Apresentado o Pampa III

 Juan Carlos Cicalesi e Lisandro Amorelli

No dia 10 de outubro, por ocasião da celebração do 86º aniversário de criação da Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA), teve lugar a cerimônia de apresentação da nova variante do treinador argentino, o IA-63 Pampa III. O evento transcorreu nas instalações da FAdeA, que tem contratada a entrega de 18 exemplares da nova variante.

A aeronave mostrada era convertida para o novo padrão a partir da célula nº 1027, e deverá receber a matrícula militar E-823. O Pampa III contará com “glass cockpit” fornecido pela Elbit Systems, de Israel, e será compatível com o capacete Targo, também israelense. Será dotado de um simulador de radar e de um sistema de enlace de dados, o que lhe permitirá inclusive lançar mísseis ar-ar ou ar-terra guiados por radar, tendo recebido através do “data link” os dados do alvo.

Devido à decisão de não adquirir equipamentos de procedência inglesa, o assento ejetável deverá ser de origem russa. Outra modificação importante é o fato de que o motor será o Honeywell TFE 731-4-2N. As fotos, de Lisandro Amorelli, mostram a aeronave e, em detalhe, a configuração de seu “cockpit”.

Fonte: Segurança&Defesa

3 Comentários

  1. Esse é o caminho…

    O Brasil, com a experiência que possui, já poderia ter concebido algo similar.

    Com essa aeronave, os argentinos conseguem um meio próprio de adestramento para seus pilotos no que diz respeito a ataque leve e mesmo o combate manobrado…

    Seria interessante unir a capacidade de produção brasileira ao projeto argentino, mas ainda creio que o Brasil deva procurar um caminho próprio na concepção de sua própria aviação a jato de desempenho médio, optando por um modelo cujo desenho é mais avançado, tal como o Yak-130 ou M-346…

  2. E um Alpha jet pioradinho, rsrsrs, mas não deixa de ser uma iniciativa interessante, o “hermanos” mesmo contra o revanchismo latente que os asobra, fazem milagres para manter suas FAAs de pé, e esta aeronave e uma iniciativa interessante, visando manter a doutrina moderna de seus pilotos.

    Alias poucos sabem mas os “hermanos” já estiveram na vangarda da aviação militar a jato, com sus Pulqui I e Pulqui II

    http://en.wikipedia.org/wiki/FMA_IAe_33_Pulqui_II

Comentários não permitidos.