Esquadrão Adelphi recebeu na última segunda-feira (24/02) a segunda aeronave A-1M AMX

http://www.tecnodefesa.com.br/admin/public/files//A1M_Photo_Roberto_Caiafa5.jpg

A-1M AMX

Roberto Valadares Caiafa

EDS e o Programa A1-M – Investimento avaliado em R$ 1,3 bilhão

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1bSGmix” standard=”http://www.youtube.com/v/PnkwITV_D0k?fs=1″ vars=”ytid=PnkwITV_D0k&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2864″ /]

O Esquadrão Adelphi recebeu na última segunda-feira (24/02), no Rio de Janeiro, a segunda aeronave A-1M AMX, tipo utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em missões de ataque ao solo, ataque anti-superfície e reconhecimento.

O jato decolou das instalações da Embraer Defesa & Segurança (EDS) em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, e após 45 minutos de voo, chegou a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

O segundo A-1M entregue ao Esquadrão Adelphi, fotografado na Base Aérea de Santa Cruz – (Foto: Agência Força Aérea via BASC)

Responsável pela implantação operacional da versão modernizada na FAB, o Esquadrão Adelphi (1º/16º GAV) deverá participar de todos os exercícios operacionais previstos para 2014 já atuando com os “novos” A-1M.

O primeiro deles foi entregue ao esquadrão em setembro do ano passado (03/09), a tempo de participar da Cruzex Flight 2013, exercício realizado na Base Aérea de Natal em novembro.

Na Cruzex Flight 2013, os A-1A (acima) equipados com pods designadores laser marcaram alvos para serem atacados pelo A-1M – Foto: Roberto Valadares Caiafa

Naquela ocasião, outros A-1 da versão A, equipados com pods designadores laser, “marcaram” alvos para serem atacados com bombas guiadas inteligentes de fabricação brasileira e lançadas pelo A-1M modernizado.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa