Defesa & Geopolítica

VPK da Rússia desenvolve um novo canhão de 30 mm remotamente controlado para viaturas Tigr-M 4×4

Posted by

14139514_1086442828111945_882014832_o

Tradução e Adaptação: Tito Lívio Barcellos Pereira

A empresa russa VPK (Voenno-Promischlennaya Kompanya – “Complexo Industrial-Militar”), desenvolveu um sistema remotamente controlado para o veículo blindado 4×4 GAZ Tigr-M, armado com um canhão 2A72 de 30 mm. Afirmou o representante da empresa, Aleksandr Krasovitsky a agência de noticias TASS. Essa versão armada do Tigr-M encontra-se em testes de campo e de tiro e teve um desempenho acima das expectativas.

Um novo produto estará nas linhas de produção que não mencionamos anteriormente – Um veículo Tigr-M armado com um módulo de combate de um canhão 2A72 de 30 mm”. Disse Krasovitsky.

Não apenas esse veículo armado é capaz de se mover e atirar de acordo com os comandos do seu operador, como também pode identificar e rastrear alvos de maneira autônoma.

Esse veículo foi desenvolvido em cooperação com nossos colegas da empresa 766 UPTK (a empresa responsável pelos veículos remotamente controlados da série “Uran”) com a permissão do Ministério da Defesa por sua conta própria e risco”, adicionou.

O novo veículo desenvolvido, praticamente não tem paralelos no mercado.

Nós conseguimos montar um canhão 2A72 de 30mm num veículo de dois eixos com uma massa abaixo de 9 toneladas. O veículo pode usar estradas comuns sem nenhuma restrição”. Disse Krasovitsky

O Tigr-M é um veículo blindado multifuncional 4×4 para operação em todos os tipos de terreno. É fabricado pela VPK, pertencente ao Grupo GAZ (Gorky Automobili Zavod – “Fábrica de Automotores de Gorky) de Nizhny Novgorod, no nordeste da Rússia. O veículo é designado primariamente para transporte de tropas no campo de batalha.

O Tigr está em serviço nas Forças Armadas da Federação Russa desde 2006.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=zYdBaqny9l4[/embedyt]

Fonte: Army Recognition. 

10 Comments

  1. Sou muito mais o Dingo

  2. Topol says:

    A torre é bem simples.. podem ver que não tem nenhum sistema defensivo, lançador de fumígenos, LWS, DIRCM, telêmetro, nada… apenas uma câmera e o servo mecanismo de rotação e elevação… tanto que ficou um perfil bem baixo e relativamente leve na viatura, mesmo assim sua instalação consumiu o espaço interno, ficando espaço apenas para o motorista e o operador do canhão na frente..

    É uma boa combinação pois é leve tem boa mobilidade e um bom poder de fogo em conflitos assimétricos

  3. filipe says:

    Tigr está anos luz em armamento e design á frente do dingo! O dingo parece mais uma kombi.

    • Ricardo Andre says:

      Você só se esqueceu de qye i dingo é considerado o melhor de sua categoria e testado em combate, sem nunca ter perdido um único tripulante por explosão de qualquer tipo.

      • Topol says:

        Quantos Dingos já foram explodidos em combate mesmo ?

      • Topol says:

        6 então… nenhuma morte, realmente prova que o veículo é bom…

      • Ricardo Andre says:

        Topol, sempre aprecio seus comentários, porém qual outro veículo que atual no Afeganistão e nunca sofreu com explosivos improvisados? Bom, esse nunca perdeu um único tripulante. Na boa, desconheco qualquer outro com essa capacidade, e vc?

      • Topol says:

        Valeu Ricardo

        O Dingo parece ser um bom veículo sim… mas estatisticamente falando ele quase não sofreu ataques para sabermos se ele é realmente bom na função MRAP… conforme o link postado pelo Bardini apenas 6 ataques foram registrados contra os Dingos da Bundeswehr que apesar de não terem ocasionado nenhuma morte é muito pouco se comparado com os constantes ataques que outros veículos do tipo sofreram no Iraque e no Afeganistão por exemplo.

        Os EUA introduziram cerca de 12.000 viaturas 4×4 nesses conflitos, a princípio muitos humvees, estes se tornaram verdadeiros moedores de carne para os explosivos improvisados o que levou a Pentágono a substituir todos as viaturas envolvidas em esclarecimento e patrulha ostensiva .

        Foram introduzidos os M26 Puma, Caiman, MaxPro, Cougar… só no ano de 2004 foram mais de 300 ataques com IEDs contra estes veiculos sem nenhuma morte registrada

        http://highlanderonline.blogspot.com.br/2016/06/mrap.html

  4. Pingback: Vídeo: GAZ Tigr-M mostra sua nova garra !

shared on wplocker.com