Líder da oposição se entrega à polícia durante protesto na Venezuela

Para López, rendição abrirá olhos do mundo para autoritarismo de Maduro; número de mortos em manifestações chega a 4

O líder da oposição Leopoldo López ressurgiu depois de dias escondido para discursar em uma manifestação antigoverno e então se entregar às autoridades nesta terça-feira, em uma medida que, disse, abrirá os olhos do mundo para uma guinada cada vez mais autoritária do governo socialista venezuelano.

AP

Envolto em uma bandeira venezuelana, líder opositor Leopoldo López (2º à D) é cercado por manifestantes antigoverno e pela mídia antes de se entregar em Caracas, Venezuela

Retaliação: Venezuela expulsa três funcionários consulares dos EUA

Falando a cerca de 5 mil partidários com um megafone, López afirmou que não teme ir para a prisão para defender suas crenças e seu direito constitucional de protestar pacificamente contra o presidente Nicolás Maduro. “Não temos nada a esconder”, disse López a um mar de partidários vestidos de branco.

Depois de seu curto discurso, López desceu de uma estátua do herói da independência cubana do século 19 José Martí e caminhou para um posto policial, onde se entregou.

López era buscado pelas autoridades sob um mandado de prisão decorrente da violência que aconteceu em protestos na semana passada e enfrenta acusações que incluem de homicídio a vandalismo da propriedade pública. Maduro acusa López de liderar uma conspiração “fascista” para depô-lo.

Jornal: Juíza da Venezuela ordena prender opositor após protestos com 3 mortos

Os partidários de López disseram que as três pessoas que morreram nos protestos de quarta-feira foram atingidas por disparados das forças pró-governo. Na segunda-feira, uma quarta vítima, um menino de 17 anos, foi morto quando um veículo não identificado acelerou contra um grupo de estudantes no Estado de Sucre.

O protesto da oposição e uma marcha governista rival no centro da capital foram feitas um dia depois de o governo Maduro ter dado 48 horas para que três funcionários da embaixada dos EUA deixarem o país, alegando que eles apoiam conspirações da oposição contra seu governo socialista. Os EUA negam a acusação.

Partidários de López, que o inimigo mais vociferante de Maduro, desviaram sua marcha da praça central em Caracas onde empregados do setor do petróleo planejavam sua própria manifestação.

Apesar disso, Still, um piquete policial inicialmente impediu os manifestantes de entrar na praça onde estava previsto que se reunissem. Estações vizinhas do metrô também foram fechadas, levando os organizadores a apelar aos vizinhos para abrir suas redes Wi-Fi para que os manifestantes pudessem se comunicar.

Diosdado Cabello, o presidente da Assembleia Nacional, disse que mesmo que os manifestantes tivessem o apoio dos marines americanos, sob nenhuma circunstância teriam permissão de entrar no reduto do governo no centro de Caracas.

TV colombiana é tirada do ar: ONG denuncia 125 detidos em protestos na Venezuela

AP

O pai de Leopoldo López, líder da oposição da Venezuela, sua mãe e sua mulher caminham enquanto López é preso em Caracas, venezuela

O governo venezuelano acusa o governo americano de Barack Obama de se posicionar em favor de estudantes vistos como responsáveis pela violência. Maduro alega que os EUA tentam causar tumultos para retomar o domínio sobre o maior produtor de petróleo da América do Sul.

Em Washington, o Departamento de Estado disse que as alegações de que os EUA ajudam os manifestantes a se organizar são “infundadas e falsas” e conclamou o governo venezuelano a se engajar em um “diálogo significativo com a oposição”.

Na segunda-feira, o chanceler Elías Jaua disse que três funcionários consuladores graduados dos EUA estavam sendo expulsos porque tinham tentado se infiltrar nas universidades do país sob a desculpa de fazer operações de visto. Maduro expulsou diplomatas americanos duas vezes anteriormente.

Centenas de estudantes passaram a semana passada nas ruas de Caracas alternando protestos pacíficos durante o dia e batalhas campais com a polícia durante a noite, em um tumulto alimentado por problemas que vão desde o crime crescente a uma inflação de 56% e à escassez de produtos básicos.

*Com AP

Fonte: Último Segundo

38 Comentários

  1. o governo da Venezuela esta correto ,tem que prender um cara que serve a interesses estrangeiros
    esse opositor ,não passa de um subversivo , um perigo para a sociedade venezuelana.
    se deixar eles se criarem, começam a por fogo em ônibus .
    essa suposta direita latino americana ,são apátridas e subversiva ,adora viver sentado no colo do titiu sam ,
    os marines estão nos apoiando gritavam os subversivos rsrs ,traidor da pátria tem em todo lugar do mundo !!! precisam ser controlados de alguma forma !!!!!! parece ratos.

    • Os boliviarecos descendo o ralo da história direto para o esgoto do esquecimento mais cedo do que eu pensava.

      ” pode-se enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não se consegue enganar todo mundo o tempo todo.”

      Agora uma pergunta, vc que sempre disse que lá está uma maravilha, que foi que aconteceu?? Não eram os chavistas os salvadores?? Caindo a ficha do povo né não??

      A próxima é a Argentina.

      • Cara você adora por palavras na boca dos outros…

        “vc que sempre disse que lá está uma maravilha”

        Gostaria de ver o post onde ele falou isso.

        Não sei! De repente! Era um post sobre a Islândia ou Finlândia…. sabe como é que é….

      • falei com vc dessa vez???

        vai ver vc tb posta como PÉ DE CÃO tb né???

        como é que é né??? Outro PC outro e-mail, outro login

      • Quando você se da o direito de responder um comentário meu… A reciproca vira um direito!

        E não respondeu minha questão desta matéria…

        Ache o post onde o Pé Cão falou

        “vc que sempre disse que lá está uma maravilha”

      • Não adianta querer insistir nisso para tentar trvar a discussão petralha! É fato que o Tonho da Lua A.K.A Pé de Cão é mais um militante lobotomizado que em diversas ocasiões elogiou o regime bolivariano. E ninguém aqui é obrigado a procurar. Vá fazer alguma coisa e justifique a bolsa que o partido te paga para ficar trollando aqui.

      • O desespero aqui é o seu e do seus asseclas, que sabem que caso o motora de busão caia é questão de pouco tempo para o lulopetismo ser igualmente enxotado!

      • Achei 11 post c/ perolas do Pé de Cão louvando a Venezuela, o Chaves e o Maduro, pensei em por os links aqui, mas desisti pois eu seria enquadrado na lei de crime ambiental, deixar só essa aqui,

        http://www.planobrazil.com/venezuela-nicolas-maduroato-falho-os-capitalistas-roubam-como-nos/

        “..a Venezuela cresceu mais que a Alemanha que você tanto paga um sapo….”

        Se quiser mais deixe a preguiça de lado e faça vc mesmo a pesquisa, são 33 post relacionados a Venezuela, dos quais existem 11 onde o dito faz louvores a Venezuela, Boa Busca

      • Ninguém é obrigado a gostar de merda como vc, nascimento… só porque vc acha o socialismo uma magavilha, nós, os que temos neurônios, não vamos engolir essa porcaria… e deixe essa mania de ditador que todo esquerdalha tem, querer conduzir quem está a milhas de distância de sua equivocada ideologia capenga… vc não está na Venezuela chavista… aqui o buraco é mais embaixo… aqui tem café no bule, bala na agulha e vontade de lutar contra o fascismo esquerdista… pode vir quente que tamos fervendo…

      • Aqui gente com a sua mentalidade tacanha estão pegando 30 anos. Vai pra rua agora.

        Black Block de teclado!

        PS: Realmente eu gosto de merda…. Tô respondendo a sua imundicie.

      • Está grunhindo de novo Petralha? Não adiantameu caro militante! O PB está cheio de posts do Tonho da Lua elogiando a Venefavela sob o tacão do bolivarianismo. Mas a marcha da história é irrefreável! A insatisfação do povo venezuelano é inequívoca. E logo, logo vocêsvão ser tragados pela história!

      • Traga só o post onde se encontra isso:

        “vc que sempre disse que lá está uma maravilha”

        PS: Simples não traz, por que não existe tal fraze.

      • Gostei tem que decorar o que escrevo mesmo Rogério,mas como o nascimento falou nunhuma palavra ou frase dizia que esse ou aquele pais e uma maravilhas,isso por si só já te coloca como Mentiroso.segundo mesmo a Venezuela havendo protesto isso não vai mudar em nada que a maioria dos venezuelanos apóiam o governo chá vista
        Na verdade a frase que eu escrevi continua atual
        Os cães ladran mas a caravana não para
        Vocês torcidinha minuscula dessa suposta direita apenas servem para jogar conversa furada pois até agora nada mudou guerreiro
        Os governos irão endurecer sem perder a ternura rsrs e como sempre apenass torcida para time caquético da suposta direita não ganha jogo nenhum ,
        Faz o seguinte pula no colo do titiu pedófila San e pede umas balas rsrs isso apátridas como vocês foram acostumados a fazer de joelhos
        Nascime to obrigado pela defesa .

      • apareceu?? kkkk MENTIROSO É VC Não sustenta nem o que diz, paga pau de comunista, seu vendido, sua pátria é Cuba, vai vc sentar no colo do Raúl Castro e pedir balinhas p/ ele, mas leva papel higiênico tá.

        Mas não fica se sentindo não, geralmente não costumo ler as suas perolas, nem escrever vc sabe, volta p/ escola, quem sabe vc aprende a ter um minimo de discernimento das coisas.

      • E como disse lá encima Os boliviarecos descendo o ralo da história direto para o esgoto do esquecimento mais cedo do que eu pensava

    • Agora black brocs são direita?, segundo um “Jênio” porque eles usam mascara, ????? kkkkkkkkk
      a tática black bloc, veio depois das manifestações de Junho/Julho, para proteger os bandeiras vermelhas, que o povo expulsou das ruas, os black blocs esvaziaram as manifestações de cidadãos comuns, só ficaram os “ativistas cinquentinha com pão e mortadela”
      Black bloc não e um grupo, e uma tática(criada na Alemanha ocidental nos anos 70,por grupos anti capitalistas, com infiltração ideológica de agentes KGB) ,que coopta jovens abestalhados por professores marxistas desconstrutivistas em variados sub grupos, eles são naturalmente idiotas que acreditam em utopias bestas, prato cheio para manipuladores espertalhões.

  2. PARA CAPRILES, LÓPES REPETE FRACASSO DA OPOSIÇÃO VENEZUELANA

    Líder da oposição da Venezuela diz que Leopoldo López mente ao povo e que não tem propostas de mudanças para o país

    Para Capriles, López reedita fracasso da oposição venezuelana

    Henrique Capriles (Primero Justicia), que já foi candidato a presidência da república duas vezes na Venezuela, declarou que Leopóldo López (Vontad Popular) “reedita o fracasso da oposição por falta de apoio popular”. Capriles ainda disse que, quando López convoca as pessoas à irem as ruas não diz quais são as mudanças que defende e que, por não ser ano eleitoral, estes atos não vão dar em nada.

    O líder da oposição acusou López de mentir à população e que ele e seu partido criam “falsas expectativas” a respeito de mudanças para a Venezuela. “Se o povo humilde não é incorporado, trata-se de uma mentira e, aqueles que saem para marchar estão sendo enganados se acreditam que há uma saída de um dia para o outro”, criticou.

    Capriles destaca que a Constituição Bolivariana possui inúmeros mecanismos democráticos para a transformação de um governo, porém, ressalta que é preciso ter “apoio popular” e que, neste momento, a maioria da população venezuelana é contra mudanças no que diz respeito ao governo de Nicolás Maduro (PSUV).

    Lopóldo López, agora tido como líder da ultradireita venezuelana, mantém ameaças de causar transtornos nas ruas de Caracas com a marcha que está marcada para hoje (terça-feira, 18). Quem se uniu a López foi a deputada reacionária Maria Corina, que declarou no canal Globovisón que o objetivo é “derrubar este governo (Maduro) que foi eleito democraticamente”. Ou seja, perderam a vergonha de assumir que de fato um golpe figura no horizonte de López e seus apoiadores.

    http://revistaforum.com.br/blog/2014/02/para-caprilles-lopez-repete-fracasso-da-oposicao-venezuelana/

  3. Maduro está correto em enfrentar e reprimir os golpistas coxinha da Venezuela. Na Mérica Latina, quando os entreguistas perdem no voto, apelam para o golpe, sempre contando com a sincera ajuda de Washington.

    Quem defende os golpistas venezuelanos, também é golpista, portanto, lacaio dos EUA e traidor da pátria brasileira.

    Gostaria de cobrar do Plano Brasil uma cobertura que mostre também a retórica e as imagens das gigantescas manifestações em apoio ao Presidente Maduro, bem como das opiniões que desvendam a intervenção subterrânea da CIA nos assuntos venezuelanos.

    • Traidor é a palavra mais correta que se pode aplicar a quem quer enfiar goela abaixo na população brasileira uma ideologia macabra como a socialista só para se perpetuar no poder… isso sim é traição… o resto é retórica de aventureiros revoltados, mais conhecidos como revolucionários, querendo um lugarzinho no cabidão de empregos para cumpanheiros em Brasília… espero que o site não caia na falácia de que quem oprime também tem direito a mostrar suas ações e propagandas fascistas… por tanques na rua para matar sua população não pode ser endossada por qualquer que seja o número de apoiadores, ainda que comprados por planos populistas e demagogos… VIVA A VENEZUELA LIVRE DO COMUNISMO POPULISTA !!!… ABAIXO OS DITADORES COMUNISTAS DA AMÉRICA LATINA !!!… http://www.youtube.com/watch?v=_BblkCVgoIUTANQUES DISPARAM CONTRA O POVO VENEZUELANO NAS RUAS…

    • Entreguistas? Vc quer dizer aqueles caras q estão vendendo o Brasil p/ China? Ou aqueles q por baixo dos panos constroem portos em Cuba, ou mandam dinheiro p/ Ilha em troca de mão de obra escrava? Cuba nunca pagará esse porto e o governo ira perdoar a divida quando for solicitada outra obra lá. Seus vendidos!!!

  4. ENFIM, A AMÉRICA LATINA TÁ ACORDANDO DESSE SONO ETERNO INDUZIDO POR MENTES DIABÓLICAS DA ESQUERDA INTERNACIONAL… AINDA RESTA UMA ESPERANÇA DE TERMOS UM FUTURO PRÓSPERO E SEGURO… ACORDA AMÉRICA !!!…

  5. Não me surpreende prender um verdadeiro guerreiro e patriota … prenderam também até o Cristo e todos os apóstolos, imagine só.

    Pra mim o mais certo é derrubar a Bastilha e decapitar as Marias Antonietas e libertar todos os cativos .

    “””E conhecereis a Verdade e ele vos libertará.”””

  6. Aqui, traçando um para lelo com o Brasil, nos permite diferenciar com exatidão:

    – Leopoldo López: Preso político.

    – Mensaleiros: Políticos presos.

    • Há uma diferença abismal entre nós e eles HMS_Tireless.
      Aqui tem reação , seja da igreja, seja política , empresariais, culturais ,ou das forças policiais e militares, sendo essas últimas que não vieram a se converter a esse regime ateu, sanguinário e anti-democrático, com raras exceções.

Comentários não permitidos.