EUA: Aspiração à hegemonia mundial

Aleksei Efimov

Em setembro, o Presidente dos EUA, Barack Obama, em sua mensagem televisiva ao povo, verbalizou o conceito de excepcionalidade da nação norte-americana. No seu entender, tal papel de seu país constitui um fundamento sério para interferir nos assuntos internos de outros Estados. Mais tarde, esta doutrina se tornou alvo das críticas do Presidente russo, Vladimir Putin. Depois, à discussão se juntaram políticos e cientistas de outros países.

Assim, o cientista chinês, Shi Young Ming, do Instituto de Problemas Mundiais, reputa que a teoria de excepcionalidade terá surgido ainda na etapa inicial de formação do Estado norte-americano. Como se sabe, para o continente americano se deslocaram pessoas amantes de liberdade e em forte oposição aos regimes ditatoriais europeus, dispostas então a seguir o seu próprio destino conforme os valores de capitalismo livre, aponta.

“Todavia, ao passo que a sociedade americana ia se desenvolvendo, o conceito se encheu de um novo conteúdo: chegou-se à conclusão de que o novo sistema de valores era superior aos outros princípios doutrinais, devendo ser promovida em escala mundial. Em outras palavras, os EUA acabaram considerando ser necessário salvar o mundo, desempenhando um papel de liderança e dirigindo o mundo por meio desses valores”.

O cientista recorda ainda que após a Segunda Guerra Mundial na arena mundial ocorreram muitas mudanças: foi instituída a Organização das Nações Unidas (ONU). Esta entidade internacional funciona com base em igualdade das Nações, procurando manter a ordem mundial em plena consonância com a Carta Magna e o Direito Internacional. Mas ao contrário desse paradigma, os EUA têm preconizado a sua excepcionalidade, o que, no essencial, não passa de aspirações à hegemonia.

“Os EUA podem não respeitar o direito internacional e desrespeitar as normas comuns, os EUA vão assumindo um papel de líder mundial, de criador, interprete e executor das leis. Para os EUA, o sistema da ONU não tem muita importância, nem pode ser vista como uma estrutura superior. Por isso, os EUA podem ficar isentos dos postulados defendidos pelas Nações Unidas. À luz disso, a tese sobre excepcionalidade, sob o pano de fundo da ONU eficiente, tem refletido a aspiração à hegemonia na sua forma extrema”.

Quando Obama se refere à excepcionalidade, dá a entender que os EUA se colocam acima do direito internacional, constata o cientista chinês. Na sua ótica, tal postura permite aos EUA ingerir nos assuntos internos de outros Estados e até praticar a intervenção armada.

 

Fonte: Voz da Rússia

6 Comentários

  1. Hitler começou assim, acreditando na excepcionalidade do povo Alemão, Acabou como se sabe. Ele morto (segundo afirmam os livros) a Alemanha em frangalhos, e cadáveres espalhados pelo mundo.

  2. “Todavia, ao passo que a sociedade americana ia se desenvolvendo, o conceito se encheu de um novo conteúdo: chegou-se à conclusão de que o novo sistema de valores era superior aos outros princípios doutrinais, devendo ser promovida em escala mundial. Em outras palavras, os EUA acabaram considerando ser necessário salvar o mundo, desempenhando um papel de liderança e dirigindo o mundo por meio desses valores”.==== Q os países da Al, diversas x invadidos, se preprarem, inclusive, Pindorama….Sds.

  3. Sei que vc não vai postar, Konner, mas eita texticulozinho sem vergonha !!!… também, “voz da russia” !!!… tá feio de fontes…

  4. A ONU para meu desespero como positivista, faliu. Bem da verdade, pensando direitinho, já nasceu para ter esse perfil que tem hoje — cabeça baixa para os estados unidos. Engraçado q se pensando na liga das nações, so consigo imaginar o quão inocente eram seus fundadores. A ONU acaba impondo regras e diretrizes em soberanias alheias. O BIRD, o FMI sao todas instituição q além de falidas, tbm perderam sua razão de ser. Veremos oq vai acontecer.

  5. A ONU é que deve ter a hegemonia, não uma nação em si!!

    Então, se a ONU fracassou, melhor que seja destruída logo e o mundo segue em frente com suas guerras e delírios de grandezas de certos impérios por aí!!

    Valeu!!

Comentários não permitidos.