Rússia deseja instalar bases militares fora de seu território

russia

Tradução e adaptação: Plano Brasil

A Rússia está planejando expandir sua presença militar permanente para fora das suas fronteiras, instalando bases militares em vários países estrangeiros, afirmou o ministro da Defesa, Sergei Shoigu nesta quarta-feira.

Shoigu disse que a lista inclui Vietnã, Cuba, Venezuela, Nicarágua, as Seychelles, Cingapura e vários outros países.

“As negociações estão em andamento, e estamos perto de assinar os documentos relevantes”, Shoigu disse a repórteres em Moscou.

O ministro acrescentou que as negociações  irão abranger não só as bases militares , mas também visitas aos portos desses países em condições favoráveis ​​, bem como a abertura de locais de reabastecimento de bombardeiros estratégicos russos em patrulha .

Moscou tem atualmente apenas uma base naval fora da ex-União Soviética – em Tartus , na Síria , mas o destino desta  base naval é incerto por causa da guerra civil em curso no país.

A Rússia pós-soviética fechou uma grande base naval no Vietnã e uma base de radar em Cuba, em 2002, devido a restrições financeiras.

No entanto, a Rússia começou re-aparelhar sua marinha e a aviação estratégica desde meados da década de 2000, vendo-os como uma ferramenta para projetar a imagem da Rússia no exterior e proteger seus interesses nacionais em todo o mundo.

Agora, Moscou precisa colocar esses recursos militares em regiões estrategicamente importantes do mundo para fazê-los trabalhar de forma eficaz com o objetivo de expandir a influência global da Rússia.

Fonte: RIA Novosti

25 Comentários

  1. Que trairagem sem limites desses caras.

    Sou totalmente contra bases estrangeiras na América do Sul, abrirá precedentes enormes para outros países e outras bases, tudo isso está com cheiro de Síria ,Líbia, Ukrania e outros que já foram divididos .
    Com soldados e equipamentos vem junto Serviços de Inteligência nas mais diversas especialidades especializados em quanto pior melhor.

    É dessa forma que os países e suas riquezas, suas culturas, suas identidades vão sendo assassinadas, mortas, deformadas para interesse das potências.

    Mas se não for , já há efeitos :

    “””O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, expressou preocupação com os acontecimentos na Venezuela e disse que os Estados Unidos deixaram claro que, junto à OEA e aos parceiros regionais, “estamos trabalhando para exortar a calma e incentivar um verdadeiro diálogo entre todos os venezuelanos”.”””

    Isso se for um grande jogo de cartas marcadas entre eles … a supremacia nunca ninguém a terá e eles sabem disso, então é melhor dividir as vestes venezuelana, seu território , destruir sua cultura, matar sua identidade, dessa forma morre o patriotismo .

    E se você gostou dessa base lá na Venezuela, goste também de uma no Paraguai, na Argentina, na Bolívia … seja de que país for .

    • Mas não é contra as bases Inglesas e Americanas espalhadas pelo mundo né!Dois pesos e duas medidas teus raciocineos kkkk

  2. Esse Shoigu é mesmo um fanfarrão mesmo! Acho até que eles consigam colocar os pés de volta em Cuba visto que os Castro precisam desesperadaramente de grana. Na Venezuela nada indica que o Motora de busão consiga se manter no poder. Vietnã, embora no papel ainda seja comunista, é cada vez mais um próspero país capitalista que cada vez mais faz negócios com o antigo inimigo, os EUA. Seychelles? Desde quando um paraíso turístico vai se sujeitar a abrigar bases militares afinal pegaria muito mal turistas europeus e norteamericanos sendo admoestados por marinheiros russos bêbados.

    Mas a pérolafica para o o final: Singapura. Alguém já avisou a esse desavisado senhor que a pequena cidade Estado é um dos maiores aliados dos EUA da região, e que possuem um tratado pelo qual a USN tem livre acesso ao seu porto?

  3. Eu sabia que a Rússia daria uma justa resposta ao modo como os EUA e a UE se intrometeram na Ucrânia. Putin estava calado pois já planejava os próximos passos e acho extremamente justo eles instalarem bases ( claro, caso seus aliados desejem) em território estrangeiro, isso impede que os EUA continue com seu plano de querer dominar seus “divergentes”. E tenho certeza que isso vai forçar os EUA pra mesa de negociações, pois creio que a Rússia só abrirá mão deste passo se os EUA retrocederem no DAM ou em outras políticas agressivas a Rússia.

    • Olha meu caro William,
      Você tocou em um ponto bem delicado, decisão que tem claras consequências para ambos os lados. A primeira vista, se a Argentina aceitasse um acordo desses seria por trocas que lhes interessam…armamento bélico em geral entre parcerias comerciais, e isso a Rússia pode e quer fornecer. Consequentemente, isso traria a revolta inglesa (que vale ressaltar, já tem irritado o governo russo com sua política intrometida na Ucrânia, e anteriormente na Síria) que seria obrigada a sentar na mesa de negociações com os russos, e outro ponto importante, a Argentina já anda as voltas com os EUA, por suas graves falhas em acordos como proteção (ataque da Inglaterra e tomada das ilhas Malvinas e desacordos na área financeira) ao que tudo indica seria uma mão na roda para os russos e argentinos, e uma dor de cabeça desgraçada para os norte americanos e ingleses…mas acredito que o Presidente Putin só está movendo suas peças no tabuleiro, forçando os EUA à mesa de negociações. Acredito que no final das contas, a Rússia vai forçar os EUA a abrirem mão de seu apoio a Ucrânia e esquecer de suas provocações na Síria, e em contrapartida o governo russo retrocede nessa política expansionista, tudo indica isso, pois a Rússia ainda tem um “ás” na manga…China, e se esse entrar nesse tabuleiro junto da Rússia (o que tem tudo a ver, uma vez que a mudança de governo na Ucrânia está prejudicando negócios chineses em diversos ramos) a coisa vai ficar muito mais difícil de contornar.

      • ARC,

        Pelo contrário…

        A única coisa que os argentinos conseguiriam com essa atitude é encerrar desfavoravelmente e definitivamente a questão das ilhas de uma vez por todas… Não haveria chance de se ter uma solução diplomática por essas vias.

        E é extremamente improvável que os russos quisessem pressionar os ingleses de forma tão incisiva, pressionando-os, junto com os argentinos, a cederem um território no qual está fincada a bandeira britânica. Não se pode esperar uma atitude tão direta dessas sem que ocorram pesadas retaliações…

        Os americanos também não tolerariam esse tipo de comportamento, assim como o Chile ( motivados por lembranças como o caso do Estreito de Beagle ).

        Em suma, uma atitude dessas traria mais problemas que resolveria…

        Se os argentinos querem realmente resolver essa questão, devem procurar um caminho independente, e com suas próprias forças… Antes de mais nada, devem fazer o possível para ajeitar a economia, visando após isso o incremento bélico, para aí sim buscar alguma negociação com ingleses. Não há outra forma de se fazer… E qualquer coisa que os argentinos queiram fazer com relação as ilhas Falklands/Malvinas, é de longo prazo…

        Por fim, se houverem escaramuças entre Russia e o Ocidente, a China tão e somente vai ficar olhando… Não teria porque se envolver em uma disputa que no final poderia prejudica-la também, com a potencial perda de mercados na Europa e EUA…

      • Olha, concordo até certo ponto. O povo inglês vive n’uma doutrina parecida com a dos EUA, ou seja, a prepotência lhes impedirá sempre de discutir a soberania das ilhas a não ser que fossem por motivos que eles não pudessem mais defendê-las. E no caso de forçar a Inglaterra a mesa de negociações é bem plausível, uma vez que os russos vendam armas para a Argentina ( ameaçando a soberania das ilhas) os ingleses abdicariam de algumas de suas projeções que ferem a Rússia. E finalizando, lembre-se do episódio da Síria, a Rússia é a segunda maior potência bélica do globo ( digo no geral) e isso significa que eles têm voz ativa e considerável na geopolítica mundial.

      • ARC,

        Concordo que os russos possam fazer uma pressão.

        Mas a questão que levando é com relação as consequências desse ato. Desta vez, tratar-se-ia de uma ameaça direta ao território de um país da OTAN. Observe que é uma questão muito mais complexa, até mais que o caso sírio.

        Se os argentinos se armarem, pode ter certeza que os britânicos não farão por menos. Reforçariam sua guarnição e deslocariam grande poderio por mar e ar para manter o equilíbrio de forças.

  4. À época, apesar de ter achado até normal, não entendi na totalidade a informação abaixo que agora me parece ser bem clara:

    Segundo reportagem publicada já na madrugada (horário russo) de 29 de outubro (2013) pela Ria Novosti, dois bombardeiros estratégicos Tu-160 “Blackjack” decolaram na segunda-feira da Base Aérea de Engels (região do Volga) no sudoeste da Rússia e pousaram na Venezuela. As informações foram dadas pelo Ministério da Defesa russo.
    Nota do ministério informou que os bombardeiros com capacidade nuclear “voaram sobre o Caribe, o Pacífico Leste e ao longo da Costa Sudoeste da América do Norte, e então pousaram no aeródromo de Maiquetia, na Venezuela”. Foram mais de 10.000 quilômetros cobertos num voo sem escalas de 13 horas. Quando voavam próximo ao espaço aéreo norueguês, dois caças F-16 da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) decolaram da Base Aérea de Bodo para monitorar os bombardeiros russos.
    Ainda segundo o Ministério da Defesa da Rússia, a missão foi realizada “em linha com o programa de treinamento de combate”.

  5. RSRSRSRSRSRSRSRSRS… TÔ PAGANDO PRA VER !!!… não tão nem aguentando bancar as que se encontram em seu território… BAZÓFIA PUTÍNICA… 🙂

    • Moderador, tive uma postagem não publicada, anterior a esta acima… gostaria de saber o motivo… grato…

      • rsrsrsrsrsrsrsrs… imperialismo yanke não pode… imperialismo russo pode… rsrsrsrsrsrsrsrrssrs… ESQUERDOPATISMO BURRO !!!… vai cuidar do seu dinheiro no banco que os PETRALHAS estão sendo soltos… rsrsrsrsrsrsrsrs… a partir de agora, juntar-se três bandidos ou mais, em conluio para ASSALTAR e FURTAR A NAÇÃO não é mais formação de quadrilha, diz o nosso infiltrado STF… rsrsrsrsrsrsrsrsrs… o petralhismo realmente tomou conta de tudo… BRASIL LADEIRA ABAIXO…

      • A Rússia nem aliado tem , de tão boazinha que é, TODOS os países do antigo Pacto de Varsóvia preferem a UE/EUA a qq parceria com a Rússia, esse escarcéu todo é pq NEM a Ucrania quer negocio com a Rússia, bom se a Rússia for invadir todos os seus pretendidos parceiros comerciais então kkkkkkk

        No mais a lista de futuros parceiros é essa mesmo, Vietnã, Cuba, Venezuela, Nicarágua, as Seychelles, Cingapura.

  6. Por mim porém,

    Com esses nossos políticos (inúmeros) safados, alcoolizados (menino Aécio), ladrões etc. E com seu presente e futuro de difícil solução. Pois vem as novas levas deles originárias dos atuais jovens, repletos de infantis tatuagens, maconhas, tóxicos, piercings, e “atitude” pelas ruas e escolas… mas bebezinhos dentro de suas casas, em que seus pais lhes têm que fazer tudo, mas sem direito de levantar a voz ou de tocar-lhes um só fio de cabelo que já abrem o berreiro… nosso Brasil só vai de mal a pior, com índices de violência e insegurança estratosféricos… Então…

    Vou entrar em contato com o Consulado russo, aqui de São Paulo ao lado do Jóquei, aceitando a instalação de uma de suas futuras bases militares pelo mundo, aqui no Brasil. Com direito a tanques Terminator e sistemas S400, prontos para uso imediato… de dentro de meu condomínio mesmo. Os tais espaços gourmet, zen etc, que ninguém usa, agora vão passar a ter real utilidade: podem virar o clube de oficiais dos russos. Espaços inúteis e custosos é o que aqui não falta. Que venha então a base russa. E pode trazer com ela armamento nuclear também… se uma ogiva armada cair sem querer (querendo – rsrsrsrs!!) em cima do Congresso Nacional (bem na cabeça de Senadores e Deputados ratazanas)…
    BUUUUUUUM!!!!
    Que Alegria!
    Eita!!!!!

  7. Basta uma noticia destas para as virgenzinhas escandalozadas diante do pupito darem o ar da graça.
    Quem são as nações que mais bases tem fora de seus territorios?Os EUA e a UK né mas isso é normal eles são donos do mundo né!
    O Brasil deveria fazer o mesmo em Angola e Moçambique.

  8. Os russos… Ahh! Os russos.
    Máximo Gorki e suas andanças e olhares sobre aquele povo que o diga.

    País de história rica de misticismo, realezas douradas, mulheres e homens nobres, heróis (Stalingrado que o diga), bandidos e santos. Povo de coração de gelo – carente de amores nunca conhecidos e vivenciados. Rico de uma história de ultrajes impiedosos da mãe natureza e de pessoas crentes que eram acima do bem e do mal.

    Tive um professor russo, de cálculo, doutor em matemática, frio e de poucos amigos. Quando cursava exatas na Federal. Sua sociabilidade rasa e desconfiada dava a entender tratar-se de uma pessoa carregada de medos ancestrais. Porém era cheio de profissionalismo.

    Acredito que essa fronteira mundial de poder e influência política que os russos estão se propondo romper, com cabeças de ponte aqui e ali com essas tais bases militares…
    Tem a ver com sua grande força interior, forjada em inúmeras dificuldades de seu passado… Que apesar de ter todo um extraordinário território próprio para se desenvolver (é o maior país em extensão territorial do mundo) se sentem diminuídos perante outros povos mais em evidência na cena mundial.

    É mais ou menos o mesmo sentimento (só que sobre outro alicerce histórico) que nós brasileiros (que nos preocupamos) sentimos em relação ao nosso gigantismo e sua ineficiência de poder internacional.

    Por aí dá até para se ter uma ideia da grande frustração que os antigos intelectuais russos, do século retrasado, sentiam em relação a inserção da grande Rússia na Europa luminosa ao seu lado… Daí a germinação de obras de caráter sociológico revolucionário. Cheias de propostas para a solução de carências pessoais e nacionais. Pois no fundo toda aquela teoria tinha a ver com prestígios de vaidades nunca conquistadas pelos russos.


    Mas vamos deixar isso pra lá, afinal a objetividade nos pede um olhar sobre essas tais bases a serem implantadas no mundo…

    Acredito que a melhor maneira de uma potência espalhar poder militar por outros países é só uma: de conseguir: que ele seja acompanhado de muito apoio político e econômico.

    E aí fica a pergunta… Putin além da ampliação e modernização de seu meios bélicos possui cacife diplomático e econômico (bilhões de dólares) para o colocar a disposição de outras nações?

    No caso atual da Ucrânia é evidente que lhe faltou boa diplomacia para conquistar esse aliado. Apenas a oferta de bilhões e vantagens econômicas foram redondamente insuficientes. Pois falta essa tal diplomacia, mas muita diplomacia, para os russos.

    Logo, Putin e sua cúpula de comando, pode continuar com sonhos de Relevância e Prestígio Mundial, porém, sua diplomacia está capenga, cheia de imediatismo… Assim, como seus teóricos e lideres socialistas acreditavam na foice que colhe a produção em poucos dias. Eles precisam ainda aprender… que não só de pão vive o homem.



    Assim devagar, mas sempre, e apesar de toda a lesmice, ainda acredito que o mundo pertencerá ao Brasil… pois nem só de pão vive o brasileiro.

    • ” ainda acredito que o mundo pertencerá ao Brasil”… Espero que seja brincadeira ou ironia da sua parte meu caro, pois se isso acontecer um dia, está escrotamente distante, e outra, os russos ao contrário do que se pensa , não são um povo de encrencas ( como são os EUA, UK) e sempre presaram por seu poder devido ao grande número de inimigos que possui, e tendo uma vez tal poder costumam ficar quietos, até os EUA e UE começarem enchere a paciência.

      • Sim, Arc, está escrotamente distante… Num futuro ainda muito longe.

        Ou não… As grandes transformações na civilização podem ser antecipadas… Às vezes, o imprevisto acontece, mudando tudo ao redor.

        O nível de destruição das armas atuais é muito grande. Caso elas sejam usadas em grande escala, entre as potências bélicas, o hemisfério norte perderá sua atual condição de habitabilidade.
        O simples uso de munição com urânio já causa a interdição nas terras onde há seus estilhaços. Quanto mais o estrago causado por dezenas (ou mais) de ogivas nucleares detonadas.

        Apenas um ataque direto, mas super restrito, no lobo alfa (Torres Gêmeas) já foi suficiente para levar suas lideranças civis e militares a beira da inconsequência generalizada.
        Não estamos livres de algo muito grave acontecendo com essas forças nucleares acumuladas acionadas por um evento catastrófico.

        Até agora, não houve um sério comprometimento de se eliminar (diferente de reduzir) as armar atômicas. E enquanto isso não ocorrer estaremos sempre com um presente-futuro passível de radical mudança de um dia para o outro.


        E quanto ao Brasil e seu futuro… há toda uma inserção do povo brasileiro no mundo feita unicamente por sua aceitação por simpatia, e não por força disto ou daquilo, ou seja, nos imiscuímos em outras culturas e povos de forma natural. Somos aceitos.
        E isso a longo prazo tem todo um significado.
        Não é a toa que somos um cadinho de mistura de DNA de povos de todos os continentes.
        Bem diferente de outras nações que recebem, e receberam, milhares de imigrantes (USA é uma das principais), aqui essas levas de imigrantes não se mantiveram e se mantém separadas… No Brasil existe uma continua mistura… gerando de forma pioneira a raça humana do futuro.
        Por isso tudo (e outros detalhes… posicionamento, riquezas etc) leva-nos a crer que o Brasil será a nação líder do mundo no futuro.

        Se mais distante ou perto?… Vá lá se saber.
        Sds!

Comentários não permitidos.