China afirmou estar a planejando para breve o voo inaugural da versão atualizada do caça stealth J -20.

182746fznoxvhdrpv4r4od
Tradção e adaptação: E.M.Pinto

Uma série de fotografias tiradas recentemente por entusiastas da aviação em uma base não identificada, e amplamente divulgadas em sites chineses, mostram um protótipo do bimotor, a aeronave de quinta geração com o código de série “2011” pintado em ambos os lados o cockpit.

Membros ativos do cjdby.net e fyjs.cn, os dois sites mais visitados que cobrem os assuntos  militares chineses, dissem que o primeiro vôo de teste do protótipo da aeronave é iminente.

O vôo está previsto para acontecer em Chengdu, sede do desenvolvedor da aeronave, aChengdu Aircraft Industry Group.

Um funcionário da Aviation Industry Corp of China, empresa-mãe do grupo da indústria Chengdu , falando na quarta-feira sob condição de anonimato, disse que ele não poderia nem confirmar nem negar os rumores.140721ljsrh1nz1o5jz6os

Relatórios recentes da mídia sobre o teste militar do hardware da China confirmaram muitos dos rumores publicados por entusiastas e militares chineses. Muitos dos seguidores afirmam ter uma grande quantidade de conhecimento sobre armas oriundas de fontes da indústria de defesa chinesa.

A mais nova aronave do programa J -20 é o terceiro protótipo do caça stealth que fez seu primeiro voo há três anos.

Em janeiro de 2011 , o primeiro protótipo do J -20 fez seu vôo inaugural em um aeródromo não identificado em Chengdu. O voo de 15  minutos lançoua china como terceira nação do mundo a ” desenvolver e testar o protótipo de um avião de combate stealth” , depois dos Estados Unidos e da Rússia , de acordo com os meios de comunicação ocidentais.

A China lançou seus programas de caça stealth no final de 1990. Também está desenvolvendo um segundo vetor um caça a jato de quinta geração chamado de J- 31. A aeronave passou por vários voos de teste.

China teria realizado voos de teste de um segundo protótipo J- 20 em Chengdu, em Maio de 2012. Fotos de um protótipo ostentavam as suas baías de armas laterais abertas, as imagens foram divulgadas em março de 2013. Não está claro qual protótipo foi testado em março.
J-20 2011 high speed taxi tests 20.2.14 - 1 l
Entusiastas da aviação chinesas destacam que uma série de melhorias foram feitas para o caça stealth. Ele supostamente tem um novo desenho da entrada de ar, bicos mais curtos do motor e uma tecnologia de sensores que ajuda os pilotos detectar e rastrear aeronaves inimigas ou mísseis em todas as direções ao mesmo tempo.

Fonte: China defense blog

1 Comentário

Comentários não permitidos.