Defesa & Geopolítica

Blindados do Exército Brasileiro – Novos intercomunicadores Sotas da Thales

Posted by

O SOTAS, da Thales, instalado em um obuseiro autopropulsado de 155 mm da BAE Systems (Fotos: Roberto Caiafa)

Roberto Valadares Caiafa

A Thales vai fornecer novos intercomunicadores Sotas para equipar veículos do Exército Brasileiro como o novo Guarani, e os conhecidos Cascavel, M113 e Urutu, em seus programas de modernização.

Os sistemas serão entregues em junho deste ano e o contrato inclui transferência de manutenção para o usuário final.

O Sotas é um sistema completo para intercomunicação em campo de batalha digital. Ele integra roteadores, estações de usuário e outros dispositivos que fazem parte de uma completa família de produtos.

Trata-se de um sistema de arquitetura flexível que proporciona suporte total de informações desde o centro de operações até o combatente no campo, proporcionando a este último uma percepção situacional conjunta e, com seu conceito modular, pode ser facilmente adaptado e expandido a qualquer momento, sem interferir na instalação inicial.

O SOTAS, da Thales, instalado em um obuseiro autopropulsado de 155 mm da BAE Systems (Fotos: Roberto Caiafa)

Uma primeira remessa de sistemas Sotas foi adquirida em 2011 para testes em diversos blindados. Para o Guarani, cujo potencial de produção deve ultrapassar as 2.000 unidades, o Sotas é o centro de todas as comunicações de voz e dados do veículo, integrando vários sensores terminais de dados e rádios.

Este contrato é muito importante, pois reforça a forte e contínua cooperação e parceria da Thales com o Exército Brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da indústria de defesa no Brasil“, afirma Julien Rousselet, diretor geral do Grupo Thales no Brasil.

O SOTAS da Thales instalado a bordo de um blindado 8×8 Boxer, da KMW

O general-de-divisão Antonino dos Santos Guerra Neto, comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro (CCOMGEX), afirmou que o Sotas foi testado nas diversas situações operacionais, correspondendo a todos os rigorosos requisitos estabelecidos pelo CCOMGEX.

O SOTAS da Thales instalado a bordo de um blindado 8×8 Boxer, da KMW

O sistema foi selecionado devido à sua superioridade de desempenho, sua modularidade que permite fáceis atualizações, suas referências globais e simplicidade de operação.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

Comments are closed.

shared on wplocker.com