Defesa & Geopolítica

TRADUZINDO O ECONOMÊS: EXPANSÃO SEM INFLAÇÃO

Posted by

PIB_do-brasil-em-2009

O Globo

 RIO – O conceito de Produto Interno Bruto (PIB) potencial indica a capacidade de uma economia crescer sem que haja pressão da inflação.

 Ou seja, quando a oferta de produtos e serviços consegue atender à demanda sem que se observe alta elevada de preços. Este conceito é importante porque indica o quanto o país tem de fôlego para crescer a longo prazo, sem esbarrar em gargalos.

 Só que o PIB potencial é um indicador difícil de mensurar, dizem economistas, já que pode ser calculado por diferentes metodologias e não é um dado registrado, mas uma reunião de indicadores de investimentos, população economicamente ativa (PEA) e produtividade do trabalho (produção dividida pelo número de trabalhadores).

 — O que está por trás do conceito de PIB potencial é o crescimento da capacidade de oferta de bens e serviços — afirma o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges.

 Na sua avaliação, um dos problemas é o cálculo da produtividade. Borges defende que seja usada uma média dos últimos cinco a dez anos e não dados mais recentes.

Ele diz que a produtividade teve crescimento médio de 1% ao ano, o que é um desempenho fraco, principalmente se comparado com os quase 2% dos Estados Unidos.

 — PIB potencial é uma variável não observável e por isso há alguma incerteza sobre as estimativas. O mais difícil de se prever é a produtividade — diz Aurélio Bicalho, do Itaú Unibanco.

Fonte: O Globo, Economia, Página 19, 3ª feira, 21 05 2013 

6 Comments

shared on wplocker.com