Netanyahu: Israel aprendeu a não renunciar a ataques preventivos

 Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira que seu país aprendeu das lições do passado a “não renunciar aos ataques preventivos” e garantiu que o temor a uma reação internacional não deve impedir Israel de levá-los a cabo caso considere necessário.

Em discurso para o parlamento israelense (Knesset) pelo 40º aniversário da guerra do Yom Kippur (1973), Netanyahu disse que Israel aprendeu nesse conflito a “não subestimar o inimigo, não ignorar os perigos e não renunciar a ataques preventivos”.

“Então pagamos o preço da esperança. Não cometeremos esse erro de novo”, disse o chefe do Executivo no mesmo dia em que o Irã começou em Genebra negociações sobre seu programa nuclear com um grupo de seis países, entre eles Estados Unidos e Rússia.

Netanyahu disse que a decisão de um ataque preventivo é “uma das mais duras que um governo pode tomar” porque nunca se pode comprovar o que aconteceria caso não a tomasse.

“A paz se consegue através da força, quando os países hostis ao nosso redor entendem que Israel é muito forte e que não vai desaparecer”, disse, e deu os exemplos dos acordos de paz conseguidos após a guerra do Yom Kippur com Egito e Jordânia.

Além disso, disse que aliviar as sanções contra o Irã antes que sejam realmente efetivas seria “um erro histórico” e ressaltou que a pressão internacional é o que leva os iranianos a fazer concessões.

O primeiro-ministro indicou que um ataque preventivo “não se requer em todas as situações, mas deve ser levado em conta cuidadosamente como uma opção viável”.

“Há circunstâncias nas quais esperar uma resposta internacional em uma ação como essa não é igual ao alto preço que poderíamos ser forçados a pagar por sofrer um golpe estratégico ao qual deveremos responder mais tarde”, manifestou.

Sobre as atuais conversas diretas de paz com os palestinos, Netanyahu considerou “importante” chegar a paz com os palestinos “dirigidos por um governo que não chama a nossa destruição”.

“Não queremos um estado binacional e não queremos guerra”, antes de ressaltar que deseja “uma paz duradoura” e que seu governo “não desperdiçará uma oportunidade real com um parceiro que esteja disposto a se adaptar à realidade” em referência ao atual lider palestino.

EFF

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. Que Israel tem coragem de levar a coisa adiante, isso não deve ser questionado… Osirak e a Guerra dos Seis Dias provam isso… A questão é se os israelenses tem condições reais de levar a cabo a destruição das instalações iranianas…

  2. Milagre foi ele nao ter dito que “faltam 6 meses pro Irã ter uma bomba atômica”

    Desde que eu me entendo por gente esse pessoal ai dizem que “faltam seis meses pro Irã ter uma bomba atmica”

    Se bem que Israel nao tem moral alguma pra cobrar nada de ninguém…..

    • Não tem moral por que? Israel foi semanalmente ameaçado de destruição pelo fascista Ahmadinejad enquanto este foi presidente. Assim, é natural a desconfiança em relação ao novo mandatário iraniano.

      • No meu modo de vista, o Ahmadinejad não é mais fascista do que aquele que diz que “país pobre tem que levar bomba na cabeça pra aprender a ser gente”

        ou então fala que “brasileiro merece morrer em fila de hospital”

        se voce quer manter a coerencia e se voce tiver palavra de HOMEM, então voce vai concordar comigo

      • Antes de mais nada vamos esclarecer algumas coisas: Eu sou HOMEM e sou coerente em minhas palavras e pensamentos. Bem diferente de você, que é MOLEQUE e apenas vem desfilar asneiras e proselitismo ideológico, provavelmente por causa da Bolsa lan house. Assim, qualquer comparação entre mim e você é absolutamente descabida.

        Voltando ao pensamento do amigo Vader, nem eu nem ninguém, fora os outros pastéis de vento como você, vai se deixar levar pela sua desonestidade intelectual. O amigo fez a primeira colocação questionando determinados regimes que além de condenar seus países a males como pobreza, corrupção e banditismo, ainda apóiam terroristas. Equanto à segunda informação, é apenas uma crítica ao péssimo habito do brasileiro votar errado. E vota errado porque não tem consciência política e para piorar tem baixa autoestima, tanto que vende seu voto barato para as bolsas- esmolas da vida e não consegue enxergar o caráter oportunista e verdadeiramente eleitoreiro dessa farsa chamada “mais médicos”

      • O Vaderuxo disse que brasileiro merecia morrer em fila de hospital muito antes do mais médicos…

        .
        Mantenha a coerência, minha cara flor do campo…se o AHmadinejad é fascista pq pregava a destruição de Israel …

        Então, alguém que diz que pais podre merece levar bomba na cabeça é oq?

        .

        Eu sinto muito, filho, mas nao tem contorcionismo verbal que preste pra contornar a situação..

        .
        Agora, se vc usar dois pesos e duas medidas, ai é outra coisa.. Acho que vc segue aquela lógica

        “Pros inimigos, a lei…. Pros amigos, a interpretação da lei”

        .
        De qualquer jeito isso mostra como voce é típico Sem Vergonha….. Cara de pau mesmo……

        .
        Mas parece que eu peguei pelo pé…. De qualquer jeito, nao poderia faltar o lenga lenga de sempre

        .
        “O PT o PT o PT o PT”

        “O lula o lula o lula o lula”

      • Como eu já havia dito, quando você não faz caca na entrada faz na entrada e na saída….Não se trata de contorcionismo verbal mas sim de coerência tapadinho! O Vader não fez as afirmações fora de contexto mas sim nos contextos os quais apontei. Agora se a sua profunda falta de inteligência não permite ver, paciência…

      • Nao importa o contexto… Dizer que pais pobre tem que levar bomba na cabeça é algo de quem so pode ter tendências satânicas e nazifasistas…..

        Ponto….

      • Não adianta bater o seu pé ratinho! O Amigo Vader acertou ao situar as assertivas em um contexto correto. Mas militante lobotomizado como você já viu né?

      • Outra coisa: e que, te disse que eu quero me comparar contigo, rapaz?

        Te enxerga….

        Nao se se vc reparou, mas quem nao tem moral e nem influencia nenhuma aqui é vc e sua patota sustentada a soldo da BAG banana….

        So num lugarzinho hermético como no monte das três oliveiras é que vcs se entendem… Fazendo sabe-se la oq em grupo…

        E outra: pq veio puxar assunto comigo?

        Se manque, eu nao tenho a menor intenção de estabelecer qualquer tipo de contato com vc…. Nem virtual….

        Esses sustentados pela BAG banana, viu…..

        Patrulheiros macartistas de internet…

        Pffffff

      • Agora vimos mais um momento comédia, onde o rato Rafitcha tenta rugir para tentar se fazer parecer maior do que realmente é…mas como de costume, suas patéticas tentativas não dão em nada, voltando à vala do patetismo que caracteriza a sua profunda indigência intelectual…

        Mas fica o aviso: Continue falando besteira aqui que o Tio Rui ou o Tio Franklin vão cortar a tua bolsa Lan house…rs

Comentários não permitidos.