O Brasil e as “potências emergentes”

José Luís Fiori

Considerar a China uma “potência emergente”, é no mínimo um descuido etnocêntrico ou um grave erro histórico; mas no caso da Rússia, é uma tentativa explícita de diminuir a importância de uma nação que assombra os europeus, desde que os soldados de Alexander Nevsky derrotaram e expulsaram do território russo, os cavaleiros teutônicos germânicos e suecos, na famosa Batalha do lago Chudskoie, em 1242. E que no século XX alcançou em poucas décadas a condição de segunda maior potência econômica, militar e atômica do mundo. Apesar disto, se tornou um lugar comum colocar estes dois países na categoria das “potências emergentes”, ao lado da Índia e do Brasil, e a própria África do Sul acabou sendo incluída na produção midiática do grupo BRICS.

A somatória simples indica que o peso demográfico e econômico destes cinco países é considerável. Juntos, governam cerca de 3 bilhões de seres humanos, quase metade da população mundial, e desde 2003, o crescimento do grupo representou 65% da expansão do PIB mundial. O Produto Interno Bruto destes países já é de cerca de U$ 29 trilhões, ou seja, 25% do PIB mundial, e já é superior ao dos EUA, e da União Europeia, tomados isoladamente, pela paridade do “poder de compra”.

A formação de um grupo de cooperação diplomática e econômica, e a existência de um fluxo comercial e financeiro significativo dentro deste grupo de países  é um fato novo e pode vir a ser a base material de algumas parcerias setoriais, e localizadas, entre todos ou alguns deles. Mas não é suficiente para justificar uma “aliança estratégica” entre estes cinco países que ocupam posição de destaque, nas suas regiões, pelo seu tamanho, território, população, e economia, mas são muito diferentes, do ponto de vista de sua inserção internacional, geopolítica e econômica.

Logo depois da dissolução da União Soviética, e durante toda a década de 90, muitos analistas vaticinaram o fim da grande potência eurasiana. Mas a Rússia já foi destruída e reconstruída muitas vezes através da sua história milenar. Por sua vez, China e Índia controlam um terço da população mundial, possuem 3.200 quilômetros de fronteiras comuns, possuem arsenais atômicos e sistemas balísticos de longo alcance, e já se enfrentaram em várias guerras. Dentro do xadrez geopolítico asiático, China e Índia disputam várias zonas de influência sobrepostas, e possuem algumas alianças regionais antagônicas.

Por sua vez, Brasil e África do Sul compartem com os gigantes asiáticos, o fato de serem as economias mais importantes de suas respectivas regiões, e de serem responsáveis por uma parte expressiva do produto e do comércio da América do Sul e da África. Mas os dois países não têm disputas territoriais com seus vizinhos, não enfrentam ameaças externas imediatas à sua segurança, e não são potencias militares relevantes. Mesmo assim, o Brasil é mais extenso, populoso, rico e industrializado do que a África do Sul,  dispõe de recursos estratégicos, tem capacidade para ser auto-suficiente do ponto de vista alimentar e energético e possui uma importância e uma projeção regional, política e econômica,  dentro da América do Sul, muito maior do que a da África do Sul, dentro do continente africano. E por isto também, o Brasil também tem, no médio prazo, um potencial de expansão pacífica e de projeção internacional de sua influência, muito maior que a dos africanos, e talvez, mais desempedida  ou desbloqueada, do que a dos russos e dos asiáticos.

Nas próximas décadas, o mais provável é que a Rússia tente reverter suas perdas depois do fim da Guerra Fria, e se proponha um imediato retorno ao núcleo central das grandes potências, deixando de ser “potência emergente”. Enquanto a China tende a se afastar de qualquer aliança que restrinja sua ação no tabuleiro internacional, já na condição de quem participa diretamente da gestão econômica do poder mundial. Por sua vez, a Índia não tem nenhuma perspectiva nem projeto expansivo global e deve se dedicar cada vez mais ao seu “entorno estratégico”, onde a expansão da China aparece como sua principal ameaça regional.

Comparado com estes três “países continentais”, o Brasil tem menor importância econômica do que a China e muito menor poder militar do que a Rússia, e que a Índia.  Mas ao mes mo tempo, o Brasil é o único destes países que está situado numa região onde näo enfrenta disputas territoriais com seus  vizinhos, e por isto, é o país com maior potencial de expansão pacífica, dentro da sua própria região. Por último, o Brasil mais do que a África do Sul deve manter e ampliar sua posição de estado relevante, dentro do sistema mundial, mas com pouca capacidade ainda de projetar seu poder fora do seu “entorno estratégico”, durante as próximas décadas.

Somando e subtraindo, a categoria das “potências emergentes” pode gerar  inciativas diplomáticas importantes, mas o mais provável é que este grupo perca coesão e eficácia, na medida em que o século XXI for avançando, e que cada um destes cinco países seja obrigado a tomar o seu próprio caminho, mesmo na contramão dos demais, na luta pelo poder e pela riqueza mundial.

José Luís Fiori, cientista político, é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Fonte: Correio do Brasil

 

31 Comentários

  1. Na hora que o Brasil acordar, e verificar que no BRICS, temos mais concorrentes, do que parceiros, ja estaremos de joelhos ,dizendo amem em mandarim.

    Comercio bilateral e uma coisa, capachismo e outra o que me admira, e que os mesmo que antes defendiam que deveriamos ter uma postura mais “olho no olho’ com os estadunidenses, o que eu concordo em muito, hoje comemoram que nos tornemos fazendão dos chinas e russos.

    O que me leva a crer que na verdade nunca quiseram o brasil de pé, negociando de cabeça erguida, não apenas comodites, mas também produtos de valor agregado, mas sim o faziam por pura birra, inveja e dor de cotovelo que nutrem pelos estadunidenses, e não por patriotismo.

    Vão comemorar o fato de dizermos amem a cartilha do Tio Lee, ou do Tio tovarisky, somente para irritar o Tio Sam.

    • Sem essa de ranço político. Seja dito, direita ou esquerda, se agora vem o politicamentesinho corretinho de fazer bem feitinho…ufff vem ai mais um garoto e sua garota ecológica, playboy a lá Collor…era o que faltava…mais um fala mansa. Mas voltando ao assunto, sem ranço político, o Brasil nunca teve uma visão de longo prazo, sempre é tudo feito eleitoralmente falando. Coisas importantíssima sempre ficam em baixo da mesa, ai vão: plano de longo prazo da previdência, currículo escolar otimizado com 100 % das escolas públicas em período integral, repasse de verbas para universidades que invistam e produzam tecnologia (resolvam os problemas e gargalos tecnológicos de nossa nação), plano de Defesa e controle de fronteiras, código penal e carcerário coerente com a vontade popular…e assim vai. Isso é feito? Não. Então o culpado de tudo isso é o próprio povo que sempre vota nos mesmos… Sempre digo: jamais vote novamente em que já esteve no legislativo. Está na Constituição que o povo é soberano, o poder emana do povo, pois o povo deposita os votos e transfere a sua representação ao político, se ele chega lá e fica lá eternamente como vemos… ele faz uso capião da representação do povo e faz o que quer. Jamais deve ser reeleito um Deputado Federal ou Estadual, Senador ou Vereador, jamais… Vide os tempos de Roma…

  2. “Por último, o Brasil mais do que a África do Sul deve manter e ampliar sua posição de estado relevante, dentro do sistema mundial, mas com pouca capacidade ainda de projetar seu poder fora do seu “entorno estratégico”, durante as próximas décadas.”

    Aham, sei, pouca capacidade de projeção estratégica, ta SERTO!
    Fato concreto: o Brasil está construindo um submarino de propulsão nuclear, de 6 mil toneladas, que ficará pronto, no máximo até 2026.
    Mas como o programa não sofreu NENHUM atraso até o momento, mesmo com crise mundial etc, etc, é mais provável que fique pronto até 2025.
    Outros, maiores, muito mais poderosos virão.
    Se as coisas continuarem a passo de tartaruga, até 2030, no máximo, o Brasil vai terminar a fabricação de seu Navio-Aeródromo, com no mínimo 60 mil toneladas de deslocamento.
    Lembrando que em 2030, o Brasil será a quarta maior potência econômica do mundo, e com nível de vida de primeiro mundo.
    Se continuarmos não investindo nada em Defesa, até 2040, o Brasil vai ter 2 Navios-Aeródromo, com no mínimo 60 mil toneladas de deslocamento.
    Tudo isso, com míseros 0,8% do PIB com Defesa, só para se ter uma idéia do tamanho da economia brasileira do futuro.
    Para o Brasil dispor de uma elevada capacidade de projeção estratégica no seu entorno Geopolítico, nem precisaremos eleger alguém que encare de forma séria Defesa Nacional.
    Imagine, se o Brasil consiga ter alguém com visão de longo prazo no comando até lá?
    Teremos o triplo do que mencionei, fora o arsenal de dissuação nuclear.

  3. Comparado com estes três “países continentais”, o Brasil tem menor importância econômica do que a China e muito menor poder militar do que a Rússia, e que a Índia. Mas ao mes mo tempo, o Brasil é o único destes países que está situado numa região onde näo enfrenta disputas territoriais com seus vizinhos, e por isto, é o país com maior potencial de expansão pacífica, dentro da sua própria região. Por último, o Brasil mais do que a África do Sul deve manter e ampliar sua posição de estado relevante, dentro do sistema mundial, mas com pouca capacidade ainda de projetar seu poder fora do seu “entorno estratégico”, durante as próximas décadas.===== Ñ temos problemas significativos de fronteiras c os n vizinhos, + temos alto potencial internos c as ditas reservas proximo às fronteiras,cito a reserva raposa terra do sol e a inúmeras ONGss nefasstass roubando a compreensão de BRASILidade de n irmãos nativos,insuflando-os contra a nação c ideias separatistas,a ñ entrada de n FAs …O pior e a tal da OEA tomando partido .O perigo está ñ minoria, + no olhar perigoso, no olhar destes pretensos defensores….E dizer q nem caças novos = ou melhores q a Venezuela n FAB tem, aliás, pq ela pode é Pindorama ñ?!?! Esses caças é p ontem dona , p ontem…Sds.

  4. ”…o Brasil é o único destes países que está situado numa região onde näo enfrenta disputas territoriais com seus vizinhos, e por isto, é o país com maior potencial de expansão pacífica, dentro da sua própria região.”

    Se o Brasil quer ser ouvido, a primeira coisa que nosso governo deve fazer é largar mão dessa balela de ”soft power” que gringo inventou para nos manter no cabresto !
    Não estou dizendo que devemos sair por ai guerreando com o mundo,mas que devemos estar preparados para nos proteger de eventuais conflitos que vivem a nos rondar e assim poder de fato manter o desenvolvimento desse país !

    Recentemente tivemos uma prova de que as vezes é nescessário o uso da força para se conseguir algumas coisas,que diga se de passagem é direito de todos nós !
    As passeatas pacíficas com camisas brancas e cartazes que fazíamos,só serviam para fazer político rir,a partir do momento que o povo foi para rua fazer valer seus direitos a classe política já começou a ficar mais ”educada” e a respeitar o povo !
    Infelizmente a maioria das grandes mudanças na história da humanidade só vieram a acontecer pelo uso da força,por isso devemos estar preparados,exemplos não nos faltam !

  5. Sabem quantos helicopteros militares tem o exercito brasileiro ?

    32 panteras
    4 black Hank.
    8 super puma colgar.
    16 caracal ( a serem entregues)

    Alguém acha que isto e algo que um dos maiores países territoriais do mundo, a 6° economia mundial apresente ?
    A Holanda, que e do tamanho de Santa Catarina tenha o quíntuplo disto.

    E se alguém vier citar esquilo como aeronave militar (28 no inventario) eu juro que vou rir e sugerir blogs de culinária, bordado e croché.

    • Pois é Capa,
      Nossa FA são de MENTIRA.

      E esse artigo é uma mentirada total e lixo ianque podre até não mais caber…

      Pois, pela milésima vez, fala que o Brasil é abençoado que seu entorno é pacífico. Quando já a várias décadas foram desenvolvidos os ICBMs que atingem qualquer um no planeta. Quando desde quando que nossos inimigos vão ser alguma merreca do nosso lado.
      Joquem no lixo esse artigo acima, pois mais uma vez, é desinformação geoestratégica sobre nossa nação.

    • CAPA PRETA tu esqueceu os ESQUILOS brincaderinha realmente estes numeros não são apresentaveis nem para um estado quanto mais para o pais inteiro concordo plenamente com voce.

    • por LUCENA
      .

      ..
      Sabem quantos helicópteros militares tem o exercito brasileiro ?
      .
      .
      É impressionante como os agente anti-brasil sentem-se mal quando há alguma matéria que levante o moral deste país e acham que entende o Brasil e as suas vicissitudes quando se procura mostra só o seu lada negativo….rsrsrsr
      .
      Veja só o caso dos americanófilos,pal da vida porque a sua vaca-sagrada continuam no breja e não há muita expectativas promissoras para aquele pais,pátria dos americanófilos,no futuro bem próximo.
      .
      Como não tem muito o que falar de bem do Brasil,sempre vem com seus panfletos e com as suas tijoladas e queimar a bandeira nacional.
      .
      O pulguento vem com uma relação de helicóptero e coloca tal informação como se fosse um balizador que resumisse toda a economia do Brasil e o seu desenvolvimento sócio-econômico,ou seja,um IDH; que o nosso não é nada bom por sinal, más demostra o quanto esses americanófilos são determinado em denegrir a imagem desta nação.
      .
      Fico só analisando em qual animal do filos dos platelmintos,onde se poderia utilizar o como balizador do QI deste para relativizar com a do Capa Preta e a sua turma,pois como sabemos,vira-lata não tem pedigree..Hahahahah

      • AMO O BRASIL mas prefiro ser um vira latas com a certeza de que se entrar em um conflito pelo menos matar um inimigo e dar chance a outro brasileiro de vitória mas do jeito que o governo trata nossas forças armadas não temos a minima chance e não me venha falar dos investimentos na marinha estou feliz com tais investimentos mas as forças armadas são um conjunto se o exercito não fornecer proteção as bases terrestres a marinha não tera nenhuma chance a FORÇA AEREA TAMBEM não tera chance se o exercito não tiver meios de protejer suas bases,E MEU CARO PARE DE TAPAR O SOL COM PENEIRA SE AMAS O BRASIL NÃO É SE ENGANANDO QUE VOCE VAI AJUDAR e eu sei que voce se preocupa tanto com nosso pais quanto eu MAS INFELIZMENTE NOSSO EXERCITO PRECISA DE INVESTIMENTOS POIS DO CONO DE UMA ARMA NÃO SAI APOIO MORAL por favor não me leve a mal veja que não lhe chamei de nenhuma especie de animal e nem lhe ofendi com palavras de baixo escalam só quero que abra os olhos e veja com mais atenção os comentarios POIS NO FUNDO TODOS NÓS NOS PREOCUPAMOS E QUEREMOS O MELHOR PARA ESTE PAIS.

      • perdoem meu erro escrevi cono quis dizer cano do CANO DE UMA ARMA NÃO SAI APOIO MORAL E MAIS UMA COISINHA NÃO DEVEMOS APOIAR TUDO TEMOS QUE PARAR E PENSAR POIS DO CONTRARIO ACABAREMOS APOIANDO AS COISAS ERRADAS.

      • Quem um vermelhixo entreguista internacionalista como você pensa que e para questionar meu patriotismo ?
        Eu sempre serei um soldado juramentado do Brasil, mas não sou cego, muito menso ufanista tacanho.
        e se critico as condições que SEU desgoverno revanchista trata nossas forças , e porque que sei que este teu lenga lenga propagandista do partidão, não vai ajudar nossos infantes aeromoveis, se a cobra precisar fumar.

  6. tantaram depreciar o mercosul e tomaram ferro agora tentam depreciar o brics e levaram ferro novamente
    já falei quem torce contra o brasil sempre perde

    • PÉ DE CÃO os unicos contra o Brasil são os governantes as forças armadas do Brasil só estam capascitadas para oprimir o seu povo e não para defendelo acredite nossas riquezas não estam sendo dadas as nasões estrangeiras nossos governantes estam pagando para serem levadas.ESTAM PAGANDO COM NOSSA SAUDE,COM NOSSA EDUCAÇÃO,COM NOSSA SEGURANÇA,COM NOSSA INDEPENDENCIA.

  7. Sinceramente, já disseram tudo em poucas palavras, O BRASIL É UMA MERDA, odeio ser claro a esse ponto, mas não existe perspectiva futura, nossas forças armadas são obsoletas, não temos capacidade nem de nos defender, e muito menos de atacar, até porque a bacia aeródroma, só sai do RJ empurrada…triste nossa situação, ver tudo se decompor diante dos nossos olhos, e ver qualquer país deste mundo sambar na nossa cabeça.

    • ARC o Brasil não é uma merda nossos governantes sim votei no Lula e na Dilma veja que não estou me escondendo eu realmente acreditei que o PT faria a diferença que faria o que os outros partidos não fizeram mas pelo que percebo entra um e sai outro são todos E DIGO TODOS IGUAIS mas nossos jovens sairam as ruas dando um recado infelizmente alguns tentaram estragar MAS O RECADO FOI DADO HIMAGINE PARA UMA LIDER QUE LUTOU CONTRA A DITADURA OUVINDO OS SEUS ELEITORES PEDINDO A VOLTA E UMA ATITUDE DOS MILITARES acredito eu que alguma mudança ocorera,percebeu que áte entre os comentaristas do BLOG alguns estam perdendo a educação e chamando os que divergem de seus pensamentos de viralatas se a coisa continuar assim daqui a pouco vão nos proibir de nos espresarmos.

      • Desculpa não ter esclarecido, o Brasil que quero qualificar como merda, é o Brasil ideológico governamental, ou seja, a forma como se pensa a respeito sobre política de defesa nacional, e claro, não culpo que votou nos candidatos do PT, pois fizeram o que muitos poucos esperavam de um candidato da esquerda que sempre lutou com o povo, se rendeu (ou se vendeu) aos seus próprios interesses, e outra…a cultura desse país e a pior cultura capitalista do mundo! pois diferente dos EUA, que tem um capitalismo a longo prazo, aqui no Brasil se pensa no hoje, imediatistas que não querem agir de forma correta, investindo nas bases, mas sim roubar, superfaturar obras e muito blá blá blá…tenho pena dos militares que realmente defendem esse país, pois foram abandonados, e isso tende a piorar.

Comentários não permitidos.