Brasil admite negociar caça com a Rússia, mas no futuro

IGOR GIELOW

O ministro Celso Amorim (Defesa) admitiu hoje, a possibilidade de o Brasil entrar no projeto do caça de quinta geração da Rússia, o Sukhoi T-50.

Ele tinha acabado de se reunir com seu colega russo, Sergei Shoigu, que visitou Brasília para fechar a venda de US$ 1 bilhão em baterias antiaéreas — o contrato deverá ser assinado em meados do ano que vem.

Shoigu não fez oferta direta de caças para a Força Aérea Brasileira, mas Amorim fez o comentário separando a licitação em curso hoje (o F-X2) e eventuais projetos futuros.

O F-X2, processo que vem do governo Lula, prevê a compra de 36 aviões de combate para servir de base para a FAB. Disputam três modelos de quarta geração, ou seja, que incorporam integração digital de sistemas e têm capacidade de combate “além da linha do horizonte” com mísseis: o F-18 americano, o Rafale francês e o Gripen sueco.

A Rússia foi eliminada, com seu Sukhoi-35, desse processo. O ministro brasileiro foi enfático em dizer que o processo atual está valendo e deve acabar brevemente.

Agora, Amorim pela primeira vez falou em cooperação na próxima geração de caças, a quinta, que usa computadorização ainda mais intensiva e tecnologias para voo furtivo, próximo do invisível aos radares.

Só os EUA têm um caça de quinta geração em operação, o F-22. A Rússia já tem cinco protótipos voando de seu modelo, o Sukhoi T-50, que terá uma versão de exportação desenvolvida em conjunto com a Índia. O avião poderá estar operacional por volta de 2016.

Além da compra de três baterias antiaéreas Pantsir-S1, altamente eficazes, e de duas baterias com mísseis portáteis Igla-S para complementar o estoque brasileiro do material, a Rússia formou com o Brasil um grupo de trabalho para segurança cibernética.

A iniciativa vem na esteira das denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos. A presidente Dilma Rousseff cancelou sua visita de Estado a Washington devido à revelação de que suas comunicações foram monitoradas. E a Rússia abriga temporariamente o delator do caso, Edward Snowden.

Fonte: Folha

55 Comentários

  1. Americanopatas rasgando o c* com a unha logo abaixo e dando as desculpas de sempre quando o material nao é yankee

    “É caro pra manter”
    “Vão entubar a FAB”
    “A hora vôo é uma absurdo”
    “Os nossos sistemas nao vão conversar com o deles” (essa é a pior de todas)

    É claro… Além de engenheiros, eles tb sao técnicos em contabilidade …..

    As mesmas PATACUADAS que falam contra o Rafale……

    .
    É claro que nao pode faltar o texto padrão do script

    O PT o PT o PT o PT

    O Lula o Lula o Lula o Lula

    • Sim… Faltou essa: “comprar nao significa operar”

      O criador deste chavão trilogiense é um gênio a ser preservado

      • firmeza rafa estamos juntos ,mas até agora so reunião ,é palhaçada também quantas reuniões para se decidir
        isso esta virando passeio diplomático ,estão tirando a rapaziada de otario ,toda essa especulação cade nada ,
        esta na hora da forças armadas se manisfestarem também
        como essa mesma turma fala a democrecia permite todos se manifestar
        mas democracia apenas para civil?????????
        o militar não pode se manifestar porque porque os playbois entra por um lado os pobres por outro
        em caso de qualquer guerra quem vai morrer é o soldado filho de pobre a playboizada se entrega para o inimigo
        sem maldade o tempo esta se esgotando para esse tipo de diplomacia bonachona ridícula de pagaçao de sapo ai o grupo vai viaja para russia daqui uns três meses e volta a falar que vai vir uma delegação daqui uns três meses
        esses vermes desses playbois não decidiram porcaria nenhuma só kaozada maldita

    • Que conversa mole, pra boi dormir…. Se em 2016, Russia e Índia, já terão aviões de 5 geração…pra que pensar em concretizar a aquisição de 4° Geração? Do jeito que a coisa anda é melhor abandonar os de 4° Geração e entrar em parceria e construir os de 5°. Mas como é Brasil…em seis anos teremos os de 4° geração, se teremos, e quando tiver de sétima geração iniciaremos a aquisição dos de 5°, ou seja, sempre na vanguarda….kkkk.
      Enquanto isso naquele país da América Latina não se fabrica nem lâmina de barbear, imagina avião de 3° Geração…kkkk.

    • Cara vc é muito chorão, incapaz de escrever a sua opinião sobre qualquer coisa, vive de criticar a opinião dos outros mas sequer expõe a sua.

      Diz ai o que vc pensa, o T-50 será barato de manter? Ele nem esta pronto ainda.
      A FAB sempre sonhou ter um? O Su-35 foi espirrado do FX-2, rs
      A integração será fácil? Claro, avião é tudo igual kkkkkkkkkkkkkkkk

  2. A Frota Aérea de Brasília, vulgo FAB, hoje não pode enfrentar nem a Força Aérea Angolana.
    A mentalidade, profissionalismo e a “grana” são curtos.
    Três baterias para usarem na copa! Quantas sedes são mesmo?
    Há sim, tem também os mísseis lançados do ombro, claro. Vão fazer toda a diferença.
    Claro que 3 é melhor que nada, mas alguém tem uma idéia de quantas baterias tinha o Kadaffi? Ou o Saddan? Ou o Milosevick? Ou tem o Assad? Claro que não quero nos camparar a estas figuras, mas somente mostrar o quanto despreparados nós estamos. 3 Baterias não protegem nem o prostíbulo chamado de congresso nacional.
    Assim como Rafale/Flanker/Hornet/Gripen/X-wing/Tie-fighter ou o que quer que venha, também não farão nenhuma diferença se a quantidade e disponibilidade não for suficiente e se forem “armados” com bombas de queda livre e MAA-1/1B.
    Sonhar com uma força aérea de verdade eu também sonho, já sonhei em ser piloto de caça um dia, há mais de vinte anos, de lá para cá aprendi que nosso povinho está distraído demais para se preocupar com segurança e defesa.

  3. N da pra ser otimista …ao meu ver .. se houve de fato a ”oferta” dos SU-35/T-50 … perdemos mais essa (pela 3 x ?? ) …e sempre o mesmo discurso ”barato” …do .. ”’quem sabe” …. complicado …. o certo seria o seguinte ( ao meu ver ) … leasing/compra de pelo menos 16 SU-35 .. pra ”agora” (n saiu nada…quem sabe ate o fim do ano … ) …e entra de cabeça no PAK ….mas … estamos no Brasil né …. … quanto ao FX2 … todos ja estamos cansados de discutir isso ou aquilo .. a única coisa ”boa” q resta e sim o Gripen .. mais n o NG .. pq essa oportunidade ja perdemos e ja esta sendo desenvolvido … mais sim SeaGripen (o Brasil seria o ”dono” do projeto )… complicado … ano de eleição … provável novo presidente …o mesmo ”ciclo” a pelo menos 20 anos …. e nada de novo no horizonte …. segue o circo

  4. Uma notícia ótima. Acabei de ler tbm uma reportagem que a Russia ofereceu um leasing do SU-35s para o Brasil, quando o Mirage 2000 sair de serviço, ótima oferta, até porque daria ao Brasil a chance de testar esse poderoso vetor, verificar as modificações em relação a logística de produção e manutenção…e claro…nos dar a confiança necessária para entrar no programa PAK FA, o que deixaria os americanalhados bem irritados, rsrsrsrs.Segura Barack Osama!

  5. sem maldade !!!!! mas foi decidido o que ????? nessa reunião nada !!!! mais do mesmo
    especulação ,quantas reuniões para se decidir comprar algo que o pais necessita ????
    reunião ou uma pagaçao de simpatia !!!!

  6. O Brasil já perdeu a maior oportunidade de transferência de tecnologia da história desta galaxia. E foi justamente a Rússia, ou a então URSS, que nos ofereceu.
    Após o fim da URSS, que se deu entre 1990 e 1991, cientistas, professores, doutores e pesquisadores da antiga URSS migraram para vários países, uns poucos vieram para o Brasil que não soube valorizá-los e não mostrou interesse por seus conhecimentos. Dos poucos que vierem muitos já foram para outros países em busca de governos que levem ciência a sério.
    Um destes já foi meu colega inclusive.
    Se o Brasil for convidado a participar de um projeto, o que levará na bagagem?
    Como disse meu ex-colega, não se vive só de carnaval, cerveja e futebol.

    • Melkor…o Povo gosta de Carnaval, Cerevja, futebol e Novela….por isso o jogo só inicia depois de terminar a novela….lkkkk

      • Não tem problema gostar de carnaval, cerveja e futebol. O mau é só ter isso para oferecer.
        Os jovens russos também gostam de beber, baladas, futebol, volei, basquete, natação, etc, mas eles tem muito, muito mais para mostrar.
        Os estadunidenses então, nem se fala. Não dá para comparar. Infelizmente não.

      • Acho que o povo brasileiro se preocupa mais com saúde, educação e segurança pública do que com caças.
        gostando ou não temos problemas bem mais sérios para resolver.

  7. Encerra esta bagaça de Fx2 de uma vez por todas , comprem o 36 caças Su-35 de tampão ( sei que não merece o nome, mas é só pra provocar) e entra no projeto PAK-Fa que já está em fase final.
    Vi na TV aberta uma curta e superficial reportagem sobre o assunto, e a jornalistas disse que a proposta de FABRICAÇÃO DO T-50 EM SOLO NACIONAL agrada Brasília, só não agrada os vassalos é claro, só vou comemorar quando ver os Sukhois voando com a Senta a pua em suas asas.
    Só pra finalizar essa estória de bitola de parafuso marciana e pesadelo logístico é puro engodo de quem no fundo já sabe que o F/A-18 já era e que nossa relação com os EUA andam de mau a pior.Quem terá um verdadeiro pesadelo com o Urso serão os insanos engenheiros de Kit Revell.
    Perguntem a FAB, mas prcisamente no esquadrão poti, se ela teve algum ” pesadelo logístico ” ao migrar de aeronaves ocidentais para o Mi-35 Hind, muito pelo contrário disseram que houve um salta de qualidade e o Hind os elevou a um novo patamar operacional.
    E o Exército deve ser altamente masoquista e gostar de aparafusar bitolas de parafuso marcianas e ter o famigerado ” pesadelo logístico ” ao selecionar o Pantsir.Essa turma precisa saber que Kit Revell é uma coisa mas a realidade é verdadeira e não comporta brincadeira ou falsas verdades toscas.

    • Disse tudo, essa questão logística é infundada, que raio de parafusos e equipamentos estes que não podem ser substituídos ?

  8. Num futuro… num futuro muito muito remoto… 🙂

    De preferência quando os russos estiverem na 6a geração e os americanos na NONA, rsrsrsrs…

    Eita, como tem gente que não cai na real…

    • Vader, diz pra mim: Com que dinheiro??
      Vader, leia mais os noticiários Econômicos, os EUA devem US$ 16.700.000.000.000 TRILHÕES de dólares aos seus credores, dentre eles, o BRASIL é seu QUARTO maior CREDOR.
      Vader, os EUA estão falidos, o problema é que você não enxerga um palmo à frente do seu nariz. Experimente tirar esta máscara ridícula do seu Avatar que pode ser que melhore sua visão.

      • Cara se os EU, com PIB de 16 trilhões esta falido?!, O que vc me diz de China com 9 tri, Brasil com 2,2tri e Rússia com 2?

        A China só cresce pq vende nos EU, simplesmente eles não tem classe média para sustentar o crescimento.

        Agora que coisa não, pior cego é aquele que não quer ver, o Brasil deve 1.4 tri e paga 9,5% de juros ao ano, os EU devem 16 tri e pagam 0,25% de juros.

      • Pois é meu caro Rogério.

        “PuTânphia” gasta para rolar a sua dívida TRÊS VEZES o que os EUA gastam e eles é que estão falidos…

        E põe os juros a ponto vinte e cinco porcento pra ver se alguém compra título brasileiro…

        A esse ponto o ufanismo “galvãobuenês” e o antiamericanismo cega essa cambada…

      • Acorde pra cuspir você cidadão, isso é um pouco mais que um PIB deles…

        A dívida americana se paga sozinha na hora em que eles quiserem. E o mundo SABE disso; tanto que continua a comprar títulos da dívida americana…

        Caso os EUA estivessem realmente “falidos” como sua bisonha análise afirma, porque você acha que o governo PeTralha continua investindo em títulos deles? Porque gosta de perder dinheiro? 😉

      • A dívida americana se paga sozinha na hora em que eles quiserem. E o mundo SABE disso; tanto que continua a comprar títulos da dívida americana…

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        respira…

        respira…..

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        como diria vovó, viado, babão e capim dá em todo canto

        mas viado destranbelhado é de lascar

        hjauhauhauhauahuahuahuahauhauhauhauahuahuahuahauhauhauhauhau

      • Ué, pq o espanto? Onde fica a maquininha que faz dolares mesmo? A divida deles é em moeda estrangeira, ouro ou prata por acaso?

        Se entregou que vc foi criado pela vovó neh 😀

      • Rogério,

        Pelo visto não sabe o que fala, não sei a tua idade, mas parece idade de menos e com informações da mídia de massa demais… procure se informar sobre o banco dos BRICS e a substituição do dólar como moeda global…

        A divida deles não será mais financiada ou paga com a injeção de dólares que vem do exterior, a causa do dólar ser a moeda global, e isso será insustentável!!

        A coisa é muito mais complexa do que esse simplismo ideológico de que eles tem 16 trilhões de PIB e imprime o dinheiro em que está contratada a sua divida… alias imprimir dólares DEMAIS é de fato a base do problema deles, antes era possível pois se exportava essa inflação pro exterior, onde o mundo tinha montanhas de dólares, e também era possível antes ter grandes investimentos externos, ENTÃO A INFLAÇÃO VOLTAVA COMO INVESTIMENTO!

        Era possível antes e esta acabando nos dias de hoje pois se você tem muitos dólares de reserva você vai obviamente escolher a terra do dólar pra investir esse capital, e assim vai depositar esse dinheiro em bancos americanos que abrem crédito ao governo, ao exército e ao povo americano… mas isso está acabando nesse século, esse sistema antigo está morrendo a muito tempo, e o Banco dos BRICS vão acabar com isso rápido, já estão acabando, o nosso Banco Central por exemplo já tem com os outros países dos BRICS feito negócios em moedas locais, SEM UTILIZAR O DOLAR COMO BASE COMERCIAL, e o Banco dos BRICS está sendo criado justamente pra isso!!

        Acabando a troca dos BRICS em dólar, e aumentando o numero de países pelo mundo que fará negócios com os BRICS e também não comerciarão entre si em dólar, o sistema atual dos USA é insustentável, e o mundo já viu isso, e eles também, por isso estão fazendo todo esse alvoroço pra impedir que países satélites AUMENTEM SEU COMERCIO com os países dos BRICS, aqui nós vimos a tal da aliança do Pacifico, onde as colônias continuam com os dólares e com o comércio com os USA e seu sistema em via de bancarrota!!

        Acho que entendi quem foi criado com avó de fato!! 🙄

        Valeu!!

      • Falou mãe Dina, me avisa aí quando o Banco do Brics for obrigar os EU a pagarem as suas compras em Bricnares tá bom.. eles querem comprar, o Mundão de meus Deus vender, eles dizem “aceita dólares?” e os outros dizem “não senhor, só trabalhamos com Bricnares”, kkkkkkkkkkkkk
        Pode-se até negociar entre si com moedas locais, mas o sistema financeiro ficará com os iaques malvados por um bom tempo ainda, e como td é financiado então…….

        Hilário sua cegueira, a Arábia Saudita vai deixar de depositar seus petrodolares lá e depositarem na………. China???
        Pode-se até negociar entre si com moedas locais, mas o sistema financeiro ficará com os iaques malvados por um bom tempo ainda, por um simples motivo, eles são os que mais compram, e como td é financiado hj em dia então…….
        prova disso é que o juros deles é de 0,25% ao ano cidadão, aqui no “B” de Brics é 9,5%, pagamos 3 vez mais p/ rolar nossa divida, que é mais de 10 vezes menor, do q eles.
        Mas continue viu, é muito bom vc trabalhar esse seu lado lúdico do cérebro, com essas estorinhas fantasiosas. 😀 😀

    • Me responde uma coisa: essa nona geração vai ser “cara pra manter” ?

      Vai ter “avionica ocidental”?

      😀

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Não adianta ser barato de manter se na hora da batalha o caça é derrubado e o piloto é morto. Isso sim é caro de manter.

  9. Não levem muito a sério matérias da folha.
    Outra coisa… em tempos de espionagem descarada e admitida, as verdadeiras transações bélicas estão sendo realizadas por baixo dos panos.

    Rezo a Deus para que nosso país consiga atingir o objetivo de ter poderosa Defesa, pois nada de nada é o que temos hoje.
    Nossos Exército, Marinha e Força Aérea atuais servem apenas para adestramento com o equipamento que possuem.

    Infelizmente, a coisa está muito feia para nosso Brasil e sua subida de patamar internacional.
    Entre falta de tanta coisa também estamos enfrentando uma tremenda carência de patriótas nas FA com forte coragem de defenderem o país.
    Precisamos urgentemente de soldados guerreiros (Oficiais) que rompam com essa doutrina de servilismo a chantagistas e corruptores governamentais do Norte.

    Ou não são justamente nossos oficiais os responsáveis pela elaboração de relatórios técnicos sobre requerimentos de novos materiais para nossas Forças, e suas respectivas quantidades?

    Portanto, de quem partiu a idéia (conveniência) de um conjunto de míseros 120 caças para defenderem o Brasil e a vizinhança de seu mar? Contra um inimigo que pode chegar aqui facilmente com 500 caças modernos.
    Dos políticos é que não foi.

    Claro, que algum comentarista vendido ou de cerébro manipulado vai querer afirmar que a FAB faz seus cálculos de meios aéreos levando em conta a disponibilidade de orçamento.
    Mas será possível suas bestas quadradas?…
    Então quem foi que aceitou esse orçamento que não nos garante defesa? Será que vcs não entendem que esse orçamento também é de mentira? É feito para manter o Brasil indefeso.

    Cadê o oficialato das FA, mesmo os que já estão na reserva, para exporem à sociedade que não podemos ter defesa e independência real com esse maldito jogo de faz de conta?

    Fosse um oficialato comprometido corajosamente com nosso país, jamais estariamos em pleno século XXI, cogitando a duras penas em ter defesa moderna e atualizada de AAA.
    No presente momento já teriamos algumas centenas de baterias de AAA espalhadas no Brasil todo.
    Mas INCRÍVEL no final de 2013 a única defesa do vastíssimo espaço aéreo brasileiro é ZERO. Ou alguém (a não ser aloprados) acha que um punhado de caças velhos podem enfrentar centenas de inimigos atualizados? Ou (seus aloprados) acham seriamente que um vizinho nanico vai entrar em guerra conosco?

    Botar a culpa só nos nossos Partidos não dá mais. E se todo mundo tem culpa de nossa fraqueza como país grande e atrasado, nossos Oficiais históricamente também o têm.

  10. por LUCENA.
    .
    .
    .

    pronto,já começou o show das escandalosas,ou melhor,os latidos dos vira-latas,como sempre….é impressionante !

      • quem gosta de censura são os trilogienses

        ou por acaso vc ve alguma coisa fora do padrão por lá ?

        o discurso é sempre o mesmo da meia duzia de alucinados

        “o pt o pt o pt o pt”

        “o lula o lula o lula o lula”

        coincidencia?

        resposta: Não! É hipocrisia mesmo !!!!

      • Amiguinho Rafinha Supusitron isso chama-se clubinho de confrades onde todos tem gostos semelhantes e vivem de disputarem quem tem mais conhecimentos sobre assuntos pré-estabelecidos que devem obedecerem a mesma ortodoxia…CLUBINHO DE CONFRADES.
        Tentaram fazerem o mesmo aqui por algumas vezes e não se criaram.
        Aqui se encontra materias que eles gostam e outras mais relativas a outros assuntos onde todos tem oportunidade de se expressarem o que não acontece em alguns outros espaços onde os Rabinos não aceitam interação que não seja a doutrinaria e ainda sentem-se no direito de falarem sobre censura.
        Levam ja vai para 4 anos so bolas nas costas e a cada dia que passa acreditam que algo sobrenatural os livrara do avantajado supusitorio de carne.
        Aquele que vende a propria Patria e povo em detrimento de gostos e interesses proprios vende tambem a propria mãe e o proprio rabo e não é e nem sabe o que significa patriotismo e unidade nacional.
        Uma minoria imunda que por decadas muito mal fez a este pais.

  11. Até agora tudo que tenho lido sobre essa nova proposta russa parece ser muito bom para o Brasil,no inicio do programa FX1 eu já achava a proposta russa muito boa,mas esse novo contato com a possibilidade de participarmos junto com a Rússia e a Índia do FGFA ,parece ser melhor ainda !

  12. Meninas ingenuas kkkkk, o saldo para a compra de carnes sera quitado com a compra do pantsir ,vejam, 2bi, sem mi mi mi e conversas longas, portanto ,esqueçam su50 na fab e repito ,o pantsir so vai vir por causa do loby dos pecuaristas da suinocultura, entao que se dane logistica,este problema deixa pra depois, o governo tendo a necessidade de montar uma bateria AA rapidamente,aproveitou a ocasiao e negociou os embargos, a odreb….agradece tambem,

    • Nada haver esse teu raciocinio dos tempos de Cabral a pensar que estaremos trocando riquesas por espelhos e apitos.
      A Russia é rigida em suas exigencias sanitarias e aquele que quer ser fornecedor ou adequa-se as mesmas ou procura outra quitanda.
      Porque nos EUA e na Australia usam anabolizantes e outras quimicas para terem ganho de peso,fibras e etc e os mercados deles e alguns outros aceitam não representa que todos tem de aceitarem.
      A Russia ja é terceiro parceiro comercial do Brasil e passar os EUA que são segundo é apenas uma questão de adequação nossa enada mais.

  13. Amigos, já faz muito tempo que não posto minhas informações sobre este FX1,2…
    Lembro que à exatamente 15 anos atrás, eu informava que era mais fácil me aposentar do que este FX um dia vir a se concretizar, agora falta bem pouco,Kkkkk! Lembro também, o FX1 em que o caça SU-35 foi descartado por ser ainda um projeto; hoje um caça pronto. Hoje o processo continua o mesmo, e nada se decidiu. O mesmo falo sobre o Gripen NG, faz parte do projeto FX2, mas com desconfiança dos nossos governantes, por ser também para os lesa pátria umprojeto. Vocês acreditam que vamos entrar no projeto do PAC-FA T50? A unica coisa sobre PAC que conheço, é o PAC do governo.

    • E pelo jeito meu caro não so voce como muitos outros ainda viverão de ansiedade quanto ao Forevis.
      Sera que não se tocam que o FX é apenas o boi de piranha para tirar o foco e que outros assuntos muito mais importantes como o SINDASBRA e o SISFRON estão sendo tratados no mais alto sigilo e que os caças são apenas um detalhe a serem incorporados a tudo isso e que devem se encaixarem prefeitamente com os mesmos.
      Chorem por mais um tempo Dilma buáá buáá 36 viãozinhos Dilmaaa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Parece que ninguém entendeu…a possibilidade da compra do f-18 “sub hornet” é quase impossivel, nao por questão da NSA somente, mas devido os EUA terem ridicularizado o Brasil perante seus aliados dando-lhes privilégios sobre nossas riquezas, isso claro depois do discurso do barack osama de nós sermos “importantes aliados” …calhou que o útil se uniu ao agradável…o Brics tendo sua importancia ratificada, revelando que mais importante é tentar se aliar aos russos ou ser peguete do tio sam.

    • Hornet ?
      Comprar um projeto terminal,chipado,banguela e careca tem de ser muito otario mesmo né enquanto o mundo efetiva o 5G ja pensando no 6G.

  15. Eu tenho quase certeza que o Brasil fara a melhor escolha e sabem qual é?Não é nem o PAK-FA T-50 e sim pagar a acessoria Russa para criarmos,desenvolvermos e fabricarmos um caça de quinta geração nacional.
    So existem dois paises no mundo que podem nos darem acesso,EUA e Russia e como os EUA so nos dariam acesso a quinta geração se lhes abrissemos as pernas totalmente lhes entregando Alcantara,SISDABRA,SISFRON e nos tornando seus cachorrinhos em tudo na vida a unica opção que nos resta é mesmo a Russia.
    Não esperem de nosso governo e nem da Russia informações do que foi ou sera acordado porque não darão.Quanto a isso so tenho que tirar o chapeu pois tudo envolvendo Russia e Brasil na area de defesa e aeroespacial vem sido tratado em sigilo e no maior segredo.
    E com a palavra a esquizofrenia bostérica hemorroidal especuladora e kaozeira.EBHEK

  16. Chora bananeira
    bananeira chora.
    Chora bananeira
    a Boeing ja foi embora.

    Paulista sem pau é lista
    Paulista Paulista pau
    tira o pau do lista
    Paulista fica seu pau.

    Chora bananeira
    bananeira chora.
    Chora bananeira
    a Boeing ja foi embora.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    XUPA ESSA INHÃMA QUE SAI COALHADA OBAMA BIN LADEN kkkkkkkkkkk

  17. Engraçado que o assunto era o caça T 50

    Ai, apareceram os adoradores trilogienses do “Bezerro de Ouro” chorando porque ninguem neste mundo tem o direito de criticar o sagrado TOTEM deles (USA)

    ops… citei o nome da GOLDEN COW

    e agora? que vai acontecer com eu? eu vou parar na capa da veja como “ameaça a democracia”?

    huahahauhauahuahauh

    esses americanopatas… não lotam uma Hilux … mas é insuportavel os melindres desse povo seboso

    eita gentalha melindrosa……… choram …. reclamam………. mas produzir alguma coisa que preste, que é bom… nada

    enquanto isso, o discurso é o de sempre

    “o PT o PT o PT o PT”

    “o Lula o Lula o Lula o Lula”

    affff

  18. Caros Amigos,

    O Brasil pode querer dar seus voos abrangentes mas a grana que entra no pais, na craicao de empregos, know how, oportunidades de exportacao etc etc vem dos E U A e nao Russia. A Russia nao esta ligada a nos por nenhum laco economico/tecnologico/cultural ou seja o que for. A conversa e boa para pressionar ‘uncle Sam”..maybe.. mas no fritar dos ovos o Brasil e ocidente. Infelizmente e um pais sem decisao, sem investimento tecnologico, e sem induatria propia aerronautica. Os Russos sao notorios no desleixo quando o assunto e ferramental, manutencao, pecas de reposicao, manuais, treinamento e sua doutrina de guerra e ultrapassada. Suas forcas armadas e uma piada, sua doutrina e patetica. Quer o Brasil se juntar a esse grupo? O melhor exemplo e India. Compra bagulhas da Russia a torta e direita. Hoje, depois de decadas resolveram dar uma reviravolta e deixar de lado as geringoncas voadoras.
    Nao creoi que exista no mundo avioes mais perfeitos que os Russos em acrobacias aereas. Se alguen tem um show de fim de semana, convida os Intoxicados e colocam o show..no minimo cai uns dois avioes, para o prazer geral.
    Quer falar de guerra no seculo 21? USAF, Navy, Marines, Army e Israel. o resto e patota.. nem mencionem os Surrender Monkeys da Franca.

    • Se Os Israelenses tivessem jatos Russos suspeito que o seu sucesso seria ainda maior. Quando as Alemanhas foram reunificadas os cacas Mig29 e seu armamento passaram para a Alemanha de Helmuth Kohl e com isso, passaram a fazer parte da OTAN. O choque da OTAN foi grande ao avaliar o armamento ar-ar Russo. Todos os mísseis Russos ultrapassavam as armas ocidentais em eficiencia e letalidade. A Tecnologia Russa na área de mísseis e radares é surpreendente. De graca eles nao dao nada e está correto. A India comprou muito , primeiro tem que gastar bem “numa loja” para somente depois dar as caras de novo e querer um “desconto” e tratamento preferencial. Agora a parceria Indo-Russa está num outro nível e os Indianos vao fazendo avancos tecnologicos. Isto seria a proposta Russa para o Brasil. Mas com preguica, pao-durismo e gastos excessivos com políticos e suas mordomias nao se constroi um país membro do CS na ONU.

  19. Admitiu … negociar… mas no futuro. MAIS vago que isso nao existe e pelo rítmo Brasileiro em resolver problemas estratégicos este futuro está beeem distante. O discurso de Amorim é odiável. Pra defesa e pros militares os recursos sao em conta-gotas. Para manter aquele Senado cheio ladroes se gastam 8 bilhoes de reais por ano!!!! http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/congresso-brasileiro-lidera-ranking-de-gastos-por-pib
    O Brasil vem sendo sucateado de propósito.

  20. Esse discurso de futuro… não passa de discurso traira, discurso ratazana, discurso baitola, discurso viralata, discurso entreguista, discurso de “M”.

Comentários não permitidos.