao lado. Depois que o ICBM atinge sua velocidade normal e faz a curva lá em cima para disparar sua múltiplas ogivas…aí já era. Não tem defesa mesmo.

  2. Papo vai papo vem e o resultado é mais bombas atômicas pelo mundo, vindas justamente daqueles que se arvoram o direito de determinar quem podem telas.
    E nós, com nossos políticos bunda suja, nos arriamos de quatro para essa farsa burlesca abrindo mão de nosso soberano direito de nos protegermos nos mesmos termos.

  3. Julio BRASILeiro
    31 de outubro de 2013 at 8:15

    Papo vai papo vem e o resultado é mais bombas atômicas pelo mundo, vindas justamente daqueles que se arvoram o direito de determinar quem podem telas.
    E nós, com nossos políticos bunda suja, nos arriamos de quatro para essa farsa burlesca abrindo mão de nosso soberano direito de nos protegermos nos mesmos termos.==== Falou é disse, tavorich, é um fato comprade..Sds.

  4. Os EUA tem levantado esse projeto problemático, pois ja ocorreram diversos discursos em que a Rússia não vai aceitar algo que diminua seu poder dissuasório…os dois países estão certos e errados ao mesmo tempo. Pois os EUA tendem a querer proteger seus interesses na OTAN, e a Rússia seus próprios interesses e interesses de seus aliados.Mas aqueles que pesquisam a fundo sabem muito bem que isso não limita (apenas restringe em certo angulo) o poder nuclear russo, e provo isso com uma simples matéria que correu pelo Poder Naval, onde um submarino da classe Akula, realizou seu objetivo de contornar todo o golfo do México (nas costas do tio sam) sem ser visto ou detectado por nenhuma tecnologia americana, e pra piorar, o submarino só se deixou detectar no final do trajeto por ordem de seu capitão, deixando de forma implícita uma resposta para os militares americanos…”Vocês até podem criar um escudo anti mísseis, mas isso não nos impede de atacar vocês sem nem ao menos sermos vistos.”
    Por isso procurem ver melhor essa questão, a Rússia não precisa de escudo anti mísseis, prestem atenção no quanto eles estão investindo nessa e em outras classes de submarinos.

    • Não podemos ser enganados e achar que eles se pegarão em uma guerra atômica… mesmo no auge da guerra fria isso parecia descabido, muito menos hoje… acredito, sim que, um terceiro elemento possa ser a bola da vez, desde que haja consenso entre russos e americanos… estou falando da China… a China potencia bélica não interessa nem a russos e muito menos a americanos… teremos que nos preocupara é se houver entre esses dois atores um acordo sobre o oriente… eu acho que os americanos estão cercando os russos para poderem dar um ultimato no sentido deles, os russos, se posicionarem sobre a questão chinesa… se isso acontecer, a China já era… resolverá a questão levantada pelo JOJO do excesso de capitais voláteis que a economia mundial tem… e vcs verão uma China reconstruida, porem ocupada, como o Japão e a Alemanha… o xadrez mundial é esse ai… se dará certo, é outra questão… acredito que no final o mundo será unificado pela nova Roma que nasceu em Veneza… saudações…

      • Lembrando que se isso acontecer, os EUA se livrarão de seu maior credor… e assim o dólar continuará a ser a moeda padrão, assim como tchau tchau BRINCs…

Comentários não permitidos.