Vice ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia e a estratégia de relações com a América Latina

sergey

Sergei Ryabkov
Vice Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia

Tradução e adaptação: konner

O Vice Ministro russo Sergey Ryabkov, relatou para a Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, as prioridades para o desenvolvimento das relações entre a Rússia e os países da América Latina e do Caribe.

O vice ministro comunicou também aos deputados, que o ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov, se reunirá em 29 de maio com os seus homólogos de Cuba, Chile, Costa Rica e Haiti, para preparar um artigo sobre a atitude da Rússia com respeito aos países latino-americanos no que tange a agenda internacional.

Ele também disse que Moscou espera acordar com os países da região, a abolição de vistos em viagens. Tais acordos já foram assinados com o Chile, Argentina, Brasil, Venezuela, Peru, Equador, Colômbia e Guiana. Em outros dois estados, Suriname e Bolívia, os cidadãos russos recebem um visto para vir ao seu território, disse ele.

Em 2013, será aberta a embaixada da Rússia em Honduras. Honduras e União Soviética estabeleceram relações diplomáticas em 30 de setembro de 1990. Em três de janeiro de 1992, o Governo de Honduras reconheceu a Rússia como sucessora da URSS.

Alexei Likhachev informou que o comércio russo-latino-americano praticamente triplicou de 2005 a 2012, atingindo 16,500 milhões. “Nós não temos um desenvolvimento tão dinâmico do comércio com qualquer outra região do mundo”, disse ele. (…)

Ryabkov informou ainda aos deputados que o Ministério das Relações Exteriores apoia sua recomendação de compensar os custos de transporte, e seguros de saúde dos jovens latino-americanos que vêm à Rússia para estudar.

Fonte: RIANOVOSTI