Congresso dos EUA fecha acordo para evitar calote e reabrir governo

Democratas e republicanos chegaram a um acordo no Senado nesta quarta-feira (16/10) para elevar o limite do endividamento do governo americano, evitando um calote em credores, e abriram caminho para o fim do chamado shutdown – a paralisação quase total das repartições públicas, que já dura 16 dias.

O acordo é alcançado a 24 horas do prazo final – quando os EUA usariam seus últimos recursos para honrar as dívidas. A proposta autoriza o Tesouro a estender o endividamento até 7 de fevereiro e prevê a reabertura do governo até o dia 15 de janeiro.

“O presidente Barack Obama acredita que este acordo tem o necessário para reabrir a administração e eliminar a ameaça de obstrução que já danificou nossa economia”, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em entrevista coletiva.

O prazo de até 15 de janeiro para a reabertura do governo dará tempo para que o Congresso inicie um debate sobre a despesa e redução do déficit. O acordo também requer que se verifique a renda dos americanos que buscam subvenções para contratar um plano de saúde, de acordo com a reforma da saúde aprovada por Obama.

A Casa Branca tinha resistido até agora a aceitar um plano orçamentário que incluísse modificações na reforma no sistema de saúde, mas Carney disse que o governo não iria se opor à exigência republicana.

Carney disse que, para a Casa Branca, a paralisação do governo foi uma “crise fabricada” que fez com que se perdesse “tempo em relação a outros objetivos , como melhorias econômicas para a classe média e uma legislação para uma reforma migratória.”

A proposta precisa ser ratificada pela Câmara e o Senado. Devido à incerteza no Congresso americano nos últimos dias, a agência de classificação de risco Fitch colocou a dívida dos EUA no status de “avaliação negativa”.

RPR/ rtr/ ap/ afp

Fonte: DW.DE

9 Comentários

  1. As vezes tenho a impressão que estão tentando desestabilizar os EUA de qualquer maneira… e como peças de dominó em paralelo uma coisa vai levar a outra… se é que vocês me entendem…

    • william eu já acho que é a politicagem ,a mesma que existe em todos os países democráticos ,o que esta fora do governo faz de tudo para prejudicar a administração do rival
      os estados unidos não fogem da regra ,e outra coisa em janeiro tem mais briga entre eles
      o bom é que o mundo já esta pensando em fazer uma moeda universal que não seja o dólar pois esse já esta corrompido de tanta xeros
      essa é a tal democrecia ,que se fosse boa como tantos enchem a boca a grecia estava ótima ,

  2. O “shutdown”, como era de se esperar, não aconteceu…Mesmo assim, o texto abaixo continua válido:
    ————————-
    O “shutdown” americano e os avanços da China

    Luiz Felipe de Alencastro
    14/10/2013

    (trecho da matéria)

    “No outro quadrante do planeta, a China também lançou advertências. Num comunicado difundido pela agência oficial Xinhua, e publicado no jornal Global Times, afiliado ao cotidiano People’s Daily, órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, o governo de Beijing atacou as turbulências geradas pelo conflito entre o Congresso e a Casa Branca.

    Num recado curto e grosso o comunicado chinês sentencia:

    “Talvez tenha chegado a hora deste mundo confuso começar a pensar num mundo desamericanizado”. Num tom duro, o comunicado continua: “Em vez de honrar seus deveres como uma potência de liderança responsável, …Washington abusa de seu status de superpotência e introduz mais caos no mundo, transferindo os riscos financeiros para o exterior, fomentando tensões regionais … e deslanchando guerra indesejadas sob a cobertura de mentiras vergonhosas”.

    A imprensa americana e européia registrou a agressividade do discurso oficial chinês. No entanto, outra notícia relativa às manobras financeiras da China passou meio despercebida. Segundo o blog Zero Hedge, especializado nos assuntos financeiros americanos e mundiais, a China tem realizado compras elevadas de ouro nos últimos anos.

    Subindo cerca de 100 toneladas por mês, o estoque de ouro da China passou da sexta posição mundial em 2009, para a segunda posição, situando-se apenas abaixo do total do estoque de ouro dos Estados Unidos. Há dois anos, citando fontes diplomáticas vazadas no Wikileaks, o mesmo blog observava que o aumento dos estoques de ouro na China alimentava a estratégia chinesa de tornar sua moeda nacional, o renminbi, a nova moeda de reserva internacional.

    Em outras palavras, a China não está somente questionando a liderança mundial americana. Ela está se dotando de todos os instrumentos – diplomáticos, econômicos, financeiros, tecnológicos e militares – para desafiar os Estados Unidos no momento que julgar oportuno.”

    Texto completo:

    http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/luiz-felipe-alencastro/2013/10/14/o-shutdown-americano-e-os-avancos-da-china.htm

    • O estoque de ouro da China e o segundo do mundo. apenas os EUA tem um estoque maior. Isto e o que noticias.uol afirma. Como sempre esse pessoal que escreve sobre os EUA do Brasil parece estar dormindo, ou mal informado ou preguicosos, nao gostam de fazer propria pesquisas. Digo isso porque existe muitas gente nos Estados Unidos, especialistas no mercado de ouro, que acreditam, e dao suas razoes, que o Fort Knox esta cheio de ar. O Ouro evaporou de la ja faz algum tempo. Esse ataque que tem sofrido o ouro no mercado mundial, resultado da atividade de alguem que esta tentando desvalorizar o preco do ouro em relacao ao dollar, atividade essa que consiste em vender uma quantidade enorme de ouro, para que os outros que possuem ouro decidam vender tambem antes que o preco cae ainda mais, e coisa do FED. Mas o que esta sendo oferecido pra venda nao e uma quantia fisica de ouro, mas um titulo que diz ser equivalente a uma certa quantia de ouro. Esse titulo e como cheque sem fundo. Se a maioria das pessoas que possuem esses titulos resolverem tentar retirar o ouro que os titulos supostamente lhes dao direito, essas pessoas vao descobrir que o FED nao tem esse ouro. Preciso dizer fontes tambem? Google Antal Fekete, um economista da escola austriaca. Checa os links. Google Zero Hedge, checa os links.;Goldseek.com; daylyreckoning.com; http://www.paulcraigroberts. e muitos outros. Sorry, mas a verdade e que sao muitos os especialistas que trabaslha no mercado financeiro norte americano que diz que nao so o ouro ja nao existe mais, mas que os EUA esta em bancarrota. Peter Schiff, um economista e outro, cujo livros estao em PDF. E so googlar.

  3. Parabéns aos republicanos, especialmente ao Tea Party, que conseguiram com a sua oposição DE VERDADE dobrar o governo socialista de Barack Obama às demandas da maioria da população americana.

    Uma aula de democracia para paisecos bananeiros sem oposição e no qual a própria (pouquíssima e fraquíssima) oposição padece do maldito populo-socialismo.

    Enquanto os EUA tiverem um Partido Republicano forte e responsável para se opor aos desvarios da parcela socialista dos ditos “democratas” podem ter certeza que os EUA continuarão a mandar no mundo.

    • Eu creio que e Zero. Enquanto China, India, Russia, Turquia e outros paises serviram-se da queda do preco de ouro, queda essa provocada pelo FED, para comprar ouro fisico, nao titulos, nao li ou nada sobre a posicao do brasil no assunto. Como bons keynesianos o pessoal que controla o Banco Central, tal qual o Vater, acreditam que o ouro e reliquia do passado, E melhor comprar dollar.

Comentários não permitidos.