Tradução e adaptação: E.M.Pinto
(Agosto de 2016). Num instante raro, são captadas imagens de do Mig-29 SMT equipado com as bombas guiadas KAB-500-OD.
A família das bombas utiliza-se de diversas ogivas para diferentes funções
KAB 500 KR e OD; e KAB-1500 KR são armas guiadas
A KAB 500 KR é uma bomba guiada projetada para envolver alvos estáticos em superfície ie pequenos bunkers de proteção, tais como, abrigos de concreto, pistas, ferrovias, rodovia, pontes, instalações industriais militares, navios de guerra, e navios de transporte.
A KAB-500-OD é uma arma orientada projetada para atacar alvos no solo, tais como casamatas, e sistemas defensivos ocultos em terrenos de montanha.
A KAB-1500 KR é uma arma capaz de envolver alvos em superfície e pequenos alvos fortificados, tais como abrigos de concreto, instalações industriais militares, depósitos, portos e terminais.
A KAB-500 KR-U é a bomba de treinamento.
O sistema de armas guiado por Tv utiliza-se de um sistema de processamento de dados e correlação por algoritmo para”relembrar ” o Local de destino e corrigir a trajetória da bomba em voo até o impacto no alvo, configurando-a como um sistema ” dispare e esqueça”.
Tal dispositivo pode ajudar a derrotar alvos mascarados no terreno, pois utiliza-se da correlação de pontos de referência dos alvos e coordenadas.
A KAB-500 KR, OD, e KAB-1500 KR fazem parte dos sistemas de armas das aeronaves su-27, Su-30, Su-34, su24m, MIG-29 e outros.
Finalizando, a Bomba de treinamento KR-U tpossui os seguintes parâmetros : Massa 85 kg, comprimento 1,83 m e diâmetro de 0,35 m.
E falando em Mig 29 …
Imagens de agosto de 2016 apresentam o MIG 29K embarcado em operações conjuntas com os SU 33 da marinha Russa no convès do Porta Aviões Almirante Kuznetsov, novidades em breve?
Prezados, dúvida: O Su-33 atuaria como caça de defesa da frota e o MiG-29K como caça de ataque?
Como eu gostaria de ver uns 100 mig29 bem velhos na FAB….
Warpath… positivo
Devido principalmente a se peso avantajado o SU-33 nunca pôde ser considerado um caça multirole que a AVMF precisava… as limitações de payload se devem principalmente as duas limitações:
A 1ª é o sistema de lançamento por rampa do porta aviões russo que não permite o SU-33 decolar com carga máxima
A 2ª é o grande peso dos armamentos anti navio russos
Dessa forma o SU-33 ficou mais voltado para defesa da frota e esclarecimento de longa distancia já que não tinha restrições para decolar com armamento ar-ar, no entanto a capacidade de ataque do porta aviões ficava muito comprometida.
Por esta razão é que foi requisitada o MIG-29K, mais leve e que possibilitou a implementação dos pesados mísseis anti navio como o Moskit e possivelmente o Brahmos
O MiG-29K deverá substituir o SU-33 em todas as funções na frota.
A KAB-500 OD é guiada por TV, o piloto enxerga a imagem gerada pela câmera da bomba e se desloca até o local onde será feito o ataque… através do zoom e buscando comparar o alvo com as informações recebidas no briefing o piloto tem que selecionar o alvo específico na imagem e a trava com um ponto no HUD… a partir de agora este será o CCIP (Ponto de Impacto Continuamente Calculado)… a informação é passada para o seeker e a partir de agora o piloto pode soltar a bomba que buscará o CCIP de forma autônoma…
As KAB-500 do modelo OD são equipada com ogiva termobárica eficaz contra construções e casamatas e perfeita para terrenos montanhosos