EUA a caminho de se tornarem principal produtor mundial de Petróleo

Os Estados Unidos tornar-se-ão o primeiro produtor mundial de petróleo, substituindo-se à Arábia Saudita, até 2020, e também passarão a ser o principal exportador à volta de 2030, o que provocará uma profunda mudança no cenário económico e geopolítico mundial, prevê o relatório anual da AIE divulgado esta semana, confirmando a notícia veiculada por O País na última edição. Tal ficar-se-á a dever, acrescenta a AIE, à emergência de hidrocarbonetos não-convencionais.

 opais_209_60O mercado de energia norte-americano está a sofrer uma transformação radical devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo da extração de gás de xisto através de um processo controverso conhecido como ‘fractura hidráulica’ (‘fracking’), que foi limitado ou banido noutros países.

’A recente recuperação da produção norte-americana de petróleo e gás está a estimular a actividade económica e a alterar a posição dos EUA no comércio mundial de energia’, refere o documento da AIE.

Até 2035, ‘os EUA, que importam actualmente cerca de 20% do total das suas necessidades energéticas, serão auto-suficientes em termos líquidos uma inversão radical da tendência que se verifica na maioria dos outros países importadores de energia’, lê-se ainda no documento.

Desde o início deste ano, os Estados Unidos extraíram cerca de 6,2 milhões de barris de petróleo por dia, contra 5 milhões em 2008, o que representa um acréscimo de 24%, de acordo com as estatísticas do Departamento de Energia norte-americano.

A AIE antecipa que este salto na produção norte-americana, combinado com as medidas que indicam a redução do consumo dos veículos, farão recuar progressivamente as importações de petróleo do país, até que os Estados Unidos se convertam em exportador, o que deverá acontecer até 2030, segundo a agência.

‘Os Estados Unidos importam atualmente cerca de 20% das suas necessidades energéticas e será praticamente autossuficiente em términos líquidos, contrariando a tendência dos países importadores”, refere o relatório.

Este tema foi invocado na recente campanha presidencial. O republicano Mitt Romney, que perdeu as eleições para Barack Obama, prometeu a independência energética para 2020, apostando nas energias fósseis (petróleo, gás, carvão), ao passo que Obama preferiu centrar-se nas energias renováveis (solar, eólica) e na economia de energia. Desde a segunda metade do século XIX até meados do século XX, os Estados Unidos foram o maior produtor de petróleo do mundo, o que alimentou o seu desenvolvimento industrial, económico e estratégico e ajudou o país a tornar-se a maior potência mundial.

Segundo o economista-chefe da agência, Fatih Birol, os Estados Unidos devem ultrapassar já em 2017 a Arábia Saudita, tornando-se o maior produtor de petróleo do mundo. ‘Os Estados Unidos converter-se-ão em 2015 no maior produtor de gás mundial, ultrapassando a Rússia’, acrescentou Birol durante uma conferência de imprensa realizada em Londres.

Fonte: O País, Luanda, Angola 

6 Comentários

  1. Eles esquecem de dizer que pra manter economias como os EUA, precisa-se de uma enormidade de recursos que não estão mais disponível!Não é a toa que os EUA estão cheirando o nosso pré sal, com esse discurso bajulador do vice presidente americano!Seria uma aliança perfeita segundo os interesses deles, pra manter a hegemonia econômica deles por mais um 50 anos!Não dá pra manter muitos polos hegemônicos no mundo como propalam alguns, EUA, Europa, China, Rússia, Índia, Japão etc algum tem que perecer no caminho! Se o Brasil ficar contando com a sorte ou com essa política populista demagógica que está ai, estará condenado a ser país intermediaria pra sempre!

  2. Alguém sabe o motivo do método de extração de gás batizado de Fracking, ou Fratura Hidráulica ser controverso e banido em vários países? Eu explico: ele contamina os lençóis freáticos…

    Entre ter água potável, ou gasolina, você prefere o quê?

    • Ilya,

      Sobre contaminação, o que existem são suspeitas. Os próprios americanos estão fazendo um estudo de grande envergadura para averiguar se está mesmo ocorrendo uma contaminação e seus possíveis danos. Seja como for, é possivel o tratamento de águas contaminadas através da aplicação específica de técnicas de tratamento… O maior problema comprovado até aqui tem sido a imensa quantidade de água utilizada para o processo.

      A questão principal sobre a exploração é e sempre será o custo de se faze-lo. Evidente que se for necessário tratar toda a água de qualquer possível área contaminada, o gás poderá se tornar mais caro de ser explorado, o que poderá limitar a viabilidade de sua exploração…

  3. primeiramente tomara que os americanos do norte comecem a usar suas próprias reservas e deixar de crescer os olhos nas reservas dos outros ,na mão grande ,sobre o nosso pré sal ,esta ai para fazer negocio é nosso passaporte para o futuro do nosso pais ,
    sobre os lenções freáticos dos americanos ,além do petróleo eles terão que comprar aqua também ,
    termos que investir no EB de verdade pois o aquífero guarani ,tem que ser protegido de verdade e a própria onu já falou que as próximas guerras serão por causa de aqua

  4. Os americanos só se preocupam ou lembram do Brasil quando estão lascados.Isso aconteceu na 2ª guerra mundial,porque precisavam das matérias primas do Brasil.Agora vem com esse discurso,mas todo mundo sabe que durante décadas minaram as intenções do Brasil na área tecnológica e nunca permitiram uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU.Agora estão querendo tomar o petróleo do pré-sal,as riquezas da amazônia e ainda controlar a política brasileira para o mundo,ou seja,querem nos colocar cabresto e determinar nosso pensamente e nosso futuro.Se o Brasil tivesse ido na conversa dos americanos,até hoje nós estaríamos com escravos do FMI.Eles estão incomodados porque seu clubinho,o G-7 não representa mais o destino da economia mundial,e sim os BRICS.Então,não precisamos mais de convite americano nenhum,pois já estamos no lugar e caminho certo,o resto é barco furado,e isso já está provado pelos fatos.

Comentários não permitidos.