Defesa & Geopolítica

A farsa do Riocentro

Posted by

RiocentroO Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro concluiu que o frustrado atentado à bomba no Riocentro, em 30 de abril de 1981foi planejado, executado e acobertado por 15 pessoas, todas ligadas à ditadura. Nove morreram e seis foram denunciadas.

No estacionamento do centro de convenções carioca, um artefato explodiu no carro do capitão do Exército (hoje coronel reformado) Wilson Machado. O sargento Guilherme do Rosário, que estava com ele, morreu na hora. Para o MPF-RJ, o atentado fora planejado por um grupo de militares para incriminar movimentos políticos que defendiam o fim da ditadura. Como os crimes foram cometidos após a aprovação da Lei de Anistia, o MP considera que os autores não podem ser protegidos pelo texto.

Após dois anos de investigação, os procuradores concluíram que o atentado foi o revés de uma farsa. A ideia dos militares envolvidos era provocar uma série de explosões no Riocentro — onde 20 mil jovens estavam reunidos em um show de música—, e, depois, culpar uma organização de esquerda como autora dos atentados.

Por tentativa dolosa de homicídio duplamente qualificada (motivo torpe e uso de explosivos), associação criminosa armada e transporte de explosivo, foram denunciados o coronel reformado Wilson Machado (conhecido como doutor Marcos), o ex-delegado Cláudio Antônio Guerra e os generais reformados Nilton de Albuquerque Cerqueira e Newton Cruz. O terceiro general envolvido é Edson Sá Rocha, o doutor Silvio, denunciado por associação criminosa armada.

Em depoimento decisivo, o major reformado Divany Carvalho Barros (vulgo doutor Áureo) revelou que foi ao Riocentro logo após a explosão para recolher provas que pudessem incriminar os militares. Por isso, é acusado de fraude processual.

Para Wilson Machado, Cláudio Guerra, Nilton Cerqueira e Newton Cruz, o MPF pede pena superior a 36 anos de prisão. Para Divany Barros, ao menos 1 ano de detenção. Para Edson Sá Rocha, 2 anos e 6 meses de cadeia.

Fonte: Correio Braziliense via NOTIMP

21 Comments

shared on wplocker.com