Estado Islâmico obtém o controle de Ramadi, no Iraque, a 100 km de Bagdá

20140610071901695afp

‘Ramadi caiu e os militares estão fugindo’, disse o porta-voz da província.
Na sexta, EI havia conseguido avançar sobre a sede do governo local.

Integrantes do Estado Islâmico tomaram controle da cidade iraquiana de Ramadi, que fica a 100 km da capital, Bagdá. Nem o intenso ataque aéreo liderado pelos Estados Unidos impediu os extremistas de avançar sobre a região. Segundo a agência Reuters, os combatentes do EI tomaram uma importante base militar neste domingo (17), o que forçou o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, a autorizar o emprego de forças paramilitares xiitas para retomar o controle de uma província de maioria sunita. Membros das Forças Armadas disseram que tiveram de deixar o Comando de Operações de Anbar depois que foram atacados pelos insurgentes. Um dos oficiais, que falou sob condição de anonimato, contou que os rebeldes chegaram a pedir via megafone que os soldados iraquianos deixassem suas armas, com a promessa de voltarem para casa em segurança.

“Agora estamos cercados dentro do Comando de Operações por Daesh, e estão chovendo bombas de morteiro”, disse um oficial militar dentro da base. Daesh é um acrônimo árabe para o Estado Islâmico. “Os combatentes do Daesh estão em quase todas as ruas. É uma situação caótica e as coisas estão saindo fora do controle. Ramadi está caindo nas mãos do Daesh”, disse o oficial.

Ramadi, capital da província de Anbar, é a primeira grande cidade a ser conquistada pelos Estado Islâmico no Iraque desde que as forças de segurança e grupos paramilitares começaram a forçá-los a retroceder, no ano passado, com a ajuda dos bombardeios realizados pela coalizão liderada pelos Estados Unidos. Segundo o “USA Today”, o porta-voz da província de Anbar, Muhannad Haimour, disse que a cidade havia caído e estava tomada. “Os militares estão fugindo”, confirmou Haimour. Os extremistas passaram a dominar a maior parte de Ramadi na sexta-feira (15), fincando sua bandeira negra na sede do governo local no centro da cidade. Entretanto, um contingente de forças especiais iraquianas conseguiu deter o grupo no bairro de Malaab. O Pentágono, sede da Defesa dos EUA, se manifestou no fim da tarde deste domingo sobre o assunto. De acordo com a porta-voz da instituição, Maureen Schumann, “é muito cedo para tecer comentários sobre a situação na região. Ela acrescentou dizendo que “os Estados Unidos continuam a monitorar o difícil combate em Ramadi e a situação permanece fluida e contestada”.

9 Comentários

  1. Sai o Diabo ( EUA ) para entrar a cria do Satanás ( EI ) .
    .
    O Iraque está na mesma situação da Ucraniana … uma economia em acensão no oriente médio assim como a Líbia, ali sim a sua população está melhor quando no tempo do Ghadaff .

  2. Tem muita gente, e muito apoio, querendo fazer isso aqui.
    Até o EL PAIS vaticinou guerra civil no Brasil, certamente ouviu de algum interessado. Os canalhas lucram em qualquer situação, mas nas piores se saem melhor.

    • Domo da ROCHA dominado pelo EI , tudo que Israel quer , se isso ocorrer serah por falha da defesa jordaniana, responsavel pela esplanada , o EI pisando lah legitimirah a intervençao total de ISRAEL e com toda certeza , o ouro do domo serah a unica coisa que restarah de valor daquela mesquita ,seria muito bom para ISRAEL !

  3. brincar de jogar bomba de f-18 não dar certo, tem é que mandar a cavalaria blindada para conter o estado islamico, mas parece que os EUA não estão preocupados….

  4. Interessante , o EI parece estar sendo direcionado para o sul e sudeste do Iraque ,basta observar que quando ameaçavam os CURDOS ,a resposta americana foi intensa e violenta , ja nas outras regioes,tudo placidamente , estranho ,muito estranho !

    • Eh como se o IMPERIO falace aos xiitas iraquianos: VCS recusaram nossa dominaçao ,agora chuuupa que eh extremismo sunita !

  5. Piada! Esse é o resultado da política desastrosa dos EUA perante o Oriente Médio. Por conta da tal “liberdade” assassinaram os tais “ditadores” e tornaram livres todos os tipos de bandidos e terroristas naquele território. Que saudade do Saddam, Gaddafi… e vida lonta ao “desinfeliz” do Assad!
    Abraço,

    • Verdade.
      Devem ter um objetivo com essas coisas, não é possível que sejam tão burros.
      Até nós conseguimos prever as consequências melhor que eles.

1 Trackback / Pingback

  1. Estado Islâmico obtém o controle de Ramadi, no Iraque, a 100 km de Bagdá | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.