E.M.Pinto
Plano Brasil
A Armada Espanhola apresentou publicamente os primeiros indícios do que será a próxima geração de fragatas a serem desenvolvidas à armada espanhola, as fragatas F-110, que substituirão as atuais F-80 da classe “Santa Maria”.
De acordo com os planos iniciais e evolução orçamental, a Marinha planeja adquirir cinco unidades que serão produzidos pela Navantia, Os navios possuem como características marcantes, o mastro integrado equipado com sistemas de comunicações, radares, guerra eletrônicos e Optronicos que evita o uso elementos rotativos.
O chefe da Divisão da armada, o vice-almirante José Luis Urcelay Verdugo, disse em uma conferência de imprensa que as novas fragatas F-110 são de um conceito intermediário às atualmente operacionais F 100 que serão principalmente focadas nas missões de defesa antiaérea.
As F 100 serão destacadas a operar em cenários de alta intensidade de ameaças, formando grupos de batalha no mar. A F-100 pode agir sozinha ou em áreas de baixa intensidade perto da costa.
Quanto a arma principal a ser adotada nas F 110, não há por hora uma decisão sobre a arma. As cinco unidades que substituirão as F-80, estão programadas para o comissionamento entre 2022 e 2030, estima-se que a vida útil destes navios se extenderá até 2050.
Mudaram por inteiro o designer da F-110,que possuía um casco tri-maram no projeto original. Na minha opinião,acho que essa mudança do seu designer foi por motivos de custos.