Defesa & Geopolítica

Apresentado o Pampa III

Posted by

 Juan Carlos Cicalesi e Lisandro Amorelli

No dia 10 de outubro, por ocasião da celebração do 86º aniversário de criação da Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA), teve lugar a cerimônia de apresentação da nova variante do treinador argentino, o IA-63 Pampa III. O evento transcorreu nas instalações da FAdeA, que tem contratada a entrega de 18 exemplares da nova variante.

A aeronave mostrada era convertida para o novo padrão a partir da célula nº 1027, e deverá receber a matrícula militar E-823. O Pampa III contará com “glass cockpit” fornecido pela Elbit Systems, de Israel, e será compatível com o capacete Targo, também israelense. Será dotado de um simulador de radar e de um sistema de enlace de dados, o que lhe permitirá inclusive lançar mísseis ar-ar ou ar-terra guiados por radar, tendo recebido através do “data link” os dados do alvo.

Devido à decisão de não adquirir equipamentos de procedência inglesa, o assento ejetável deverá ser de origem russa. Outra modificação importante é o fato de que o motor será o Honeywell TFE 731-4-2N. As fotos, de Lisandro Amorelli, mostram a aeronave e, em detalhe, a configuração de seu “cockpit”.

Fonte: Segurança&Defesa

3 Comments

shared on wplocker.com