Irã apresenta o Bavar 373 – Novo sistema antiaéreo de fabricação própria

O Irã apresentou oficialmente neste domingo (21) o novo complexo móvel antiaéreo de sua própria produção, o Bavar 373 (Símbolo de Fé 373), informou a agência Mehr.

O complexo é equipado com estação de radar com antena em fase, parecida com a estação de radar russa 96L6. O complexo pode detectar alvos aerodinâmicos e mísseis balísticos a médias e grandes distâncias.

A apresentação do sistema teve lugar durante uma feira na sede da Organização de Indústria Aeroespacial do Ministério da Defesa do Irã e foi destacada pela presença do presidente do país Hassan Rouhani e do ministro da Defesa Hossein Dehghan.

Especialistas também informaram sobre o processo de criação do primeiro motor turboreativo iraniano, assim como caças, aviões de transporte, helicópteros e drones.

O presidente do Irã Hassan Rouhani e o ministro da Defesa Hossein Dehghan  junto a antena do sistema de mísseis Bavar 373 em Teerã – Irã

Os militares iranianos haviam anunciado em fevereiro de 2010 o início de criação do seu próprio complexo antiaéreo, que alegadamente tem caraterísticas semelhantes às dos mísseis S-300 russos.

Em 20 de agosto o ministro da Defesa do Irã Hossein Dehghan informou que Teerã já recebeu a maior parte dos S-300 russos encomendados e está a espera de fornecimento da parte restante dentro de um mês.

Os S-300, análogos aos mísseis norte-americanos Patriot, têm alcance de até 200 quilômetros, o que permitirá ao Irã contar em breve com um escudo antimísseis considerado invulnerável.

Míssil Bavar 373 (Branco) – Imagem retirada em vídeo de reportagem da televisão iraniana

O contrato de fornecimento de sistemas S-300 ao Irã foi assinado em 2007. Porém, a sua execução foi suspensa por causa da Resolução 1929, aprovada em 9 de 2010 pelo Conselho de Segurança da ONU e que proibiu a entrega ao Irã de armamentos modernos, inclusive mísseis e sistemas de mísseis. Mais tarde, devido ao progresso nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, a proibição foi levantada, tendo o contrato entrado novamente em vigor em novembro do ano passado.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

18 Comentários

  1. As poucos a industria iraniana de defesa vai mostrando ser capaz de produzir matéria de guerra mesmo com o mercado de armamento estrangeiro liberado pra compra…….se confiar em matéria de guerra estrangeira só vai facilitar a invasão estrangeira pra saquear suas riquezas !!!!!!

  2. “O complexo é equipado com estação de radar com antena em fase, parecida com a estação de radar russa 96L6”
    .
    Não… O radar em questão é muito “parecido” com o radar Chines JYL-1.
    .
    http://www.ausairpower.net/PLA/JYL-1-Radar-5S.jpg
    .
    “Especialistas também informaram sobre o processo de criação do primeiro motor turboreativo iraniano, assim como caças, aviões de transporte, helicópteros e drones.”
    .
    Vídeo da apresentação do motor:
    https://www.youtube.com/watch?v=2Ulwd-Z9aiE
    .
    Acho que já vi esse motor em algum lugar…
    .
    https://www.ruag.com/fileadmin/ruag/Aviation/PDFs/FS_Triebwerke.pdf
    .
    É.. só uma copia do bom e velho J-85…
    .
    “Os S-300, análogos aos mísseis norte-americanos Patriot, têm alcance de até 200 quilômetros, o que permitirá ao Irã contar em breve com um escudo antimísseis considerado invulnerável.”
    .
    Israel é precavido: https://theaviationist.com/2015/05/06/iaf-f-16-vs-haf-s300s/
    .
    Míssil Bavar 373
    .
    Aparentemente, só “aperfeiçoaram” as capacidades do lançador do sistema Sayyad-2, que e o míssil é uma cópia do RIM-66:
    http://2.bp.blogspot.com/-0Qr1Rzgn9F4/U1FxsJnVVuI/AAAAAAAAYYE/a7jq8Rr4DPo/s1600/Sayyad-3.jpg
    .
    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/34/Standard_Missile.jpg/1024px-Standard_Missile.jpg

    • “Bardini

      21 de agosto de 2016 18:09”

      Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo………..

    • Interessante vc citar as questão de assimilação da tecnologia externa impetrada pelo Irã e pelo avanço próprio em relação a alguns campos tecnológicos, hoje por exemplo, somente Israel e Irã produzem tecnologia e desenvolvem sua industria de maneira independente, lembrando por exemplo nossa vagareza e falta de comprometimento governamental (de qualquer um desses partidos de m&rda que compõem nossa política) que passa décadas pra decidir se compra um parafuso A ou B, enquanto o Irã praticamente sozinho desenvolve com o que pode, isso é muito admirável, pode não ser maravilhoso como um S-400, um Iron Dome, mas funciona eficazmente segundo as descrições, e isso se chama seriedade com a soberania.

  3. O Irã tem tentado e conseguido avançar significativamente em varias areas. Agora se isso ai funciona de maneira efetiva é uma outra historia, Eles gostam muito de fazer propaganda [que é direcionada principalmente para sua população local] de material para carnaval. Meus sinceros votos para que isso ai não seja apenas obra de um bom serralheiro.
    Sds

  4. Engraçado que tentarão de todo jeito politicamente e economicamente acabar com o iran para poder saquear suas riquezas igual fez no iraque…….só que militarmente contra o ira nem pensar….esqueceu do especialista nuclear iraniano que foi seqüestrado pela cia e depois voltou para o iran e foi enforcado por revelar segredos militares iranianos …..vc acha que os iranianos sao igual o Serra que entrega o petroleo de mao beijada e tira os sapatos……..os yankes sabe onde o calo aperta !!!!!!!!!!

  5. olha pode até ser cópia esse novo sistema anti-aéreo, e o novo motor, sou leigo então não vou afirmar, mas tbm não vou duvidar.

    mas o Irã, pelo menos tenta, sei q é meio feio dizer isso, ou até anti-ético, mas vários países vem copiando tecnologias de outros países, ou fazendo engenharia reversa, até as grandes potências já fizeram.

    o Brasil é q fica nesse berço esplêndido eterno q chega ser irritante !!

    dou os parabéns ao Irã mesmo assim, se o Brasil tivesse pelo menos a VONTADE deles, eu tenho certeza, q o nosso país seria uma potência militar, pq criatividade e potencialidade para o brasileiro não falta, oq falta é VERGONHA na cara !

  6. Independentemente se é o mais avançado sistema do mundo ou só mais um entre centenas o mais importante é que este país acuado e cercado entre inimigos está conseguindo manter sua soberania e manter afastados dissuadindo potenciais inimigos … se é copiado ou não mérito para eles da mesma forma, tem país que nem saber copiar sabe, Brasil que o diga.

  7. PARABÉNS IRANIANOS .. vocês, assim como os russos mostram para o mundo que se pode dá uma volta por cima mesmo sobe embargo dos americanos e seus paus mandados … isso assisti na Al-Jazira que aliás … vem fazendo uma boa reportagem sobre o brazil .. rsrsrs

  8. “Estou pagando o preço de ser amigo da Rússia.”

    Bashar Al Assad

    Parabéns ao Irã…sem sombra de duvidas um pais com vergonha na cara que se leva a serio…terra de gente que se da ao valor e ao respeito…que luta por sua soberania, independência e desenvolvimento com toda a coragem e bravura..mesmo que isto traga um alto custo a sua pátria/povo..como trouxe a outros países como a síria…

    • Até hoje eu espero alguma boa vontade dos russos em nos suprir de QUALQUER tecnologia bélica como faz crível sua torcida… MAS NÃO… é cada um por sí, meu kamarada… NINGUÉM fornece informação e tecnologia de grátis… cadê que eles nos ensinam a levantar uma pipa sequer !!!???… no aguardo… 🙂

  9. “ESCUDO ANTIMÍSSEIS CONSIDERADO INVULNERÁVEL”?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK como se tal sistema realmente pudesse existir…

    • bom , se eles projetaram e construiram isso em tao pouco tempo(apos a rusia quebrar o contrato de venda dos s300) sera que nao foi a propria rusia que ensinou e ajudou o ira a construir este sistema , que inclusive se parece muito com os da rusia ?? esta na cara que foi isso ,,, tipo : eu nao posso te vender agora mas posso te enssinar a fazer um sistema igualzinho e assim ninguem vai dizer que te fornesmos o nosso sistema. mas de qualquer forma eles estao de parabens pois por aqui, na terra do carnaval , futebol, nem se alguem vier nos ensinar nao fariamos nunca… nao por capacidade mas sim porque a prioridade aqui e roubar e escravisar o povo. para sempre…!

Comentários não permitidos.