12 Comentários

  1. Seria muto bom…se repetissem um dogfire entre um F-15 de última geração com um SU-30 também de última geração ..( vamos deixar o SU-35 de fora dessa ) …iria ser mano à mano .. como foi lá nos céus da virgínia nos EUA .. a terra do algodão-doce …heheheh…
    .
    Afinal … os americanos tem o direito a uma revanche…. é a reputação deles que ficou envergonhada…. reputação essa que é tão falada em verso e posa por ai e nos filmes roliudianos como foi com o topgun .. os ases indomáveis .. onde eles derrubavam todos os aviões malvado dos russou… HHAHAAH ,,,, aquilo deixou muitos curumins de boca aberta … HAHAHAH….que estória heim … HAHAHAH …. más para não fugir muito do assunto …. tá registrado o meu parabéns aos americanos pelo belo desing do avião . 😉

    • Pois é né? E quando os indianos levaram seus “maravilhosos” Su-30 para o Red Flag passaram vergonha feio! A palestra do Cel. Fornhoff está aí para comprovar…..?

      No mais, o Flanker sempre vai viver esse complexo de inferioridade de não ter a seu favor um score de 102×0 como é o caso do Eagle…?

      ????

    • Só mais uma coisinha .. que muitos curumins não sabem … os aviões que os russos usam não são igualzinho com aqueles que eles vendem … é igual aquela historinha entre a dona onça com o seu macaco .. não se diz sobre todos os pulos .. sempre há uma carta na manga … resumindo .. foi um avião russo da força aeroespacial russa Vs um da USAF .. rsrsr.

      • Não existe qualquer evidência de que aeronaves russas atuais superem a atual geração de aeronaves americanas. Muito pelo contrário… Somente com o Su-50 e o novo Flanker os russos chegam/chegarão a um resultado consistente para a sua aviação no século XXI.

      • “_RR_
        8 de agosto de 2016 10:52”

        o programa Eagle é anterior/mais antigo ao Flanker…concebido/projetado como resposta direta aos F-15s estadunidenses inquestionavelmente possui maior desempenho/capacidade….as versões mais recentes dos Flankers são mais modernas que os caças de quarta geração em operação dos eua …. Não existe qualquer evidência de que os caças de quarta geração empregados hoje pelos eua superem a atuais gerações de Flankers…até porque os F-15s de lá encontram-se em necessidade urgente de modernização…sendo inferior até a versões usadas por outros os países como Arábia saudita…

      • O “maravilhoso” Su-30 foi à Nellis e tomou um sacode dos F-15 e F-16. A palestra do Cel. Fornhoff é bem clara a respeito…??

      • Esse raciocínio linear nem sempre funciona… O fato do Flanker ter sido concebido pouco depois não o torna de pronto superior. Aliás, ambos nasceram dentro de uma diferença temporal muito rala. Flanker e Eagle começaram a ser pensados ainda no final dos anos 60… O Eagle voou primeiramente em 1972 e o Flanker já em 1977, apenas 5 anos depois… Normalmente, a superioridade somente se dá quando se avança uma geração, o que não é o caso…

        O F-15E é o atual ‘bomb truck’ da USAF, conservando plenas capacidades de interceptação… Não há tecnologicamente nada que um Flanker possua que esse fantástico caça já não detenha… Reúne numa só plataforma as características do Su-27, Su-30 e muitas do Su-34. E vale lembrar que o F-15E já vem sendo progressivamente atualizado.

        O F-15SA ( para a Arábia Saudita ) é um novo desenvolvimento do ‘E’… Sua suíte eletrônica o coloca ombro a ombro com o Su-35; ou um pequeno passo a frente, já que usa um genuíno radar AESA ao invés de um PESA. Aliás, o próprio ‘E’ vem recebendo o radar APG-82, o que o coloca teoricamente ao nível do Super Flanker..

        Resumo da ópera: não há qualquer indício de que alguma aeronave russa supere cabalmente em desempenho alguma aeronave ocidental… Há somente uma ou outra área na qual um ou outro caça apresenta alguma variação, mas nada digno de nota no final…

  2. Com projetos novos de caças de 4++ disponiveis e a quinta geração se consolidando para investir nisso só se for muito compensador financeiramente. Esse caça seria uma opção interessante lá no inicio do seculo, para o projeto do F22 amadurecer mais (este teve uma produção bem limitada e foi pouco aproveitado), mas infelizmente os EUA não gostão muito de modernizar projetos consolidados. Cito o Kurnas 2000 como exemplo do que o F4 ainda poderia render ou o proprio F22.
    É aquele ditado, de a seu filho dinheiro para que ele possa fazer algo mas nunca o bastante para fazer nada.
    Sds

Comentários não permitidos.