Chefe das Farc é morto em operação do Exército colombiano

caliche

O chefe da coluna móvel Jacobo Arenas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Leonidas Zambrano Cardozo, conhecido como “Caliche”, foi um dos sete revolucionários mortos no último sábado em Nariño, informaram fontes do Exército nesta quarta-feira.

Após a confirmação da morte de “Caliche”, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou aos jornalistas na cidade de Armênia que “as Farc foi atacada contundentemente em várias frentes”, mas que o último teria sido “especialmente importante”.

“O ministro da Defesa me comunicou que a operação no norte de Nariño tinha resultado na morte de uma pessoa que estava na lista dos mais procurados há muito tempo. Era o chefe, o comandante da coluna móvel ‘Jacobo Arenas'”, assegurou Santos.

Segundo o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, “Caliche” fazia parte do Estado-Maior das Farc e era responsável por ataques terroristas e sequestros, já que tinha nove mandados de prisão.

Fonte: Terra via CCOMSEX

7 Comentários

  1. desde que eu me entendo por gente eu vejo essas noticias que foi morto o chefe das farcs ,porque voces nao colocam logo foi morto um sargento das farcs pois se fosse mesmo o chefe ja teria acabado no seculo passado

  2. Um verme narcoguerrilheiro revolucionario assassino a menos desperdiçando oxigenio no mundo, muito bom .

  3. Eu prefiro essa…

    Senado colombiano realiza 1º encontro sobre processos de paz

    Para debater sobre os alcances dos processos de paz na Colômbia, nesta terça-feira (7), o Senado colombiano receberá os ex-guerrilheiros do Movimento 19 de abril (M-19), do Exército Popular de Libertação e o Movimento Quintín Leme. O encontro que se realizará no Capitólio Nacional, é liderado pelo presidente do Senado, Roy Barreras e pela Comissão de Paz do Senado.

    Ou essa….

    8 DE MAIO DE 2013 – 16H36
    Ex-guerrilheiros participam de fórum pela paz na Colômbia

    Ex-guerrilheiros colombianos do M-19 do Exército Popular de Libertação (EPL) participarão nesta quarta-feira (8) em Medellín, do segundo fórum “Preparémonos para la Paz” onde relatarão suas experiências na política e debaterão sobre os processo de paz na Colômbia.

    Delegação de paz das Farc nos diálogos com o governo colombiano

    O encontro, organizado pelo governo de Antioquia com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, participarão Jaime Alvaro Fajardo, que fez parte da delegação de paz no processo com o EPL e o ex-membro do M-19, Antonio Navarro.

    Leia também:
    Senado colombiano realiza 1º encontro sobre processos de paz

    O objetivo é preparar a população para um eventual acordo entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) que iniciaram esta semana a segunda fase dos diálogos para acabar com o conflito armado naquele país.

    Em declarações para o jornal El colombiano, o governador antioquenho, Sergio Fajardo, explicou que com estes encontros se busca “virar a página, cicatrizar feridas, explicar as vontades de firmar a paz”.

    O primeiro encontro se realizou em 11 de março e analisou a questão das vítimas. A intenção deste exercício pedagogia de reconciliação e convivência, que se estenda por todo o território.

    Na terça-feira (7) se desenvolver no Capitólio Nacional um encontro similar onde participaram o presidente do Senado, Roy Barreras e ex-combatentes de M-19, do Partido Revolucionário dos Trabalhadores e do Movimento Quintín Lame.

    No encontro Barreras destacou a necessidade de criar uma equipe que construa a paz a partir da experiencia, não só neste processo, mas na etapa pós-conflito, que inclua a todos. O governo e as Farc instalaram em Havana uma mesa de conversas com a tentam encontrar uma saída pacífica para o conflito. As conversas começaram em novembro de 2012.

Comentários não permitidos.