Alemanha expulsará diplomatas dos EUA envolvidos com espionagem

Hans-Peter Friedich

O ministro do Interior da Alemanha, Hans-Peter Friedich, advertiu nesta terça-feira os Estados Unidos que, se for comprovado que um de seus diplomatas espionou ou infringiu a lei alemã, o mesmo será expulso do país. Em entrevista à emissora pública alemã ARD, o ministro alemão assegurou que, se as informações sobre a espionagem ao governo alemão forem confirmadas, “haverá as correspondentes consequências” e, portanto, “é correto o que escutam agora”.

“Está bastante claro que, se alguém aqui na embaixada ou em algum outro lugar for responsável ou culpado neste assunto, será sancionado e, se for diplomata, deverá abandonar o país”, afirmou Friedrich. Neste aspecto, o ministro acrescentou que essa “não seria a primeira vez que um diplomata seria expulso de uma embaixada” do país.

Friedrich ressaltou que o essencial neste momento é esclarecer o que o ocorreu e considerou que a Alemanha e EUA devem “responder em conjunto” as perguntas suscitadas em torno do programa de espionagem americano em solo alemão. De acordo com o ministro, neste momento, as autoridades americanas não têm respostas para muitas de suas perguntas.

Além disso, Friedrich se mostrou convencido de que, como consequência desse escândalo, a Alemanha deve repensar os acordos de transmissão de dados com os EUA e melhorar a segurança das comunicações, tanto no distrito governamental de Berlim como no conjunto da rede europeia.

No entanto, durante a entrevista citada, Friedrich enfatizou o fato de ser necessário “não cometer o erro de pôr em dúvida” o conjunto das relações bilaterais entre ambos os países, que qualificou de “boas e necessárias”.

Por sua parte, o comissário do governo alemão para a proteção de dados, Peter Schaar, pediu aos sócios europeus para que não atrasem a nova direção que fixará regras mais estritas para as empresas tecnológicas americanas que operam na UE. Segundo ele, esta norma deveria ser aprovada antes das próximas eleições ao Parlamento Europeu.

Schaar se mostrou a favor da proposta da Eurocâmara para suspender o acordo de transferência de dados bancários, assinado com os EUA com base na luta antiterrorista, até que se esclareça o escândalo de espionagem dos serviços secretos americanos à Europa.

EFE

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Schaar se mostrou a favor da proposta da Eurocâmara para suspender o acordo de transferência de dados bancários, assinado com os EUA com base na luta antiterrorista, até que se esclareça o escândalo de espionagem dos serviços secretos americanos à Europa.==== E são países aliados..imaginem o BRASIL p eles…viu dona.Sds.

  2. Aprenderam??? Quanto mais se abaixa a cabeça, mais aparece a bunda.
    Saber se impor e exigir respeito é uma coisa, ficar fazendo lero, lero é outra. Se bem que estão fazendo este barulho por que veio a público, pois todo mundo já sabia destas espionagem… viu dona. (usando as referências do Giancarlos…)

  3. O pessoal que pedia pro Brasil expulsar embaixador no caso da FAB deve estar pedindo pro Brasil fazer a mesma coisa agora com relação à espionagem americana não é??

    Não??

    Mas que justiça é essa então?? Tem que fazer igual à Alemanha faz ué, não é assim que é justo??

    Valeu…

    • Já falou com a Dilminha já Francoorp? Pq até agora só ouvi mimimi dela e uma exoneração (deveria ser fuzilamento) de uns ‘nacionais paisanos’ que estavam envolvidos no caso….

    • Fuzilamento é morte pra quem tem honra de soldado Bacha..

      Certo elemento deveria ser preso e os presidiários cuidarem dele com carinho… e com uma corda de lençóis… o método no Brasil é diferente, a pena de morte só não é oficial!!

      Mas foi vergonha deixar passar em Branco assim.. por enquanto pelo menos passou em branco!

      Valeu!!

  4. Quem comenta sobre diplomacia em termos pessoais costuma falar merdas… um país não é a casa da gente, onde podemos tomar atitudes pessoais e não sofrermos com tais ações desvairadas… lembremo-nos do principio da reciprocidade… qualquer ação deve ser tomada a luz dos interesses internacionais de cada país e não pela vontade eivada de ideologias de alguns… qualquer movimento errado no tabuleiro geopolítico pode custar algumas centenas de milhões de dólares em prejuízos… não é coisa para amadores… saudações…

  5. Para os EUA a Alemanha é um inimigo derrotado e ocupado militarmente. Se os alemães tinham a ilusão , quanto aos americanos os verem como amigos, esta ilusão acabou. Cabe aos alemães, estudarem quais retaliações contra aos EUA podem ser efetivadas. Podem os alemães, também concluir que não possuem condições no momento, para retaliar, e então, a solução é ficar quieto. O tempo dirá!

Comentários não permitidos.