Entregue o sexto e último “Skjold” à Marinha da Noruega

Storm-Skjold_trials-at-sea@dcns1

No dia 26 de abril, a Real Marinha Norueguesa recebeu o sexto e último navio-patrulha da classe “Skjold”. O programa estava a cargo de três empresas (uma delas sendo a DCNS, da França, e as outras duas sendo companhias norueguesas).

Skjold_FPB

Embora apenas com 50m de comprimento, a classe “Skjold” (Foto: DCNS)  tem um armamento pesado, que engloba um canhão de 76mm e oito mísseis antinavio. O primeiro da classe (P961 “Storm” foi entregue em setembro de 2010, o segundo (P692 “Skudd”) em outubro de 2010, o terceiro (P693 “Steil”) em junho de 2011, o quarto (P964 “Glimt”) em março de 2012 e o quinto (P965 “Gnist” em novembro de 2012.

Fonte: Segurança & Defesa

5 Comentários

  1. Curioso o canhão de 76mm para uma patrulha e os misseis em número tão elevado… Arrisco-me a dizer que algo um pouco pesado para o perfil de patrulheiro… A menos que os noruegueses tenham a intensão de utiliza-lo em ataques rápidos a um incursor em mar alto…

    • Acho que esse é o real objetivo dos noruegueses, um navio patrulha que ao mesmo tempo possua a capacidade de apoio e ataques rápidos e bem evasivos. Nesse ponto estamos deixando a desejar, nossos navios patrulhas são armados com “baixo” poder de fogo, o que dificulta missões de ataques rápidos com efetiva qualidade.
      Vejam bem, os chineses possuem o Type 022 Houbei, barco de patrulha de + – 200 toneladas, mas olhem o armamento:
      Canhão de 30 mm;
      Dois lançadores quádruplos de mísseis C 801/802/803, sendo que o primeiro tem alcance entorno de 40 Km e o ultimo de 200 Km.
      E ainda conta com 12 MAMPADS.
      Além da alta velocidade.
      Esse navio extremamente leve e letal. Possui uma capacidade de fogo impressionante.

      • Matheus,

        Concordo… Uma patrulha rápida e bem armada pode ser uma solução para quem tem poucos recursos. Contudo, existe a necessidade de que o meio seja projetado para tal… O caso norueguês envolve um navio claramente projetado com baixo RCS, de modo que poderia lograr aproximar-se com menor dificuldade de um invasor… Uma patrulha como as que recentemente foram incorporadas pela MB são de cunho unicamente policial, podendo em certas situações contribuir para esforço de guerra…

  2. A diminuição em tamanho dos meios tem sido uma estratégia assimétrica muito boa,isso já vale para submarinos, vants e navios patrulha,é o futuro, baixo custo, pouca manutençao, grandes quantidades, alto poder de fogo,capacidade stealth e agilidade de ataque e evasão, até o Iran que tem sofrido embargo está trilhando esse caminho.

Comentários não permitidos.