China Revela imagens do Míssil de WVR de 5ª geração PL-10

PL10-1

E.M.Pinto
Informações Red Dragon (Taiwan)
Surgem na net as primeiras imagens da configuração definitiva do míssil de 5ª Geração WVR Chinês  PL-10.
Imagens recentes do míssil foram exibidas no exterior da baia de armas do protótipo do caça J-20.
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1ahrDXg” standard=”http://www.youtube.com/v/w_XMO5BYi1c?fs=1″ vars=”ytid=w_XMO5BYi1c&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9423″ /]
O PL-10 é  a nova geração de mísseis guiados por infravermelho chineses que se enquadram na mesma classe dos mísseis AIM-9X, ASRAAM, A-Darter, AAM-5 e IRIS-T.
O PL-10  possui um buscador infravermelho avançado de última geração com uma uma matriz de plano focal 128×128.
A arma conta com um sistema de vetoração de empuxo (TVC) que lhe confere altos “G” e expressiva capacidade de manobra, capacitando-o a engajar alvos à um ângulo de 90 ° fora da linha de visada.
Segundo as informações disponibilizadas o míssil teria um alcance de pelo menos 20 km (algumas fontes afirmam ser maior) e faz uso de um sistema de data link que permite travamento de alvos após o lançamento, o que permite o redirecionamento do alvo após ser disparado. Este recurso permite alargar a sua gama de ação para perímetros considerados BVR.

PL 10-2

O novo set up do míssil difere do anterior apresentado, o qual assemelhava-se ao Sul africano Brasileiro Denel Mectron A-darter, as novas imagens mostram um míssil mais parecido com p AAM-5 e IRIS-T, que apresenta 4 tailfins alargadas e  mais 4 aletas  estreitas responsáveis pela estabilização do míssil e que estão  ligadas a seção central do corpo do míssil. Estes sistemas ajudam a manter a capacidade de manobra do míssil na fase terminal depois que o motor consome o seu combustível.

PL 10-3

O desenvolvimento do PL-10 foi iniciado em 2005, em novembro de 2008 uma rodada de teste foi feita a partir de lançamentos efetuados em solo.
 O desenvolvimento sofreu significativos redirecionamentos a partir de 2010, após teste de lançamento a partir do caça  J-11B. Em Dezembro de 2011 surgiram rumores de que os primeiros lotes do míssil tinham entrado em suas fases de produção.
O PL 10 certamente será o míssil padrão dos caças J 10B, J15, J-16 porém uma variante com seções aerodinâmicas diminuídas apontam para os seu potencial uso nas baias internas dos futuros caças de 5ª Geração chineses, J-20 e J-31 que ainda estão em desenvolvimento.

5 Comentários

  1. Como eu já disse. Os chineses “comedores de insetos”, foram chegando e tomando seu lugar entre as grandes potencias. O próximo passo é equipar sua “nave espacial” ( J-20), com nova motorização. Independente de o quanto furtivo será o J-20, os céticos tem que admitir que as conquistas deste povo são imensas. Seria muita pretensão querer compara-los com Russos e Americanos, mas temos que admitir que estão caminhando a passos largos rumo a uma equiparação cada vez maior com estes países em termos de tecnologia militar.
    E ainda tem gente que duvida da capacidade deles.
    Enquanto que por aqui, a incompetência de nossos gestores esta matando a nossa FAB.

  2. por LUCENA
    .
    .
    Caramba !……já! …rsrs.
    .
    De duas hipóteses,pode ser uma a origem de tão rápida acessão da indústria armamentista chinesa: ou os ete’s que dão assessoria tecnológica ao tio Sam, se debandaram todos para o tio Low ou a devassa que os chineses fizeram ao inexpugnável aparato de segurança da toda poderosa vaca-sagrada,deram aos chineses tal inspiração.
    .
    E imaginar que muitos americanófilos faziam pouco caso da ousadia chinesa…rsrsr.
    .
    Para os americanófilos só lhes restou,a tão catimbada mania de esculhambar o país que lhes dão pão,água e abrigo.
    .
    Más….não é assim que faz todos ingrato e 5° coluna ?

  3. Vadea comenta: Esse míssil é di prasticu, meu dono mandou eu falá essu ae…
    .
    .
    .
    –>Observaram que só foi os chineses conseguirem dar o salto que tanto planejaram, para começar a revelar o nível que estão realmente?
    A Arte da Guerra.

  4. Os adoradores da vaca dourada vão aparecer aqui com todo o seu know how para questionar as qualidades do equipamento

    • E qual problema em se questionar a capacidade do equipamento?
      Pq devemos acreditar que um novo míssil chinês é melhor do as versões americanas e européias?
      Eu acho mais fácil acreditar nos EUA, que tem muito mais experiência em combates aéreos do que os chineses.

Comentários não permitidos.