Sugestão: Lucena
O Pentágono gastou milhões de dólares desenvolvendo um grande Vant movido a hidrogênio que,, aparentemente, não serve para ninguém.
O Vant, chamado Observador Global, foi fabricado pela empresa AeroVironment.
Aparelho é de 70 metros de comprimento, com uma envergadura quase tão grande como o enorme B-52 bombardeiro estratégico da Força Aérea, conforme publicado na revista ‘Wired’.
Alimentado por hidrogênio líquido e capaz de voar a grandes altitudes durante sete dias sem jogar dióxido de carbono na atmosfera
Suas câmeras de espionagem e sensores podem monitorar um perímetro de cerca de 1.000 quilômetros de diâmetro simultaneamente.
Desde 2007, os EUA investiu US $ 27,9 milhões no desenvolvimento do Vant , que terminou em dezembro passado, quando o Pentágono decidiu fechar o contrato.
Atualmente, o projeto encontra-se sem continuidade, informou em abril o porta-voz do Pentágono , Maureen Schumann, em uma entrevista ao Portal InsideDefense.
“The Observer Global foi um teste da tecnologia, e não um programa”, disse Schumann.
O primeiro protótipo, o GO-1, foi destruído em um acidente durante um vôo de teste da Força Aérea dos EUA em Edwards em abril de 2011.
Antes da queda do primeiro protótipo, o Pentágono ordenou o desenvolvimento do segundo protótipo do dispositivo, chamado GO-2, mas, em seguida, renegociou com a empresa o cancelamento antes que fosse concluída.
Inicialmente, um dos patrocinadores do Observer Mundial incluia o Exército, Força Aérea, Guarda Costeira e Comando de Operações Especiais dos EUA , bem como o Departamento de Segurança Interna, Comando Estratégico dos EUA.
RT
6 Comments