A Rússia começou a desenvolver o novo contratorpedeiro nuclear “Líder”, do projeto 23560. A embarcação será construída como parte do planejamento armamentista da Rússia para o período de 2020 a 2025.
Segundo analistas militares, o novo modelo tem características semelhantes às do “Orlan”, do projeto 1144. O navio “Pedro, o Grande”, que entra nessa categoria, é o único navio dessa classe na Marinha russa.
O deslocamento do novo contratorpedeiro, que poderá atingir a velocidade de 30 nós, será de cerca de 17,5 mil toneladas. Segundo uma fonte militar que não quis ser identificada, o “Líder” poderá realizar viagens marítimas de até 90 dias sem entrar no porto.
A fonte também afirmou que a decisão de desenvolver o novo destruidor nuclear está ligada à ruptura na cooperação militar com a Ucrânia.
“Anteriormente, navios desse tipo eram equipados com turbinas a gás importadas da Ucrânia. Hoje, em vez de começar a construção do navio do de zero, decidimos usar as usinas de energia nuclear russa, as mesmas empregadas em navios quebra-gelo”, disse.
O ex-vice-comandante da Marinha russa, Ígor Kassatonov, afirmou e entrevista à Gazeta Russa que Moscou deixou de construir navios desse tipo em 1989.
“Hoje, o país tem novos interesses geopolíticos e precisa estar presente em regiões remotas do mundo. E o ‘Líder’ poderá enfrentar os desafios da Marinha em qualquer parte do oceano global”, arremata Kassatonov.
Armamento do contratorpedeiro nuclear Líder (dados preliminares)
- 4 – Sistemas de lançamento de mísseis Kalibr com alcande de mais de 300 k
- Sistema de defesa antiaérea S-500 “Prometheus”
- 2 – Lançadores do complexo Polyment-Redut
- Unidades de artilharia A-192 com calibre de 130 milímetros
- 2 – Módulos de combate do sistema de artilharia Pantsir-M
- Capacidade para levar dois helicópteros de múltiplas funções
ALEKSANDRA ELFATCHEVA/ NIKOLAI LITÔVKIN
Edição/Imagem: Plano Brasil
Fonte: Gazeta Russa
Meu irmão, só de ler a configuração base de defesa e ataque constato que será um legítimo líder, e o design ficou forte e moderno.
Até lá o Tzirkon já vai estar operacional… certamente esta será a arma anti navio da classe Líder
marinha russa ultimamente está ganhando muitos brinquedinho .. para quem dizem que está com a sua economia arruinada ….assim reza o mantra dos spefxialistas em economia russa da década de 60 do século passado … e por falar em contratorpedeiro moderno .. como está aquela história do USS Zumalt ?… é uma pena né .. rsrs …. e logo agora que o urso esta saindo para pescar 😉 aquele voo rasante do urso nos popeys ainda não saiu da boca do povo .. todo mundo ainda comenta
Quem diz que a economia russa está em crise são próprios russos através dos dados econômicos que eles divulgam. São os próprios ministros russos dizendo que eles erraram na área de economia
Não sei sobre o zumwalt, mas não precisa se preocupar a USNavy vale por umas três marinhas russas.
Quem sabe da uma pesquisada antes de escrever tanta coisa errada.
Mais é um deagolmente mesmo, a economia russa tá tão arruinada que já começa a crescer a partido propróximo ano, mesmo com toda vassalagem do ocidente contra à Rússia. Se prepara que a Rússia, junto com a China, índia e agora a Turquia vai fazer muita americanopata perder a linha.
A economia russa vai ter uma retração de 3,6% esse ano. Já o “começar a crescer” por enquanto é apenas propaganda da mídia russa…..
Ah! E desde quando defender os seus interesses ante a crescente agressividade russa é “vassalagem”. E quem vive de adulação aos russos como é o caso da Venezuela, onde falta até papel higiênico, é o que mesmo? “Soberania e altivez”?
Por fim não custa lembrar que Índia e China vivem às turras e o governo de Nova Delhi cada vez mais se inclina em direção ao Ocidente, especialmente os EUA. E quanto ao sultão Erdogan, vamos ver se ele vai abdicar da OTAN e de receber 100 F-35, inclusive com o envolvimento da indústria turca no processo?
Caro S-88,
E vale lembrar que não é só dos EUA que os indianos estão se aproximando, pensando no potencial adversário…
http://br.sputniknews.com/mundo/20150713/1552466.html
http://www.planobrazil.com/o-cerco-a-china-agenda-da-cooperacao-militar-da-india-com-o-vietna-irrita-pequim/
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/16742/Japao-e-India-inauguram-parceria-inedita/
Sobre a economia russa…
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/06/20/internas_economia,774642/economia-da-russia-continua-a-contrair-em-meio-a-consumo-e-investiment.shtml
Já?
Os caras estão num ritmo louco de produção
parabens!
a cara como eu queria esta maquete e aquela do Prosub pra mim…. 😀
vcs não fazem ideia de como o meu olho cresce e eu babo quando vejo maquetes como esta do post e aquela do Prosub….. 😀
lembra ou não lembra aqueles Cruzadores Imperiais de Star Wars?!… 😀
““Hoje, o país tem novos interesses geopolíticos e precisa estar presente em regiões remotas do mundo. E o ‘Líder’ poderá enfrentar os desafios da Marinha em qualquer parte do oceano global”, arremata Kassatonov.
4 – Sistemas de lançamento de mísseis Kalibr com alcande de mais de 300 k
Sistema de defesa antiaérea S-500 “Prometheus”
2 – Lançadores do complexo Polyment-Redut
Unidades de artilharia A-192 com calibre de 130 milímetros
2 – Módulos de combate do sistema de artilharia Pantsir-M
Capacidade para levar dois helicópteros de múltiplas funções”
Toneladas de diplomacia…esta é a genuína e infalível “Diplomacia Bulava” dos Russos…e é impressionante como para onde ela é levada as contendas e dissensões são resolvidas….. 😉