Marinha da China melhor do que Soviética, mas ainda tem pontos fracos

liaoning_02Red Dragon (Taiwan)
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Plano Brasil
Ronald O’Rourke, especialista em assuntos navais, afirmou em um relatório ao Congresso dos EUA que a Marinha da China tem melhor capacidade para levar a cabo uma estratégia anti-acesso ou de “negação do mar” que a então Marinha da União Soviética durante a Guerra Fria. Enquanto isso, o Pentágono afirma que a PLAN ainda tem dois principais pontos fracos a serem superados, relata Ta Kung Paoa de Hong Kong .
NEW Type 052C HHQ-9 destroyer Luyang II class Lanzhou People's Liberation Army Navy china Active Electronically Scanned Array(AESA) Type 730 CIWS C-805 602 anti-ship land attack cruise missiles 171234 (5)
O’Rourke afirma que a grande vantagem da Marinha do PLA está no fato dela possuir não só mísseis anti-navio, mas também mísseis balísticos com capacidade para atacar navios em movimento no mar, o que a União Soviética não possuia. Do seu ponto de vista, porém, a China  é capaz de estabelecer apenas uma marinha com capacidade de dissusão, ou seja, alcance regional e com capacidade Global Limitida, uma vez que ainda não resolveu a questão de Taiwan.
type071-000_zps78a19e79
O Pentágono por sua vez destacou dois pontos fracos da Marinha PLAN em relaçãoa   capacidade de negação de acesso à Marinha dos EUA em uma potencial crise no Estreito de Taiwan.
Em primeiro lugar, a PLAN ainda é incapaz de conduzir eficazmente as operações anti-submarino, apesar do fato de que atualmente opera uma das maiores frotas de submarinos do mundo.
Em segundo lugar, o relatório quesitiona a capacidade do Exército chinês o PLA, de realizar ataques de precisão contra alvos inimigos através da coleta de inteligência crítica, oportuna e continua que segundo os analistas seria ainda inadequada na visão dos EUA.
LKqBT

Alegando atual incapacidade da China para colocar Taiwan sob seu controle em um curto período de tempo, O’Rourke enfatizou que  o PLA, certamente, prestará mais atenção e aumentará a sua capacidade de defesa costeira.

houbey
Embora admitindo que a Marinha chinesa realiza agora operações anti-pirataria ou de evacuação de não combatentes no exterior, O’Rourke lembra contudo que, ainda é pouco provável que a Marinha do PLA se sentiria confortável confrontando a Marinha os EUA mais de 1.000 quilômetros da costa Chinesa.

6 Comentários

  1. Duvidosa essa matéria heim, se fosse comparar com a Rússia em questão de números (pois em qualidade não se iguala) até acreditaria, mas comparar com a URSS é exagero.

  2. A Marinha de Guerra do Brasil no século retrasado e passado teve mais experiência em combate real que muita marinha por aí.

    Já a tradição operacional em teatro de guerra dessa marinha chinesa é zero.
    Mas eles estão cada vez acumulando mais equipamento, será que só isso é o bastante para uma possível entrada em ação com sucesso e serem classificadas como superiores a outras Marinhas mais antigas e tradicionais, como a russa?
    Percebam que nem sempre o melhor equipamento é que sai vencedor em regatas pelo mundo, e sim os Lobos do Mar e seus discípulos mesmo com barcos inferiores. Falando nisso qual a participação dos chineses em regatas?

    Creio que a China está indo com sede de mais ao pote em sua ânsia de poder, e nessa corrida desenfreada pode acabar se iludindo com um corpo anabolizado, onde por fora parece desenvolvido e forte, mas que na verdade é só inchaço artificial criador de futuras doenças.
    Qual será, por exemplo, a competência de seus milhares de novos marinheiros todos verdes, formados a toque de caixa, para todos esses meios que não param de serem produzidos?

    Não podemos nos esquecer que se a China existe hoje é graças ao ataque japonês a Pearl Harbor, com a consequente derrota japonesa para os americanos. Caso contrário milhões e milhões de chineses teriam sido definitivamente dominados por alguns milhares de competentes soldados japoneses e certamente anexados.

    China… seja humilde… teu passado te condena.

    • Para complementar sobre ter tradição no mar:

      Vitórias de um dos nossos navegadores “Lobo do Mar”… Torben Grael,

      Jogos Olímpicos

      Ouro 1996 Atlanta Star
      Ouro 2004 Atenas Star
      Prata 1984 Los Angeles Soling
      Bronze 1988 Seul Star
      Bronze 2000 Sidnei Star

      Campeonatos Mundiais

      Ouro San Diego 1978 Snipe
      Ouro Porto 1983 Snipe
      Ouro La Rochelle 1987 Snipe
      Ouro Cleveland 1990 Star

      Jogos Pan-Americanos

      Ouro Caracas 1983 Soling

      Louis Vuitton Cup (América’s Cup)

      Ouro Nova Zelândia 2000 Oceano
      Prata Valência 2007 Oceano

      Whitbread (atual regata Volvo Ocean Race de volta ao mundo)

      Ouro Volvo Ocean Race 2008 Oceano
      Bronze Volvo Ocean Race 2006 Oceano

      Nas regatas Volvo de volta ao mundo dando uma olhada em todos os seus inúmeros navegadores, arquivo pdf da Volvo, a grande maioria deles é europeia, e quase a totalidade é ocidental, com alguns brasileiros entre todos, sendo Torben Grael o líder da equipe sueca Ercsson 4, vencedora da Cup de 2008/2009. E, salve engano, há apenas um chinês perdido no meio de todos, com até uruguaios e mexicanos em maior número.

      E aí… marinheiros chineses?

  3. O ViventtBr tocou num ponto interessante. Doutrina não se desenvolve de um ano para o outro.. comprar equipamento bom é uma coisa, saber usar equipamento bom leva tempo… e as vezes muito tempo!

Comentários não permitidos.