FALTARIA GUILHOTINA SE O POVO SOUBESSE O QUE SE PASSA, DIZ ALCKMIN

Geraldo AlckminPAULO GAMA

DANIEL RONCAGLIA
DE SÃO PAULO

 O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), fez ontem um discurso em tom de desabafo em que criticou a impunidade no Brasil e afirmou que o “povo não sabe de um décimo do que se passa contra ele” próprio.

“Se não, ia faltar guilhotina para a Bastilha, para cortar a cabeça de tanta gente que explora esse sofrido povo brasileiro”, afirmou.

 

O tucano fez o discurso no lançamento de um programa estadual que auxilia prefeituras a disponibilizar portais de acesso a informações públicas. Começou dizendo que grandes casos de corrupção foram descobertos por acidente. “O controle é zero.”

“O sujeito fica rico, bilionário, com fazenda, indústria, patrimônio e não acontece nada. E o coitado do honesto é execrado. É desolador.”

As críticas de Alckmin foram feitas em frente ao chefe do Ministério Público de São Paulo, Márcio Elias Rosa, e do corregedor-geral da Administração do Estado, Gustavo Ungaro, representantes dos dois principais órgãos paulistas de combate à corrupção.

A situação causou constrangimento entre aliados, já que o tucano não dirigiu suas críticas a uma esfera específica de Poder nem isentou o próprio governo dos ataques.

O governador não poupou sequer o programa que estava sendo anunciado. Criticou as fundações do governo que receberam para desenvolver o sistema. “Não deviam cobrar nada, isso é obrigação.”

Alckmin acusou também a existência de uma “grande combinação” que impede que dados sejam disponibilizados. “Salários, ninguém põe na internet, porque o sindicato pediu liminar. ‘Olha eu gostaria de pôr, mas a Justiça proibiu'”, ironizou.

O Legislativo de São Paulo, de maioria alckmista, se enquadra no ataque –não divulga salários por decisão judicial obtida por servidores.

Alckmin criticou ainda a morosidade do Judiciário. “A corrupção, o paraíso é o Judiciário. Todo mundo diz: ‘Na hora que for para Justiça vai resolver’. Vai levar 20 anos.”

O tucano não atendeu a pedido de entrevista e deixou o evento sem comentar a fala.

Fonte: Folha 

Leia também:
GOVERNADOR DE SÃO PAULO, GERALDO ALCKMIN, CRITICOU A IMPUNIDADE E AFIRMOU QUE O POVO NÃO SABE DE UM DÉCIMO DO QUE SE PASSA NO BRASIL
Em lançamento de livro sobre governo do PT, Lula diz que ‘presidente não pode contar tudo’
Débora Melo
Do UOL, em São Paulo
Durante evento na noite desta segunda-feira (13/05/2013) para o lançamento do livro “Dez Anos de Governos Pós-Neoliberais no Brasil: Lula e Dilma”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não usou a expressão “mensalão”, mas se referiu ao escândalo como uma fase difícil de seu governo.

“Em 2005, quando a imprensa dizia que o governo Lula tinha acabado, eu decidi: não vou fazer como Getúlio, que deu um tiro na cabeça”, disse Lula para um plateia cheia no CCSP (Centro Cultural São Paulo), na zona sul da capital paulista.

O livro, lançado pela editora Boitempo, é uma coletânea de artigos organizada pelo sociólogo Emir Sader. No evento, Lula disse que decidiu não ser o autor da obra porque não poderia contar tudo o que aconteceu em seu mandato.

“Todo presidente escreve seu livro, e eu fiquei pensando: nenhum presidente pode escrever um livro de verdade porque um presidente não pode contar tudo o que aconteceu no seu mandato”, disse Lula, no evento. “Então eu decidi não escrever o livro. Fizemos um livro que não é meu, mas que tem uma entrevista minha.Se não seria uma biografia meia-boca”, completou.

O evento, que contou ainda com a presença do economista Marcio Pochmann e da filósofa Marilena Chauí, foi realizado no CCSP (Centro Cultural São Paulo), na zona sul da capital paulista.

Sinceridade

Em uma declaração na mesma linha, na semana passada, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB),fez um discurso em tom de desabafo em que criticou a impunidade no Brasil e afirmou que o “povo não sabe de um décimo do que se passa contra ele” próprio.

“Se não, ia faltar guilhotina para a Bastilha, para cortar a cabeça de tanta gente que explora esse sofrido povo brasileiro”, afirmou.

Fonte: UOL 

14 Comentários

  1. Mesmo que o Alckmin esteja exagerando, ou seja, não sejam 10%, mas que já seja de conhecimento público que de 50% dos casos de corrupção que assolam este país. É incrível a “ineficiência” do governo em promover um real combate a este mal, vide as manobras para encerrar o Mensalão, ou melhor, Ação Penal 470.

    Queria que mais políticos, imprensa, comentaristas e por aí vai, tivessem a coragem de aceitar que estamos vivendo o maior período de corrupção da história da República desde o marechal Deodoro da Fonseca. Enquanto isto, ficam as Alices, proclamando uma ideologia de submissão da verdade.

    Abraços.

  2. Eu acredito no Alckmin dessa vez, acredito porque já vi algumas coisas quase que inacreditáveis envolvendo não só políticos. Uns dias atrás vi um delegado saindo com a viatura com o boço cheio de propina.
    O Brasil tem muita corrupção sempre teve e sempre terá, não adianta se iludir achando que no futuro vai melhorar, até porque quem faz as leis são os corruptos, mas também não adianta dizer que no passado foi melhor, não foi, é o mesmo lameiro de sempre.

  3. eu que sou de São Paulo estou surpreso ,depois desse discurso teremos duas linhas de pensamento
    1 ele esta com o governo muito mal avaliado na segurança ,na educação ,e na CORRUPÇÃO os seus deputados estaduais do seu partido e aliados em 20 anos de governo estadual do psdb nunca passou uma CPI ,eles nunca deixaram que investigassem nada ,e são varias denuncias envolvendo transporte privatizações e por ai vai ,e até hoje ele Geraldo picolé de xuxu nunca falou ou fez nada ,sera que so descobriu isso agora
    2 o psdb sabe que já perderam a prefeitura para o PT aqui esta muito difícil dependendo de quem for o vice da chapa ,o psdb perde o governo de são Paulo ,ele governador Geraldo picolé de xuxu esta querendo jogar com as massas para ver se se elege novamente ,São Paulo era a locomotiva do pais ,mas os cupins de aço tucanos estão corroendo todo o sistema do nosso Estado querem vender agora até o ginásio do Ibirapuera e outras coisas mais
    3 alquimim pipoqueiro você tem razão iria não ter guilhotina para todos ,mas podemos providenciar algumas cordas e já inventaram a povora é só liberar o porte e parar de onerar a documentação

  4. Ele como homem publico, um suposto democrata, tem a obrigaçao de mostrar ao povo o que se passa!O Estado só tem uma função, servir o povo, o Soberano, se ele não cumpre essa função cabe ao povo se opor a ele e pedir a sua extinção ou substituição por outro modelo!É inaceitavel que em pleno seculo 21 o povo do Brasil não saiba o que acontece nas instituiçoes publicas brasileiras!e o pior é que não sabe mesmo! É Estado demais e povo de menos! Muito menos e cada vez mais sendo vitimado por esse modelo de Estado que está ai, excessivo, dispensavel! Ai é que entra a revoluçao tecnologica da comunicaçao instantanea para colocar tudo as claras!Só pra exemplificar: viram aquilo que fizeram com os supostos traficantes no RJ, aquilo é nada menos que a execução de uma condenação, foi que fizeram os homens do Estado!Cadê a comissão da verdade?

  5. É incrível a corrupção no nossos país, acho que o governo mais corrupto desde marechal Deodoro foi o de FHC que privatizou as maiores empresas brasileiras por preço vil e ainda bancou um mensalao que faria o Delubio corar, quando compraram o congresso e aprovaram a reeleição de FHC, hoje muito se fala do GF e esqueçem a quantia absurda de dinheiro que vai para as mãos de governadores e prefeitos, tudo transferência fundo a fundo, sem intermediários, são bilhões e bilhões para a saúde , educação e segurança, fora as obras de infraestrutura que dificilmente deixam de ter verbas federais em qualquer recanto do Brasil, e o que temos de retorno? saúde péssima, educação sofrivel, segurança nenhuma, nestes quesitos o Estado de São Paulo se destaca,o estado mais rico do Brasil tem uma das piores situações quando se refere a educação , saúde e segurança e também é um dos estados que mais paga mal aos seus servidores, haja roubo Alckmin, realmente faltaria guilhotina para tanto tucano.

  6. Estou cansado de quem fala sem dar nome aos bois…
    A solução é simples, mas ninguém a quer: Reforma Política com financiamento público e exclusivo de campanha. Na hora que não houver um lobista de empresa, cobrando a fatura dos recursos que permitiram a eleição do político, acreditem, muita coisa irá mudar.

  7. Pura demagogia para posar de mocinho e ficar bem na fita”…
    São Paulo com 20 anos de PSDB é hoje um dos estados com menos transparência e mais corrupção
    no país e onde impera mafiosa lei do silêncio midiático.

    como disse o Pé de Cão: “nunca passou uma CPI ,eles nunca deixaram que investigassem nada ”

    E a falta de transparência é agravada pela proteção que os grandes jornais e canais de televisões dão ao partido tucano.

    Faz todo sentido sentido:
    A mídia e a representação política local do poder financeiro/especulativo global, o combalido neoliberalismo ou ‘New World Order’… andando de mãos dadas…

  8. PÉ DE CÃO PT e PSDB são farinha do mesmo saco….

    alexandre não existe governo mais ou menos corrupto levante o patrimônio de lula e fhc dizer que mais roubou é um problema mais no governo do PT a corrupção é mais visível não conheço nem um concurso federal que não tenha malandragem ou da Policia militar, policia civil, ou recita federal , Petrobras tem venda de gabarito em tudo . A justiça brasileira virou comercio juiz vende sentença por isso tem tanto tarado , pedófilo e estuprador solto , hoje qual quer Zé mane vira medico vem dizer em corrupção e contar piada no brasil. O GF é maior mafia que existe nesse pais.

    Sobre o estado de SP dizer que paga mal é meu amigo vamos estudar os estados Brasileiros saúde ? vamos compara com o de Brasilia segurança vamos compara com rio , educação vamos botar o nordeste SP é um oásis na América latina e agente nem sabe.

  9. NÃO HAVERA ESPERANÇA ENQUANTO HOUVER SOCIALDEMOCRACIA… ela fala como cordeiro mas age como dragão… SOMENTE O LIBERALISMO NOS LIBERTARÁ DO DRAGÃO COLETIVISTA… estado minimo e garantias individuais eternas… O MESMO ESTADO QUE SE ARVORA EM LHE TUTELAR TUDO É O MESMO QUE TAMBÉM LHE TIRARÁ TUDO… estado maximo só é bom para enriquecer a NOMENKLATURA que vai sugar o povo via impostos escorchantes… o negocio no Brasil é ser funcionario publico ou pertencer a agremiação politica ou ideologica e irmandades organizadas… ah, principalmente a minorias religiosas poderosas… esses são protegidos a qualquer custo… o povão, no final, como gado, fica sem saber de onde vem o rugido da onça…

  10. Infelizmente faltou o Alckmin dizer, que faltariam não guilhotinas, mais sobrariam cabeças nelas, pois os politiicos brasileiros, não veem de marte, são reflexo da cultura deste povo, e em lugar aonde todo mundo quer ser malandro, o que acaba sobrando muito e trouxa.
    O povo brasileiro em geral, e viciado em demagogia, assinstencialismo barato,e deseja que os governos sejam seus pais, e não meritocraticos, lamentavel.

    • Viu o boato que iria acabar o bolsa familia viu o monte de trabalhador no banco ? é isso ai que você falou .

Comentários não permitidos.