Rússia e Índia assinam acordo para produção conjunta do BMP-3

Russia India agreement (2)
BMP-3 no desfile do Dia da Vitória em Moscou. (Foto: Vitaly Kuzmin)

Tradução e Adaptação: Tito Lívio Barcellos Pereira

5 de agosto de 2016

A Texmaco Rail & Engineering Company anunciou que tinha assinado um memorando de entendimento com a Rosoboronexport para produção licenciada na Índia de veículos blindados russos.

 

O fabricante de trens indiano, Texmaco Rail & Engineering Company, assinou um memorando de entendimento com a Rosoboronexport. Este documento diz respeito a um acordo sobre a produção autorizada de veículos blindados russos pela empresa indiana, de acordo com várias fontes de notícias.

Protótipo do Veículo do Combate de Infantaria Abhay (“destemido”) integrado ao programa FICV (Foto: Indian Defence Forum)
Protótipo do Veículo do Combate de Infantaria Abhay (“destemido”) integrado ao programa FICV (Foto: Indian Defence Forum)

O acordo foi assinado para facilitar a transferência de tecnologia russa durante a execução de projetos comuns. Isso envolve a reparação e modernização de veículos blindados, sendo usado atualmente no exército indiano, lançamento de coprodução do veículo de combate de infantaria BMP-3, da Kurganmashzavod e o “desenvolvimento e produção de modelos futuristas” de tecnologias blindadas.

A Rússia propôs em 2012 que a Índia adquirisse o BMP-3, mas Nova Délhi rejeitou esta oferta. O novo acordo indica que a Índia na verdade havia aceitado a proposta russa.

Russia India agreement (3)
Veículo de Combate de Infantaria BMP-2 operado pelo Exército Indiano. (Foto: Defence Blog)

Em dezembro de 2013, a mídia noticiou que Índia se recusou a comprar os veículos de combate de infantaria propostos pela Rússia (no qual estava proposta a produção licenciada), pois estavam decididos a construir seu próprio veículo blindado – o FICV (Futuristic Infantry Combat Vehicle – “Veículo de Combate de Infantaria Futuro”), também conhecido como “Abhay”. No entanto, a tarefa de construir seus próprios veículos blindados posou dificuldades para a indústria indiana, sem ideias claras sobre quando isso poderia ser feito.

Atualmente, as forças armadas indianas operam veículos de combate de infantaria soviéticos  BMP-1 e BMP-2, mas os comandantes militares indianos não estão mais satisfeitos com esta tecnologia antiga. Relatórios também têm aparecido que Índia estava planejando realizar uma modernização em larga escala da sua frota de BMP-2.

Fonte: Russia & India Report

2 Comentários

  1. “…pois estavam decididos a construir seu próprio veículo blindado… No entanto, a tarefa de construir seus próprios veículos blindados posou dificuldades para a indústria indiana….”
    Nada que um consorcio não resolvesse, mas indianos são meio teimosos é só ver o Tejas. A copereção entre dois ou mais fabricantes agrega tecnologia, soluções e dilui custos, algo que Indianos parecem insistir em não aprender. Hoje em dia desenvolver equipamento militar sozinho é para poucos.
    Sds

  2. Muito bom!!
    Eu gosto muito desse blindado (já tive oportunidade de dizer isso aqui várias vezes)… acho o conceito dele muito interessante, ainda mais com os novos canhões que estão adotando

    Parabens à India!

Comentários não permitidos.