Ivan Plavetz
A Israel Aerospace Industries (IAI) esta apresentando no Singapore Air Show 2014 a última versão do seu Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS conforme sigla em inglês) Heron.
Trata-se do Super Heron HF, o qual difere do modelo primitivo principalmente na motorização que consome combustível pesado (diesel).
O novo motor de 200 HP exigiu modificações na parte traseira da fuselagem, e adicionalmente, introduziram-se refinamentos aerodinâmicos como winglets nas pontas das asas.
Esses aperfeiçoamentos vem atender a requisitos de usuários do modelo para aumentar a confiabilidade do aparelho com relação ao emprego de motorização a gasolina de aviação.
A IAI esta exibindo em Cingapura o Super Heron HF configurado para multimissão, incluindo a suíte de sensores eletro-ópticos/infravermelhos MOSP 3000 e um radar de abertura sintética (SAR) Elta Systems ELM-2055 com capacidade GMTI (Ground Moving Target Indication-indicação de objeto movendo-se na superfície terrestre).
Adicionalmente, a suíte eletrônica inclui equipamentos de inteligência e comunicações por satélite.
Os voos de testes do Super Heron HF começaram no final do ano passado. Versões anteriores do Heron estão em serviço em várias nações incluindo Brasil. O Departamento de Policia Federal (DPF) do Brasil esta operando duas aeronaves Heron 1 em tarefas de vigilância de fronteiras, entre outras.
One Comment