Analista dos EUA adverte para eminente confronto entre China e Japão

japan-china-flagTraução e adaptação: E.M.Pinto

 Essa é a avaliação de um alto analista de inteligência da Marinha dos EUA, que afirmou que os seus colegas do  Exército de Libertação do Povo da China o PLA, está realizando exercícios de treinamento em um cenário de tomada das ilhas Senkaku, proximidade de Taiwan.

Em uma conferência em 13 de fevereiro de 2014, no oeste em San Diego o capitão James Fannell , vice-chefe de operações de pessoal de inteligência e de informação para a Frota do Pacífico dos EUA ( PACFLEET ) afirmou

“Nós testemunhamos massivas operações militares anfíbias na região,
(Concluímos) que fora dado ao PLA uma nova tarefa de ser capaz de conduzir uma guerra rápida e avassaladora para destruir as forças japonesas no Mar da China Oriental e consequentemente o que se pode esperar é uma tomada das ilhas Senkakus ou mesmo Ryukyu como alguns de seus acadêmicos afirmam”.

É alegado que, no ano passado, a China aumentou sua atividade militar, incluindo ações de alto perfil no Mar do Sul da China, bem como treinamentos de combate no mar ao sul das Filipinas.

Os comentários de Fannell foram notificados pelo Instituto Naval dos EUA, uma associação profissional independente, fundada em 1873 , que segue de perto as questões referentes a Marinha.

“Há uma preocupação crescente de que o padrão de comportamento da China no mar do Sul da China reflita um esforço incremental Chinês que se destina a afirmar o controle da área contida na chamada linha 9, apesar das objeções de seus vizinhos  e apesar da falta de qualquer explicação ou base aparente sob a lei internacional “,

Afirmou Fannell .

Fannell ressaltou o incidente de meses atrás no qual o Japão acusou que um navio de guerra chinês teria “trancado” seus radares de direcionamento de mísseis em um dos seus navios de guerra. A China, primeiro negou a alegação, mas mais tarde admitiu o fato minimizando a possibilidade de que tenha colocado a situação em perigo de incidente.

Aposentado do Exército dos EUA tenente-coronel Ralph Peters disse que a China tem o hábito de assédio moral com seus vizinhos, pratica ações intimidantes nos exercícios militares e exercícios contra o Japão são uma nova e preocupante ameaça.

Segundo Peters um analista militar da Fox News, disse FoxNews.com .

“Os chineses realizaram exercícios de treinamento destinadas a Taiwan por décadas , mas não invadiram a ilha  até hoje.

Os últimos exercícios chineses que aparecem para ensaiar uma invasão das ilhas Senkaku são, provavelmente, nessa linha : Exercícios militares como uma demonstração de força, uma ferramenta de punho fechado da diplomacia e, sim, uma ameaça, mas não necessariamente indica que Pequim realmente deseja agir.”

Peters acrescenta que os exercícios são provavelmente a tentativa da China se impor nima nova postura .

“Atualmente, a China teria muito a perder, atacando ou provocando um confronto com o Japão”, disse ele .

“Ao mesmo tempo, os chineses sentem-se como o poder crescente regional e global e que, e passa a flexionanar seus músculos. Você pode dizer que eles estão orgulhosos de sua compleição física, mas realmente não querem lutar. Nesse sentido, estes exercícios são estratégicos para o próprio “ego”.

O PLA não é o único com movimentos aparentemente agressivos. Fannell também mencionou na conferência Oeste, que a guarda costeira chinesa está envolvida em  ações quase- militares.

” As tensões nos mares do sul e leste da China se deterioraram com a guarda costeira chinesa que joga o papel de antagonista  intimidando os vizinhos da China, enquanto navios Marinha do PLA, como o Porta aviões Liaoning faz escalas em toda a região divulgando uma “amizade promissora e cooperação “, disse ele , acrescentando que a China passou 1,6 milhões dólares (Comentário PB, deve ser 1,6 bi) em melhorias para os postos avançados no Mar da China do Sul, incluindo o desenvolvimento de portos , aeroportos , purificação de água e sistemas de vigilância .

As avaliações feitas na conferência estão em contrastes aos recentes esforços dos EUA para reforçar os laços militares militares para com a China.

O Comandante das operações estratégicas da Marinha, contra-almirante James Foggo disse no ocasião da mesma seção na conferência que houve uma reunião de sucesso recente entre os funcionários da Marinha dos EUA e do chefe das forças navais do PLA.

A delegação dos EUA também excursionou navios e submarinos da PLAN e está trabalhando para fora os planos para que a marinha chinesa participe nos exercícios navais no Pacífico em 2014, a RIMPAC 2014.

Fonte: China Defense Mashup

10 Comentários

  1. “Os chineses realizaram exercícios de treinamento destinadas a Taiwan por décadas , mas não invadiram a ilha até hoje.

    Os últimos exercícios chineses que aparecem para ensaiar uma invasão das ilhas Senkaku são, provavelmente, nessa linha : Exercícios militares como uma demonstração de força, uma ferramenta de punho fechado da diplomacia e, sim, uma ameaça, mas não necessariamente indica que Pequim realmente deseja agir.” === Se ñ oferece perigo de ver//, pq ,então, esse esperneio todo?!?! Os fatos apontam p um único fim: A China está p ser a nova potencia militar mundial , se p o bem ou p o mal , quem viver verá. A ilha de taiuan será anexada, o q é um direito deles. Daí então, o Japão…etc,etc, etc,espero q ñ. e mt menos o Japão atacar os Sinos, por ter um acordo militar c os iankss…Sds.

  2. Ações intimidatórias…. e os EUA fazem o que com sua marinha? rs Estão querendo achar todo o tipo de pretexto para rearmar o Japão se esquecendo do passado de tiranias (tb contra os próprios chineses) que foi aquele império antes de ser derrotado na segunda guerra.
    Japonês é muito bonzinho, tira muita foto, ri muito … mas dê poder militar para eles novamente pra ver….
    E convenhamos, estes analistas americanos só falam e fazem M.. desde o Iraque com suas armas de destruição em massa e por aí vai… além de mais de dez anos para acharem (se é que acharam mesmo) o Bin Laden…
    Os chineses tem um plano de longo prazo o qual ficará claro em menos de dez anos… enquanto uns falam, outros esperneiam… eles agem!
    Abraços,

  3. Repito minha opinião… assim como os EUA tem todo o direito de fazer seus exercícios militares com seus aliados, outros países também o tem. Agora cabe a esses recalcados ficarem de boca calada, pois ja está evidente para os analistas que o mundo será bem diferente em geopolítica daqui a 10 anos do que é hoje, e uma dessas diferenças, é que a China ultrapassará os EUA economicamente, não adianta espernear , e devido seu crescimento, seu poderio bélico deve acompanhar sua importância.

  4. Não vou ser redundante porque o colega Henrique acima já disse tudo. Quando me interessa é amigo, quando não me interessa é inimigo… já estou careca de saber como os estadunidenses gostam de tocar a música e quererem que todos dancem…. mas a China, tal qual muitos outros países, jamais dançarão a música deles.

    Eles, se pudessem, tratariam a China como nos tratam.

  5. Vão entrar em guerra nada, vão só ficar se “tirando para dançar” e criando desculpas para crescer o bolo de sua industria belica.
    Guerrasa hoje em dia tem o objetivo de gerar lucro para as puuuutências, e eles só lucram com guerras entre um fim de mundo contra outro fim de mundo qualquer. não entre elas.
    A China já faz guerra contra o resto do mundo, e esta guerra esta longe das fronteiras e trincheiras militares, esta guerra e a guerra comercial.

  6. Outra manipulação imperialista Ocidental e o Japão pagando pau.
    Incompreensiveol um povo milenar guerreiro que jamais havia perdido uma unica batalha ao longo de milenios tomar duas nukes por dentro das fuças e virar capacho de quem os humilhou e sendo usado para afrontar a China.Vai tomar outras nukes e virar capacho de Chineses.

    • 1maluquinho,

      A rigor, os EUA não precisariam sequer lançar as armas nucleares para arrasar o Japão… Apenas o seu poderio convencional os aniquilaria…

      A verdade é que o Japão começou uma guerra que jamais poderia vencer a longo prazo… Nunca teria condições de igualar o parque industrial americano e produzir como eles. E quem ganha uma guerra de atrito feroz e a nível industrial ( como foi a SGM ), é quem tem maior capacidade de repor perdas… O Japão, em 1940, já estava próximo do limite de sua capacidade industrial, enquanto que os EUA, como bem descreveu o Almirante Yamamoto, era o gigante adormecido…

      Por tanto, o Japão apenas pagou o preço por ter ousado ir além do seu limite e ter subestimado seus adversários… Foi assim contra a Russia, em 1938 ( conflito do Lago Khasan ). Não poderia se esperar algo diferente de um embate contra os EUA e aliados.

      O que ocorreu posteriormente foi tão e somente uma tomada de consciência contra a guerra ( de uma maneira geral ) e de como os parâmetros de sua sociedade, calcados em um militarismo tosco, estavam errados.

      Por fim, o Japão está muito longe de ser um país fraco… Possui hoje aquela que é a mais bem equipada frota do Pacifico, com navios tão capazes quanto os da USN. E é assim com todos os segmentos de suas forças armadas. Por fim, a própria conjectura política da região torna o Japão indispensável para manter o equilíbrio de poder no Pacífico. E eles, os japoneses, tem consciência disso, assim como os outros países, podendo se expressar de igual para igual com qualquer país.

      • _RR_ não precisariam não é mesmo e se não tivessem jogado a guerra se arrstaria para eles por muito mais temp e se é ou ja foi militar sabe que a parte mais dificil é a final quando tem de localizar,prender ou exterminar contingente renanescente entrincheirado.Se perde muito mais do que se ganha nessa fase e isso pode custar toda uma campanha.
        Mas voltando ao caso o Japão não passa de um pais fantoche manipulado e serviçal de quem os humilhou.O guerreiro que virou franga.

Comentários não permitidos.