Defesa & Geopolítica

Marinha da China melhor do que Soviética, mas ainda tem pontos fracos

Posted by

liaoning_02Red Dragon (Taiwan)
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Plano Brasil
Ronald O’Rourke, especialista em assuntos navais, afirmou em um relatório ao Congresso dos EUA que a Marinha da China tem melhor capacidade para levar a cabo uma estratégia anti-acesso ou de “negação do mar” que a então Marinha da União Soviética durante a Guerra Fria. Enquanto isso, o Pentágono afirma que a PLAN ainda tem dois principais pontos fracos a serem superados, relata Ta Kung Paoa de Hong Kong .
NEW Type 052C HHQ-9 destroyer Luyang II class Lanzhou People's Liberation Army Navy china Active Electronically Scanned Array(AESA) Type 730 CIWS C-805 602 anti-ship land attack cruise missiles 171234 (5)
O’Rourke afirma que a grande vantagem da Marinha do PLA está no fato dela possuir não só mísseis anti-navio, mas também mísseis balísticos com capacidade para atacar navios em movimento no mar, o que a União Soviética não possuia. Do seu ponto de vista, porém, a China  é capaz de estabelecer apenas uma marinha com capacidade de dissusão, ou seja, alcance regional e com capacidade Global Limitida, uma vez que ainda não resolveu a questão de Taiwan.
type071-000_zps78a19e79
O Pentágono por sua vez destacou dois pontos fracos da Marinha PLAN em relaçãoa   capacidade de negação de acesso à Marinha dos EUA em uma potencial crise no Estreito de Taiwan.
Em primeiro lugar, a PLAN ainda é incapaz de conduzir eficazmente as operações anti-submarino, apesar do fato de que atualmente opera uma das maiores frotas de submarinos do mundo.
Em segundo lugar, o relatório quesitiona a capacidade do Exército chinês o PLA, de realizar ataques de precisão contra alvos inimigos através da coleta de inteligência crítica, oportuna e continua que segundo os analistas seria ainda inadequada na visão dos EUA.
LKqBT

Alegando atual incapacidade da China para colocar Taiwan sob seu controle em um curto período de tempo, O’Rourke enfatizou que  o PLA, certamente, prestará mais atenção e aumentará a sua capacidade de defesa costeira.

houbey
Embora admitindo que a Marinha chinesa realiza agora operações anti-pirataria ou de evacuação de não combatentes no exterior, O’Rourke lembra contudo que, ainda é pouco provável que a Marinha do PLA se sentiria confortável confrontando a Marinha os EUA mais de 1.000 quilômetros da costa Chinesa.

6 Comments

shared on wplocker.com