Entra em produção na Rússia o novo contratorpedeiro nuclear “Líder” – Projeto 23560

A Rússia começou a desenvolver o novo contratorpedeiro nuclear “Líder”, do projeto 23560. A embarcação será construída como parte do planejamento armamentista da Rússia para o período de 2020 a 2025.

Segundo analistas militares, o novo modelo tem características semelhantes às do “Orlan”, do projeto 1144. O navio “Pedro, o Grande”, que entra nessa categoria, é o único navio dessa classe na Marinha russa.

O deslocamento do novo contratorpedeiro, que poderá atingir a velocidade de 30 nós, será de cerca de 17,5 mil toneladas. Segundo uma fonte militar que não quis ser identificada, o “Líder” poderá realizar viagens marítimas de até 90 dias sem entrar no porto.

A fonte também afirmou que a decisão de desenvolver o novo destruidor nuclear está ligada à ruptura na cooperação militar com a Ucrânia.

“Anteriormente, navios desse tipo eram equipados com turbinas a gás importadas da Ucrânia. Hoje, em vez de começar a construção do navio do de zero, decidimos usar as usinas de energia nuclear russa, as mesmas empregadas em navios quebra-gelo”, disse.

O ex-vice-comandante da Marinha russa, Ígor Kassatonov, afirmou e entrevista à Gazeta Russa que Moscou deixou de construir navios desse tipo em 1989.

“Hoje, o país tem novos interesses geopolíticos e precisa estar presente em regiões remotas do mundo. E o ‘Líder’ poderá enfrentar os desafios da Marinha em qualquer parte do oceano global”, arremata Kassatonov.

Armamento do contratorpedeiro nuclear Líder (dados preliminares)

  • 4 – Sistemas de lançamento de mísseis Kalibr com alcande de mais de 300 k
  •       Sistema de defesa antiaérea S-500 “Prometheus”
  • 2 – Lançadores do complexo Polyment-Redut
  •       Unidades de artilharia A-192 com calibre de 130 milímetros
  • 2 – Módulos de combate do sistema de artilharia Pantsir-M
  •       Capacidade para levar dois helicópteros de múltiplas funções

ALEKSANDRA ELFATCHEVA/ NIKOLAI LITÔVKIN

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Gazeta Russa

 

12 Comentários

  1. Meu irmão, só de ler a configuração base de defesa e ataque constato que será um legítimo líder, e o design ficou forte e moderno.

  2. marinha russa ultimamente está ganhando muitos brinquedinho .. para quem dizem que está com a sua economia arruinada ….assim reza o mantra dos spefxialistas em economia russa da década de 60 do século passado … e por falar em contratorpedeiro moderno .. como está aquela história do USS Zumalt ?… é uma pena né .. rsrs …. e logo agora que o urso esta saindo para pescar 😉 aquele voo rasante do urso nos popeys ainda não saiu da boca do povo .. todo mundo ainda comenta

  3. vcs não fazem ideia de como o meu olho cresce e eu babo quando vejo maquetes como esta do post e aquela do Prosub….. 😀

  4. ““Hoje, o país tem novos interesses geopolíticos e precisa estar presente em regiões remotas do mundo. E o ‘Líder’ poderá enfrentar os desafios da Marinha em qualquer parte do oceano global”, arremata Kassatonov.

    4 – Sistemas de lançamento de mísseis Kalibr com alcande de mais de 300 k
    Sistema de defesa antiaérea S-500 “Prometheus”
    2 – Lançadores do complexo Polyment-Redut
    Unidades de artilharia A-192 com calibre de 130 milímetros
    2 – Módulos de combate do sistema de artilharia Pantsir-M
    Capacidade para levar dois helicópteros de múltiplas funções”

    Toneladas de diplomacia…esta é a genuína e infalível “Diplomacia Bulava” dos Russos…e é impressionante como para onde ela é levada as contendas e dissensões são resolvidas….. 😉

Comentários não permitidos.