Moscou critica OTAN pela recusa de abrir portos à flotilha russa a caminho da Síria

Moscou pede que o Ocidente decida se quer combater os terroristas ou a Rússia. Num discurso diante das altas patentes do exército, o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, criticou o fato de vários países europeus terem recusado que os navios russos fizessem escala nos seus portos para reabastecimento.

“É assim que os nossos parceiros entendem a sua contribuição para o combate contra os terrorismo internacional? É tempo de os nossos parceiros ocidentais definirem contra quem combatem: os terroristas, ou a Rússia. Talvez tenham esquecido quem matou pessoas inocentes em atentados terroristas na Bélgica, França, Egito, Iraque e outros países?”, disse Shoigu.

No início da semana passada, uma flotilha de oito navios e submarinos de guerra russos, que integrava o porta-aviões Almirante Kuznetsov, atravessou águas de jurisdição portuguesa, a caminho da Síria.

A frota de guerra russa atravessou o Canal da Mancha sob vigilância da Marinha Britânica, depois de ter sido acompanhada por meios aéreos e navais noruegueses e holandeses.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol reviu a autorização concedida à flotilha russa para que atracasse no enclave espanhol de Ceuta, depois de o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, ter avisado que os navios russos vão ser usados para atacar civis no noroeste da Síria, onde Moscou tem apoiado a campanha de bombardeamentos do regime de Bashar al-Assad.

O chefe do serviço de informações britânico MI5, Andrew Parker, afirmou na segunda-feira que a Federação Russa está a usar novas tecnologias contra o Ocidente de forma crescentemente agressiva.

Nelson Pereira

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: EuroNews

16 Comentários

  1. Nunca vi um país cometer tantos crimes contra a Humanidade, como os EUA, e sair incólume. Isso tem que acabar.

    Professor

    • A Holanda tentou uma vez processar o Bush filho…. mas depois de ‘pensarem melhor’, desistiram da ideia…rsrsrs! 😀

    • Deixa os Russos trabalharem em paz.OTAN não colabora para o bem da humanidade é somente mais uma ferramenta politica americana do norte.

      • “Professor
        1 de novembro de 2016 22:56

        Máquina, fico lisonjeado por você me citar nas suas postagens.”

        é porque o senhor é um intelectual …uma pessoa culta…com garbo ao contrario daquele Colombelli…como é que uma pessoa daquela ainda pode conviver em sociedade?!..hi…hi…hihi… 😀

        o senhor esta em outra categoria…em outro nível/patamar diferente de pessoas ignorantes e jumentas como eu….

    • Os EUA sempre foi arrogante, calculista, soberbo, e, astuciosamente perverso (em) cm suas ousadas manobras audaciosas, visando ambiciosamente seus interesses político; e, o resto, que se dane. Todo Mundo sabe, que os EUA considerou a Rússia como uma pedra dentro do seu sapato, embora, (EUA) ignorem que, sempre (eles)tiveram e atuaram no encalço das Nações vigiando-as, se achando “Soberano absoluto”.

  2. Os Russos provavelmente sabiam de antemão da posição dos países da OTAN. Apenas mais uma movimentação no tabuleiro geopolítico. E segue o jogo!

  3. Esses mentecaptos europeus por subserviência só estão a acuar mais e mais os russos, fortalecendo-os em sua posição política e tornando-os mais agressivos à medida que se sentem sozinhos a combater o terrorismo.
    Muito bem colocadas as palavras do ministro Shoigu “É tempo de os nossos parceiros ocidentais definirem contra quem combatem: os terroristas, ou a Rússia.” …
    Essa manutenção de grupos terroristas (moderados?!…. pergunta pro Obama se ele iria chamar de moderado algum grupo interno de seu país que tentasse derrubá-lo com bombas e tiros) só serve para manter a indústria de armamentos americana vendendo… não importa pra quem.
    O mundo está em perigo e a história das situações predecessoras das grandes guerras passadas volta a se repetir pois a demência e anorexia política mundial está em alta.

    • …………penso que o Shoigu errou ao lamentar que nenhum país da gangue da OTAN lhe ofereceria reabastecimento, visto que ele sabe muito bem que são os países membros dessa organização bandalha e subserviente aos EU que patrocina as corjas terroristas que agem na Siria……a frota deveria ter vindo com mais um ou dois navios auxiliares ou ter-se antecipado com navios reabastecedores vindos previamente pelo Mar Negro para encontro após sua entrada no Mar Mediterrâneo em pontos pré combinados….outrossim, a esquadra tbm deveria ter pedido reabastecimento ao Marrocos e não à Ceuta (Espanha)… em viagens futuras de suas frotas, iguais a essa, será bom os russos.calcularem melhor sua logística de mantimentos e manutenção…………………..

      • Caro dilson, penso que os Russos foram preparados e de fato “testaram” todos os países que ainda tinham dúvidas de lhes prestar apoio logístico. Como mencionei, estes mentecaptos só estão a acuar e ao mesmo tempo fortalecer a política russa pois o próprio povo russo apoiará mais e mais o Putin sabendo que o mundo está conta eles…
        Uma única palavra resume o posicionamento dos países europeus sobre este tema: burros!

  4. senhores…vcs acham mesmo que uma gente que por ganancia ou cobiça…por interesses econômicos ou geopolíticos ….cria/recruta um grupo de mercenários pra tocar horror e cometer todo tipo de atrocidades como decapitar crianças ou fazer crianças executar civis inocentes…esta em sã racionalidade?!…vcs acreditam mesmo que uma gente assim age/se comporta racionalmente?!…que evitara uma guerra mundial por racionalidade?!…é serio?!…vcs acreditam piamente nisso mesmo?!…rs…

    • Máquina, o único consolo é que se eles a foram para a Guerra, certamente vamos nos livrar definitivamente deles. Claro, que o preço será alto. Mas…pelo menos…

  5. O EGITO acaba de entrar oficialmente no conflito apoiando a Russia que ja costura uma maior influencia no Oriente Medio. O suposto Exercito Livre Sirio apoiado pelos EUA na pratica não existe. São pequenos grupos sem comando definido que por hora apoiam o Daesh (ISIL) e as vezes o Al Nusra (al qaeda), são gangues perigosas que após o fim do apoio financeiro e material dos EUA vão viver de saques e roubos da pobre população sunita local. O apoio dos EUA a esses caras é um crime contra a humanidade e a população sunita da Síria. É algo irresponsavel e prova o que sempre falamos sobre a política externa suja dos EUA e seu legado de morte e terrorismo.

    • Relojoeiro, o Egito enviou alguns militares para acompanharem combates contra o ISIS, aparentemente em Deir-ez-Zor com acompanhamento de militares russos. Não diria que estão entrando no conflito, mas é, do ponto de vista diplomático um sinal de mudança importante. Também, foram encontrados pelos rebeldes no ataque a Aleppo nos últimos dias munições egípcias que eram do Exército Sírio.

Comentários não permitidos.