Defesa & Geopolítica

Exército Russo vai adquirir em 2013 30 sistemas Tigr Kornet

Posted by


Tigr Kornet (1)

Informações: Rustam Moscou

Texto, Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O exército Russo vai  adquirir ainda em 2013, trinta veículos do sistema Tigr-Kornet, de veículos blindados sobre rodas, leve equipados com mísseis anti carro de combate, Kornet EM.

[embedplusvideo height=”515″ width=”650″ standard=”http://www.youtube.com/v/KR2mseKQkmY?fs=1″ vars=”ytid=KR2mseKQkmY&width=650&height=515&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7792″ /]

Tigr Kornet1

Os veículos são equipados com 08  mísseis do modelo, porém possuem capacidade para transportar até 16 e substituirão nos batalhões do exército russo os antigos sistemas anti carro M-12.

Há uma forte perspectiva de exportação deste tipo de sistemas, o veículo considerado leve, possuem um substancial poder de fogo e mobilidade, aliado a isso, conta-se também a sua fácil operação e mobilidade, podendo ser transportado no âmbito dos batalhões a que acompanha por via aérea, seja por helicópteros pesados, seja por aeronaves de transporte.

Segundo o representante da Rosoboronexport  comandante-em-chefe do Exército, General Chirkin, se um veículo desta categoria estivesse disponível em 1999 altura da marcha do exército Russo em direção ao Kosovo, a mobilidade das tropas teria sido ao menos três vezes mais rápido do que o que se fez com os então veículos blindados. Chirkin afirmou que as brigadas de infantaria motorizadas russas, serão equipadas com baterias de sistemas anticarro compostas de  8-10 carros.

Tigr Kornet (2)Durante a inspeção da exposição de veículos militares de combate, o diretor-geral adjunto da JSC “Instrument Design Bureau” Nikolay Khokhlov afirmou que ossitema operará com as armas do seu exterior o que aumenta a segurança devido ao perigo para as tripulações, por outro lado, os Tigr-Kornet são unidades de apoio a infantaria e às brigadas em deslocamento, portanto, aliando a capacidade dos veículos e a versatilidade do sistema Kornet, os Tigr-Kornet podem também prover relativa defesa antiaérea, contra  helicópteros e veículos aéreos não tripulados.

Tigr Kornet (3)O sistema de tiro do ATGM Kornet EM, permite almejar alvos entre 150 metros (mínimo), e 10, 000 metros (máximo). O sistema de controle é totalmente automático composto por sistema de visão noturna e eletro-óptico, o sistema de guiagem é imune a interferências no guiador a laser.

Foto exclusiva, Por Rustam para o Plano Brasil

Foto exclusiva, Por Rustam para o Plano Brasil

Pode engajar até dois alvos simultâneos, as ogivas do Kornet, são do tipo Armor Piercing com uma carga de até 1300 mm, equivalentes à 7 kg fr explosivos TNT, a  ogiva é de fragmentação.  O Tigr Kornet pode transportar até dezesseis mísseis, sendo que oito deles estão imediatamente prontos para o disparo. A disponibilidade de tiro em marcha é significantemente alta, o Tigr-Kornet pode travar e disparar um alvo após a marcha em apenas sete segundos.

Tigr Kornet (4)

Uso do Kornet-EM consegue acompanhar automáticamente o alvo, tornando-o um sistema do tipo  “dispare e esqueça”. Esta capacidade elimina completamente o processo de segmentação humano  do sistema anti-carro, aumentando em 5 vezes a precisão de seguimento de alvos numa utilização real operacional, bem como, proporcionando uma elevada probabilidade de acerto do alvo, em toda a gama de aplicação do sistema. O índice de letalidade do sistema Kornet-EM é cerca de  duas vezes superior ao do ATGM “Kornet-E. A capacidade para destruir alvos no modo automático reduz a carga sobre o operador, pois eliminas as exigências das capacidades psicossomáticas e reduz o tempo para a sua execução.

Tigr Kornet2

A  família “Kornet” possui um desenho modular que permite a adoção de apenas como um e dois lançadores de mísseis sobre uma ampla gama de veículos lançadores, esta é uma solução de baixo custo para nações de orçamentos restritos. O Kornet pode ser introduzido em qualquer veículo leve de apenas  1,2 toneladas o qual pode ser equipado com até  dois lançadores.

Tigr Kornet (5)

5 Comments

shared on wplocker.com