Índia desloca mísseis BrahMos para território disputado com a China

O governo da Índia aprovou o deslocamento dos mísseis Brahmos para o nordeste do país, perto da fronteira com a China, comunica jornal Economic Times citando as fontes.

A Comissão da Segurança do Governo encabeçada por primeiro-ministro da Índia Narendra Modi aprovou a compra de cerca de 100 mísseis, no valor de 650 milhões de dólares. Este vai ser o quarto regimento de mísseis Brahmos a entrar ao serviço do exército da Índia. Além dos mísseis, vão ser comprados cinco veículos lançadores autônomos e um módulo de comando móvel, bem como outros tipos de equipamento.

O regimento vai ser posicionado no Estado de Arunachal Pradesh, um território em disputa entre a Índia e a China, e onde os países são separados por uma linha de controle. O acordo sobre a delimitação da fronteira, reconhecida a nível internacional, ainda não foi atingido. A decisão de deslocamento dos mísseis Brahmos não é uma surpresa, há vários anos que surgira tal informação.

Trata-se de mísseis Brahmos da versão Bloque III, capazes de efetuar voos picados em áreas montanhosas.

“Esta versão dos Brahmos pode efetuar voos com um ângulo até 75°. Os cientistas militares já estão trabalhando para atingir o índice de 90°”, comunica o jornal Economic Times, citando a fonte.

O Brahmos-é um míssil de dois estágios. O primeiro estágio usa combustível sólido, o que permite acelerar o míssil até à velocidade hipersónica. Tem a alcance de até 290 quilômetros e mantém a velocidade hipersónica durante todo o voo. A altitude de voo pode atingir 15 quilômetros, com uma altitude mínima de cerca de 10 metros.

O míssil é produzido pela empresa indiano-russa BrahMos Aerospace, instituída pela Organização de Desenvolvimento e Pesquisa de Defesa (DRDO em inglês) e pelo NPO MAshinostroyeniya (Escritório de Projetos de Foguetes e Mísseis) russo.

Foto: Gurinder Osan, File

Fonte: Sputnik News

 

7 Comentários

    • “S-88
      Hoje 11:22

      Como diria o filósofo popular Latino, “A chapa vai esquentar…”

      Cadê “uzbriqui” mesmo?”

      entre países não existe amizade mas sim interesses…

      Não existe mais Brics mesmo…as movimentações dos eua conseguiram acabar com este bloco….agora é só a Rússia e a China……mas estes países se movimentam pelo o mundo para trazerem nações para o lado deles para formarem um bloco de países independentes e antagônicos ao ocidente..

    • Na minha opinião, se realmente a Índia se alinhar aos EUA o Ocidente pode virar sim o jogo que até agora está claramente a favor da Rússia e China. A minha torcida é para que a Índia esteja fazendo isso só para fazer média com os americanos e pressionar um pouco, mas que de fato continue a fazer o jogo duplo que está fazendo, ameaçando se alinhar a um ou a outro.

      Eu vejo um monte de torcida para os EUA e nenhuma torcida para o Brasil. Lamentável.

      E ainda dizem que os EUA não representa ameaça para o Brasil. Se tiver uma Guerra Termonuclear com a Rússia e os Estados Unidos forem destruídos, é capaz deles virem se instalar aqui, no Brasil, começando pela Amazônia – por exemplo. E virão à força e o Brasil não poderá fazer nada a respeito.

      Se duvidar, vão fazer conosco igual fizeram com os índios nativos norte-americanos.

      • Qual é o jogo que está a favor da Rússia?

        Deve ser o jogo de agradar a China por dinheiro e pela necessidade de um aliado que não seja insignificante.

      • O brasileiro não está preocupado…. e, como eles dizem, aqui é o quintal deles… o que eu considero uma vergonha…. somos meros espectadores…

Comentários não permitidos.