Ministério da Defesa nega uso de bases militares no Iêmen

2731133 31.10.2015 Многофункциональный истребитель-бомбардировщик Воздушно-космических сил РФ Су-34 взлетает с авиабазы "Хмеймим" в Сирии. Дмитрий Виноградов/РИА Новости

 

Decisão seria “imprudente”, segundo fonte, devido a problemas internos no país. Acredita-se que ex-presidente iemenita estaria por trás de manobra para retomar o poder.

A Rússia não irá implantar aeronaves e equipamentos no Iêmen para lutar contra os militantes do Estado Islâmico na Síria, segundo confirmou àGazeta Russa uma fonte anônima no complexo industrial militar russo.

“Este é outro país devastado pela guerra civil”, disse a fonte. “Seria preciso transferir não só aeronaves para o Iêmen, mas também um contingente militar para proteger os nossos soldados. Tal decisão seria imprudente e levaria a uma variedade de problemas políticos e militares”, acrescentou.

Mais cedo, alguns meios de comunicação informaram que o ex-presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, ofereceu à Rússia o uso de bases militares, aeroportos e portos do país, em referência a uma suposta entrevista de Saleh ao canal de TV Rossyia 24.

su-24m

A entrevista, porém, jamais foi veiculada nem se encontra no site da emissora em questão, embora especule-se que a declaração tenha sido feita após a retirada de aviões militares da base de Hamadan, no Irã.

“As palavras do presidente deposto não têm força legítima, e o emprego de tropas no Iêmen também levaria a um agravamento das relações com a Arábia Saudita e os Estados Unidos”, destacou a fonte à Gazeta Russa.

“Este homem [Saleh] quer voltar ao poder e tenta usar todos os meios para isso. A Rússia não vai se intrometer no conflito no Iêmen”, disse.

O ex-presidente iemenita foi retirado do poder durante a Primavera Árabe em 2011, mas a orientação do novo governo, alinhada com os sunitas da Arábia Saudita e com os Estados Unidos, levou a outra onda de descontentamento na sociedade.

russian_aerospace_forces_tass_17204025_b

No final de 2014, uma guerra civil eclodiu no país. No início do ano seguinte, um grupo conhecido como Ansar Allah promoveu um cerco à capital Sanaa e se apoderou de parte significativa do Exército nacional.

Um conselho revolucionário foi então formado, e depois substituído por um novo governo, o Conselho Político Supremo. As novas forças revolucionárias eram apoiadas por Saleh, que, segundo especialistas, ainda espera recuperar o poder.

Fonte: Gazeta Russa

5 Comentários

  1. Este cockpit é do TU-22M3… projeto antigo, parece que não tem as mesmas “instalações” que um TU-160, que possui cozinha e toalete para o conforto da tripulação nas missões de longo alcance… até o SU-34 possui estas facilidades, a tripulação consegue ficar de pé e tem espaço até para jogar um colchãzinho !

      • hehehee… então, deve ser especulação, pelo menos sobre o WC

        Defesasaerea.blogspot:

        “Um dos pontos mais trabalhados no desenvolvimento do Su-34 foi a comodidade e o conforto do cockpit, visando manter os tripulantes com a menor carga de cansaço e estresse possível, conservando sempre elevadas as capacidades de discernimento, concentração e atenção, mantendo o desempenho da tripulação durante as várias horas de vôo de cada missão. Para tanto, os projetistas trabalharam para manter admissíveis os padrões ergonômicos (a tripulação pode se locomover de pé dentro da cabine), de descanso (o piloto e o navegador/operador são acomodados nos assentos ejetáveis Zvezda K-36 DM com melhor ergonomia e com um sistema de massagem embutido; um dos tripulantes pode deitar-se no espaço que existe entre e a atrás dos assentos ejetáveis para repouso), conforto (a cabine é pressurizada e permite a tripulação operar sem máscaras de oxigênio até 10.000 metros de altitude, sendo que estas estão disponíveis para o uso em emergências e situações de combate; sistema de ar condicionado; canopys superiores com cortinas para impedirem a entrada excessiva de luz na cabine, visando promover um maior conforto visual aos tripulantes em operações durante o dia), de saneamento (o vetor conta com banheiro), e alimentares (a aeronave conta com cozinha de bordo composta por um forno elétrico para aquecer as refeições pré-cozidas, um refrigerador e compartimentos para os talheres, pratos, copos, lixo, etc.) para refeições integrais e saudáveis durante missões com várias horas de vôo. Com estas medidas a tripulação do Su-34 pode realizar operações de 10 horas ininterruptas e estar em condições de combate.”

        http://4.bp.blogspot.com/-OioHi1PoMgQ/Ts7FpXF-BnI/AAAAAAAABiQ/PVXHX72Vfoc/s1600/7.jpg

        Tecnologiamilitareaeronautica.blogspot:

        “Comenta-se muito pela net que o Su-34 possa ter uma pequena cozinha e até um banheiro, mas nada até hoje foi documentado fotograficamente. ”

        Wikipédia:

        “A característica mais distinta do Su-34 é sua larga e atípica cabine. Muito de seu design teve objetivo em providenciar conforto aos tripulantes. Ambos os membros sentam lado a lado na grande cabine, com o piloto-comandante a esquerda e o navegador/operador de armas na direita, ambos em assentos ejetores NPP Zvezda K-36. A vantagem de um cockpit lado a lado concerne a não necessidade duplicação de instrumentos para cada piloto. Com a necessidade de conforto em missões longas, o sistema de pressurização possibilita operação até 10 000 metros (32 800 pé) sem mascaras de oxigênio, as quais estão disponíveis para emergências e situações de combate.[64] Os membros tem espaço para ficarem em pé e se moverem durante missões mais longas.[65][66] O espaço entre os assentos possibilita deixar no corredor, caso seja necessário[64], existindo uma cozinha e um banheiro atrás dos assentos”

      • Uma coisa que eu tenho curiosidade de saber, mas nunca encontrei nada a respeito é: qual a altura para aquele buneco ali poder ficar de pé dentro da cabine do Su-34.
        .
        Não acho que de para deitar dentro dessa cabine ai.
        .
        Enfim, nesse vídeo da de se tirar muitas conclusões, dá pra ver inclusive o “toilet”.
        6:25 pra frente.
        https://www.youtube.com/watch?v=Ynm3em8fHaA

Comentários não permitidos.