Fator Curdo / Síria: Intensificação de combates entre sírios e curdos

Combates entre o exército sírio e as forças curdas intensificaram-se na noite de sexta-feira e no sábado, criando o risco de outra frente ser aberta na guerra civil, de múltiplos lados.

Ambos evitaram o confronto durante os cinco anos de conflito, com o governo focando seus esforços contra os rebeldes árabes sunitas no oeste, e os curdos lutando principalmente contra o Estado Islâmico no norte da Síria.

Os mapas dos povos curdos diferem entre si. Este oferece uma estimativa de sua extensão geográfica, incluindo um corredor para o Mar Mediterrâneo.

Em uma indicação de relutância em aumentar ainda mais os confrontos, a mídia pró-governo disse neste sábado que houve negociações preliminares de paz.

Após o combate nesta semana, aviões de guerra do governo bombardearam áreas dominadas pelos curdos em Hasaka, uma das duas cidades do nordeste, amplamente controlado por curdos, onde o governo mantém enclaves.

O combate na região pode complicar a batalha contra o Estado Islâmico por conta do papel pivô dos curdos nas Forças Democráticas Sírias, apoiadas pelos EUA, que lutam contra o grupo.

Angus McDowall

Reportagem adicional de Michael Shields

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

1 Comentário

  1. Os Curdos não são confiáveis.Estão lutando para possuir território e não estão preocupado sobre a Síria em geral. São financiados pelos EUA e pela UE. O objetivo é criar um país no norte da Síria, no qual os países ocidentais possam usar para interferir ainda mais na Síria.

Comentários não permitidos.