Brasil e Rússia discutem parceria estratégica na área militar

Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Rússia, Sergey Kuzhugetovich, reuniram-se nesta quarta-feira para tratar da parceria estratégica militar acertada em dezembro entre os presidentes Dilma Rousseff e Vladimir Putin. Em pauta, a compra de sistemas de defesa antiaérea móvel (Panzir, de médio alcance) e portátil (Igla, de curto alcance). A exemplo de outras compras feitas pelo governo brasileiro, o acordo envolverá transferência da tecnologia aplicada nos equipamentos.

Sistemas de defesa antiaérea – Igla

“Não se trata de uma visita para comprar ou vender, mas de uma visita de cooperação estratégica entre integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”, disse Amorim. Os dois ministros avançaram também nas tratativas para a criação de um grupo de trabalho na área de defesa cibernética e para o intercâmbio de militares. Outro assunto abordado pelos ministros foi o Projeto FX-2, que visa à aquisição, pelo Brasil, de aviões de quarta geração.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/17vJh8S” standard=”http://www.youtube.com/v/ywcnw8r-CAo?fs=1″ vars=”ytid=ywcnw8r-CAo&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8124″ /]

No encontro, Amorim informou que o projeto é uma “necessidade mais imediata”, mas ressaltou que o Brasil pretende, em médio prazo, buscar também parcerias para o desenvolvimento de caças de quinta geração, com tecnologias e sistemas de armas mais avançados. Amorim disse ao ministro russo que a aquisição dos sistemas de defesa antiaérea – estimada em US$ 1 bilhão, mas com possibilidades de redução deste valor – e dos helicópteros MI-35, ao custo unitário de US$ 25 milhões, representam uma primeira experiência que, se for bem sucedida, poderá avançar ainda mais.

O Brasil já recebeu nove dos 12 helicópteros contratados. Parte deles já está sendo usada pela Força Aérea principalmente na Amazônia. “Nossa visão em relação à Rússia não é a compra eventual de equipamentos militares. Até podemos fazê-lo, mas nossa visão é, sim, buscar parceria estratégica voltada para o desenvolvimento tecnológico conjunto. Por isso, nossas primeiras experiências com vocês são tão importantes”, disse Amorim ao ministro russo.

O projeto mais adiantado é o da artilharia antiaérea. Para assinar o contrato, faltam apenas alguns detalhamentos técnicos, principalmente relativos à transferência de tecnologia. A fim de resolvê-los, uma missão técnica brasileira deverá ir à Rússia dentro de um ou dois meses, informou o Ministério da Defesa.

Agência Brasil

 

15 Comentários

  1. Tomara que não seja sepultado depois de 2014/2016… E ficar umas dezenas de iglas e meia-duzia de pantsir estocados…

      • Já se institucionalizou os apadrinhados!… Do sistema!…

        Depois não querem comparação com os regimes totalitários!…

        O aparelho do Estado está tudo errado! Invés de fortifica-lo o dominaram!…

        Há resquícios de ditadura!… E infelizmente não vejo tais resquícios com bons olhos… pois não está sendo executado com elementos de uma revolução boa pra a sociedade… estão cortando o ser-pensante!…
        Estão proletarizando tudo!… Nivelando todos por baixo invés de soergue-los à vante!… enquanto tiram o sangue do outro lado!… Classe Média virou classe rica! Não podem reclamar… E do outro lado os sanguessugas internacionalistas……

        Somente um governo comprometido com suas raizes e a nação… tem o compromisso de mudar o quadro… Mas infelizmente não tem como mudar… o sistema de governo e a forma de estado pelo andar da carroagem… teremos de nos contentar com tais fanfarrões.

  2. Finalmente parece que vai sair um sistema AAA estado da arte, mesmo sendo em pouca quantidade é muito mais que o EB, em se tratando de misseis, já viu em toda a sua história.

  3. “Não se trata de uma visita para comprar ou vender, mas de uma visita de cooperação estratégica entre integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”, disse Amorim

    Tomara que isso seja verdade ! pois já estamos cheios de parceria estratégica, que de parceria só tem o nome ,alias tudo agora é parceria estratégica !

    • Tem muito mais coisas por traz de tudo isso do que imaginas meu camarada ate a manipulação de divulgações de vasamentos de informações da NSA esta no meio disso tudo ou voce acha tambem acaso da fonte fornecedora estar na Russia e a divulgadora no Brasil?A melhor forma de levar iludidos a reverem conceitos é usar um pais que aos olhos da maioria é visto em diplomacia como neutro e contra intervencionismos e unilateralismo.
      Tudo e tudo isso esta co-relacionado e se o outro lado usa-se do velho metodo de se não consegui-se amedrontar e partisse para a agressão por traz do tolo tem duas grandes potencias militares e atomicas e a maioria do apoio de nações.
      É na verdade a armação para o Xeque Mate.

  4. Fazem muito bem os dois países….

    Ta hora de sair da tutela da vaca sagrada e partir pra uma parceria sem subordinação e com cooperação reciproca

    É claro, vão inventar a desculpa de sempre

    “O pantsir é caro pra manter”

    “O pantsir nao tem avionica ocidental”

    .
    A gente ja sabe o roteiro decor

    • Me desculpem a afirmativa mas este governo brasileiro deve urgentemente rever sua politica externa, posto que estamos formatando alianças estratégicas com os mais diversos países do mundo, acho que até com Fidji e Tuvalu temos alianças estratégicas.

      Porém independentemente da formatação de tantas alianças, não vejo um programa de cunho estratégico implementado e levado a sério pelo nosso governo federal, talvez o único que esteja aidna andando seja o programa do submarino nuclear e olha que já faz mais de 20 anos que planejamos e ainda serão necessários no minimo mais 10.

      Assim, vejo que a estratégia brasileira é sempre correr atrás de tecnologia, mas esta corrida é feita com passos tão lentos em função da falta de uma politica de desenvolvimento tecnológico, que invariavelmente estamos sempre uma década atrasados, exceção às áreas de petróleo e agropecuária, devido aos esforços da Petrobrás e da Embrapa.

      Por mais que nossos centros de desenvolvimento tecnológico se esforcem para garantir ao Brasil a capacitação técnica necessário ao avanço da ciência e tecnologia, nossos governos insistem em travar nosso desenvolvimento com o constante e ininterrupto corte de verbas orçamentárias, para manutenção de nosso superavit primário.

      Porem enquanto se cortam verbas necessárias ao nosso desenvolvimento tecnológico, a farra do boi continua no orçamento, mediante a aprovação das mais esdruxulas emendas parlamentares ao orçamento, da manutenção plena de nossos programas assistencialistas, do repasse de verbas a nossos vizinhos bolivarianos e da corrupção desenfreada que assola todas as esferas do poder.

      Rezo a Deus todos os dias para que minhas filhas ou quem sabe meus netos vivam num pais mais igualitário, honesto e justo.

      • RPROSA isso não passa de blefes diplomaticos praticados ate nos Iglus do polo norte nós é que viajamos na maionese.
        Afirmações de parcerias todos tem com todos menos os bostéricos Anglo-Sionistas que são clube do bolinha.

    • A Russia muito em breve sera o segundo parceiro comercial do Brasil meu caro despencando os EUA para a terceira colocação e vão perderem essa tambem muito em breve para desespero da minoria capaxo amante do Mickey.
      Parceiro é aquele que mais tem negocios e interesses contigo e isso independe de ideologias e posicionamentos.

  5. As matracas do MI 35 são ótimas, a dúvida é quando eles vão ter rockets.. Só na bala é pouco para este eqpto..

  6. “Não se trata de uma visita para comprar ou vender, mas de uma visita de cooperação estratégica entre integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”, foi mal, o cheque não está na minha mão, mas sim na da dona presidentA. e ela é desconfiada, muito mesmo….

  7. Sempre apos estas reuniões ambas as partes dão uma coletiva a imprensa internacional e onde esta ela ?
    E sabem porque ? SEGREDO SIGILO.
    O que o cara veio fazer aqui foi a ASSINATURA DO CONTRATO do Pantsir.Pronto esta sacramentado.
    Quando Amorin enviou nota ao comando e foi publicada como ordem para idealizarem na verdade foi para se prepararem.
    Com os caças sera a mesma forma.Grupos especialistas e dos governos ja vem a tempo acertando tudo e cabe aos Morins Térnins de Tergal da vida apenas repetirem as palavras do ventriloco.
    E segue a estrategia de dar esperanças a defuntos que alem de estarem na pindaiba a ansiedade os consome.

Comentários não permitidos.