Defesa & Geopolítica

Ministro alemão diz que Europa pode ir pelo ralo se Brexit for mal gerida

Posted by

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, disse neste domingo que, se a saída do Reino Unido da União Europeia fosse mal gerida e outros países membros seguissem a sua liderança, a Europa iria “pelo ralo”.

“A Brexit é ruim, mas não vai nos machucar tanto economicamente como alguns temem – é mais um problema psicológico e é um enorme problema politicamente”, disse Gabriel, vice da chanceler Angela Merkel na coalizão de governo da Alemanha, em entrevista coletiva.

Ele acrescentou que o mundo agora considerava a Europa como um continente instável.

“Se nós organizarmos a Brexit no caminho errado, então nós estaremos em apuros, assim agora precisamos ter certeza de não permitir que o Reino Unido mantenha as coisas agradáveis, por assim dizer, em relação à Europa, ficando sem nenhuma responsabilidade”, disse Gabriel.

Desde o referendo para a saída britânica da União Europeia em 23 de junho, todos os olhos se voltaram para a Alemanha em busca de uma indicação de um caminho sem perigo aos 27 membros que permanecerão.

Em entrevista à emissora alemã ARD, neste domingo, Merkel disse: “estamos todos de acordo na União Europeia que a saída do Reino Unido, o resultado do referendo, tem um grande impacto”.

Michelle Martin e Joseph Nasr

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

9 Comments

  1. Topol says:

    Na verdade a Europa é um canil… eles não tem vontade própria. E no meio dos cachorros tem um mais queridinho pelo dono que ele deixa sair para passear… eles brigam entre si para ver quem abana mais o rabinho, quem lambe mais a mão, etc… coisas de cachorro.

    • Profeta_lunatico says:

      Sr Topol rsrsrs pura verdade. Qundo se trata de politica externa da UE quem manda e ordena e decide ė exatamente um pais que nem se quer ė Europeu. Ha quem goste de ser cachorrinho e lamber..

    • S-88 says:

      Amigo Topol, se os franceses fizerem a burrada de eleger a Neonazi Marine Le Pen, que já deixou bem claro que pretende abanar seu rabinho racista e lamber a mão de Putin, o que você vai dizer, que ela está agindo com “altivez e soberania”? Se os britânicos elegerem Nigel Farage, que pretende fazer o mesmo que a neonazi gaulesa, ou então Jeremy Corbyn, abertamente antissemita, amigo de Hamas e Hezbollah e que já prometeu que caso suba ao poder vai desmantelar a dissuasão nuclear britânica, você vai dizer que eles estão agindo com “independência”?

      • Topol says:

        S-88

        É totalmente diferente, não importa quem vençam as eleições… se os países da Europa resolvessem quebrar o cabresto e desenvolver laços comerciais com a Rússia eles só teriam a ganhar… inclusive muitas de suas empresas tem tomado prejuízos bilionários por conta das sansões levantadas por Washington … a Rússia não passaria a “ditar as regras de sua política externa” assim como faz os EUA. A Rússia seria nada mais que um importante parceiro comercial e tecnológico… quem dita regras e coloca todos em pé de guerra com a Rússia é o governo americano que precisa de um inimigo comum com os europeus, ele precisa que os europeus “estejam em perigo” para continuar vendendo bastante e exercendo influencia o continente através de sua “proteção”… isto está mais do que claro, e nem compensa discutir.

        E por esta inação européia, por esta incapacidade de decidir, pela sua vocação a poodle dou a eles o título de cachorros, que lhes cai muito bem por analogia

  2. Profeta_lunatico says:

    A UE ja esta acaminho do ralo so ainda nāo sabem
    Entre 2017 e 2018 alguem vai gritar.. Ralo a vista!!

    • Warpath says:

      Sr. Profeta_lunatico, uma pergunta: vc é de Portugal? Se sim, o que vc pensa sobre Portugal na UE?

      Grato.

      • S-88 says:

        Rapaz, se não fosse a UE Portugal estaria ainda mais atrasado do que é! Talvez até tivesse virado Estado Ultramarino brasileiro (O que seria bom pois o bacalhau, o azeite e o vinho do porto seriam mais baratos, e a gente ainda teria a opção de degredar os vascaínos para lá…rs!)

      • Profeta_lunatico says:

        Sr Warpath vivo em portugal. Tal como o sr S-88 disse se Portugal nao tivesse na EU estaria mais atrasado do que ė . Alias como se diz. Portugal e o cu da Europa. Nao sou contra a EU. Mas sim da sua falta de postura sua falta de liderança. Nao deveriam ser os Europeus a escolher o melhor para a Europa? Nao deveriam ter politica externa propria em vez de seguir uma politica que aos poucos tem causado divisoes? Do que vale fazer parte de uma uniāo em que os paises ricos dizem aos pobres faz que eu mando e nao o que eu faço? Alguem ja pensou pk cada vez mais tem lideres neozistas com grande chance de serem presidentes? Foi culpa da Russia ou da EU que foi atras de uma politica belicista e de guerra( Iraque Libia Siria) antes de seguirem tal politica alguem pensou no fluxo migratorio e as conseguencias? Os principais paises da Eu + os EUA nao causaram guerra na Libia e Siria pk agora nso querem refugiados desses paises?
        A economia de alguns menbros da EU estao de rasto vc acha que o cidadao frances ingles vao aceitar ficar sem os beneficios sociais por causa de refugiados? Achas que vao aceitar receber menos no trabalho pk os refugiados e estrangeiros mt deles brasileiro aceitam trabalhar o msm ou mais ate e receber menos? Aconselho alguns conhecerem a fundo a realidade do dia dia de alguns paises da EU.( Portugal Inglaterra espanha). Uma expresāo mts vezes ouvida na Europa: esses brasileiros e africanos veem ca roubar nosso trabalho. Precisa dizer mais?

  3. Junior Almeida says:

    A Itália é a próxima dependendo no que acontecer no referendo de outubro, se o PVV ganhar na Holanda os holandeses também terão referendo.

shared on wplocker.com