Mediador da ONU anuncia suspensão das negociações sobre a Síria

Mediador da ONU nas negociações de paz sobre a Síria, Lakhdar Brahimi, durante coletiva de imprensa na sede europeia da ONU

A segunda rodada de conversações entre o governo sírio e a oposição em Genebra foi suspensa neste sábado, sem que fossem registrados progressos ou fixada uma data para a terceira rodada, informou o mediador da ONU, Lakhdar Brahimi.

“Creio que é melhor que cada uma das partes se retire e reflita sobre sua responsabilidade e diga se quer que este processo continue ou não”, declarou Brahimi à imprensa.

Fonte: Terra

Obama promete pressionar mais a Síria e oferece ajuda à Jordânia

Os Estados Unidos pressionarão mais o presidente sírio Bashar Al Asad para que melhore a situação humanitária na Síria, declarou o presidente Barack Obama, que anunciou, por outro lado, uma ajuda de um bilhão de dólares para a Jordânia.

Durante uma reunião com o rei Abdullah II da Jordânia, em Rancho Mirage, Califórnia, o presidente americano afirmou que solucionar a crise síria levará tempo.

“Não esperamos uma solução para isso em curto prazo”, enfatizou. “Mas temos de tomar medidas imediatas para ajudar na situação humanitária”, acrescentou.

“É preciso tomar medidas intermediárias para pressionar mais o regime de Al Assad”, disse ainda. A ajuda dada à Jordânia será usada para enfrentar a chegada de refugiados sírios a seu território.

Obama ofereceu um bilhão de dólares em garantias de empréstimo e a renovação de uma acordo de cooperação de 660 mihões anuais. Os fundos serão destinados em parte aos gastos que a Jordânia tem com a chegada de milhares de sírios que fogem da guerra civil em seu país.

AFP

Fonte: Terra