Novo navio da Marinha americana – O USS Zumwalt classe de destróieres DDG-1000

Um novo navio de guerra da Marinha americana chegou nesta semana a um estaleiro no Estado de Maine para a fase final de sua construção. O USS Zumwalt, da nova classe de destróieres DDG-1000, é maior, mais rápido e carrega um novo sistema de armas que o permite destruir alvos a uma distância de mais de 60 milhas (cerca de 96 km), informa a Marinha americana.

Quando começar a operar, o Zumwalt será o maior navio “stealth” – capacidade para se manter oculto a radares – da frota americana.

Com 610 pés (186 m) de comprimento e 81 pés (24,6 m) de largura, o navio é mais longo e fino do que o USS Arizona, navio de guerra que foi afundado em Pearl Harbor, mas tem a metade do peso. Parte da estrutura do navio é feito de um composto de fibra de carbono leve, que também permite que o navio seja 50 vezes mais difícil de detectar por radares inimigos.

Segundo a rede de notícias CNN, a Marinha planejou gastar até US$ 9 bilhões em pesquisa e desenvolvimento no programa DDG-100 e até US$ 20 bilhões no design e entrega de sete navios. Mas o aumento dos custos levaram ao corte da produção para apenas três embarcações.

De acordo com a CNN, ele passará agora para a fase de instalação de armas, incluindo os mísseis com capacidade de atingir um alvo a 63 milhas de distância (cerca de 101 km), o triplo dos destróieres comuns. Também será equipado com um novo sistema de lançamento capaz de disparar 80 mísseis, incluindo mísseis cruzeiro Tomahawk e terra-ar Seasparrow.

A expectativa é que o Zumwalt carregue uma tripulação de 150 pessoas, contra os 275 das classes de destróieres anteriores, e possa levar dois helicópteros Seahawk ou quadro veículos aéreos não tripulados (drones).

O estaleiro pretende concluir a construção do navio e entregá-lo a Marinha no próximo ano.

l

Fonte: Terra

29 Comentários

  1. É um mix… parecido com os porta aviões submarinos do Japão no tempo da II Guerra. Ligas novas, eletrônica embarcada nova, armas modernas… certamente com seu design do casco atingirá velocidades maiores que as usuais.

      • Off tópic:

        A conexão de internet do Vader por carecer de hipervelocidade o estava atravancando… ele mesmo andou dizendo que ia dar um tempo aqui, para tocar outros compromissos.

        To prá dizer que a antiga discada gratuita era mais veloz que o atual pacote básico da NET. (brincadeira, pois era uma eternidade para baixar apenas cinco minutos de vídeo)

        Saudades do antigo Windows 95, e do 98 tbm, que dava menos jabú que as atuais versões desse sistema.

        E ainda por cima na internet atual, qualquer site e provedor estão cada vez mais poluidos por proganda por todo lado… até os videozinhos do youtube estão um nojo. Eu simplesmente fecho todas sem prestar atenção em nenhuma, considero uma canalhisse de marketing inconviniente, que provavelmente vem sendo aperfeiçoado e aprovado por pessoas sem educação de família, que desconhecem o termo bom senso, e respeito as escolhas alheias. Ex; vc acessou o site de uma imobiliária para conferir um simples endereço… batata… vc vai receber a partir de então propaganda de imóveis que vc não tem o mínimo interesse… etc etc.

        Desculpem por td esse off topic, mas a internet está perdendo em qualidade a meu ver… Por ganância desmedida.



        Quanto a esse novo e avançado navio da marinha americana… é exemplo de país que quer ser e é de Primeiro Mundo e CSO.
        Se.. No Brasil.. muitos pseudos estrategistas e tolos jornalistas iam dizer e rir ao mesmo tempo: Prá quê?!!!

      • Olha só ViventtBr, já temos alguma coisa pra compartilhar. Também detesto todas estas inhacas da internet que citou. Menos a saudade do Windows 98 e 95. Mas vão algumas recomendações de complementos ao navegador (Firefox, Safari, Opera e Chrome), se for do seu interesse, pra se livrar ao menos destes pop-up, javas, flash e tumbs terríveis:
        1 – DuckDuckGo: sistema de pesquisa segura na internet que não grava seu histórico de pesquisa, como faz o Google pra direcionar lixo em forma de propaganda;
        2 – NoScript: protege contra vulnerabilidades no Java usando o Firefox (não impede acesso a bancos que usam o Java em seus sites);
        3 – Torbutton: impede vazamento de IP e cookies de rastreamento, isolando sua identidade na internet e protegendo contra ataques;
        4 – HTTPS-Everywhere: criptografa suas informações, tornando difícil, senão impossível, para monitorar a sua navegação.

        Eu uso estes no Firefox, mas dá para instalar alguns destes no Chrome, Safari e Opera. No Internet Explorer não sei e nem quero saber pois não uso de jeito nenhum.
        Se quiser uma solução mais radical instale o navegador Tor, que é baseado no Firefox e usa a Rede Tor para navegar na internet. Segundo as más línguas, é a única que a NSA ainda não conseguiu rackear. Porém a navegação fica mais lenta (tenho 15 Mb de velocidade e a diferença Usando o Tor é de uma velocidade 20% menor), mas é por conta dos sistemas de segurança que atuam a todo momento.
        A única coisa que eles não evitam são aquelas chatíssimas propagandas que antecedem os vídeos no YouTube. Abs.

        PS: O DuckDuckGo associado ao Tor é um sistema que também procura resultados na deepweb. Então, não se assuste com o que aparecerá em certas ocasiões.

      • Grande amigo RobertoCR,
        O espaço aqui do PB tem alta qualidade justamente por permitir que nossas idéias diferenciadas sejam confrontadas… Dessa diversidade de conhecimentos e opiniões fica bem mais fácil das fraquezas sociais de nosso país e de outros emergirem à luz do dia (emergir – já q o tópico acima é de navios, rsrs). Assim, fique livre para complementar ou discordar e combater meus comentários.

        Quanto as suas dicas de internet… excelentes.
        Há um tempo atrás andamos, off tópic, num outro artigo dando dicas de segurança para um colega que queria preservar seu IP de curiosos, porém vc nos superou com esse seu pequeno manual ultraconciso de segurança e tranquilidade de navegação.

        Abraço!!!

  2. Eu acho que o fato dos Estados Unidos produzirem apenas três unidades dessa embarcação é um forte indício de que os americanos não pretendem entrar em guerra com a China ou a Rússia. Assim como o Seawolf, o B-2, o comanche e o Raptor, o Zumwalt foi cancelado porque os altos custos não são mais justificáveis para o tipo de guerra regional que os americanos imaginam travar o futuro.

    A capacidade stealth dessa embarcação não serviria para nada em conflitos como o do Iraque e Afeganistão ou até Irã, por isso os EUA preferem investir recursos em blindados resistentes à bombas, coletes à prova de bala, sistemas de comunicação portáteis, equipamentos contra IEDs, sistemas anti-misseis e etc. Tudo indica (confirma) que os americanos estão se adaptando para enfrentar países de terceiro mundo sem muitos recursos, e não grandes potências como alguns afirmam.

    Claro que eles se mantém preparados e desenvolvem armas para enfrentar os chineses e russos, mas nos últimos anos a ênfase maior é em equipamentos para proteger tropas no solo ou em combates urbanos e não para vencer guerras estratégicas.

    • “Eu acho que o fato dos Estados Unidos produzirem apenas três unidades dessa embarcação é um forte indício de que os americanos não pretendem entrar em guerra com a China ou a Rússia. Assim como o Seawolf, o B-2, o comanche e o Raptor, o Zumwalt foi cancelado porque os altos custos não são mais justificáveis para o tipo de guerra regional que os americanos imaginam travar o futuro.”

      Essa tua colocação foi bem interessante!… Estranho! Para um país que muitos dizem em declínio certo! Inclusive dizendo tendente à recorrer a força bélica para manter a sua sobrevivência cancelar projetos estratégicos como estes!… Ou perderam o norte!… De vez… Poder interno enfraquecido.

    • Muito bem colocado Deagol. No caso desta belíssima embarcação existem 2 fatores:
      1) os custos de tecnologias novas é altíssimo em um quadro de restrição econômica não é possível abusar.
      2) Os EUA estão se preparando para a guerra assimétrica e assim equipamentos ligados a esta área tem prioridade.

      Brasil: neste campo o Brasil não tem feito feio. Depois de anos esquecida a indústria naval tem recebido os investimentos que necessita e tem avançado.

    • Deagol,

      Excelente raciocínio. Apenas complementando: fica difícil justificar para o contribuinte americano o gasto de bilhões em armamentos avançados como esse, quando o inimigo está usando AKs e RPGs…

  3. mais um BIG alvo flutuante para os submarinos russos…alias….esse esquema de semi submersão para passar mais desapercebido dos sistemas de monitoramento é o mesmo esquema daqueles “submarinos” usados pelos traficantes daqui da América latrina pra levar drogas até os EUA…com certeza aquela gente do pentagrama se inspirou no projeto/esquema dos traficantes daqui para desenvolver esta banheira flutuante ai….como são inovadores estes traficantes daqui hein?!…. deveríamos contrata-los para desenvolver os projetos da marinha…rs.. 🙂

    pelo visto os traficantes da América latrina saíram na frente…até eles estão mais avançados/inovadores/a frente…… 🙂

    Nobody can with the force of Trolls….Succumb before the power of the Trolls…..All kneel to Trolls……. 🙂

    • Charles Dall,

      É bem verdade que caçar submarinos é tarefa complexa, mas a capacidade ASW da USN não pode ser, sob qualquer hipótese, ignorada… Quanto ao Zunwalt, ele foi pensado exatamente para ser esquivo; com capacidade real de cumprir missões fora da proteção da esquadra, o que obviamente determina uma capacidade para caçar submarinos.

      No mais, qualquer ofensiva submarina que se preze, depende de reconhecimento aéreo para ser 100% eficaz. E com isso os americanos estão preparados para lidar… Acrescente a capacidade furtiva do Zunwalt e ver-se-á a tarefa difícil que será localiza-lo…

      • mas e ai senhor _RR_? isso ai é um navio ou é um semi submarino?…eu acho que isso ai não é navio não viu…pra mim isso ai é um semi submarino!….

    • O colega, Charles Dal, só ignora o fatop de que os Zumwalt também tem assinatura sonora reduzida.
      Também ignora que os americanos tem a mais avançada capacidade ASW, muito à frente da Rússia. Além disso, também se esquece de que os EUA possuem a maior frota de submarinos de ataque nucleares do mundo para proteger suas embarcações.

      Comparar o Zumwalt com os submarinos dos traficantes da américa Latina só pode ser uma piada, confirmando justamente sua própria afirmação de “Nobody can with the force of Trolls….Succumb before the power of the Trolls…..All kneel to Trolls……. ”

      Que falta faz um espelho!

    • Me lembrou uma piada: os americanos inventam, os japoneses melhoram e os chineses copiam… daqui uma década os chinas vão estar fabricando iguais como uma fornada de pão quente… isso porque os EUA não fazem nada pelo progresso da humanidade… só inventaram a lâmpada, a energia nuclear, televisão, laser, internet, computadores etc, etc, etc… sem falar no Mac lanche feliz e na Coca-Cola… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Odeiam porque são burros e invejosos… se um dia eu pregasse uma frase no vidro do meu automóvel seria essa: A INVEJA É UMA MERDA !!!… saudações…

Comentários não permitidos.