A hegemonia dos EUA está perto do fim

Nikita Sorokin

O famoso geopolítico e “falcão” norte-americano Zbigniew Brzezinski constatou no período final da sua vida o fim da hegemonia global dos EUA.

Contudo, os Estados Unidos continuam a lutar com o mesmo vigor pela liderança mundial, se bem que usando novos métodos.

Ao discursar na Universidade Johns Hopkins (Washington) durante a apresentação de um livro escrito sobre Zbigniew Brzezinski por seus antigos colegas e alunos, o próprio político colocou inesperadamente em causa o trabalho de toda a sua vida e que foi o reforço da hegemonia mundial dos EUA. Segundo Brzezinski, o domínio dos Estados Unidos, que se manteve ao longo de 13 anos após o fim da Guerra Fria, pertence ao passado e, provavelmente, não será restabelecido num futuro próximo.

O domínio global dos EUA se desmoronou por duas razões principais, explicou à Voz da Rússia Dmitri Suslov, membro do Conselho de Política Externa e de Defesa. A primeira razão, nas suas palavras, foi a grande redistribuição, que se iniciou em meados dos anos 2000, da influência política, econômica e militar mundial provocada pelo crescimento dinâmico de novos centros de poder e do ressurgimento dos antigos:

“Países como a China, a Índia, o Brasil, a Turquia e a Rússia começaram a crescer com ritmos muito elevados. Também começaram a crescer, respetivamente, as suas capacidades incluindo nas esferas militar e político-diplomática. Outra das razões principais foi a grande quantidade de erros cometidos pelos Estados Unidos. Eles tentaram transformar a hegemonia suave dos tempos de Clinton, nos anos de 1990, numa hegemonia à força. Mas dessa forma eles apenas aceleraram o fim da sua hegemonia porque não conseguiram cumprir os objetivos colocados pela administração Bush, criaram protestos por parte de muitos centros de poder mundiais, viraram contra si uma grande parte da humanidade e dessa forma minaram as suas próprias posições. No fundo, o fim da hegemonia norte-americana ocorreu perto do fim da presidência de George W. Bush.”

O domínio norte-americano sempre foi questionado. Muitos países ou grupos de países desafiaram os Estados Unidos ao longo das décadas do pós-guerra, recorda o vice-diretor do Instituto dos EUA e do Canadá Valeri Garbuzov. O atual presidente estadunidense Barack Obama admitiu a existência de um mundo multipolar e a necessidade de se ter em conta os interesses dos outros intervenientes da política mundial. Isso comprova que os EUA entendem as mudanças que ocorrem no mundo.

Ainda não chegou, porém, o tempo em que se possa falar do fim da liderança norte-americana, considera Valeri Garbuzov:

“Se considerarmos todos os indicadores econômicos e os dados sobre o poderio militar, claro que os Estados Unidos da América são a potência dominante global e os EUA têm como objetivo manter a sua liderança. Eu penso que eles irão conseguir. Eu penso que é prematuro dizer que o domínio dos Estados Unidos da América pertence ao passado.”

No entanto existe um fator fundamental que é bastante nivelador dos esforços dispendidos pelos EUA para a manutenção das suas posições de liderança. Se trata, na opinião de Dmitri Suslov, da generalização da força pelo mundo. Nas condições da globalização, a força está distribuída entre muitos intervenientes, que podem ser Estados ou não. As organizações terroristas, por exemplo, obtiveram hoje uma capacidade militar que historicamente pertencia apenas a Estados.

Dessa forma, o próprio ambiente internacional se adensa e altera de uma forma que torna impossível por princípio que se fale da hegemonia de um, ou mesmo de vários, países. A “primavera árabe” demonstrou os limites da influência política externa dos EUA, assim como o fato de Washington já não ter a capacidade para moldar os acontecimentos no mundo da forma que gostaria.

 

Fonte: Voz da Rússia

68 Comentários

  1. “Outra das razões principais foi a grande quantidade de erros cometidos pelos Estados Unidos. Eles tentaram transformar a hegemonia suave dos tempos de Clinton, nos anos de 1990, numa hegemonia à força.” Perfeito, sem mais.

  2. Excelente texto

    Daqui a pouco vai começar a lamuria

    “O PT o PT o PT o PT”

    ” o Lula o Lula o Lula o Lula”

  3. os americanos poderão não ser a maior economia do mundo, perdendo pra china, mas continuaram a ser a maior potencia do mundo, por muito tempo ainda.

      • concordo com você me caro, mas não acredito que os estados unidos vá perder seu posto de maior potencia por tão cedo. caso ocorra haverá uma verdadeira quebradeira mundial e coitado de nós brasileiros, vamos afundar junto com eles e o mundo.

      • Eles estão a beira de entrarem numa crise economica mais profunda e sem perspectiva a curto prazo de resolve-la e por todo seu gigantismo isso significa a falencia total ou a morte.
        O comunismo se destruiu pela ignorancia de quem não tinha filosofia e somente doutrina do beco e o capitalismo se destroi na ganancia e na burrice pois não se gasta lucros em nada na vida e sim usa-se lucros para aumentar negocios e lucris virão com o tempo.
        Então temos a oportunidade de usarmos tudo isso como exemplo e criarmos modelo novo onde o gigantismo e a ganancia so dificultam e a multiplicidade e o pequeno ajustado rende mais.
        Priorizar banco comum BRICS e livre comercio sul-sul é a saida.Servir de nutrientes a Europeus Ocidentais ou fonte abastecedora Americana é ficarmos na merda e privarmos nosso povo de sobreviver.
        O chamado anteriormente de terceiro mundo esta com a faca o queijo e a goiabada não mão e basta esquecer seculos de escravidão e libertar-se interiormente de seu proprio complexo de inferioridade adiquirido como sequéla.
        Não tem outra saida que não seja assimetria e ela chama-se ousadia e versatilização criando-se modelo proprio.

  4. Ao discursar na Universidade Johns Hopkins (Washington) durante a apresentação de um livro escrito sobre Zbigniew Brzezinski por seus antigos colegas e alunos, o próprio político colocou inesperadamente em causa o trabalho de toda a sua vida e que foi o reforço da hegemonia mundial dos EUA. Segundo Brzezinski, o domínio dos Estados Unidos, que se manteve ao longo de 13 anos após o fim da Guerra Fria, pertence ao passado e, provavelmente, não será restabelecido num futuro próximo.=== Ainda bem q ñ foi eu quem viu e disse…já vai tarde e fora de hora…já foram?!?! Vivas a Marte..sds.

  5. por LUCENA
    .
    .
    .

    “(…)Contudo, os Estados Unidos continuam a lutar com o mesmo vigor pela liderança mundial, se bem que usando novos métodos.(…)”
    .
    .
    Que métodos cara pálida…Rsrsrs…o terrorismo internacional e o combata as drogas,dependendo de onde está no planeta pois aqui,a mentira é o combata às drogas,como bandeira falsa.
    .
    Já está mais do que comprovada pela bisbilhotice americana,que esse papo de combate ao terrorismo,que fora impetrada pelos talibãs através de um agente da CIA (Bin Laden),pelo ataque 11 de setembro nos EUA e se espalhou pelo mundo a fora.
    .
    Os EUA estão disposto a tudo para se manter na liderança,pois a sua integridade geopolítica interna(estado-nação) poderá está em risco com mais uma nova guerra interna,ou seja,uma guerra civil.
    .
    Eu não sei até onde,a sociedade americana poderá absolver os inúmeros servidores militares despregados a não ser,a iniciativa privada,o crime organizado por exemplo,como ocorreu na Russia onde a máfia de lá soube utilizar essa mão-de-obra ociosa…rsrsrs
    .
    .
    *************************
    .
    AS REVELAÇÕES DE IGOR PANARIM.
    .
    do texto cujo o título original é: EUA entrarão em guerra civil e irá se desintegrar em 2010, diz analista Russo
    .
    .
    A crise econômica atual e uma futura guerra civil nos Estados Unidos vão impulsionar a divisão da maior potência do planeta em repúblicas que ficarão sob influência de diversos países. A opinião é do analista russo Igor Panarin, um ex-agente da KGB que atualmente lidera a formação de diplomatas no Ministério das Relações Exteriores, em Moscou. Apesar de improvável, sua tese vem ganhando espaço na mídia russa nas últimas semanas.
    .
    “Há entre 45% e 55% de chance de que a desintegração dos Estados Unidos aconteça”, disse Panarin, em entrevista do Wall Street Journal.
    .
    O especialista em relações EUA-Rússia acredita que, apesar de um quadro como esse não ser o melhor para Rússia em curto prazo, já que o país depende muito do dólar e do comércio com os americanos, a queda dos Estados Unidos colocará a Rússia novamente em destaque no cenário internacional.
    ..
    Para Panarin, no próximo outono, a imigração em massa, o declínio econômico e a degradação moral levarão os Estados Unidos a uma guerra civil, que causará o colapso do dólar. Aproximadamente no fim de junho ou no começo de julho de 2010, segundo ele, o país, que então será comandado por Barack Obama, acabará dividido em seis partes – inclusive com o Estado do Alasca sendo revertido ao controle russo.
    .
    Depois de passarem uma década sendo desacreditadas, as idéias de Panarin vêm sendo discutidas por especialistas locais, além da cobertura estatal russa, segundo o WST. Recentemente ele apresentou sua teoria em uma discussão no Ministério das Relações Exteriores. Na TV, um jornalista disse que as teorias de Panarin “refletem o alto grau de antiamericanismo existente na Rússia hoje em dia”.
    .
    .
    Estados Divididos
    .
    A previsão de Panarin é baseada em dados da FAPSI, órgão russo equivalente à Agência Nacional de Segurança americana. Ele crê que problemas econômicos e demográficos provocarão uma crise social nos Estados Unidos. Quando isso acontecer, os Estados mais “saudáveis” vão reter fundos federais e automaticamente haverá uma secessão. Isso causará descontentamento social e inclusive uma guerra civil.
    .
    Depois da divisão, os Estados dos EUA formarão repúblicas sob influência de outras nações. A Califórnia formará um núcleo que ele chama de “República da Califórnia”. Ela fará parte da China ou ficará sob influência chinesa. O Texas será o coração da “República do Texas”, um núcleo de Estados que fará parte do México. Já Washington e Nova York farão parte da “República Atlântica”, que deve fazer parte da União Européia.
    .
    Ainda há a “República Centro-Norte Americana”, da qual farão parte os Estados do norte, que ficarão sob influência canadense, o Havaí, que será da China ou do Japão, e o Alasca, que será controlado pela Rússia. “É razoável que a Rússia fique com o Alasca, já que ele fez parte do Império Russo por um longo período”, defende Panarin. Sobre a esperança depositada em Barack Obama, o especialista é bem claro.
    .
    “Os americanos acreditam que o presidente eleito Barack Obama pode ‘operar milagres’, mas quando a primavera chegar ficará claro que não há milagres”, escreveu Panarin em um artigo publicado recentemente no jornal Izvestia, um dos maiores diários da Rússia. No texto, ele também defende que a China e a Rússia vão assumir o papel de regulador financeiro mundial, papel hoje desempenhado por Washington.
    .
    Igor Panarin é doutor em Ciência Política e professora da Academia Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. É autor de nove livros, entre eles Infowar and power (Guerra de Informação e Poder), Infowar and world (Guerra de Informação e o Mundo) e Infowar and election (Guerra de Informação e Eleições). Além disso já publicou artigos em várias revistas especializadas em política e vem participando de debates sobre a relação entre Rússia e EUA em emissoras de TV.

    .
    (*)FONTE:Redação Terra
    .
    [ fimdostempos.net/2010-eua-desintegrado.html ]

    • Embora na data o Igor deslisou na maionese más,este detalhe é irrelevante quando se analisa o texto por completo,no que se refere a crise atual americana em 2013,desde aquela época o Panarin em parte acertou e se analisar os fatores decorrente com a queda da URSS que ocorreu com a Rússia e traçarmos uma projeção para os EUA,teremos uma ideia do que poderá acontecer com a meca dos americanófilos.

  6. “Se considerarmos todos os indicadores econômicos e os dados sobre o poderio militar, claro que os Estados Unidos da América são a potência dominante global e os EUA têm como objetivo manter a sua liderança. Eu penso que eles irão conseguir. Eu penso que é prematuro dizer que o domínio dos Estados Unidos da América pertence ao passado.”

    Esse trecho mata as tietes chinesas de raiva! Loucas que são para prestar vassalagem aos asiáticos.

    • Mais um adorador de numeros.
      Tireless ja esta na portinha mais uma crise economica nos EUA e vem mais mortal,aguarde so mais 1 kadinho.
      Todos voces que adoram almanaques Ocidentais e cresceram olhando-os como o livro do possivel ainda não perceberam que o seculo mudou e com ele mudou tudo embora em andamento e que não existe nada possivel capaz de impedir isto.
      Ou edeque-se ou sucumbe,pois so um otario chamado Brasil abriria mão de sua chance para continuar nutriente e escravo.

      • A tiete maluca deve ficar gostosinha vestida de gueixa… rsrsrsrs… só não pega bem é uma gueixa com penico na cabeça… muda isso para uma comadre decorada que pega melhor… rsrsrsrsrsrs…

    • Todos os metodos Anglos ja cansamos de sabermos e não utilizam novos metodos e sim pensam ainda que os velhos argumentos travestidos surtirão mesmos efeitos.Eles não estão preparados para o novo mundo e sucumbirão por si mesmos.

  7. Discordo totalmente, a hegemonia dos EUA ainda vai continuar por muito tempo,os fatos atuais comprovam isso,nimguém ameaça essa hegemonia na atualidade ,mesmo a China com o seu surpreendente crescimento !

    Fazer previsões qualquer pessoa pode fazer,tem uma que vivem falando, que é essa que o Brasil brevemente sera uma potência,mas nós que moramos aqui infelizmente vemos que isso é pura falácia !
    Somos um país que exporta e o pior ainda se orgulha de exportar matéria prima, não temos educação ,saúde,tecnologias proprias e etc, no entanto temos verbas para reverter tudo isso ,mas nada acontece !
    Como podemos ser potência assim?

    • Excelente comentário César! As tietes americanofóbicas se agarram a todo tipo de previsão fajuta, por mais fantasiosa que seja, na esperança que se materialize. Abandonam qualquer racionalidade em função de seus ódios biliares e desejos abilolados.

      • Não poderia ser mais conciso e ponderado o comentário do Pereira… foi no cerne do assunto… aos demais mimizeiros fica o chororô que não encontra eco na realidade… eles acham que os brinqueiros (brincs) tem condições, na atualidade, de enfrentar usamericanus maus sem tecnologia adequada e produção em larga escala… os americanos tem uma coisa que os demais ainda tão tentando alcançar… uma tecnologia muito além do que os demais países sequer almejam alcançar antes de 30 anos… isso na melhor das hipóteses (Rússia, China)… na pior, talvez daqui 1000 anos (Brasil)… e não adianta ficar bravinho com os yankes… a esquerda tá no poder a 30 anos e não evoluímos em absolutamente NADA… ao contrário, involuimos muito em educação e cultura… mas a tietes do FORO DE SÃO PAULO não aceitam a realidade… se rasgam todas… rsrsrsrsrs…. chupem esquerdalhas… rsrsrsrs… desce do muro MELANCIA… rsrsrsrs…

    • O que muitos não querem enxergar, já está acontecendo.

      Os EU já estão caminhando pro “fim” (como o conhecemos) e será algo inevitável.

      O sonho americano como projetado/propalado/apregoado/festejado há tempos será algo inatingível para a maioria da sua população e internamente vai rolar treta (pode esperar).

      A sua segurança institucional e financeira está sendo colocada a prova ano após ano e já não se sustentará em um curto/médio espaço de tempo.

      Há alguns dias foi propalado (festejado) por alguns aqui no PB o fato dos EU pagarem juros de 0,25% (se não me engano) em detrimento do Brasil pagar uma taxa 6% (se também não me falha a memória), esqueceram-se de que sem a ajuda dos credores não conseguem mais pagar/rolar está dívida pois trata-se de uma nação falida (deve mais do que consegue produzir), além de gastrem mais do que produzem, imagina se tiver que pagar o dobro (0,5%) de juros para captar financiamento externo.

      Nenhuma nação em sã consciência vai precipitar a queda americana pois, seria desastroso mas lentamente tudo e todos (demais adversários) vão trabalhar para isto, trata-se de um jogo de xadrez, apostaram alto e estão tomando a maior invertida.

      Como lembrado pelo 1maluquinho acima, sem dinheiro a máquina de guerra não se movimenta e, espero que as “previsões” do helveciofilho não se concretize com a absorção da mão de obra militar que ficará ociosa pela máfia (leia-se crime organizado).

      No mais é a história, mais um império indo pro s…

      • Vandrade , claro que todo império um dia cai, foi assim com o Egito,Roma, Pérsia. e tantos outros,exemplos não nos faltam !
        Um dia sera a vez dos EUA,mas ao contrário do que diz a matéria a queda de hegemonia dos EUA não esta ”PERTO” de acontecer !

      • A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.( Provérbios 16:18)

        Pode se preparar a queda não somente está próxima como é iminente.

        Há alguns anos achava que aconteceria nos dias de meus netos (eu ainda não os tinha), agora, muito provavelmente, meus olhos verão acontecer.

      • A mais de 3 anos afirmo que vivenciamos um acontecimento historico,a mais avançada e ao mesmo tempo a mais curta dominação se acabando e ruira sem mesmo que seja necessario desperdiçar um unico tiro.
        Os emergentes não entraram nas paranoias deles não mordendo suas iscas e sim de forma sincronizada os cozinham em banho maria o que significa a morte certa porque o relogio deles vai no sentido anti-horario onde o tempo quanto mais se arrasta maior se torna letal a eles.
        resta-nos preparamos que se sobressaia o objetivo de uma nova comunidade de nações com igualdade,voz e veto sendo tudo decidido com voto da maioria e não permitirmos que os dois maiores atores militares emergentes se tornem senhores.
        O Brasil teve e esta tendo papel fundamental nisso tudo e os senhores não percebem.Fomos nos que implantamos esta filosofia global e por decadas vinhamos dando soco em ponta de faca.Agora com adesão da Russia e da China e mais todos os emergentes e pobres nos tornamos maioria diante de um mundo agonizante que não depende somente de nossas economias e comercio mas acima de tudo de nossas materias,generos e energeticos.
        O soberbo apenas torna-se humilde quando em desgraça retornando a soberba assim que se re-erga.

      • Tres anos ,sua previsao, ta bom, entao o fim do imperio sera em 2016 ou 2017 , agora me envie os numeros que serao sorteados na mega sena da virada , meu email ,pumaconcolor@gmail,com, foi criado para receber suas previsoes ,um abraço do seu fa~~,aioaioaioaioaiaoaio kkkkkk

      • Não, ele esta falando das crises cíclicas do capitalismo americana… a cada 10-12 anos os USA tem uma crise econômica.

        Não é questão de adivinhação, sempre foi assim, é um padrão!

      • Aos babacas o silencio meu caro Francoorp pois perder tempo com bostéricos nem vale a pena o vacuo é a melhor resposta.

    • César,

      Só se esquece de considerar o autor, a pessoa, quem é que disse isso tudo… e disse aquilo que todos os bens informados já sabiam!!

      Ele é um Falcão de dentro do Departamento de Estado dos USA, sabe muito bem o que está dizendo, teve acesso a fontes e estudos internos A SUA VIDA TODA pra basear estas suas palavras com realismo extremo e assim ter uma visão da verdade, buscando uma conclusão de seus atos sobre o que fez de sua vida nesse mundo… Vida que agora está acabando!!

      Pra falar claramente isso que ele faz hoje “Na Reta Final”, todo esse estudo pessoal pra saber a verdade do que faz, fez ou o que foi sua vida “Realmente” vendo as portas da morte começarem a se abrir pra ele, é o mesmo que eu procuro fazer todos os dias, sem aceitar que me digam “Qual é a Verdade”, melhor que seja eu a encontra-la em minha vida, fazendo minhas perguntas de sempre, pois pra cova eu vou sozinho, os ideólogos não me acompanharão no meu “Trapasso”, terão os deles, mas é meu é só meu, melhor “encontrar a verdade” antes de cair no caixão!!

      Sim, vou admitir, eu tenho uma doença Grave, nem deveria estar falando nisso, mas por isso que sou tão “Direto” assim, essa doença me leva a cada dia um passo mais perto da cova, é incurável, e não tem como reverter a situação a esse ponto em que cheguei, eu literalmente vejo o meu tempo esta se esgotando sempre e sempre, posso morrer hoje ainda ou amanhã em acidentes ou coisas assim, mas se essa doença não se agravar viverei e sofrerei ainda por alguns anos, ou se ela se agravar agora, bem, será uma morte certa, quem sabe o que acontecerá né?? A medicina não tem uma resposta clara pra essa minha doença… e acho que nem eu nunca vou achar uma razão pela qual eu a contraí, mas tudo bem, eu aceito!! A minha doença é a Vida!!

      Acha que nesse caso a pessoa que no fim da vida deu a cara pra bater e declarou suas conclusões deve ser considerado como fonte atendível!

      Valeu!!

      • Francoorp meu amigo, me permita chama-lo assim, ao longo de nossas vidas vemos tanta gente fazendo previsões que acabam não se concretizando, o mundo mesmo era para acabar no ano 2000,depois foi adiado para 2012,mas para nossa sorte nada se concretizou .

        Todo ano falam que o Apocalipse esta perto,mas oque chamam de ”PERTO”? cem anos, 500,mil anos ?

        Esse senhor deveria ter equacionado um tempo para podermos saber se sua previsão tem nexo,pois como eu disse anteriormente um dia a hegemonia dos EUA cairá mas quando isso se dará ? em quanto tempo, a meu ver isso não se dará nesse século !
        Fala que vai cair é fácil ,mas em que momento isso se dará, quando, em quanto tempo ?

      • Salve Cesar,

        Longe de mim querer fazer previsões, aliás, somente estou analisando friamente os fatos.

        A dinâmica atual é diferente das décadas anteriores, os eventos estão acelerados como se os acontecimentos fossem abreviados, provavelmente seja devido à informação e o desenvolvimento tecnológico que não para. O Tempo urge.

        Há alguns anos, achava que o império americano cairia no tempo dos meus netos (ainda não os tinha), hoje acho (opinião minha e não sou o dono da razão) verei isso acontecer com meus próprios olhos (ainda no meu tempo ou próximas décadas).

        Abraço.

      • Obrigado por responder,meu caro Vandrade, embora não seja uma previsão como você bem diz,eu gostei muito dessa analise que você fez !
        Mais uma vez obrigado !

      • Foi né,olhe nas materias do Plano Brasil de tres anos pra ca e vera um maluco dizendo que a Europa quebraria,que a hegemonia Americana ruiria,que a China lamberia a bunda de todo mundo e que no FX Forevis os Russos empurariam a hemorroida pra dentro com jeitinho kkkk E que o euro nem serviria de papel higienico por ser lisinho kkkkkk

  8. Não é tão fácil,os E.U.A continuarão sendo a maior potência mundial por muitas décadas ainda,os americanos são um povo fantástico que sempre se reinventam,quem viveu a década de 1970 até anos 90 conheceu a ascenção e declínio do japão,que foi um país dito que superaria os E.U.A,o mesmo vai acontecer com a china,ela não superara os E.U.A,os chineses tem alguns inimigos para serem vencido antes de pensarem em superar os E.U.A,são eles:

    1°Divida interna das provincias,que crescem em níveis Galopantes;
    2°Remodelação do seu parque Industrial,pois o meio ambiente e a população já não aguentam mais;
    3°Equilibrar aumento dos salários com produtos de baixo custo de produção;
    4°Segurança energetica e alimentar(nesse campo o brasil tem muito a ganhar);
    5°Instabilidade interna,a china é formada por várias etinias,sendo a predominante a etinia HAN.

    Fora as outras dificuldades.

    • Barquinha tem trocentos imigrantes la muitos Brasileiros loucos para terem como sairem fora de la e nem dinheiro para irem embora eles tem.
      Se encheram de dividas acreditando nas caozadas que lhes implantavam Americanos.
      Muitos Americanos pedem esmolas nas ruas e dependem de doações para sobreviverem.Nos sinais luminosos de Washington DC cidadões Americanos constragidos imploram misericordia de esmolas e isso a CNN,BBC e Globo não mostram pra ninguem.

      • Pra quem diz que não compra noticias da grande mídia, de onde então tirastes essas noticias fabulosas, visto que não botas os pés fora de botafogo ???… ainda mais nos States !!!… rsrsrsrsrsrsrs… como sempre, falando merdas… garanto que seu passaporte não tem carimbo nem da bolívia… rsrssrsrsrsrsrsrs…

      • Nao se deve esquecer que ,8 entre 10 que vagam pelas ruas pedindo esmolas, os fazem por possuirem prpblemas mentais naturais ou causados por drogas, levar estes doidos para albergues ou internatos geralmente nao surge efeito, entre extermina-los e deixa-los soltos ,optam pela segunda , no mais , a mesma asneiras de sempre, ja ja estaras nas ruas ,basta nao se medicar !!!!

      • As redes de postos de gasolina em Washington pertence a Indianos.A maior parte das mercearias são de Portugueses e por ai vai.
        Hoje a soberba Americana sobrevive com impostos arrecadados dos emigrantes e a receita de dolares deixados por turistas principalmente Brasileiros.
        A ganancia os fuderam pois ate os produtos tradicionais Americanos procure com uma lupa e encontraraas num cantinho em letras microscopicas Made in Tawian,made in Indonesian,Made in China,Made in Cucamonga sendo este ultimo o maior fabricante de produtos Americanos kkkk
        Os imigrantes se ferraram no sonho Americano se encalacrando em dividas impagaveis que nem da para irem embora de la.
        Como nada disso é mostrado nas midias e voces todos uns otarios pois tudo o que existe de possivel na vida deve estar contido no Google não enxergam nada e viajam na maionese.
        Minha familia por parte de pai toida mora la tenho muitos primos que ja vi pessoalmente nascidos nos EUA e so não estou naquela merda la a muito tempo porque não quero.
        Aquilo la é a maior enganação.Aqui tenho mais liberdades do que naquela merda la.
        Mais de 30 milhões de Americanos vivem abaixo da linha da miseria dependendo de doações para sobreviverem ao inverno e terem o que comer.O nivel de desemprego deles é maior que o brasileiro.
        Quanto maior for o poder industrial,comercial e belico maior é a necessidade de dinheiro para simplesmente ter o minimo possivel para tudo não parar.
        O que veremos é dentro de pouco tempo nos proximos meses eles entrando numa crise economica ainda mais forte e o sistema deles entrando em colapso.
        Para a China e para o Brasil perderem todas nossas aplicações la sobreviveremos sem elas mas para o Japão é um supusitorio avantajado a rasgar-lhes de uma so vez.
        Acomodem-se o mamute apenas esta começando agonizar e nem mais a tatica de disseminar conflitos para disvirtuar o foco e ter como movimentar sua maquina tera.
        Agonizara lentamente para o deleite de milhões de seres humanos que verão na agonia deles o sofrimento de milhões de inocentes que massacraram.
        Que ronque todas as trombetas
        que rufem todos os tambores
        que tremam todas as bundas
        e que soltem-se todas as pregas.
        O esbudegador vem inevitavel e incontido.
        Tapem os narizes pois a turba bostérica ejaculatra diarréia.
        Suas femeas abortarão fetos envelhecidos e enrugados que profetizarão
        e todos vomitarão tripas e vermes diante o esbudegador
        e entenderão que tudo ja estava escrito em todas poeiras cosmicas antes do inicio
        e então entendereis que aquele que tudo ve
        não tem piedade nem misericordia do soberbo nem do covarde.
        Assim disse a ETzona de himem complacente.

      • “Vcs erram por não conhecerem as escrituras”… o que os EUA fizeram foi trocar uma política econômica industrial ambientalmente insustentável por uma matriz de serviços e jogar as indústrias de porcarias e eletrônica para a China acabar com o meio ambiente chinês e a saúde de seu povo… se os americanos quisessem acabar com os chineses economicamente bastava não comprar mais nada “made in RPC”… a China falia em dois tempos… então deixa de ser bostérico vc e estude mais um cadinho… falavam a mesma coisa do Japão à 30 anos e hoje vemos que os EUA não foram conquistados pelos japoneses… o buraco é outro Mãe Diná de botafogo… qnto aos 30 milhões que falastes sempre tiveram nessa merda por causa das bolsas “sociais” que tornaram esse pessoal preguiçoso e dependente… mas já cortaram porque viram que ia dar merda a longo prazo… aliás, já deu… isso é mais percebido em estados como Alabama e Mississippi, onde as “cotas sociais” e congêneres perpetuaram a pobreza da população americana… por isso vemos muitos lideres locais que são veementemente contra tais muletas… quem quer achar chifre em cabeça de cavalo vai achar… basta distorcer a verdade dos fatos…

  9. E o Brasil?!Daqui a algumas decadas conseguirá se estabelecer como uma potência ou vai desandar e continuar sendo apenas o “quintal” dos EUA?Somos uma país riquissimo em recursos estrategicos não só para a ecônomia dos EUA, mas também da China, por isso somos um alvo tentador pra qualquer uma delas no caso de um conflito mundial!

    • IBZ,o BRASIL infelizmente continuara sendo apenas o “quintal” dos EUA,caso não haja uma mudança radical na política brasileira,embora tenhamos vastos recursos para nos tornarmos uma grande potência ,isso de nada serve em mãos erradas !
      Se o povo desse país não sair a rua e exigir seus direitos,vamos continuar sendo o país da corrupção,do analfabetismo,e de todos os males que afligem a humanidade !

    • O Brasil daqui a dez anos sera o maior polo de investimentos e aplicações meu caro.Com toda crise e crescimento diminuto somos a segunda nação que mais cresce e o mercado mais atrativo a investimento e aplicações mesmo agencias internacionais e especuleiros proclamando alardes e mentiras.

      • Eu não costumo dar ouvidos a você 1maluquinho, você sabe disso, aliás todos aqui sabem, mas tomara que você acerte dessa vez !

      • Nos vemos daqui 10 anos… continue tomando seus psicotrópicos para que possamos nos lembrar dessas suas palavras e rirmos delas qndo tivermos que importar papel higiênico da China… sofremos a maior desindustrialização do planeta e vc é otimista ???… só pode ser coisa de maluco petista… rsrsrsrsrsrs…

  10. você brasileiro pode notar em que todo o texto a queda gringa sempre esta relacionada em aumento e forças de outras nações do mundo exemplo brasil, russia china ,índia , e por ai vai
    o que significa isso ,que os yankes tentarão de qualquer forma atrasar o nosso desenvolvimento
    isso todos nos sabemos ,mas os anti brasileiros ,vira latas sarnentos acham que se os gringos caírem todo o mundo vai cair ,logico que NAO pois quando uma arvore cai na mata outras crescem em seu lugar
    o que devemos fazer nesse período devemos manter o governo que esta conduzindo nosso pais em uma época que o mundo esta com tuberculose o brasil nem resfriado ficou
    o mundo hoje percebe e não aguenta mais os gafanhotos yankes que para sobreviver dessa forma precisam de três planetas terras é isso o capitalismo selvagem para existir um rico tem que ter milhos de miseráveis
    para os admiradores dos gringos CHUPA MAIS ESSA VERMES

    • Permita-me perguntar a você PÉ DE CÃO e ao Vandrade,quanto tempo vocês acreditam que os EUA resistem,um século, dois?
      Enfim qual é a previsão de vocês ?

      Eu não sou nenhum amante dos EUA,mas acredito que o fim de sua hegemonia não esta tão perto como alguns dizem !

      Se vocês puderem dar uma estimativa de quando tempo esse império se mantém eu ficaria grato em saber a opiniões de vocês !

      • os gringos já caíram do salto auto você quem não percebeu ,o que ficou além da maquina de xerox é seu armamento esse que quase metade do mundo já começa a pedir sua retirada ,
        mas você quer datas tanto japao Alemanha e italia não demorara mais 5 anos para esses saírem de seus países
        você quer data para o dólar cair isso depende do brincs ,pois os brincs tanto china quanto brasil é credor desses títulos podres americanos e não interessa para o brasil nem para china derrubar o gigante de vez
        e como o maluquinho comentou uma maquina de guerra impossibilitada de fazer guerra tanto o lado financeiro quanto do lado de moral para entrar em guerra isso eles já perderam
        agora para o zoinho azul ,eu nunca te pediria isso pois você nunca acertou nada vezes nada então pedir datas para você é apenas jogar conversa fora chupa mais essa entreguista rsrsrsrs

      • Valeu PÉ DE CÃO,obrigado por responder,eu queria saber quais eram as suas estimativa para se dar os desfecho dos fatos !

        Ainda tenho interesse de saber as opiniões do Vandrade !
        Mas obrigado novamente !

      • Daqui a 50,ou 70 anos podera nem existir mais a humanidade meu caro estas pensando como os bostéricos prognosticadores da estrategia nacional é tudo a moda jabuti do serrado kkk

      • Um seculo ou dois!Estou vendo que voce se fia na velha cartilha logica usada como modelo global né meu camarada.
        Eu te digo que no maximo em 3 meses entram em crise economica pior do que o impasse do congresso e não tem dinheiro encaixa a não ser o ouro dos outros que eles se apoderaram como fiadores.
        Hoje vivem de emprestimos,aplicações e investimentos Chineses e tamanho de parque industrial,maquina e industria belica,gigantismos sem dinheiro não se move.
        Na cabeça de voces basta emitir moeda não é mesmo,moeda que embreve ninguem vai aceitar mais,porque não vai ter garantias.
        E então o que farão?Jogarão bombas atomicas no mundo?Estou loquinho que republicanos assumam e joguem de vez aquela nação facista e covarde no fundo do poço.
        Embreve muitos de voces terãso de fujirem do Brasil pois furingos de colaboradores,vendidos e trairas tera preço de ouro.Lhes restara ainda o Paraguai para se esconderem kkkk.

  11. Salve PÉ DE CÃO;

    Gostei da analogia botânica.
    É isso mesmo, o que todos se negam a acreditar (algo que o texto até deixa explicito), é que devido a um erro de movimentação americana inverteram a tendência de se perpetuarem por mais tempo hegemonicamente e precipitaram a própria queda que acontecerá de forma gradual e “natural”.

    Perderam a hegemonia (fato), e isso não tem mais volta.
    O que está em discussão e por quanto tempo conseguirá se agüentar na liderança, isso dependerá do que os EU fará.

    O problema é que o governo/política/economia americana já não goza da credibilidade que tinha nas décadas passada e os estrategista americanos tem se revelado verdadeiros tapados.

    Acredito (opinião minha) é que no médio prazo não haverá uma nação dominante por um longo tempo e sim nações [ou bloco(s) econômico(s)].

  12. Zbigniev, creio que e 82 anos de idade parece estar um pouco desconsolado e pessimista. Parece conceder que lutou em vao. O fim da hegemonia se aproxima. Quando Zbigniev comecou trabalhar para o Departamento do Estado ele la encontrou um outro funcionario trabalhando ja quase 10 anos para o Departamento do Estado. Andrew Marshall, hoje com 91 anos de idade e ainda no posto trabalhando. Marshall nao soa pessimista. Ele ve o perigo a frente, isto e China, e sua tarefa e planejar sua destruicao. Ele e o cordenador do programa Air-Sea Battle que consiste em planejar um ataque nuclear contra China.

    • kkkk ah Jojo hoje eles estão mais preocupados de saberem se terão condições de se defenderem de um ataque massiço da China que ja cansou de brincar por decadas de invadir suas redes e satelites ate se apoderando dos mesmos pelo tempo que quiseram.
      Falei isso a dois nos :
      “Quando verem na CNN o casal Obama em roupas intimas correndo nos jardins da White House sendo perseguidos por um drone jameado da CIA não pensem que é montagem porque sera a mais pura realidade.

  13. o domínio dos Estados Unidos, que se manteve ao longo de 13 anos após o fim da Guerra Fria, pertence ao passado e, provavelmente, não será restabelecido num futuro próximo.

    A Hegemonia americana pelo visto dura ainda uma década ou duas, mas mesmo assim começou somente com aqueda da URSS… E agora a Rússia começou a crescer de novo, e a Síria foi o seu primeiro “Bilhete” de contraposição real… Mas ainda levará um certo tempo pra ajudar a acabar de vez com a hegemonia americana no mundo, e não conseguirá fazer isso sozinha e nem mesmo substituir os USA, ninguém conseguirá ficar hegemônico com a queda dos USA!

    Antes sempre teve contraposição, mas ficando sozinha e dominante, bem, foi uma das mais CURTAS hegemonias da história humana, coisa que nem se compara aos SÉCULOS da Inglaterra, sua “Mãe” por assim dizer…

    Alguns históricos com quem conversei, me levantaram o fato de que no futuro dos séculos, para o estudo na área de história humana, essa Hegemonia americana poderia muito bem ficar no mesmo nível de recordações histórias dos Impérios que duravam poucas gerações, como aqueles ditos “Impérios” que surgiram depois da queda de Roma até e o período do Iluminismo… lembram de alguns deles agora?? Exato… ninguém lembra, mas eram dominantes e alguns até hegemônicos em sua época… mas era só isso, na sua época, não para a história humana em eterno como Roma ou Egito!!

    No resto, o que muitos dizem por aí fora desse sentido é só retórica mesmo… TODOS JÁ VIRAM ISSO, não é que precisa de um Falcão interno que TRABALHOU A VIDA INTEIRA dentro do Departamento de Estado pra dizer o que todos já sabem… Mas é sim uma ótima fonte pra confirmar, pelo menos o Zbigniev TEVE HONESTIDADE INTELECTUAL nesse ponto da sua vida, no FIM DE SUA VIDA, analisando tudo o que sabe das fontes e estudos internos, pra admitir o que todos já veem… se comporta diferente de outros que morrem de medo de mudanças por aí e ficam repetindo o mesmo mantra!!

    Mudanças sempre acontece, e o novo mundo multipolar é sem duvida a melhor solução!

    Valeu!!

  14. Na verdade, a China não é nada geopoliticamente falando qndo comparada a antiga URSS… se esses não foram empecilhos para os EUA, naquele tempo, não será a China hoje… ao contrário do Brasil, os EUA não esperam em berço esplêndido pelos desígnios da sorte… tomarão providencias e será mais fácil que antes… vejam que a China depende e muito de fatores externos sobre os quais não possui total domínio sem a boa vontade de terceiros, comprados peso de ouro, literalmente… uma simples bloqueio naval americano colocaria os chinas de volta a idade média… não que isso vá acontecer, mais se fosse preciso não teria outro desfecho… repito, o único país que aguentaria o tranco contra um embargo é o Brasil, se tivéssemos sobre esse solo gente mais esclarecida e não essa corja de esquerdopatas ignorantes que estão afundando a soberania nacional… saudações…

    • é quem os estados unidos iria mandar patrulhar o litoral da china seria você montado no seu patinho de banheira
      faz me rir !!!!!!!
      zoinho azul você já foi melhor ,cada vez mais tosco .
      embargos é o que você diz os gringos se embargarem é capaz de eles ficarem embargados , o filme dos gringos esta mais do que queimado ,esta torrado
      mas logico você que se fantasiava de caubói e saia nas ruas caçando pulga para se coçar rsrsrs esta ate hoje fantasiando o mundo do faroeste

      • Sua indigência intelectual não merece consideração, pé de poodle… por mais que vc queira os EUA não vão deixar de ser a primazia do mundo, tanto em questões culturais como em outra áreas, como economia, ciências, e por ai vai… preferia que tivéssemos capacidade para ao menos imita-los mas me parece que a sua turma de ESQUERDOPATAS não querem isso… vamos terminar como a venexuela, caindo de maduro… rsrsrsrsrs… chora bananeira, chora… rsrsrsrsrs…

      • kkkkk faz assim não senão o bibelozinho alimentado a coalhada por vovó e educado em colegio de freiras faz o harakiri baiano kkkk

  15. O grupo que o controla JAMAIS!… 😉

    Sabem a inércia da balança de dois pesos!? … Pois é!…

    Somem trilhões em cada lado!… E a inércia do sistema organizado é a segurança do todo em todos os envolvidos.

  16. Quando voce ve um filho da puta ou uns filhos das putas que a tudo parecem como Ocidentais a torcerem para o Brasil não dar certo entendereis quantos trairas tem neste pais e os piores de todos são estes os vermes a desejarem o proprio pais na merda unicamente por xenofobia ideologica.
    AQUELE QUE VENDE A PROPRIA PATRIA E O PROPRIO POVO VENDE TAMBEM A PROPRIA MÃE E O PROPRIO RABO.
    Assim disse o Cabloco Papa Ku rasteiro
    lider espiritual da tribo Sentaki Meupinto

    • O caboclo falou alguma coisa de quem VENDE A PRÓPRIA PÁTRIA PARA OS CHINAS ???… ou levar uma pirocada do zoinho rasgado pode mas do zoinho azul não ???… ou é somente uma questão de quem paga mais ???… pergunta pra mãe de santo Poste Sentado… rsrsrsrsrssrs…

  17. Chora bananeira
    bananeira chora
    chora bananeira
    a boeing e a chevron ja foram embora

    Snowden é mau empurra num empurra geral kkkk

Comentários não permitidos.