Brasil será convidado a desenvolver fabricação conjunta de caças de quinta geração T-50 (PAK FA)

Enquanto autoridades brasileiras decidem vencedor de licitação para a aquisição de 36 caças pesados, delegação russa em visita ao país vai oferecer coprodução de aeronaves modernas para superar as propostas dos demais concorrentes.

Em visita ao Brasil e Peru entre hoje (14) e 17 de outubro, os membros delegação russa convidarão o país a desenvolver em conjunto a fabricação de caças de quinta geração T-50 (PAK FA).

O governo brasileiro ainda não escolheu o vencedor da licitação pública para a aquisição de 36 caças pesados para a Força Aérea nacional. A transação é estimada em 4 bilhões de dólares.

“Nas negociações no Brasil, estamos prontos para propor não só a compra de modelos já prontos dos Su-35, mas também a coprodução dos promissores modelos de caças T-50”, disse um representante da delegação.

Vantagem do T-50

Os caças de quinta geração T-50, cujos elementos-chave são produzidos pela Rostekh, alcançam velocidade máxima de 2.500 km/h e possuem inteligência artificial – o avião é capaz de realizar operações complexas sem a intervenção do piloto. O T-50 possui ainda um sistema de reconhecimento automático do alvo e um circuito especial avisa o piloto de uma potencial ameaça.

Na lista brasileira para seleção do fornecedor, constam apenas três opções: o francês Rafal, o F/A-18E/F “Super Hornet”, da Boeing, e o JAS-39, produzido pela sueca SAAB. Como o Su-35 não entrou nessa lista, as autoridades russas vão propor que, em vez de comprar os caças já prontos, se crie uma produção conjunta para desenvolver sistemas avançados de aviação.

Chefiada pelo ministro da Defesa russo, Serguêi Choigu, a delegação russa em visita ao Brasil conta também com a presença do chefe do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar (VS VTS), Aleksandr Fomin, e de Anatóli Issaikin, diretor da Rosoboronexport (a única exportadora autorizada de armas e equipamentos militares do país).

 

Fonte: Gazeta Russa

68 Comentários

  1. ótima proposta ,mas aposto que os vira lata ,puxa saco de gringo ,vermes que só fazem peso na terra ,vao dizer assim que o brasil não tem capacidade de fazer isso aqui ,ou esses mesmos entreguistas vao dizer que é muito para o brasil ,ou esses anti brasil vao falar assim que nossa fab não vai saber pilotar
    resumo é uma ótima proposta e se o governo brasileiro fizer isso tem meu agradecimento e de todos os guerreiros do brasil ,quem não gostar dessa proposta é um entreguista de carteirinha !!!!!

    • A proposta deve ser analisada com cautela máxima, porém se o negócio for interessante, por que não? Talvez um número reduzido de SU-35 como tampão antes de se decidir o FX-2. Porém, caro Pé de cão, não seriam também os russos “gringos”? É preciso cautela com eventuais ufanismos, Brasil em primeiro lugar.

      • ok ,no livro banco esta scrito que a fab tem que ter mais de 100 aviões caças ,isso sem contar com a marinha
        os gringos americanos eles já nos boicotaram no sivam ,já nos sabotaram no vls , e os deputados deles nos embargam em peças serviços e etc
        emuma empresa que se prese se um fornecedor der tudo isso de mancada é trocado ,se essa proposta for aceita pelo governo brasileiro isso dará um impulso pois os caças serão fabricados boa parte aqui isso significa uma linha de montagem de caças ,
        resumo se a proposta for verdadeira ,e o governo aceita eu acredito sim ser muito melhor que o fx 2 ,
        sobre deixar os participantes do fx2 a ver navios isso ocorre em qualquer loja que você entre e acha uma melhor com que se ajusta para você
        a Alemanha tem um contrato sobre usinas nucleares com o brasil ela Alemanha deu para tras mesmo assim não podemos despreza-los ,a saab esta querendo vender muito além dos caças para o brasil isso também serve para boing e para a dassaut .

    • O problema é abrir uma linha de montagem para montas apenas 36 unidades, o custo não compensa.
      Se o Brasil tivesse uma visão estratégica e fosse comprar pelo meno umas 72 unidades aí sim o negócio valeria a pena.

  2. Seria a primeira aeronave de superioridade aérea dedicada da FAB, e jogaria a nossa capacidade aérea para um novo nível. Mas se o governo já faz miséria para adquirir e manter no ar 36 aeronaves médias de 4ª geração, imagina uma de 5ª geração, que tem custos exponencialmente maiores…

      • Basta cortar pela metade os gastos tolos de publicidade, e já se terá dinheiro para milhares de horas de voo com tanque cheio até a boca.

      • Não admito essa desculpa de custos elevados num país carregado de desvios de verbas públicas, com nosso dinheiro indo não para a nação, mas para o bolso dos safados.
        Se fosse o caso de um país de pilantras públicos sendo metidos na cadeia em longas penas e com pesados ressarcimentos então sim aceitaria essa ladainha. Só que não, pelo contrário, temos é um Marcos Valério declarando que o mensalão é fichinha perto do que não foi revelado.

      • Não to defendendo que ele é caro demais para nós. Apenas constatei o óbvio: não existe mínima intenção de prover a FAB o orçamento decente para opera-la. Simples assim.

  3. opa, ai sim pode ser uma pusta vantagem, desde que conduzida de forma seri, e sem politicagem esquerdalha de parceria caracu, mas tratando do tema como se deve, sob a ótica da soberania, seria um baita avanço para o pais no setor de defesa, e aeroespacial como um todo.

  4. Vamos ver a Tia Dilma, atordoada pela NSA, acordou mesmo do sono profundo em berço esplendido e não deixe passar esta segunda grande chance ofertada pelos russos em participarmos da produção T50! Oh, Brasilia, acordem…

  5. A materia é especulativa e percebemos que não é so a midia Brasileira especializada mas tambem a Russa não terem acesso nenhum as negociações envolvendo Brasil e Russia.
    O acordo entre governos para desenvolvimentos em defesa e aeroespacial existe desde 2008 e jamais deixou de estar operativo.
    Negociações as quais se propõem Brasil e Russia são muito complexas e demoradas mesmo por envolverem segredos e propriedade intelectual.
    Todas as ofertas,todas as possibilidades ja foram mais do que estudadas e debatidas restando apenas o brasil escolher as configurações que são multiplas,a forma de associação e os detalhes dos prestadores de serviços e os que entrarão nos consorcios.
    Poderiam usarem a inteligencia e pegarmos de pronta entrega com repasse de serviços,tecnicas e sensiveis algumas unidades de SU35 e SU30MS e aceitarmos a proposta de planejamento,criação,desenvolvimento e fabricação de um caça de quinta geração nacional.
    Segundo alguns informes que não tem como serem confirmados a Russia ja teria desenvolvido em segredo uma versão menor do SU50 mono-turbina navalisado e esse projeto ja havia sido oferecido em sigilo ao Brasil assim que a Dilma assumiu o governo antes de viajar a Beijing para a cupula dos BRICS.
    Todas as negociações envolvendo defesa entre Russia e Brasil vem sido levadas no mais alto segredo onde nem mesmo a cupula militar sabe de tudo mas tem equipe tecnica especializada assessorando nosso governo.
    Aguardemos e que o bom senso supere o capaxismo condicionado.

  6. Os russos jogando pesado contra a concorrência,agora é só esperar pra ver no que vai dar essa visita da delegação russa.

    • Não sei, nõa estudo muto os investimentos militares do Brasil, mas acho que essa estória vai ficar apenas nos nossos sonhos. Pq dinheiro que é bom o governo vai disponibilizar muito pouco como sempre.

      Sonha quem acha que o projeto do PAK vai custar 6 bilhões de dólares, no fim com a eletrônica e todo o resto necessário esse prejeto passará dos 25 bilhões, e ainda estou sendo modesto.

      Não me parece que o governo brasileiro esteja disposto a contribuir em um projeto tão caro.

      Sem uma visão estratégica de longo prazo não adianta termos esperança.

  7. Será fantástico se isso acontecer…

    Os trilogienses ja começara, a apontar as armas e a preparar o arsenal de criticas, com a desculpa de sempre quando o Brasil compra material nao americano:

    “É caro pra manter”

    Tudo que nao é americano “é caro pra manter”

    Vamos esperar o tapadão engolidos de caroço de angú aparecer para se manifestar

    • Se o Pak tiver metade da capacidade de um F-22 também será caro de manter, principalmente nos primeiros anos.

      Concordo que ser caro de manter é uma desvantagem, mas na hora da guerra, quando enfrentarem o F-35 e F-22 ser barato não adianta nada. Mais Importa que a aeronave vença os combates. Avião derrubado com piloto morto também sai caro.

  8. por LUCENA
    .
    .
    Compra meia duzia de JAS-39,só para dizer que leva a sério a concorrência da licitação e entra com tudo na proposta russa,com seus SU-35 e o T-50.
    .
    O que vai ter de mamífero chorando pela escolha será impressionante.

    • Vai chorar e dizer a desculpa de sempre: é caro pra manter!!!

      A, nao pode faltar o melindre de sempre

      O PT o PT o PT o PT o PT

      O Lula o Lula o Lula o Lula

  9. Esse país é tão sério que vão negociar baseado nos embargos da picanha pra a russia! E se aumentarem as taxas lá do contra-filé!… vão cortar a verba pro pak-fa e outros!… Por muito menos que isto!… Um bocejo de começo do dia… já cortam!… Imagine programas de um custo maior… ta aqui a ciencia e tecnologia militar chorando por umas dezenas de milhoes… de contrato que nao estao sendo cumpridos pelo governo… MAS… Quando chegar a copa as tietes vao se diginvolver paraaaa… Estrelaaaa Vermelhaaaa!!!

    São tão covardes que estao burrificando a população… agindo logo detonando a constituição… enfraquecendo a defesa individual… na politica do medo!…

    E o pior!… Das pessoas que conheço que estao entrando pra a politica… TODOS são abitolados em suas visões!… Parece uma praga…onde todos já entram com suas opiniões taxativas anti-Nação… e pró-Ideologia… ou FulanodeTal… É um atentado à própria inteligencia humana… Não são muito diferentes da banderola de semáforo logo alí!… 2014!! DIGINVOLVER PARAAAA DIGIMON ESTRELA VERMELHAAA

  10. Pensando com frieza, se couber ao Brasil desenvolver um segmento ou mesmo um unico aviônico periférico, ou até mesmo se tornar fornecedor de componentes estruturais não críticos ou extratégicos, ainda sim terá sido um ganho de cultura técnica valioso. Com relação as normas sanitárias russas duas questões:
    Primeiro: A norma internacional determina 1% aceitavel de determinado antibiótico, os russos exigem 0,1%, se o fornecedor alcança a marca de 0,1% eles passam a exigir 0,01%. Faz parte da política comercial usar a barreira sanitaria. É do jogo.
    Na verdade, os nossos produtos agropecuarios são os mais carregados de substâncias exôgenas, no final essas barreiras sanitarias não são tão ruins assim pois estimula as pessoas a pensar porque tantos antibióticos e pesticidas proibidos no mundo são largamente usados aqui.

  11. Pessoal…

    Em primeira instância, concordo com uma aquisição como essa. Uma aeronave de quinta geração é a verdadeira aeronave para operar pelos próximos trinta anos; verdadeira vanguarda da FAB, a ser complementada por aeronaves menos performantes…

    Contudo, vamos por em miúdos a iniciativa de produção conjunta… Primeiramente, devemos ter em mente o que é que será feito e quem fará o que, além do que será passado a fim de permitir a construção de componentes… Não são todas as empresas que estarão habilitadas a receber esse conhecimento, e mesmo assim eu considero improvável que os russos venham realmente a fornecer tudo; até mesmo por questões de segurança de sua própria industria com relação a uma aeronave que será a ponta de lança da aviação russa pelas próximas décadas…

    Para fazer sentido, a proposta deve contemplar itens ( hardware e software ) que seriam desenvolvidos exclusivamente pelo Brasil e para a FAB, para serem incorporados a aeronave russa e assim garantir o máximo de independência possível de fornecedores externos, além da capacidade de controlar todos os aspectos da manutenção e incorporação de armamento e novos sistemas a gosto da FAB… Em outras palavras, não se deve esperar que os russos façam tudo. Investir em um projeto como esse, vai requerer uma mobilização da industria nacional como nunca antes se viu… Se for somente pra “montar pecinha”, então não tem sentido algum… Melhor uma compra direta do vetor russo e fim de papo…

    Enfim, sou cético com relação a uma aeronave cujo projeto já está tão avançado… Se fosse uma proposta russa para construção do ZERO de uma nova aeronave, em uma parceria para explorar um mercado específico, seria o mais próximo do ideal e uma abordagem muito mais lógica, com as maiores possibilidades de ganho financeiro e tecnológico para o Brasil, havendo absorção natural de conhecimento durante a concepção…

    • _RR_ lindinha sua fantasia mas o Brasil nem precisa entrar no PAK-FA e sim ter um proprio programa com os Russos.
      La vai pela trocentesima vez esse videozinho veyo de guerra da FINDAE2010.Note no finalzinho da entrevista concedida a midia internacional o oferecimento de assessoria para planejamento,criação,desenvolvimento e fabricação de quinta geração nacional.
      A questão _RR_ não é qual empresa nacional absorvera ou se associara a empresas Russas e sim o papel da capaxo vendida EMBRAER que não passa na realidade de um empencilho ao Brasil de abraçar um programa como este.
      Teriam os Russos confiança em repassarem segredos a capaxa EMBRAER?Eu tenho certeza que não!Então teem-se a necessidade de uma outra empresa assumir a parte de absorção de segredos,sensiveis e tecnicas especiais e a unica que poderia fazer isto é a AVIBRAS.
      Eu venho dizendo a muito tempo que a EMBRAER boicota a aviação militar Brasileira porque faz e sempre fez o jogo Yankee.Tudo o que a EMBRAER vier a absorver de segredos de equipamentos russos sejam de defesa aerea ou aviação de caça ela vai repassar informações para os EUA.
      Esta merda de empresa que jamais foi estatal e mantida com dinheiro do contribuinte Brasileiro seja em investimentos ou absorvendo tecnologias gratuitamente compradaas pelo governo pelo mesmo é tratada como bibelo de porcelana e sua maioria acionaria e seus verdadeiros donos chamam-se Estados Unidos da America.

      • Ah o videozinho que esqueci de postar http://www.youtube.com/watch?v=-_MwVgy4xaE
        Aproveitem e revejam este filmado por celular que bonitinho e interessante filmado em Cuiaba.Saiu do chão reto e logo tomou rota oblicua para a esquerda e la foi o bichão encontrar com Deus http://www.youtube.com/watch?v=77s_ee765h8
        Tem essezinho tambem de Canoas http://www.youtube.com/watch?v=YKX_010NiUk
        So estou citando sobre essas coisas ´porque a anos escutamos na net esquizofrenias sobre o rearmamento inclusive de pessoas do meio que acham que a tudo sabem e que sobre tudo estão informados.
        Voces estão é por fora mesmo.Jamais foi feito um trabalho tão perfeito tecnico de experimentos de armamentos de origem Russa,Chinesa e outros como vem sido feito desde 2009 em segredo.E vos digo mais a plataforma de defesa aerea que mais impressionou nossos tecnicos foi a Chinesa não sei dizer qual modelo.
        Essas negociações são complexas mesmo ainda mais nos nossos termos e tanto Russos quanto Chineses querem fazerem o nosso jogo dado a nossa importancia geopolitica,geoestrategia.
        O Brasil é liderança emergente e a guerra que ocorre agora é economica e nossos interesses estão com emergentes e não mais com os corsarios condicionadores.

  12. O interessante disso tudo que ja a mais de 12 dias esta no CTA,Alcantara e Brasilia uma importante e tecnica delegação composta de Russos,Ucranianos e Tchecos e a midia não vem falando nada né!
    Juntem os pauzinhos…

  13. A uns 3 anos testes e avaliações vem sido feitas em varios locais do territorio Brasileiro que não teem campos de prova oficiais.Tudo é meticuloso e escolhido como dias nublados,exato momento de passagem de voos internacionais,jogos de copa do mundo da Seleção Brasileira e etc…tudo para não chamar a atenção.

  14. Sinceramente, não sei o que é mais absurdo: se comprar “de prateleira” Su-35 para equipar a FAB, atropelando o FX2 e jogando o que resta da credibilidade do país na lata do lixo, ou se entrar no projeto do Su-50, que enfrenta problemas ainda maiores que os do Gripen NG e do F-35 JUNTOS.

    Ou o maior absurdo de todos: ter gente aqui que eu ao menos considerava séria imaginando de verdade essas possibilidades…

    Falando sério senhores: confiar num caça russo como o Su-35 para a FAB seria um DESASTRE de proporções tão épicas que a Força Aérea Brasileira como força de combate EFETIVA e COMPLETA deixaria de existir.

    Teríamos que pedir benção aos amiguxos russos a cada vez que tivéssemos que abrir um painel, ou tirar um motor pra fazer manutenção de primeiro escalão. Ficar mandando motores para a Rússia a cada falhada que eles dessem.

    E ai de nós se os russos resolverem embargar peças como costumam embargar nossa carne suína e bovina: caças “na chom”.

    Sem falar na beleza de processo de produção deles, que não consegue padronizar nem um parafuso, dado que eles ainda estão na idade da pedra no que toca a gerenciamento de qualidade.

    Sem falar na troca de todo o ferramental ocidental de manutenção pelo completamente diferente e terrível ferramental russo, com o treinamento respectivo de equipes de manutenção em vários escalões, etc. Sem falar que o PAMA-SP teria que praticamente ser jogado no lixo ou doado a algum bolivariano, para ser adquirido outro, de procedência russa.

    Sem falar na troca total e absoluta de doutrina de emprego, jogando fora décadas de expertise em aeronaves ocidentais.

    Sem falar na integração de armamentos: nossas armas que estão sendo produzidas/projetadas tem todas padrões ocidentais de interface com o vetor, o que praticamente inviabiliza sua integração no vetor russo.

    E aí? Iremos jogar fora o A-Darter? Iremos jogar fora as bombas que temos desenvolvido e toda a experiência que a duras penas temos conseguido acumular? Ou iremos fazer “gambiarras” utilizando adaptadores em nossos mísseis?

    Sem falar no principal: quem pagará a conta de tudo isso? O governo vai liberar os bilhões e bilhões que a FAB necessitaria para tudo isso?

    E o custo da hora-vôo de conhecidos beberrões como o os motores do Su-35? Será que uma força que mal tem combustível para manter F-5 voando conseguirá manter Su-35?

    Por baixo, na minha modesta visão de leigo, calculo uns 10 anos pra essas aeronaves adquirirem a operacionalidade mínima que temos hoje com os Mirage-2000, e uns 20 (otimista) a 30 (realista) anos para adquirir operacionalidade total a nível do que fazemos com nossos F-5.

    Dispomos desse tempo todo?

    Quanto ao ingresso no tal PAK-FA “tipo NET” dos russos, é um programa ainda mais complicado, menos avançado, e mais incerto que o F-35 e o Gripen NG JUNTOS.

    Se o Gripen NG já seria um AMX2 no mau sentido para o Brasil, imaginem o que seria esse caça russo. Imaginem a montanha de dinheiro que não drenaria da Força.

    Honestamente, me admira que tenha gente séria (e não apenas os vermelhuxos esquerdopatas “sonháticos” de sempre) que realmente acredite que isso tudo seria possível.

    E tem mais, quem avisa amigo é: se o Brasil fizesse isso, se o governo do PT realmente rasgasse o FX2 para adquirir uma aeronave russa, que se prepare, porque a vingança do “Ocidente” será maligna, como diria Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro.

    A Embraer por exemplo pode dar adeus a qualquer cooperação com americanos, franceses, suecos, ou aliados de todos esses para sempre. Pode dar adeus ao mercado americano. pode dar adeus à venda de STs com peças americanas a quem quer que seja, o que vale dizer: pode dar adeus ao ST.

    Felizmente, não acredito que nem o governo do PT seria tão louco a esse ponto.

    Saudações a todos.

    • Kkkkkkk

      A mesma desculpa esfarrapada pela escolha do rafale

      “É caro pra manter”

      “A FAB vai ser entubada”

      “Comprar nao significa operar”

      As mesmas PATACUADAS de sempre….

      Eita gente sem criatividade esses americanopatas pagos pra fazerem patrulha on line

      Curiosamente, só o dinossauro voador do F18 nao é “caro pra manter”

      Hauahuahuahuajuahuahuahjuajuahauhauauhauhauajuajuajua

      Ademais, preferir uma velharia como o f18 a um caça novo como o Su 35, isso sim parece coisa de quem come merda….

    • Aaaa…

      Lógico, nao poderia faltar outra velha desculpa dos trilogienses

      “Como os nossos sistemas vão conversar com o sistema dos caças russos”

      Eu respondo

      Conversem pelo msn

      Hauhauhauahuahauhuahauhauahuahauhauhauahuahuahauaha

      Esses trilogienses sao uma piada pronta…. Ruim… Muito ruim… Diga-se

    • “E tem mais, quem avisa amigo é: se o Brasil fizesse isso, se o governo do PT realmente rasgasse o FX2 para adquirir uma aeronave russa, que se prepare, porque a vingança do “Ocidente” será maligna, como diria Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro.

      A Embraer por exemplo pode dar adeus a qualquer cooperação com americanos, franceses, suecos, ou aliados de todos esses para sempre. Pode dar adeus ao mercado americano. pode dar adeus à venda de STs com peças americanas a quem quer que seja, o que vale dizer: pode dar adeus ao ST.”

      Uééé

      Mas nao é só a russia que faz comercio baseado na chantagem?

      Uhhauauhauhauhauhauhauahuahuahuahhuahuahuahauhau

      Nós somos soberanos para comprar o que quisermos…. Os americanos podem fazer beicinhos, mas duvido que eles deixem de vender as bugigangas deles pra nos….

      Pq eles iriam querer perder mercado?

      Isso nao cola… Se assim fosse os f16 da Venezuela nem estariam voando…

    • Deixa ver se entendi;

      Quer dizer que se comprarmos o caça russo só teriamos a perder?

      Além de detonarmos toda a poderorsa estrutura da FAB com seus excepcionais F5, acabariamos com a grandiosa Embraer que sofreria embargo de tudo quanto é lado.

      Os suecos/franceses/americanos virariam as costas para nós numa vingança malígna e simplesmente retirariam toda a coperação que nos tem prestado e retirariam também todo investimento já realizado, e, acredito que também colocariam as empresas instaladas no Brasil debaixo do braço e levariam embora para casa na boa.

      Agora sim fiquei tremendamente impressionado Vader e muito, mas muito, muito, muitíssimo preocupado mesmo (rsrs).

  15. MINISTRO RUSSO CHEGA AO BRASIL PARA PROPOR PRODUÇÃO CONJUNTA DO CAÇA DE QUINTA GERAÇÃO T-50

    Mauro Santayana

    A possibilidade que aventamos aqui no blog, outro dia, de participação do Brasil no programa PAK-FA, tornou-se oficialmente concreta.

    O Ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigú, que chega a Brasília amanhã, irá propor ao Brasil, não apenas a compra dos caças Sukhoi SU-35, mas também o desenvolvimento e a produção conjunta do caça T-50, de quinta geração.

    O projeto do T-50, do Programa PAK-FA, já conta com a participação da Índia, que disponibilizou cerca de US$ 25 bilhões e espera obter a versão de exportação do T-50 até 2018.

    A Força Aérea Russa (FAR) receberá os primeiros T-50 de produção em série este ano, e comprará pelo menos 70 aeronaves.

    O caça traz toda uma série de inovações para minimizar sua visibilidade aos radares. E também novos materiais estruturais e revestimentos, inteligência artificial, e componentes de hardware que elevam a indústria aeronáutica russa a um patamar completamente novo.

    Um dos destaques do T-50 são os novos polímeros de fibra de carbono, com peso duas vezes menor do que o alumínio e quatro vezes menor que o aço. Como mais de 70% do revestimento da aeronave é composto por novos materiais, o resultado é um avião quatro vezes mais leve que os construídos com material comum.

    Além disso, o T-50 se destaca por uma visibilidade reduzida aos radares, ópticos e infravermelhos. A área efetiva da superfície refletora da aeronave é de 0,5 m2, enquanto a do Su-30MKI é de 20 m2. Isso significa que, no radar, o Su-30MKI aparece como um objeto metálico de 5 por 4 metros, enquanto o T-50 tem uma imagem 40 vezes menor.

    Dezenas de sensores colocados ao longo da fuselagem permitem controlar a situação em torno da aeronave, e trocar informações, em tempo real, com serviços terrestres e dentro de um esquadrão. Se não bastasse, um “piloto automático” oferece ao piloto da aeronave várias opções de ação. O T-50 é capaz de decolar e pousar em uma pista de 300 a 400 metros de extensão.

    O caça possui elevada capacidade de manobra e alto nível de monitoramento. Um radar de matriz ativa faseada instalado na aeronave permite ao piloto ver tudo o que acontece a uma distância de várias centenas de quilômetros, e acompanhar vários alvos aéreos e terrestres ao mesmo tempo.

    O armamento é transportado dentro de compartimentos internos, como exige a tecnologia Stealth. Esses compartimentos podem acomodar até oito mísseis ar-ar do tipo R-77 ou duas bombas inteligentes de 1.500 kg. A aeronave também pode levar em dois pontos duros sob as asas mísseis com capacidade para atingir alvos a uma distância de 400 km.

    Blog do Mauro Santayana

  16. Estamos assistindo um ponto de inflexão de nossa história, independente de qual partido está no poder (e quis o destino que nesta hora seja o PT em Brasília).

    Ou assumimos a condição de potência mundial, com todas as necessidades bélicas imediatas que isso implica.
    Ou assumimos de vez a condição de eterno país subdesenvolvido e, às vezes, em desenvolvimento, atrelado sempre ao comando de diretrizes externas.

    O que vai ser nosso futuro no mundo, saberemos até o final desta década. As decisões que serão tomadas até 2020 nos mostrarão perfeitamente o que seremos até o fim deste século, que já está quase perdido.
    Pois um Brasil Potência precisará de uma nova Constituição, Leis penais, civis e eleitorais. E, até agora 2013, nada de nada foi refeito em nossas leis atuais, que são completamente inadequadas para mudança de paradigma de país subdesenvolvido para desenvolvido.
    Nenhum sociedade ordeira e justa pode se materializar com Leis frouxas e corruptoras.

    Nossa Marinha sabe o que quer, e está dando passos firmes em busca de armas de verdade e feitas aqui.
    E a FAB? Vai deixar de ser de enfeite para políticos viajantes, e vai assumir sua condição de responsabilidade com a real defesa de nosso espaço aéreo?
    F-22 e F-35 nem pensar, os gringos não os repasam para o Brasi.
    Logo a alternativa de caça de 5ºG é sómente a russa. Mesmo que seja aquisição de prateleira temos que segurar essa aeronave. E esse não é o caso, pois os russos querem parceria de produção, então qual é a dúvida ainda?

    • Não existe necessidade de mudar uma única lei no Congresso. A impunidade decorre da jurisprudência firmada nos tribunais, que sempre aliviam para os criminosos de colarinho branco e pesam a mão contra os ladrões de galinha.

  17. Muitos comentários aqui que se dizem realistas são na verdade PESSIMISTAS. Quer saber? Eu amo a minha pátria e to pouco me lixando pra esse governo maldito, mas eu quero deixar bem claro que uma noticia como essa, NÃO ME IMPORTA SE SEJA ESPECULAÇÃO OU NÃO, SEMPRE SERÁ BEM VINDA AFINAL A ESPERANÇA MOVE OS POVOS. AVANTE BRASIL, e torço pra que isso dê certo. O brasileiro so sabe reclamar com a bunda sentada na cadeira em frente ao PC. Pois faça sua parte e TORÇA PRA QUE ISSO DÊ CERTO.
    Sds

  18. Pensem bem…Co-produção do SU35 fabricado totalmente no Brasil isso dispensa licitação pois entra como produto nacional.
    Esta é a cartada Russa para acabar de vez com esse FX2 vergonhoso e corrompido.

  19. Uma proposta:

    De imediato, aquisição direta de SU-35.

    Após, verifica-se o que já existe de tecnologia disponível e o que será necessário desenvolver o T-50. Divide-se os custos. Contrata-se os serviços de acordo com a capacidade de cada empresa fornecedora.

    Seria interessante convidar alguns parceiros do Mercosul.

    Os dois países ficam licenciados a produzirem os caças. A venda fica condicionada à aprovação da contraparte, mesmo assim, alguns anos após o fornecimento para as respectivas forças.

    O programa é incluído no PAC 3, ficando à salvo de futuros contingenciamentos.

  20. _RR_ disse: “Para fazer sentido, a proposta deve contemplar itens ( hardware e software ) que seriam desenvolvidos exclusivamente pelo Brasil e para a FAB, para serem incorporados a aeronave russa e assim garantir o máximo de independência possível de fornecedores externos, além da capacidade de controlar todos os aspectos da manutenção e incorporação de armamento e novos sistemas a gosto da FAB… Em outras palavras, não se deve esperar que os russos façam tudo. Investir em um projeto como esse, vai requerer uma mobilização da industria nacional como nunca antes se viu”…
    ————————————————————————————————————————– Que lindo e maravilhoso pensamento elevado em meu caro pena que voce não o aplique quando no caso o fornecedor em questão são os EUA né!
    Ninguem tem obrigação de transferir nada a ninguem como ninguem tem a obrigação de aceitar condições impostas por alguem.
    O Brasil precisa apenas ter vergonha na cara e PAGAR pelo que quer ja que os caras ja cansaram de esfregarem seus tonhos em nossas caras e praticamente nos imploram que compremos suas tecnologias que nos virão no padrão OTAN e funcionais tanto no GPS quanto no Glonass e não vem com acordos ou manuais ideologicos.
    Democracia não é somente um lugar onde co-habitam diversidades que devem tolerarem-se mas acima de tudo um lugar onde prevalece sempre a vontade da maioria que não é o caso do Brasil onde sempre prevalece a vontade de uma minoria civil elitizada ou de uma minoria militar aristocratizada.
    Um pais que tem industrias e comando militar ortodoxos que apenas aceitam o que estiver contido em manuais doutrinarios padronizados jamais deixara de ser dependente.
    Ja cansei de citar que usam muito palavras de impacto como ASSIMETRIA e que demonstram desconhecer o significado que não é as fantasiosas explicações tecnicas padrões e sim ADAPTAÇÃO.Assimetria é isto simplesmente adaptação,versatilização,inovação,adequação a realidade Brasileira e isto não esta contido em nenhum argumento ou tese defendidos por especialistas dos setores que envolvem defesa,segurança e informação de Estado.
    Falta ao Brasileiro deixar de ser babaca e ter personalidade propria e acima de tudo coragem de realmente ser independente e soberano.
    O que esperar de um povo que nasceu escravo e acostumou-se a comer as migalhas que caem das mesas dos senhores !

    • 1maluquinho,

      Nunca disse nada diferente do que afirmei acima, seja com relação a qualquer fornecedor… Por isso sempre fui tão favorável a proposta do Gripen NG; assim como sou favorável a uma proposta russa de desenvolvimento conjunto, na qual se possa empregar os meios que forem projetados no Brasil, com especificações locais…

      Mas no caso específico de uma aeronave já pronta ( como o Flanker ou Rafale ) ou uma em vias de se fechar a configuração, a coisa muda consideravelmente de figura, pois é virtualmente impossível fazer qualquer modificação de monta sem auxílio do fabricante, de modo que a garantiria de independência ficaria comprometida… Nesse caso, o mais lógico é a compra da aeronave já pronta e a garantia de poder proporcionar a FAB a capacidade para realizar a manutenção em todos os níveis, além integrar seus próprios armamentos… E nada mais que isso…

      • Sim amigo teu raciocineo é todo fundamentado na filosifia que aprendeste ou seja a Ocidental.
        Então meu caro atualize-se pois o Brasil hoje é socio,parceiro e tem interesses com aqueles que não faziam parte desse universo maravilhoso azul.

    • 1maluquinho,

      Em tempo,

      Existem duas únicas formas de se garantir uma independência real:

      a) Fazendo tudo por si mesmo;

      b) Buscando o desenvolvimento conjunto do item pretendido desde o ZERO, buscando um parceiro cujos requisitos sejam compatíveis com o que se deseja.

      • Então lhe falta compreender _RR_ que tem uma terceira opção PAGAR O PREÇO voce não compreende isto porque sua compreensão é fundamentada nas regras Ocidentais e as negociações envolvendo Brasil-Russia não se restringem a compra de material e serviços como erroneamente muitos de voces vem insistindo em citarem e sim COMPRA DE TECNOLOGIAS.
        Nós não estamos comprando caçinhas,foguetinhos e misseis e sim direito a acesso a eles e existem formas disto.Seja pagando direito a propriedade ou pagando direito a conseção com vantagens de tecnicas e serviços.
        A maioria das pessoas que comentam os assuntos aqui descutidos habitam nas regras do seculo passado e ainda não compreenderam que os tempos são outros,que o Brasil é outro tambem.

  21. zzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz,oque mesmo! sao paulo derrotou o cruxeiro no meio da semana e o galo fechou a porta do caixao,zzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  22. Mesmo q o Brasil n contribua efetivamente no desenvolvimento . possuindo o ”código fonte”’ da aeronave e o domínio total da manutenção do vetor … ja justificaria a escolha ….

  23. os “argumentos” contra esta proposta são ridículos cara….infantis…completamente sem pé e nem cabeça…alias a proposta mal foi apresentada…mal a conhecem….nem tem os detalhes…e já as rejeitam radicalmente…já inventam 1001 motivos para não aceitar…todos esdrúxulos …são posturas completamente enviesadas político ideologicamente…nota-se descaradamente ser por questões políticos ideológicas as reações/posturas…misturam questões políticos ideológicas com algo que não tem nada a ver…só querem algo se for estadunidense ou de aliado…só querem algo se for do ocidente…inventam as desculpas mais infantis e ridículas pra isso…é capaz daquela fab fazer panelaço/revolta se esta proposta ganhar…partidarizam totalmente assuntos que são de estado….é aquilo que eu ja disse aqui…..uma hora falam que não podemos comprar ou desenvolver produto/tecnologia/ciência/indústria/bens e serviços Nacional por causa de questões orçamentarias…porque não tem dinheiro…outra hora falam que existe dinheiro…mas não existe vontade política…ora pombas….afinal é por falta de dinheiro ou por falta de vontade política que as coisas neste pais sempre não acontecem?!…sempre inventam falácias sórdidas pra esse pais não se desenvolver,se tornar um player mundial, se torna forte/competitivo, auto determinante e independente…sempre existe/conseguem bola desculpas mirabolantes para justificar essas situações…e haja sabotagem/sabotadores nesse pais…e haja corrupção viu…aqui a nossa indústria/empresas/economia/potencialidades/gente que apresente qualquer ameaça ao domínio do interesse estrangeiro são sabotadas sordidamente/impedidas de começar ou se desenvolver pelos nossos próprios políticos/lideres/governos/gente por causa da corrupção,militância e viralatismo, onde são comprados/postos no bolso pelas multinacionais estrangeiras/interesses estrangeiro via propina e financiamentos de campanhas políticas….sabotam toda e qualquer ameaça/desenvolvimento de produto/tecnologia/ciência/indústria/economia/bens e serviços Nacional……ta cheio de “teleguiados” e lobistas nessa net daqui viu…..isso sem falar das nossas “instituições” e suas sabotagens por dossies ou das panfletagens que fazem sempre contra programas como o PROSUB….a propina e o lobismo corre solto em todos os lugares neste pais….são nas instituições…são nos governos…são na sociedade…são na net….TA TUDO DOMINADO…e haja “esquema” viu…e haja esquema de propina viu…e haja lobismo e corrupção viu…ta tudo dominado neste pais perdido…ta feia a coisa….só a educação salva este pais perdido….só a instrução, o conhecimento e a informação salva este povo/pais…O complexo de vira-latas dos meus queridos compatriotas é de enojar um porco..é patético as coisas que sempre testemunho neste pais cara …patético…eu quero mais é que não saia nada mesmo….que o espaço aéreo seja guardado apenas por super tucanos mesmo…eu quero é mais que aquela fab fique sem nada….nada mesmo…pois a maioria do povo deste pais tem que se fuder na vida mesmo cara…merece mesmo tudo o que passa/vive…sem dó….povo maldito e desgraçado…que sempre é corrupto…que nunca se importa com nada e com ninguém…que sempre quer levar vantagem,se aproveitar,dar “jeitinho” ou passa a perna em tudo e em todos…que só quer saber de imundices e putarias como carnaval,micaretas,realitys shows,cachaça,futebol,promiscuidade e porcarias de sempre…tanto o socialismo, comunismo e o capitalismo, possuem grandes falhas mas também possuem algumas qualidades! Mas o que me da a impressão é que a maioria dos brasileiros tendem a ter um fanatismo por todo tipo de coisa, o que não o faz raciocinar com clareza e lógica.. Geralmente o fanático ignora os males da coisa que ele adora, que o deixa completamente cego… não sou pró ou anti ocidente…sou Brasileiro…Pró Brasil…NÓS não temos que ser aliados,militantes ou apoiar incondicionalmente a nada e a ninguém a não ser ao Brasil…a nossas coisas e conquistas…a nossa cultura…a nossa capacidade e potencialidade..….a nossa gente..o estadunidense esta pouco se lixando/importando para nós ou qualquer outro que for…e correto mesmo, eles tem que se importarem/preocuparem com os deles e não com os outros COMO AQUI SE FAZ……é impressionante como neste pais se põem questões políticos ideológicas acima de tudo inclusive dos interesses do pais…pior/mais grave…..a coisa toda parte principalmente/justamente das pessoas que mais deveriam prezar/zelar pela segurança e proteção em todos os sentidos dos interesses e futuro do pais….os que deveriam prezar/zelar pelos nossos interesses e o melhor pra nação são exatamente “um” dos maiores/principais sabotadores deste pais…processo maldito da operação/golpe Brother Sam…que subverteu e subverte ate os dias de hoje…o meio militar deste pais é completamente tomado hoje pelo esquema de subversão ocidental……ninguém é bem intencionado….nunca foi….ninguém nunca teve boas intenções…ninguém veio a américa latrina naquela época da guerra fria para nos salvarmos da ameaça do comunismo ou da elite opressora……a guerra fria não foi nada mais nada menos do que dois predadores disputando a caça…disputando poder,influencia e controle sobre o mundo/mais fracos…EUA…Russia…..só tinham uma intenção…subverter,dominar,conquistar e explorar…as únicas intenções desta gente mal intencionada eram(e é até hoje) de conquistar, através de golpes de estado…guerras…..sabotagens de toda natureza,forma,tipo e espécie outras nações/povos e ter controle/poder/influencia em suas economias,recursos,riquezas,bens,políticas,sociedades…temos que lutar por nós…e não pelo os outros…porque é exatamente o que acontece aqui hoje…aqui lutam pelos outros…só lutam pelos outros…de forma direta e indireta….É IMPRESSIONANTE….um povo assim/com esse comportamento não tem futuro….povo que não se valoriza e se respeita…que não se da ao respeito sempre será esculhambado,desrespeitado,violado,marginalizado,sabotado, explorado e subvertido como este pais é…..esse pais não tem futuro..e jamais terá pelo o que vejo…o futuro deste pais é negro…não é cinza…é negro mesmo……esta é a realidade dos fatos…

  24. Charles dal,

    É claro que os argumentos contra o PAK FA e o Su 35 sao ridículos

    O Vader só fez transferir o rol de desculpas contra o Rafale e copiou para os caças russos…..

    Preferir o F18 ao Su 35 é coisa de quem recebe BAG banana pra fazer patrulha MACARTISTA na internet

  25. Um trilogiense da vida diz: “os russos só querem nosso suado dinheiro”

    E os americanos nao querem? Eles por acaso vão dar o F18 de graça?
    E os franceses nao quererem?
    E os suecos nao querem?

    Pffff

    • “”Para que a negociação ande, os russos deverão melhorar seu pós-venda. Segundo a Folha apurou, a delegação de Shoigu recebeu reclamações sobre peças de reposição e manutenção dos helicópteros de ataque Mi-35 que estão sendo fornecidos à FAB. “”

      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1357806-brasil-compra-r-2-bi-em-armas-da-russia-e-agora-negocia-caca.shtml

      Russofilos rasgando o c* com a unha logo acima

      No mais que o Pantsir seja bem vindo, finalmente um sistema AAA estado da arte p/ as FAs, viva a Copa do Mundo/Olimpiadas.

      • Rogerio.Não se iluda não meu camarada com as afirmações que vinculam e com esse papinho de pós venda porque é tudo kaozada basta o brasil pagar em dia que tera tudo que for acordado e quanto aos caças não não eles que tem ue melhorar nada pois a parte deles ja é toda conhecida e sim o Brasil que deve ter condições de lhes darem garantias de respeito de propriedade intelectual e de sigilo de sensiveis e tecnicas.

  26. Rafa_positron ( 16 de outubro de 2013 at 21:55 ),

    O Su-35 é uma adaptação de um desenho que nasceu no final dos anos 60, e cujo protótipo voou em 1977, um pouco antes do F-18 original…

    Já o F-18 E/F é uma modificação radical do F-18 original. Em termos de desenho, é uma aeronave virtualmente nova, e que incorpora avanços em estrutura e desenho muito mais recentes…

    Quanto ao Rafale, ele é sabidamente o mais caro de todos no FX-2 para manter… No inicio de sua implantação, ele chegava a custar 35000 Euros por hora voada! Só para efeito de comparação, um Gripen C custaria algo em torno de 13000 dólares para a Africa do Sul, ao passo que um F-18E/F poderia chegar a custar quase 24000 dólares para a USN e um F-15C superaria fácil os 30000 dólares para a USAF… Não creio ser possível considerar que um Flanker saia mais barato que um F-15…

    Custo inicial do Rafale:
    http://www.senat.fr/rap/r07-352/r07-35210.html

    Custo do Gripen para a Africa do Sul:
    http://www.cavok.com.br/blog/?p=72040

    Custos de aeronaves americanas:
    http://nation.time.com/2013/04/02/costly-flight-hours/

Comentários não permitidos.